segunda-feira, 19 de setembro de 2011

E agora?


Quando deixou Walter de fora da lista para a Champions, Vítor Pereira não mediu a real extensão do sarilho em que se estava a meter.

A partir desse momento, com essa bizarra decisão, o nosso treinador passou a correr o sério risco de ser colocado em cheque - à vista de todos - no dia em que Walter começasse a facturar mais que Kléber na liga.

Assim, mesmo que inconscientemente, Vítor Pereira acrescentou uma condição-base a todas as tácticas, planos AAs e planos BBs que engendrou: que Walter nunca entrasse neles.
Trata-se de uma forma de autodefesa, no fundo.

É a luz desta evidência que o jogo de Aveiro deve ser lido.

Assim sendo, nem vale a pena entrar na análise individual a cada uma das estapafúrdicas substituições operadas na segunda-parte.
Foram invenções, puras e simples, de alguém meio-perdido naquele banco de suplentes.

Com tantos médios em campo, em simultâneo, ninguém estaria seguro do papel que lhe era destinado. Foi mesmo "tudo ao molhe" e fé num eventual ressalto.

Pior ainda: com tantas viagens, selecções, invenções, poupanças e meias-poupanças (ainda haverá alguém que pense que se pode poupar o Hulk?), já ninguém sabe ao certo qual o nosso "11"-tipo.
E isto à 5ª jornada...

Eis algumas das (muitas) perguntas, ainda sem resposta:

- Afinal quem são os "centrais" titulares?
- Quem é o lateral-direito titular? Sapunaru (o homem que, no um-para-um, vira as costas ao seu oponente) ou Fucile (o homem a quem não deixam fazer 2 jogos seguidos na sua posição original)?
- Afinal, na maior parte das vezes, é para jogar com "trinco" ou sem "trinco"?
- Se é para jogar com um, quem será ele? Fernando ou Souza? Ou é para ir trocando?
- Quem é o médio mais avançado em campo? Belluschi? Guarín ou Defour (!)?
- No tridente da frente, quanto tempo durará Kléber?
- Quando este sair, ficará Hulk como ponta-de-lança? Se sim, as coisas andarão mal...

E mais umas questões, não tão importantes:

- C.Rodriguez é um eterno semi-dispensado ou alguém para contar mesmo "a sério"? No segundo caso, convém que lhe arranjem um plano de preparação física individual. De uma vez por todas.
- Quando é que Varela voltará a fazer 2 bons jogos seguidos? Qual é exactamente o seu problema?
- E, por último, andará alguém com medo que Iturbe - outro dispensado dos jogos europeus - baralhe estas contas todas?

10 comentários:

Anónimo da Silva disse...

bem, Sapunaru deixou de ser o lateral certinho, que não compromete e passou a ser o defesa que vira as costas ao adversário (faziam-lhe bem umas lições de como se deve abordar um lance com um adversário em progressão, veja lances do Ricardo Carvalho!);
Já o Fucile deixou de ser o defesa polivalente e passou a ser necessário garantir-lhe um lugar fixo,
a táctica sem trincos que em 2 jogos foi brilhante agora já não é,
a rotação no meio-campo agora é prejudicial,

e acima de tudo, o Walter que no ano passado foi muito bem castigado por estar gordo, agora está mal castigado porque... está gordo!

Enfim, estas alterações de humor repentinas são mesmo o que a equipa precisa.
6a feira já estou mesmo a adivinhar os assobios ao primeiro passe falhado, ou aos remates que eventualmente o Kléber falhe.

Precisamos é de nos unir e de nos motivar, 6a feira é para esmagar carago! Os lampiões têm que sentir as pernas a tremer, ter medo que lhes passem a bola, vamos criar um inferno, VAMOS APOIAR A EQUIPA!!!!

dragaovenenoso disse...

Sem tirar nem pôr. Nem me lembrava desse pequeno pormenor, do walter não fazer parte da lista para a champions. Eu não gostei da 1ª entrevista que deu assim que foi anunciada a sua contratação porque me pareceu que não tinha estofo para o FCPorto. Oxalá me engane. Agora dizem que querem contratar o Wellinton do Spartak de Moscovo. Não sei se é verdade ou mentira. A ser verdade, também não sei quando o podem usar e também não entendo como demoraram tanto tempo.
A defesa está um caco, porque nunca é a mesma. Não se percebe porquê. Acho que o homem está a fazer uma péssima gestão do plantel, tendo começado mal logo pelo Falcão, ao colocar no banco assim que ele regressou. Não me admirou os comentários que ele fez no final do jogo. Enfim...se o FCPorto tivesse vencido ontem, escrevia na mesma nos blogs porque tem vindo a piorar nos últimos jogos.

jotajota disse...

Respostas a algumas das questões colocadas.
Parece-me claro que:
. Os centrais titulares são Rolando e Otamendi, sendo que Mangala tem tudo para ser um excelente central.
.O lateral direito é Fucile.
.É para jogar com trinco. Souza tem vindo a adaptar-se bem à posição, mas penso que, em forma, Fernando é indiscutível pelo equilíbrio que confere à equipa.
.Parece-me que o meio campo mais fiável é formado por Fernando, Moutinho e Defour, com boas opções no banco.
. Não me parece correcto partir do pressuposto de que Kleber vai falhar.Tem dado boas indicações. Fez uma boa pré época e já marcou em competições oficiais.É forte fisicamente, lutador, joga bem com a cabeça e com os pés. Tem apenas 21 anos e uma boa margem de progressão. Não queiram transformá-lo em bode expiatório.
Quanto a Varela é fundamental recuperá-lo rapidamente. É um grande jogador que necessita de elevar os níveis de confiança. Acredito que 6ª feira teremos um Varela ao nível a que nos habituou noutras épocas.
Concluindo acho que não devemos dramatizar por um jogo ter corrido mal, com opções menos correctas. A matéria prima está lá e acredito em V. Pereira. Já ganhámos a supertaça, demos uma excelente réplica ao Barça e à excepcção do jogo de ontem estamos a fazer um bom campeonato. 6ª feira seremos iguais a nós próprios e daremos uma resposta " à Porto".

Alexandre Burmester disse...

Incisivo e acutilante, Luís Carvalho. Precisamente o que nos faltou ontem!;-)

José Correia disse...

Eu não me chamo Vítor Pereira, mas aqui vão as minhas respostas às (pertinentes) questões elencadas pelo Luís Carvalho:

- Afinal quem são os "centrais" titulares?
R: Rolando e Otamendi

- Quem é o lateral-direito titular?
R: Depende dos humores de ocasião do Fucile. Contra o slb eu optaria pelo Sapunaru.

- Afinal, na maior parte das vezes, é para jogar com "trinco" ou sem "trinco"?
R: Claramente sem "trinco" (se estivermos a falar no Fernando ou no Souza).

- Quem é o médio mais avançado em campo? Belluschi? Guarín ou Defour (!)?
R: Por aquilo que vi até agora, o meu meio-campo seria formado por Defour, Moutinho e Guarín.

- No tridente da frente, quanto tempo durará Kléber?
R: Pelo menos até Janeiro de 2012.

José Correia disse...

- C.Rodriguez é um eterno semi-dispensado ou alguém para contar mesmo "a sério"?
R: Em condições normais, o trio de ataque será formado por Hulk, Kléber e James. Varela será a 1ª alternativa a James, enquanto que o Cebola será uma "solução" mais remota.

- Quando é que Varela voltará a fazer 2 bons jogos seguidos?
R: Não desgostei da atitude e exibição do Varela nos 45 minutos em que esteve em campo neste último jogo.
Não havendo James para o jogo contra o slb, Varela seria a minha opção.

O Anti Lampião disse...

Só assim a agremiação chega à liderança
http://oantilampiao.blogspot.com/2011/09/so-assim-agremiacao-chega-lideranca.html

Coriscolândia disse...

Caros amigos, VP errou, assumiu o erro e disse que aprendeu uma lição.
Lembrou o prof pardal e até tivemos alguma sorte devido às azelhices dos avançados feirenses, como também algum azar e excesso de pontaria nas bolas na barra, portanto penso que o empate foi justo e que, por incrível que pareça, ganhamos 1 ponto, no meu ponto de vista.

Como dizia Pavarotti(e outros grandes artistas), após um péssimo ensaio, vem sempre um grande espectáculo.

A ver vamos.

jotajota disse...

Caro José Correia
Se jogar sem trinco contra o Feirense foi o que se viu com o Feirense a entrar com facilidade na nossa defesa e a criar várias oportunidades de golo, o que será com adversários mais cotados?
Souza fez um grande jogo contra o Barça sendo a par de Otamendi, na minha modesta opinião, os dois melhores jogadores do Porto nesse jogo.
Quando Fernando regressou fez também um bom jogo parecendo ultrapassados os conhecidos problemas que o limitaram. A equipa ganha, com Fernando, um equilíbrio em termos defensivos que se reflecte em toda a dinâmica da equipa.
Estou de acordo na análise que fez sobre Varela. Será importante que se reencontre pois é um desequilibrador que faz golos importantes quando está bem.

Pedro M. disse...

acho que estamos a assumir posições muito radicais.
a equipa ganha e é logo a melhor do mundo. Qd temos um percalço parece que já não valemos nada.

em relação ao jogo de 6ª feira contra os galinaceos, uma coisa eu garanto: até podemos perder o jogo mas não me vao ver a assobiar a nossa equipa.
acho que se os adeptos estiverem la para apoiar vamos ganhar sem mts dificuldades. Se, por outro lado, estiverem la para dar importância às coisas que saem menos bem aí também seremos dos principais responsáveis caso a equipa perca.

é muito bonito ouvirmos dizer que o nosso apoio é importante nas vitórias mas é nas alturas difíceis que se vê quem está com a equipa.

note-se que com isto não quero dizer que não se deva analisar criticamente o desempenho da equipa. O que penso é que estamos a ser demasiado duros com uma equipa que se está a adaptar às ideias do treinador.


p.s. espero que jogue o Varela na 6ª e que a exibição dele o torne titular por mais alguns jogos pondo o James no banco para aprender a pensar um bocado antes de ter aquele tipo de atitudes.