terça-feira, 13 de setembro de 2011

A melhor equipa brasileira


No outro dia, ouvi um comentador dizer que o FC Shakhtar Donetsk era a melhor equipa brasileira da actualidade. Esta afirmação talvez seja exagerada, mas tinha nos seus fundamentos três realidades:

i) os nove brasileiros que fazem parte do plantel do Shakhtar: Fernandinho, Jadson, Luiz Adriano, William, Eduardo (naturalizado croata), Douglas Costa, Alex Teixeira, Dentinho e Alan Patrick;

ii) a qualidade do futebol praticado pelo bi-campeão ucraniano;

iii) o desempenho desta equipa nas competições europeias, em que se destaca a vitória na última edição da Taça UEFA (2009) e a caminhada até aos quartos-de-final da Liga dos Campeões na época passada (onde tiveram o azar de ter de enfrentar os futuros vencedores da competição - FC Barcelona).

O Shakhtar Donetsk não tem o nome de outros clubes que estão na Liga dos Campeões, mas não deve ser por acaso que, actualmente, ocupa o 11º lugar do ranking da UEFA, à frente de clubes como o Villarreal, AC Milan, Marselha, Valência, etc.

Um outro aspecto a salientar é a estabilidade do plantel e, principalmente, o facto de Mircea Lucescu ser o treinador desde 2004.

Seja como for, sendo o jogo disputado no Estádio do Dragão, penso que o FC Porto parte com uma percentagem maior de favoritismo, isto apesar de Kléber estar ainda longe de assegurar um rendimento semelhante ao de Radamel Falcao e de, neste jogo, Sapunaru, Rolando e Guarín não poderem ser opções (os dois últimos irão cumprir um jogo de castigo devido às expulsões na Supertaça Europeia).

Espero que os adeptos do FC Porto compareçam em massa, mas com a paciência e disposição necessária para ajudar a equipa a chegar à vitória.





P.S.1 Atenção a Jadson, que é a estrela da equipa ucraniana e já marcou 16 golos nas competições europeias.

P.S.2 O presidente do Shakhtar, Rinat Akhmetov, tem uma fortuna avaliada (pela revista Forbes) em 16 mil milhões de dólares!

5 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

Amigos Portistas adiram a esta Liga no Fantasy da Champions:

o código é este: 158176-25418

Boa sorte!

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

O FC Porto hoje defronta um adversário complicado.

O Shakthar é uma equipa que nos últimos anos tem vindo a impor-se no futebol europeu (11ª. no ranking), tendo conquistado uma Taça Uefa em 2009, e na época passada apenas foi afastado pelo Barcelona nos quartos de final da champions.

Tem um treinador muito experiente- Lucescu, e conta no plantel com jogadores brasileiros de grande qualidade, tais como Jadson, Fernandinho e Luiz Adriano. Trata-se de uma equipa que tem conseguido manter o mesmo plantel nos últimos anos, com rotinas de jogo bem delineadas. Circulam muito bem a bola, com todas as qualidades do futebol brasileiro aliadas ao futebol típico das equipas da ex URSS.

O FC Porto é favorito. Mas nós adeptos teremos de ser pacientes, e apoiar a equipa, naqueles momentos em que o ucranianos nos colocaram a "correr atrás da bola".

Temos uma baixa de peso na defesa - Rolando, mas Otamendi está de regresso para comandar a defensiva.

Há uma incógnita no meio-campo. Irá Vítor Pereira privilegiar a presença do mais experiente e defensivo Fernando ou colocar Defour que fez um fantástico jogo diante do Setúbal?!

Eu colocaria Defour. Moutinho e o belga são dois jogadores fortes na recuperação, e no controlo de posse de bola.

Espera-se muito público no Dragão para arrancar com uma vitória na Champions. Se vencermos os 3 jogos em casa, mais um outro fora o apuramento estará garantido.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Eles são uma espécie de FC Porto da Europa de Leste, com a mais valia dos bolsos fundos do seu presidente.

Quando as coisas são feitas com um plano lógico e racional e com capacidade financeira para suportar esse plano, tornam-se mais fáceis.
É isso que Pinto da Costa e o FC Porto fazem com as dificuldades financeiras inerentes ao campeonato e à realidade portuguesa. Eles fazem o mesmo desde que o Presidente Akhmetov tomou posse do clube acerca de 15 anos, com a vantagem da fortuna pessoal dele ser posta ao serviço do clube.

Espero que logo saiamos vencedores nem que para isso fique comprometida uma boa exibição, algo que tem vindo a ser apanágio do FC Porto de VP.



Avivar

paulop disse...

José Correia:
"Esta frase diz muito acerca do sócio 3592", assim se refere a mim no anterior post, acho um pouco precipitado da sua parte tirar duma simples frase, um atestado sobre o meu carácter de associado.
-Ao longo dos tempos segui todas as modalidades,em especial o hóquei, tendo lugar cativo no pavilhão AMÉRICO SÁ, no basket recordo-me de assistir a jogos a céu aberto no campo da Constituição, ver o Dale Dover no pavilhão do Gaia. Assisti a jogos de andebol de 11 e de volei.
-O meu filho tambêm praticou futebol nas formações.
-Percorri o País de lés a lés, para assistir a jogos, em especial de futebol.
-Desde a antiga união soviética até DUBLIN, fui apoiar a equipa, não falhei uma final desde Basileia, só não estive nas Super-taças e no Japão.
etc. etc.
Mantenho que desconhecia em absoluto as escolas de basket femininas, reconheço é que o trabalho de Júlio Matos tem sido bastante bom, no que concerne aos séniores, não gostei foi do seu remoque sobre ele no anterior post, esta é apenas a minha opinião. Quanto ao seu atestado de menoridade sobre a minha qualidade de associado, acho-a sem qualquer fundamento.
Logo lá estarei no meu lugar anual para assistir a mais uma vitória.

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

José Correia disse...

@paulop
Para não entrar em off-topic, respondi ao seu comentário das 12:53 na caixa de comentários do artigo "Ao serviço de quem?".