quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Incógnita no meio-campo


Vamos continuar a jogar com três médios, mas queremos que o seis seja cada vez mais um oito. Antigamente, o seis era visto como um jogador de equilíbrios, um recuperador sem grande preponderância ofensiva. Agora, e nas grandes equipas mundiais, o seis é cada vez mais o primeiro organizador de jogo. A minha ideia passa por aproximar o nosso seis de um pivô com grande capacidade para circular a bola e para entrar no processo ofensivo. (…)
Existe a ideia que o Fernando é apenas um jogador defensivo, até lhe chamam o polvo, mas ele é muito mais do que isso. Tanto o Fernando como o Souza gostam de ter a bola e, se lhes derem liberdade, gostam de aparecer em zonas de finalização.

Vítor Pereira, 16/09/2011


Independentemente dos nomes, penso que a maior dúvida de Vítor Pereira será como organizar o meio-campo portista. Algumas possibilidades:

1) Um “seis” (Fernando ou Souza), um “oito” (Moutinho) e um “dez” (Belluschi)?
2) Um “seis” (Fernando ou Souza) e dois “oitos” (Moutinho e Guarín)?
3) Dois “oitos” (Defour e Moutinho) e um “dez” (Belluschi)?
4) Três “oitos” (Defour, Moutinho e Guarín)?

Há ainda a hipótese de fazer adaptações, como por exemplo:

5) Um “oito a jogar a seis” (Guarín), um “oito” (Moutinho) e um “dez” (Belluschi).

Recordo que foi este o meio-campo que jogou nos 5-0 da época passada e a coisa não correu nada mal.

7 comentários:

jotajota disse...

Considero Fernando e Moutinho imprescindíveis , apesar dos consideráveis progressos de Souza a jogar na posição 6. Há boas opções para a terceira posição do meio-campo. Depois do que tenho visto optaria por Defour. Podem dizer-me que é mais um Moutinho. É um grande elogio a Defour. Tivéssemos onze Moutinhos e ninguém nos parava. Não catalogo Moutinho e Defour como 6, 8 , 10 ou lá o que lhes queiram chamar. Interessa-me que são dois jogadores completos , que correm o campo todo, recuperam bolas, organizam o futebol da equipa com critério, têm boa qualidade de passe e ainda conseguem aparecer em zonas de finalização.

Gonçalo Verdasca disse...

Eu apostava em Fernando, Moutinho e Guarin. Ou Guarin Moutinho e Belluschi. Sinceramente, nunca foi tão difícil fazer um meio-campo para o Porto..o que até é bom sinal. O Defour chegou há pouco, não o acho ainda 100% entrosado nas movimentações da equipa, e dai a ir para o banco.
Vamos ganhar, temos equipa mais que suficiente para tal !

Mário Faria disse...

O SLB joga com dois pivots que são atleticamente fortes. São fortes nas bolas paradas.
Colocaria Fernando porque defende bem a zona, recupera e ainda terá jeito para ter um olho sempre em Aimar; Moutinho é um todo terreno , agressivo a atacar e a defender ; Guarin porque é possante, forte no um contra um e um bom meia distância.
Defendi este meio campo, na minha tese de treinador de bancada.

Pedro Reis disse...

Uma nota: acho que o Souza é muito mais 8 que 6, muito mais Guarin que Fernando e se calhar o motivo de nunca ter rendido muito tem a ver com a adaptação forçada a 6.

De resto acho que o Fernando é o elo mais fraco, mas em jogos de top não sei se podemos arriscar jogar sem um "6 nativo"...

Pedro Reis disse...

Já agora, depois de conhecida a lista de convocados o meu onze é:
Helton
Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro
Fernando, Moutinho e Guarin
Hulk, Kleber e Varela

A única mudança hipotética seria a saída do Fernando, o recuo do Guarin (ou do Moutinho) e a entrada do Defour, do Souza ou do Belluschi.

P.S. Também preferia ter o Mangala ao Maicon no banco, mas enfim...

Soren disse...

O Porto, como qualquer outra equipa nao pode jogar sem 6. Nem o Barcelona, equipa referencia para Vitor Pereira, joga sem 6. Ha 2 anos Yaya Toure, hoje Keita ou Busquets.

Que o 6 possa participar mais activamente no futebol ofensivo da equipa, é positivo, se tiver qualidade para isso. Mas tem que ser primordialmente um jogador defensivo, de ocupaçao de espaços e de destruiçao do jogo adversario.

O meio campo sem 6 é um meio campo que nem com Xavi e Iniesta funciona em pleno (pode funcionar contra adversarios mais fracos que tenham um meio campo defensivo lento), quanto mais em qualquer outra equipa.

Ou joga Fernando, ou joga Souza (outro 8 adaptado a 6, que nunca sera a melhor opçao). Para a frente Moutinho e Guarin (ou Defour, dependendo das circunstancias). Bellushi esta completamente em baixo de forma.

Depois eu entendo que a SAD, depois da asneira de Kleber queira vender ou emprestar Rodriguez em Janeiro, mas ja chega de experiencias. Rodriguez nao pode tirar o lugar a Varela (que mais nao seja por continuar a ser um jogador cheio de deficiencias técnicas, apesar do coraçao, da vontade e de aparecer bem a finalizar na area, inclusivé de cabeça).

O plantel é bom, ha que ter confiança, nao inventar e ultrapassar o caso Kleber com coragem, nem que para isso se tenha que dar uma chapada de luva branca a quem o impingiu durante 2 anos.

Pedro Reis disse...

Caro Soren,
Kléber convocado para a "canarinha"! Se calhar não é tão mau como alguns o querem pintar...
Só precisa de evoluir (afinal tem só 21 anos) e para isso de ser apoiado e não vaiado...