quinta-feira, 26 de julho de 2012

As Olimpíadas do nosso escrete

Arrancam hoje os Jogos Olímpicos. Portugal não está presente mas o FC Porto está muito bem representado. Ironicamente, os dragões são o clube (empatado com o Santos) com mais jogadores no plantel de uma das máximas favoritas à medalha de ouro olímpica, a selecção brasileira.

Historicamente o FC Porto sempre esteve ligado ao mercado brasileiro.
É um fenómeno antigo, muito mais antigo que os contentores de empresários, a lei Bosman e o 25 de Abril. Se o Benfica só depois da Revolução dos Cravos contratou o primeiro jogador brasileiro e o Sporting cedeu ao charme do país do samba nos anos 60, nós sempre tivemos uma especial predilecção pelos artistas brasileiros. Lembro-me, de repente, de Jaburú, (e perdoem-me se me esqueço de alguém antes da sua chegada à Invicta), decisivo na conquista do titulo com outro brasileiro, Dorival Yustrich. Marcou 21 golos nessa época ao lado de Hernâni e Teixeira. Mas há mais, muitos mais. Com uma particularidade: eram desconhecidos para o público brasileiro.

O FC Porto especializou-se a comprar bom, bonito e barato no mercado sul-americano ou a descobrir jogadores brasileiros a actuar na Europa e relegados para segundo plano. Passou com Juary e o Inter, com Aloisio e o Barcelona, por exemplo. Jogadores que para os brasileiros raramente eram dignos de vestir a camisola da selecção mais respeitada da história. Nem Mário Jardel (que foi internacional três vezes), nem Artur, nem Doriva, nem Emerson, nem Deco - que preferiu jogar por Portugal quando percebeu que no Brasil ninguém o queria - eram jogadores respeitados entre a imprensa e o público brasileiro. Por isso ter um internacional brasileiro era, para os adeptos portistas, quase uma utopia (salvo o caso de Branco talvez). Uma miragem. Vendiam-nos a ideia de que os nossos eram bons, mas não bons suficientes.
Quem tinha olhos para ver sabia que não era verdade, mas os números estão aí.

E agora, de repente, o FCP tem três internacionais olímpicos do "escrete". O que mudou?



Por um lado é evidente que o Brasil dos últimos largos anos há muito que deixou de ser o Brasil do passado. É uma selecção de alto nível mas sem essa aura de invencibilidade e grandeza a que nos tinha habituados. Uma selecção sem referências claras, indecisa ainda sobre o destino dos seus melhores jogadores, miúdos como Neymar, Paulo Henrique, Óscar, Lucas Moura, Lucas Piazón..., e que tem a pressão de brilhar no próximo Mundial, disputado, 64 anos depois, em casa. Nesse contexto, essencialmente de transição, há muito espaço para juventude. E o mercado jovem foi sempre uma das nossas especialidades. Aconteceu com Anderson, em 2005. E agora com Alex Sandro e Danilo.
O FC Porto deixou de comprar jogadores baratas de perfil baixo, independentemente da idade, para passar a comprar jogadores jovens com progressão evidente e valor de mercado futuro apetecível. É evidente que os dois jogadores contratados ao Santos estão no Dragão por uma ou duas épocas, como sucedeu com Anderson. Eles sabem isso, o clube sabe isso e os adeptos, acredito, também. Mas enquanto estão no Porto e vestem a camisola brasileira trazem ao FC Porto mais do que dinheiro (pago pela CBF). Trazem prestígio.
Ser o clube europeu com mais jogadores na canarinha é algo que, ainda hoje, gera entusiasmo e faz mexer agentes, jornalistas e adeptos dos quatro cantos do Mundo. Esse é o momento em que o FC Porto tem de saber capitalizar bem o seu investimento até porque, ao contrário dos jogadores de outras épocas, estes foram pagos a preço de ouro.

Por outro lado,  há Hulk.
O brasileiro chegou como mais um dessa velha escola, descoberto numa liga obscura e transformado em referência do projecto FC Porto por mérito próprio. Ao contrário de Danilo e Alex Sandro que já eram internacionais antes de chegar ao Porto, o avançado de 26 anos conquistou um lugar na expedição como um dos três maiores de 23 anos (os outros são Marcelo, do Real Madrid, e Thiago Silva, do PSG) graças ao seu valor. Não é fácil que um jogador vindo do nada que joga num clube como o FC Porto conseguir entrar na elite. Hulk fê-lo e está aí, a disputar o ouro olímpico, porque merece. Para o clube é uma óptima noticia porque o seu passe, já valorizado pelas últimas épocas (apesar de ter-mos cometido o erro de deixar grande parte da sua percentagem valorizar-se antes de ser nossa), valerá seguramente mais uns milhões no fim de um torneio visto em todo o Mundo e disputado precisamente no país que mais parece atraido pelo seu estilo de jogo.

Hulk pode não ser o melhor jogador da esquadra canarinha, nem sequer o melhor jogador do torneio. Mas foi uma grande descoberta da directiva do clube, é um jogador acarinhado pelos adeptos, injustiçado pelas instituições do futebol português e, vindo do nada, contra tudo e contra todos, aí está. Se a mim o sucesso de Danilo e Alex Sandro diz-me pouco, sinceramente espero que o Brasil realize uma grande Olimpíada e que Hulk possa celebrar, no palco olímpico, com a mesma alegria com que o vi a calar a Luz.


9 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de lembrar o Flávio! À Data era o maior artilheiro brasileiro de sempre depois de Pelé

Parabéns pelo artigo

InVicturioso disse...

Artigo de uma notável lucidez. (Fora os pequenos erros ortográficos, certamente por distração...)

Partilho totalmente o sentimento perante Hulk: é-me relativamente indiferente o sucesso da selecção Brasileira, mas espero que Hulk brilhe da maneira que bem merece.

RBN disse...

Belo texto e ainda hoje, a maioria dos comentaristas brasileiros olham Hulk com desconfiança, e o definem como força bruta e jogador de remate forte... e mainada.

Por essas manias de desdenhar a liga portuguesa é que ficamos privados de Deco, que muito tinha dado jeito de 2003 em diante naquele meio campo da seleção, e que hoje em dia, joga no meu Fluminense e aos 34 anos, é um dos grandes destaques do brasileirão, sendo até agora um dos grandes favoritos á conquista do título individual de melhor jogador.

Já escrevi comentários nos grandes jornais brasileiros perguntando o seguinte, quando muitos torceram o nariz à convocação de Hulk, inclusive para o gabinete do Romário, mais ou menos assim:

"O sr diga-me por favor qual atacante brasileiro em qualquer parte do mundo que tenha atualmente as seguintes características:
1)força física impressionante
2)velocidade, arranque e força de explosão
3)habilidade acima da média
4)goleador
5)joga bem nas 3 posições do ataque
6)raramente se machuca
7)remate fortíssimo
8)excelente cobrador de faltas(livres)
9)pelo menos 10 títulos em 4 anos de clube, sendo na maioria das vezes o principal jogador do time
e 10)resolve jogos sozinho e carrega o time nas costas quando é preciso.
Resumindo, quem neste momento é melhor que Hulk?

Ok, temos Neymar com outras características.E mais quem?
Aguardo resposta.
Obrigado pela atenção, RBN"

Até hoje, não recebi resposta nas caixas de comentários, mas provavelmente eles tentaram encontrar alguém e ficou muito difícil, pois não existe, e eles sabem disso:-)

Este escrete olimpico dá-me bastante esperanças para 2014, pois existe finalmente médios defensivos bons na marcação com qualidade de passe e 2 camisa 10 de grande qualidade(Ganso e Oscar).

Assim como voces, espero mesmo que Hulk brilhe e cale a boca de muita gente, porque ele merece e como brasileiro, que traga o título que falta ao Brasil:o ouro olimpico.

Ps:os nossos miúdos Kelvin, Atsu e Iturbe estão baralhando as contas do nosso mister.Por mim, ficavam os 3 no plantel, e dou uma sugestão de um post a este blog, sem para já pensar em compras e vendas:
1)colocava a lista de todos os jogadores do plantel
2)perguntava:se voce fosse o VP, qual seria a sua lista definitiva para o plantel 2012/2013.
Abraço

Miguel Lourenço Pereira disse...

@Anónimo,

Obrigado. Do Flávio sempre ouvi grandes palavras, é verdade, mas creio que é o Arthur Friedenreich, o brasileiro que acompanha Pelé e Romário no pódio dos melhores goleadores canarinhos.

@InVicturioso,

Obrigado, alguns dos erros ortográficos escapam até ao próprio corrector. Algumas expressões são culpa minha, isto de viver noutro país com uma língua tão parecida prega truques ao cérebro.

Um abraço

Miguel Lourenço Pereira disse...

@RBN,

Esse desprezo dos brasileiros com tudo o que tenha que ver com Portugal é histórico e não se resume apenas ao futebol. Mas é certo, a imprensa brasileira respeita mais um brasileiro que jogue no Shaktar ou na Ligue 1 do que os que jogam em Portugal e no FC Porto.

Quanto à selecção brasileira, é muito jovem mas considero que lhe falta ainda um conceito de jogo. Os últimos triunfos brasileiros foram mais tácticos que técnicos e é nesse capitulo que os canarinhos têm perdido face aos rivais directos. Jogadores sempre os houve (com mais ou menos cabeça) mas acho que falta ao Brasil um grande maestro táctico, um grande treinador capaz de dar ordem onde só há ainda talento.

um abraço

Anónimo disse...

Para mim o Brasil olimpico é a minha selecção do momento...
Quanto aos brasileiros que passaram pelo FC PORTO, tirando o Branco e o Aloísio (que vinha do Barcelona e foi internacional... olimpico)todos os outros eram ilustres desconhecidos na terra natal. Contudo desde Jaburu que o meu pai diz que era um Garrincha em estado alcoólico e que foi o melhor jogador estrangeiro de todos os tempos a jogar em Portugal (segundo o meu pai, claro está..., lembro-me de um jogador extraordinário contudo não sei se era brasileiro, mas tinha um talento pqp!!!! Herédia acho eu que era o seu nome e jogou pouquissimo tempo no FC PORTO nos idos dos anos 70!!!!

Felisberto Costa

Daniel Gonçalves disse...

Excelente e pertinente artigo Miguel.
Posso estar enganado, mas acho que o Juary, apesar de não ter sido um titular indiscutíval, tinha sido internacional na selecção canarinha quando ainda era jogador do Inter ou do Avelino.
Penso que o Geraldão foi capitão da selecção brasileira aquando de uns Jogos Olímpicos, Seul 1988 talvez?
Lembro ainda jogadores como Duda, bi-campeão com o Pedroto, que tinha passado pelo Sevilha, e Ademir também da mesma altura.
E Osvaldo Silva, que tendo problemas - se não estou enganado - com Bela Gutemann, foi brilhar para o Leixões e Sporting.
Cada vez mais a política do FC Porto será contratar jogadores jovens brasileiros, ou sul-americanos, para tirar proveito desportivo e financeiro deles aquando de uma transferência para um "tubarão" europeu, Anderson foi um exemplo dessa política.

Espero que Hulk revele todo o seu potencial nos Jogos Olímpicos, mesmo sabendo que tal poderá implicar a saída dele do nosso clube, calando todos os cépticos do seu valor.

Snob disse...

O porto é o clube com mais jogadores na seleçao do brasil visto que um jogador do santos se lesionou e ja ñ faz parte do elenco.

O neymar s quer fintar, ñ joga em equipa, perde imensas bolas, ñ sabe fazer uma jogada em equipa, nem pre ensaiada, e depois ainda dizem q é galinha dos ovos de ouro do brasil...tem que melhorar em muitos aspectos para poder um dia subir a um podio mesmo em 3 lugar depois de messi e ronaldo...

PortoMaravilha disse...

Um pequeno contributo para o post. E' um artigo da revista de geografia politica franco-brasileira "confins".

http://confins.revues.org/6029

E Viva o Porto