quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tranquilos, com quem manda não se brinca!


O recurso apresentado pelo Benfica no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol teve provimento. A decisão faz com que os clubes possam voltar a emprestar jogadores a clubes do mesmo escalão.A Assembleia Geral da Liga de Clubes tinha aprovado o fim dos empréstimos entre clubes da mesma Divisão. Uma decisão que não foi consensual e que motivou o recurso do Benfica, um dos emblemas que era contra esta medida, para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A nova norma entraria em vigor já na época 2012/13.
Mas com a decisão do Conselho de Justiça desta quinta-feira volta tudo à estaca zero, fazendo com que tudo se mantenha como até aqui, ou seja, os clubes podem continuar a emprestar jogadores a outros emblemas do mesmo escalão.

As máfias dirigentes do nosso futebol - nomeadamente os clubes que menos tinham que lucrar com esta lei - não demoraram muito a mexer-se. Havia muito dinheiro em jogo, muitos favores que pagar, muitos empresários tristes, muitos jogadores para colocar a preço de saldo, muitos votos prometidos e muitos mais truques para manter o futebol português sob o apertado controlo de quem tem vindo a mandar nas sombras durante as últimas décadas.

O SL Benfica apresentou o recurso, o FC Porto seguramente que agradece não ter que sujar as mãos neste assunto e a "verdade desportiva" volta a ser fechada num quarto escuro. Para todos os que defendiam o futuro dos clubes portugueses, do jogador português e da sustentabilidade financeira de uma liga atada de pés e mãos às vontades de Joaquim Oliveira, já se pode respirar de alivio.

O futebol português está salvo!



PS: Levo uma semana à espera que alguém na FC Porto SAD ou alguém do FC Porto clube se pronuncie sobre a nossa equipa de basket. 
Desde 25 de Junho que a página web do clube não actualiza nenhuma informação sobre a secção. Isso não só é um insulto a todos os homens que trabalham no projecto em questão como um golpe na face de todos os adeptos e sócios da instituição. É nisto que o FCP se tem convertido nos últimos anos, um clube "futeboldependente" com um presidente que presumia de ter sido um homem das secções antes de ser um homem do futebol. 
Só me pergunto se o museu ainda irá para a frente, ou se há algum empresário a que pagar mais uma comissão de renovação de contrato até lá!

11 comentários:

Anónimo disse...

Não me recordo de comentar o que quer que fosse neste blog, mas quero agradecer a menção à secção do basket.
Obrigado por haver adeptos que ainda se lembram dos ideais desta instituição antes de haver SAD e prémios para CEO's.

Pedro disse...

Caro Miguel, O FC Porto acaba de anunciar em comunicado o fim da modalidade no escalão sénior.

É um comunicado no minimo confuso, com desculpas esfarrapadas.

Nelson Carvalho disse...

COMUNICADO DA DIRECÇÃO DO FC PORTO

Face à actual conjuntura federativa, à forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal e à actual situação económica, a direcção do FC Porto deliberou tomar as seguintes medidas:

1 – Suspender a sua equipa sénior de basquetebol;

2 – Proceder à liquidação e dissolução da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, S.A.D., iniciando desde já todas as “démarches” para tal desiderato, solicitando a convocatória da competente assembleia-geral para o efeito e transferindo a actividade da modalidade para o Futebol Clube do Porto;

3 – Convidar o treinador Moncho López para dirigir todo o basquetebol do clube;

4 – Utilizar a infraestrutura Dragão Caixa para a competição da sua equipa de juniores;

5 – Reunir as condições necessárias, no mais curto espaço de tempo, no sentido de retomar a actividade da equipa sénior de basquetebol;

6 – Reorganizar o projecto do basquetebol do FC Porto com o objectivo de contribuir para que a selecção nacional volte a ser um espaço privilegiado para os jogadores formados em Portugal.

Porto, 19 de Julho de 2012

A Direcção do Futebol Clube do Porto
--------------------------------------

Saiu a confirmação oficial.

Anónimo disse...

Quem ler este post até parece que o Porto não tinha o mesmo interesse que o Benfica.

Se o Benfica não se chegasse à frente queres ver que o Porto não fazia o mesmo...

Miguel Lourenço Pereira disse...

@Anónimo 20:15

" SL Benfica apresentou o recurso, o FC Porto seguramente que agradece não ter que sujar as mãos neste assunto"

Está claro que o interesse de Porto e Benfica nesta questão, como na renegociação dos contratos televisivos é a mesma. Tal como em Espanha está toda a liga de um lado e o Real e Barça do outro, também aqui os grandes lavam as mãos uns aos outros nos gabinetes e insultam-se diante das câmaras para enganar os adeptos!

Miguel Lourenço Pereira disse...

@Anónimo 19:18,

A forma como a actual directiva do FCP tem desprezado as mobilidades é lamentável!

Miguel Lourenço Pereira disse...

@Pedro, Nélson

Um comunicado que chega tarde e cheio de palavras vazias de significado. Não se explica porque se chegou a esta situação, não se explica o silêncio, não se explica nada a não ser o que já era oficial antes do comunicado.

Triste!

Anónimo disse...

Eu sei é que existe uma crise economica terrivel (que pode piorar...) e que muitas instituições vão ter dentro de pouco tempo que se "reinventar"...

Mas para alguns "NO PASA NADA"...

condor disse...

Oh amigo Lourenço!Desprezo pelas mobilidades tem tido os governos centrais e centralistas pondo portagens em tudo que é estrada neste paísinho!
Quanto ás modalidades é pena o que se está a passar!
É fruta da época!
Da época imoral que se vive actualmente!
Onde as pessoas e as instituições teem de abdicar de muitas coisas para satisfazerem as exigencias que hoje se apresentam!

Paulo Marques disse...

"pode"
HAHAHAHAHA

Vai, e é por desígnio.

Miguel Lourenço Pereira disse...

@Condor,

O que os governos centrais têm feito é mais do que desprezo, é crime de lesa-pátria. Mas esse é tema de outro rosário. O que o FCP tem feito é pior, porque utiliza o dinheiro dos sócios para a SAD e depois diz que o clube não tem dinheiro para sustentar as modalidades e avança com a criação de uma SAD que tinha tudo para ser um erro. Agora virão com o discurso de que não há dinheiro mas quando há que pagar comissões a empresários o dinheiro vem de todos os lados!

um abraço