quarta-feira, 4 de julho de 2012

Um treinador e duas equipas para a História

A razão é simples: quatro anos desgastam muito. Quatro anos no Barça são uma eternidade. Esgotei-me e preciso preencher-me. No final de Dezembro comuniquei ao presidente que acreditava que o final da minha etapa estava próximo. Mas não podia fazê-lo publicamente, nem sequer aos meus jogadores. Porque tinha de continuar com o meu trabalho de treinador. Já tinha tomado a minha decisão há muito tempo. Não queria gerar esta situação e, provavelmente, foi um erro. Lamento a incerteza em relação à minha continuidade. Foi um erro, assumo-o.

Estas declarações foram feitas por Josep Guardiola, na sala de imprensa do Camp Nou quando, apesar dos muitos apelos, anunciou publicamente que não ia renovar e continuar a ser o treinador do FC Barcelona


Quando, vindo da equipa B, Pep Guardiola substituiu o holandês Frank Rijkaard, penso que ninguém terá imaginado que, nas quatro épocas seguintes – 2008/09 a 2011/12 – o Barça iria ganhar 14 em 18 títulos possíveis, sagrando-se pelo meio tricampeão espanhol, bicampeão europeu e bicampeão mundial! E fê-lo com um futebol de encantar, com exibições memoráveis, como os 2-6 em Maio de 2009, ou os 1-3 em Dezembro de 2010, ambas em pleno Santiago Bernabéu, humilhando em sua própria casa o arqui-rival Real Madrid.

Para muitos, o Barça de Guardiola é a melhor equipa de todos os tempos, superando o Honved de Puskas (e dos mágicos magiares), o Real Madrid de Di Stéfano, o Santos de Pelé, o Ajax Cruyff, entre outras grandes equipas que marcaram uma época e ficaram para a história do futebol.

Mas o legado de Guardiola não se esgota no colosso da Catalunha (onde se tornou o treinador mais bem sucedido da história do clube). Basta ver a constituição e a forma como joga La Roja, para se perceber que tem o mesmo ADN que Pep incutiu no Barça.



Não sei quando voltarei a treinar. Agora tenho interesse por outras coisas. A vida vai dizer-me o meu caminho. Há coisas mais importantes na vida do que o futebol.”, Pep Guardiola

Infografia: record.pt

1 comentário:

José Correia disse...

Thank you and goodbye Josep Guardiola
http://www.youtube.com/watch?v=wiLY3_V35iQ