domingo, 22 de julho de 2012

As primeiras impressões...

... sobre o I Encontro da Bluegosfera.

I Encontro da Bluegosfera - Balanço

I Encontro da Bluegosfera - Um êxito

I Encontro da bluegosfera – O (meu) rescaldo

I Encontro da Bluegosfera Portista: rescaldo

Reflexões Sobre o I Encontro da Bluegosfera

Re: I Encontro da Bluegosfera


Apesar de não termos sido muitos (entre oradores, moderadores, elementos do FC Porto, convidados e inscritos que vieram mesmo, apenas cerca de 50 pessoas), para mim foi estimulante ver que houve umas dezenas de portistas, entre os quais muita gente jovem, que trocou uma solarenga tarde de Sábado por umas horas fechados num auditório.
E para quê?
Para falar, ouvir e participar em discussões sobre o FC Porto, as quais, sem incidirem nos habituais “temas quentes” das conversas de café (a competência do treinador, a qualidade dos novos reforços, os árbitros), motivaram animadas trocas de ideias, com diferentes perspetivas, sobre o clube, a SAD, as modalidades de alta competição, a estratégia e canais de comunicação oficiais, etc.

De resto, foi um prazer rever algumas caras conhecidas, bem como, conhecer e trocar algumas palavras com portistas que apenas conhecia virtualmente.

Quem não quis, ou não pôde, ir a este 1º Encontro, poderá dar uma vista de olhos a umas dezenas de fotos que o Pedro Blue, do Fotos da Curva, tirou abrangendo os momentos preliminares, a recepção, a abertura, a intervenção do Diretor de Comunicação do FC Porto e as apresentações do Painel 1.

Act. 23/07/2012, 13:30

10 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

Sobre a iniciativa, escrevo o mesmo que disse no Porta 19.

Felicito o José Correia pela iniciativa do Encontro.
Para mim foi um prazer assistir aos assuntos apresentados e ao debate proporcionado pelos Painéis. Gostei bastante da apresentação do Mário Faria e da Fernando Roxo, pelo facto de ser o tema que mais emociona, o da relação entre o Clube e a massa adepta. Não pedi a palavra, pela falta de tempo e também porque, em parte, o que eu queria dizer foi falado por outros participantes, mas não me agrada que os sócios/adeptos sejam vistos pela estrutura funcional do clube cada vez mais como uns consumidores ou como meras fontes de receitas financeiras. Há algo de emocional e sentimental que liga um portista ao FC Porto, que não pode ser descurado pelos funcionários do Clube.
O tema da função financeira da SAD suscitada no 3º painel, aquando do debate do futuro das Modalidades de Alta Competição, dava para muita discussão e como disse o José Correia terá de ser tema para um 2ª Encontro, senão pela meia-noite de ontem ainda estavamos a debater o assunto.

Também foi importante para ver o fácies de pessoas com as quais eu trocava comentários hà bastante tempo, e ainda não tinho tido a oportunidade de as conhecer pessoalmente.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Bom dia,

Deixo o meu comentário relativamente aquilo que considero a independência como ponto fundamental ou falta dela pelo menos de alguns dos autores de blogs, talvez tendo em mente voos mais altos. O sentido crítico estárá por isso, claramente condicionado e se reflecte nas recentes criticas, ou não, de alguns rapazes de azul.

A SAD não precisa de advogados em sua defesa ou quem diga que não o é, precisa é de verdadeiro sentido critico por só assim o que errado pode e deve ser melhorado como o que esta bem, devem ser divulgado e promovido.

È péssimo quando para dar uma opinião e ficar bem na fotografia, se recorre a pessoas como o MST e criticar o que ele escreve para ficar “alinhado” com a posição oficial. È fácil comparar futebol com modalidades amadoras e dizer que o futebol deu títulos, etc etc e que precisa de investimento. O que está mal é não perguntar onde para o dinheiro dos milhões de jogadores vendidos, o motivo do passivo aumentar todos os anos, qual o orçamento REAL do Basquetebol, que valores afinal estávamos a falar e que eram assim tão insuportáveis? Mais, os rapazes de azul que propuseram em tempos e bem um aumento da quota a favor das modalidades e que se reflectiu num aumento mensal para TODOS OS ASSOCIADOS DO CLUBE, estejam presentes numa próxima AG e questionem onde foi parar esses milhares de euros. Não basta propor coisas, neste caso trouxe consequências e por isso é tempo de ir pedir responsabilidades.

Felizmente existem alguns blog’s e autores que mantêm o seu sentido critico, bom ou mau mas assumem-no e não o mudaram ao longo dos últimos meses com objectivos dúbios. O ultimo artigo de opinião com uma imagem de basquetebol mas usar a maior parte do texto a falar de futebol é falta de respeito para com a modalidade, é a tal critica suave para confundir os leitores e chama-los de burros. Se querem falar de basquetebol, falem, analisem, critiquem e apresentem soluções. Olhem para o problema de fundo mas em exclusivo, não misturando MST, jogadores de futebol, empréstimos, etc.

Resumindo e concluindo, não se faz votos por outros pontos do comunicado do Clube, ele é claro no assumir de posições e suas consequências praticas: não vamos competir e é menos uma modalidade.

Ainda e para concluir. É preciso massa critica, atenta e interventiva! Adeptos de caneta são necessários no dia-a-dia do Clube assim como na organização de tertúlias sobre a vida do Clube. Não cometam é o erro de considerar que por isso são detentores da opinião dos adeptos em exclusivo. Existem alguns milhares que seguem o Clube e não alinha em promoções de autores para outros voos nem se revê tão pouco em “blogs”. Esses ficaram de fora da tertúlia mas jamais ficarão de fora no presente e no futuro do Clube quando assim for necessário, porque no passado foram esses que estiveram nos momentos maus e não foi como caneta na mão.

Continuação.

Yoan FCP

lucho disse...

Um abraço ao José Correia, foi de facto uma iniciativa excelente e já se espera pela II edição. Parabéns também aos membros do reflexão presentes assim como aos que estiveram na assistência, um dos quais muito interventivo, julgo que o Nelson Carvalho (formação jurídica), façam o favor de me corrigir se estiver enganado qt ao nome. Um abraço a todos.

Nelson Carvalho disse...

Caro lucho, apenas uma correcção; Sim, era o Nelson Carvalho do RP e fiz, de facto, as minhas intervenções no Encontro, mas não tenho qualquer formação na área jurídica. Abraço.

Tiago Araújo disse...

Não tive o poder de participar na 1ª edição.
O Blogue Campeões F.C.Porto também poderia participar?

Abraço
http://campeoesfcporto.blogspot.pt/

José Correia disse...

Daniel Gonçalves disse...
Também foi importante para ver o fácies de pessoas com as quais eu trocava comentários há bastante tempo, e ainda não tinha tido a oportunidade de as conhecer pessoalmente

Não tive oportunidade de falar com todas as pessoas que estiveram presentes no Auditório José Maria Pedroto (no total foram 54), mas ficará para uma próxima oportunidade.

Um abraço

José Correia disse...

Anónimo disse...
Existem alguns milhares que seguem o Clube e não alinha em promoções de autores para outros voos nem se revê tão pouco em “blogs”

???

José Correia disse...

Caro Lucho, foi um prazer rever-te e espero que para a próxima não tenhas motivos para nos pores a quase todos com uma lágrima ao canto do olho.
Um abraço

José Correia disse...

Quem participou não foram blogues, mas sim portistas, alguns dos quais colaboram em blogues e outros não.
As inscrições foram livres e, neste I Encontro, ficaram muitas cadeiras vazias.
Um abraço

André Oliveira disse...

José, o meu colega Emanuel já disse muito do que eu tinha para dizer na nossa crónica. Ainda assim, espero ansiosamente pelo II Encontro, onde certamente estarei presente.

É um verdadeiro orgulho poder dizer que fiz parte deste esplêndido grupo que esteve presente no Auditório José Maria Pedroto, no passado sábado. Pessoalmente falando, não foi fácil falar para aquela plateia em que provavelmente a maioria tinha idade para ser meu pai ou até avô (não quero chamar velho a ninguém, atenção :)). É com estes desafios que se aprende e evolui!

Um abraço também aos restantes colegas aqui do Reflexão: Nelson Carvalho, Nuno Nunes e Mário Faria (espero não me ter enganado ou esquecido de alguém).

Grande abraço,
André Oliveira - Mística do Dragão