quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sinais vindos dos Açores

No quarto jogo da pré-temporada, o FC Porto venceu o Santa Clara (0-3) e conquistou o Troféu Pedro Pauleta mas, mais do que o resultado, desta deslocação aos Açores resultam vários sinais.

1) A titularidade de Fabiano. Irá mesmo ser emprestado ao Olhanense ou, conforme parece, Vítor Pereira quer o "gigante" brasileiro no plantel? E, nesse caso, qual o futuro de Bracali?

2) A renovada aposta de Djalma a lateral direito. Será que, tal como Jorge Jesus fez com Fábio Coentrão, Vítor Pereira pretende transformar o extremo angolano num lateral ofensivo?

3) Mangala a defesa esquerdo. Será isto um ensaio para alguns jogos, em que poderá ser usada uma defesa com três jogadores (numa tática de 3-4-3)? Ou seja, Maicon a descair para a direita, Otamendi no meio e Mangala a cobrir o flanco esquerdo?

4) Após o golaço contra o Celta de Vigo, Iturbe surgiu a titular, num trio de ataque com os "indiscutíveis" James e Jackson Martínez.

5) Na ausência de Hulk, é Maicon o especialista da equipa na marcação de livres diretos (neste jogo a bola não entrou, mas esteve perto).

6) Christian Atsu e Kelvin diretamente ligados aos dois golos que a equipa marcou na 2ª parte. Atsu, Kelvin e Iturbe, haverá espaço para estes três Sub-19 no plantel do FC Porto?

7) Castro, esforçado como sempre, concluiu com sucesso a bela jogada do 3º golo, mas suspeito que só deve ficar se Moutinho sair.

8) Miguel Lopes, Rolando, João Moutinho e Varela, uns dias após o regresso tardio de férias (devido ao EURO 2012), já foram chamados e fizeram os primeiros minutos da época.

9) Álvaro Pereira nem sequer fez parte do extenso lote de jogadores (23) convocados por Vítor Pereira para a viagem aos Açores. Será uma grande surpresa se em 2012/13 continuar a ser jogador do FC Porto.

10) Foi agradável ver tantos portistas a ocuparem maioritariamente as bancadas do Estádio de S. Miguel. Há 20 anos atrás, um cenário destes seria impossível.

24 comentários:

João disse...

Esse 3-4-3 com o caracol Otamendi no meio era bem pensado se a ideia é ser goleado jogo sim, jogo sim

InVicturioso disse...

Os laterais titulares serão em princípio Danilo e Alex Sandro. Por isso estas "invenções" de Vítor Pereira não têm em mente um novo esquema, pura e simplesmente enquanto não temos os laterais titulares disponíveis tem que se ir inventando...

José Correia disse...

João disse...
Esse 3-4-3 com o caracol Otamendi no meio era bem pensado se a ideia é ser goleado jogo sim, jogo sim

Claro que dava mais jeito ter o Pepe mas, infelizmente, não é possível.

José Correia disse...

InVicturioso...
Os laterais titulares serão em princípio Danilo e Alex Sandro

Sim, estou de acordo que esse será o cenário mais provável, mas não ficaria surpreendido que em alguns jogos (ou partes de jogos), o Vítor Pereira utilizasse uma defesa com três jogadores.

Daniel Gonçalves disse...

A permanência de Fabiano no plantel, mais do a questão do que acontecerá futuramente a Bracali, pode ser uma "ameaça" a Helton, colocando em causa a titularidade deste.

Relegar Iturbe para empréstimo ou equipa B será um crime de "lesa-majestade", e começo a encarar Atsu e Kelvin no mesmo prisma.

Álvaro Pereira? Qualquer venda abaixo dos €20 M, será uma pechincha.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Tendo em conta a qualidade da maioria das equipas da Liga Sagres, equipas que jogam claramente a defender, procurando espaços atrás, especialmente nos jogos no Dragão, convidam a pensar na ideia de defesa a 3, precisamente pelos mesmos motivos que levou Guardiola a usá-la este ano regularmente no Camp Nou.

Com uma defesa de 3 contra equipas que jogam em 4-5-1 a maioria das vezes (ou um 4-4-1-1) permite libertar um jogador extra para ganhar o controlo do meio-campo, manobrar os tempos de jogo e ditar o ritmo do jogo de forma mais constante.

Com esse esquema podemos ter um Danilo mais adiantado, como falso extremo, um meio-campo com três jogadores (Fernando no apoio aos centrais, fechando quando faça falta uma defesa de 4), Moutinho e Lucho, e um extremo esquerdo, como Hulk, com liberdade de movimentos para combinar com um James mais solto (apoiado por Danilo) e Jackson como figura de referência.

Anónimo disse...

2o milhões?!

Há adeptos do FCP que na realidade não sei em que mundo vivem!!!

GRAVE CRISE ECONOMICA ??? Para "ELES" não existe e se existe não tem efeitos...

D. Ramos disse...

Como é que o Castro não fica no plantel? Se sair voltamos ao problema do ano passado de 4 jogadores para 3 posições e o Lucho não vai durar uma época inteira.

D. Ramos disse...

Como é que o Castro não fica no plantel? Se sair voltamos ao problema do ano passado de 4 jogadores para 3 posições e o Lucho não vai durar uma época inteira.

Anónimo disse...

.../...O problema é que o dinheiro passou a ser um fator escasso, a publicidade está a mirrar, os patrocinadores a falir ou a apertar o cinto, os canais de televisão estão com os bolsos vazios e os Al Mansour e Abramovich já não chegam para disfarçar a crise, que inevitavelmente acabaria por chegar ao futebol. A bolha começou a rebentar. A maré começou a descer - e é só quando a maré desce que se vê quem anda a nadar nu. Jorge Fiel no JN

Snob disse...

Helton Fabiano e kadú na baliza.

Danilo e m.lopes(uma proposta de 3.5 era de aceitar) na lateral direita.

A.sandro e addy\sereno( 3m era de vender) na esquerda

Maicon mangala otamendi(uma proposta de 15m era aceitavel) abdoulaye

Fernando defour para trincos

moutinho castro p.moreira para posiçao box to box ou 8..

Lucho e um nº10(contrataçao q ñ ganso)

hulk iturbe kelvin atsú james

J.martinez nº9(nene(psg)bendtner)



Vendia: rolando- 13m
varela- 12m
belluschi-3.5
sapunaru- 3.5m
fucile- 3.5m
ukra- 2m
janko- 1.5
a.pereira- 18m(incluia bracalli e djalma para abater os 20% d cluj no passe)

Despachava kleber(uma possivel troca com adrien mais 25% do moutinho.) é fraquinho, acho q temos melhor na equipa b.

Fazia.se 60 milhoes e contratava.se um ponta de lança e um nº10.

Ja agora prefiro jogar com 2 centrais e que os laterais (danilo e a.sandro) subam no terreno. Até pk ambos cruzam muito bem, têm excelente passada larga,velocidade,tecnica, 1 contra 1 para chegar a linha.

Anónimo disse...

Este trecho do JORGE FIEL deve ser para se LER COM ATENÇÂO...

Anónimo disse...

Tanta ficção...

O Fucile por exemplo está lesionado há meses e assim vai infelizmente continuar ...

José Rodrigues disse...

"convidam a pensar na ideia de defesa a 3"

Isso de uma defesa a 3 ser mais ofensiva do q um 4-3-3 pode ser muito ilusorio, depende dos detalhes.

Prefiro um 4-3-3 em q os dois laterais sobre muito no terreno do q um 3-4-3 em q os 3 defesas jogam muito recuados, ate' pq se traduz num esquema menos previsivel para o adversario. Mas e' preciso q seja "equilibrado" com ambos os laterais a subir 'a vez, e nao apenas um.

Por ex, o FCP de Adriaanse a 3 defesas nao era tao ofensivo como isso pq os defesas jogavam bastante recuados tal como o trinco.

Temos materia-prima para um 4-3-3 muito ofensivo? Temos sim senhor, Danilo e A. Sandro (ou A. Pereira) sabem subir com qualidade. Mas para esse 4-3-3 ser verdadeiramente ofensivo e imprevisivel e' preciso tambem q o trinco se aventure um pouco mais em tarefas ofensivas, e ai' tenho duvidas q o Fernando seja capaz de o fazer com qualidade (se o Castro lhe conseguisse roubar a titularidade, o q duvido a nao ser q Fernando seja vendido, seria uma boa noticia nesse aspecto). Ficar sempre com os mesmos 3 jogadores atras (centrais e trinco) e' muitas vezes um desperdicio de recursos nos jogos do campeonato.

E' preciso tambem q Moutinho seja mais incisivo em tarefas ofensivas (i.e. mais jogadas como aquela no Euro q culminou na sua assistencia para o golo de CR).

Outra vantagem de jogar com 4 defesas e' q nao iriamos precisar de grandes adaptacoes para os jogos da LC: bastava q os 2 laterais e o trinco jogassem com mais precaucoes e se aventurassem menos no terreno.

José Rodrigues disse...

"O problema é que o dinheiro passou a ser um fator escasso, a publicidade está a mirrar, os patrocinadores a falir ou a apertar o cinto, os canais de televisão estão com os bolsos vazios"

A curto prazo esse problema nao se coloca em grande parte ao FCP, ja' q os contratos de patrocinios e direitos de TV foram fixos por varios anos; o mesmo e' verdade para as (importantes) receitas da UEFA (LC/LE).

A curto prazo o unico impacto minimamente significativo sera' nas receitas de bilheteira (e mesmo ai' estou certo q o "rombo" nao sera' mais do q 1 ou 2 milhoes de euros), o q e' um detalhe no orcamento do futebol (uns 80 milhoes).

Ja' daqui a 2, 3 ou 4 anos a historia pode ser bem diferente...

InVicturioso disse...

sim e esses 12m pelo Varela...só se for na PLaystation

Amphy disse...

É curioso que o Danilo já tem dito que prefere jogar no meio-campo e ainda ontem quando entrou na selecção olímpica foi precisamente para jogar no meio.

Será que a prazo teremos um problema para resolver na lateral direita?

José Rodrigues disse...

"É curioso que o Danilo já tem dito que prefere jogar no meio-campo e ainda ontem quando entrou na selecção olímpica foi precisamente para jogar no meio."

Um lateral no FCP e' para ser, na pratica, meio-campista em 90% dos jogos, passando tanto ou mais tempo no meio campo ofensivo que defensivo... nao vejo problema por ai'.

João disse...

Defour a trinco? Pedro Moreira no plantel!? Por favor, não.. 18M pela nódoa do Palito se virmos metade já é muito, já esses 13M pelo Rolando são muuito curtos. Vale 15M no mínimo. Gosto é de estarmos a chegar a Agosto e continuarmos sem alternativa ao avançado, sem um 10 que se mexa (Lucho é zero a defender e pouco mais a atacar, ultimamente) e sem ninguém para o lugar do Fernando. Já nem é incompetência, é todos os anos a mesma coisa. E querem que compre anual? Vou já, f....-se.

Anónimo disse...

Voltou o senhor do FM. Até propostas de 12M pelo Varela e de 13M pelo Rolando tem.
E um nº 10 que não o Ganso. Pode ser qualquer um (por acaso não indica nenhuma alternativa) mas Ganso é que não, tem bicho!
E o Bendtner que recebe 50.000 £ por semana e não será vendido por menos que 7 ou 8M, para suplente do Jackson era maravilha. O Nené, que por acaso é extremo e não ponta de lança e até ganha 330.000 € por mês no PSG era também uma opção fabulosa. Ganso é que não!
Enfim, como é que a SAD ainda não contratou o senhor Snob?

Snob disse...

Ao contrario do que muitos pensam o fucile esta emprestado ao santos mas eles agora têm opçao de compra. logo...

Relativamente ao nene e bentner era obvio q se viesse um deles teriam q baixar draticamente os ordenados(alguns nabos ñ percebem isso)
nene pode ser 10 extremo ou avançado so mesmo quem ñ o conhece é q pode dizer uma barbaridade como a q ouvi.

E sim vendia varela por 10-12m em inglaterra deve ter mercado é internacional portugues, fez um euro aceitavel, ate salvou a seleçao de vir embora mais cedo.

Em suma um 3-4-3 ñ me parece opçao, mas sim o 4-3-3 com os laterais bastante ofensivos.
Falta um 10 e um ponta de lança.

Defour pode jogar a trinco ou num meio campo a 2 com moutinho por ex. É assim tao dificil de compreender?? é q o porto ja jogou varias vezes assim...vejam mais jogos aconselho .

Daniel Gonçalves disse...

Sr. Anónimo,

O Mundo financeiro, e não só, já esta em crise desde 1997 - desde a recessão dos "tigres" asiáticos - e agravou-se em 2007/2008, tal facto não impediu as avultadas somas que os grandes clubes dispensaram nos últimos anos em contratações sonantes e, apesar dessa crise, o Chelsea ofereceu, no ano passado, € 22M pelo Álvaro Pereira.

Quanto à sua frase: «Para "ELES" (a crise) não existe e se existe não tem efeitos...», referindo-se a mim, só a entendo como um ataque pessoal, ora o Sr. Anónimo não me conhece de lado algum, nem sabe quais os meus recursos financeiros, ou se passo dificuldades na vida ou não, portanto classifico o seu comentário como acanalhado e reles, além do mais escondendo-se no anonimato.

Daniel Gonçalves disse...

Sr. Anónimo,

O Mundo financeiro, e não só, já esta em crise desde 1997 - desde a recessão dos "tigres" asiáticos - e agravou-se em 2007/2008, tal facto não impediu as avultadas somas que os grandes clubes dispensaram nos últimos anos em contratações sonantes e, apesar dessa crise, o Chelsea ofereceu, no ano passado, € 22M pelo Álvaro Pereira.

Quanto à sua frase: «Para "ELES" (a crise) não existe e se existe não tem efeitos...», referindo-se a mim, só a entendo como um ataque pessoal, ora o Sr. Anónimo não me conhece de lado algum, nem sabe quais os meus recursos financeiros, ou se passo dificuldades na vida ou não, portanto classifico o seu comentário como acanalhado e reles, além do mais escondendo-se no anonimato.

Anónimo disse...

Pois eles baixavam o ordenado de bom grado, são portistas desde pequeninos, estão loucos por vir receber 50.000 € para o Porto em vez dos 200 ou 300 mil que outras equipas lhes oferecem.
Nené é tudo menos um ponta de lança!
O Fucile tem uma lesão grave e não voltará a jogar pelo Santos provavelmente, mas certamente que o Sr. Snob consegue vender um jogador lesionado por muitos milhões!
Pinto da Costa para quê, quando podíamos ter o sr. Snob a presidente, ele até vê mais jogos que nós e tudo!