terça-feira, 26 de outubro de 2010

Destas arbitragens não reza a história

Perante a exibição do FC Porto e a goleada alcançada, a arbitragem do senhor Vasco Santos passou para segundo plano. Contudo, suponhamos que o critério do árbitro tinha sido ao contrário do que ele demonstrou, isto é, em lances absolutamente idênticos, beneficiar o FC Porto e prejudicar o União Leiria. O que se teria dito? Quais teriam sido os títulos dos jornais?

Mas as incoerências deste jovem árbitro (tem 33 anos), não se ficaram pelos penalties que assinalou e deixou por assinalar. Tal como os seus companheiros do apito em jornadas anteriores, este árbitro da AF Porto (deve querer seguir os passos de Paulo Paraty…) fez vista grossa a diversas entradas feias de jogadores do Leiria - Falcao, Varela, Álvaro Pereira e Ruben Micael foram fortemente atingidos -, não punindo disciplinarmente qualquer um desses lances.

À falta de outros argumentos, parece que as equipas adversárias pretendem parar os dragões à patada. E enquanto os árbitros deixarem… Ah, e talvez se consiga o bónus de arrumar com algum jogador do FC Porto durante umas jornadas (o Guarin esteve um mês no estaleiro após o jogo na Figueira da Foz).

Mas voltando à arbitragem de Vasco Santos, não surpreendeu. Vem na linha de uma actuação semelhante no Rio Ave x FC Porto da época passada, em que ficaram três (!!) penalties por assinalar a favor do FC Porto.

Claro que arbitragens como a de ontem, em que o FC Porto é claramente prejudicado, não ficam para a história do campeonato…

10 comentários:

Unknown disse...

Já me enjoa estas conversas com as arbitragens.

Co krl, no estrangeiro ve-se igual ou pior e não há disto.

É calar um bocado e não trazer sempre à baila esta merda.

Ganhamos 5-1, brutal e chega.

Saudações portistas

José Correia disse...

Na arbitragem de ontem, o que está em causa é:

1) A total permissividade perante o jogo viril/violento de alguns jogadores do União de Leiria. Se nos calarmos agora, também não teremos autoridade moral para falar se e quando este tipo de entradas puser no estaleiro jogadores como Hulk, Falcao ou Moutinho.

2) A gritante dualidade de critérios. Até comentadores de outros clubes (p. ex., Dias Ferreira) reconheceram esta dualidade, nomeadamente nos lances dos penalties.

3) O facto deste árbitro ser reincidente numa arbitragem com decisões prejudiciais ao FC Porto.

É por tudo isto que, mesmo ganhando e goleando, eu entendo dever sublinhar estes FACTOS.

meirelesportuense disse...

E tens razão José Correia, este árbitro já deu para perceber o sentido que tem...Está ali para valorizar a cunha do Paraty, ou alguém pensa que estes "mecos" chegam lá ao topo -salvo seja- porque são muito honestos e valorosos?...Era bom que fosse por isso, mas em dez temos um caso se tivermos.E este indivíduo já mostrou ao que vinha, é engraçado perceber que daqui do Porto são só os "lambedores" que sobem...Mas este gajo tem cara de ser de Viana, tem aspecto de regueifa...

Pueeertô! disse...

Eu estou "um bocadinho" de acordo com o Emanuel, às vezes há demasiadas suspeições sobre as arbitragens, talvez em parte devido ao clima actual do futebol português em que o dito futebol é quase sempre passado para segundo plano - como se pode constatar em todos os programas desportivos da televisão.

E não é só aqui, se vocês passarem os olhos pelos blogs dos outros clubes vão ver que eles queixam-se na mesma das arbitragens e dos sistemas, e até dos mesmos árbitros que nós (!!!)

Nos blogs Portistas, benfiquistas e sportinguistas, os posts e comments de antecipação aos jogos são os mesmos, give or take.

É sempre um desfiar de críticas e maus augúrios em relação à arbitragem, porque fulaninho roubou-nos aqui em 2006 e sicraninho acolá no ano passado.

Agora faço uma pergunta (sincera, a sério):
Quem são para vocês os àrbitros que são bons, ou pelo menos à partida insuspeitos p arbitrar o FCP?

Jorge Mota disse...

Acho mto bem q se fale das arbitragens pq eu ja tenho as orelhas a arder dos aprioris arbitrais da labregagem elitista liberal.Ou e pq somos beneficiados,ou e pq o treinador adversaroo abriu pernas,ou e por causa do golfe,ou por causa do equinocio de verao..

Esse jogo com rio ave foram 3 de 5 possiveis.Eu vi!!

Os 2 bons arbitros q para ai andam sao o Proença e o Moreno com alopecia androgenica na testa(n me lembro nome).Podem ser mouros ou raio q parta mas parecem me ser os melhores.

Para rematar:

E PRECISO FAZER BARULHO PQ EU N QUERO Q PARTAM AS PERNAS AOS MEUS MENINOS!!!

(HULK n e egoista!!!!!!)

Pedro Malaquias disse...

Concordo inteiramente com o Pueeertô. O ano passado, o SLB mostrou ser muito melhor que os adversários, logo foi campeão. Se o FCP continuar assim, será também campeão.

Alguém que tenha paciência para ler bons blogs dos três grandes, vê que em todos eles há, para além de boa escrita, um denominador comum: a crítica sem piedade aos árbitros. Na minha opinião, eles são péssimos de facto... mas são maus para todos, uns dias mais para uns, outros para outros (sendo que os grandes acabam por ser sempre beneficiados face aos restantes clubes).

HULK 11M disse...

Prezados "Emanuel" e "Pueeertô!":
Na semana passada, perante os juízes do Tribunal Criminal do Porto que está a julgar um membro do Conselho de Justiça que liderou aquela vergonhosa intentona (lembram-se?), um dirigente da SAD do FCP declarou isto: "NA DÚVIDA OS ÁRBITROS DECIDIAM SEMPRE CONTRA NÓS"!

O problema é esse. Os árbitros, mesmo aqueles que são portistas, se querem subir na carreira teem que agradar aos "carrajolas" lá de baixo!
Ou porque julgam que o "orelhas" foi apanhado numa escuta a dizer ao então Presidente da Liga que, "como sabe, eu posso fazer as coisas por outro lado" ?
Quanto aos outros também se queixarem, deixam-nos falar! Fartam-se de "inventar" para arranjar desculpas para as suas frustações! Não só em relação à arbitragem mas tambem noutros assuntos: são as escutas, os tribunais corruptos que ilibam PC, a equipa do Leiria que alinhou com os juniores, a Academica que se vai deixar vencer por obra do Jorge Costa, a Olivadespotos que favorece o FCP nas datas dos jogos, etc, etc...
É em situações em que ganhamos "sem espinhas" que temos mais moral para denunciar as arbitragens tendenciosas e não quando perdemos pontos!

José Correia disse...

Análise (com imagens) à arbitragem de Vasco Santos:
http://dragaopentacampeao2.blogspot.com/2010/10/tambem-tu-vasquinho.html

S.G.S. disse...

não ficam para a história, e até são premiadas. Uma apostinha? É só deitar o olho à "pretensa" avaliação, que usualmente nada mais é que o sufragar da postura de penalização do Porto.
Tornem públicos as apreciações destes "artistas" e muito vamos ter para ver...

Unknown disse...

Apesar de umas quantas entradas violentas, mesmo já quando o resultado era expressivo, o famoso "mãozinhas", no programa da TVI de segunda-feira, achou que o Leiria fez poucas faltas. O que é que o tipo quer? Que todos os adversários dos Dragões sejam caceteiros como foi o seu (dele) Benfica no jogo da Supertaça? Não se enxerga, mesmo! E é este cromo que o Orelhas quer pôr à frente da Federação!...