segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Eugénio Queirós deve estar doente...

Só num país falido financeira e moralmente um presidente de um clube pode afirmar que no processo Apito Dourado a justiça branqueou a verdade.

Ora, todos sabemos que o que é verdade para uns é mentira para outros.

A justiça fez o seu trabalho no processo Apito Dourado. Houve absolvições, condenações (no processo principal, relativo aos jogos do Gondomar, e não só), há recursos ainda a correr, houve pronúncias, não pronúncias e houve também casos arquivados e reabertos. A Polícia Judiciária fez o trabalho mais difícil e só no dia 20 de Abril de 2004 o segredo foi quebrado, com as primeiras detenções. O Ministério Público entrou a seguir em força e os advogados também. Os casos acabaram por chegar, os que chegaram, às salas de audiências já com grande desgaste, muitos deles pendurados na fragilidade de uma testemunha construída por alguém cujo nome foi diversas citado por aqueles que a acompanharam em viagens a Lisboa.

O processo custou uma fortuna ao Estado, foi caríssimo para os arguidos e também para a testemunha nuclear dos casos que atingiram Pinto da Costa. Ainda estamos hoje para saber quem vai pagar a factura ao advogado de Carolina Salgado, talvez um dia a própria o esclareça...

Estas sucessivas vagas de escutas do Apito Dourado publicadas no Youtube por quem teve acesso ao processo - e que passou alguns dias no tribunal do Gondomar... - são apenas uma tentativa de aproveitamento de um processo que para além das condenações e das absolvições teve um efeito profiláctico importante. Aliás, é esse sempre o efeito pretendido em processos desta natureza. Mais importantes que as penas é o aviso que se deixa à sociedade.

É pena que a necessidade aguce o engenho da trampolinice que é o aproveitamento constante das escutas sob a cobardia do anonimato. Mas percebe-se. Nesta guerra vale tudo mesmo que um dos seus generais seja a pessoa que, em Março de 2004, mandou dizer por um amigo (João Rodrigues, antigo presidente da FPF) que não queria para um jogo do Benfica "Duarte Gomes nem Olegários", sendo cirúrgico na escola do árbitro que tinha apitado o último jogo do Benfica com o Belenenses.

Falta apenas revelar o nome do destinatário da mensagem: José António Pinto de Sousa.

----------

Este texto foi escrito por Eugénio Queirós, tendo sido publicado primeiro no seu blogue e depois no Record.
Ao ler este artigo de opinião, lembrei-me de uma frase dita por Pinto da Costa há uns anos atrás, e que foi mais ou menos assim: quando algumas pessoas dizem bem de mim, vou logo ao médico, porque é sinal que devo estar doente...

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não me surpreende este texto do EQ (que gostei de ler). Sobre os pagamentos aos advogados da "frágil testemunha" muito estará ainda por revelar...Assim como outros pagamentos, porque nada se constrói de borla (muito menos "testemunhas quentes") e quando faltar o prometido...
Aguardemos, pois então, pelo lado B, pelo que só poderão ser boas notícias para nós!

Zé Luís disse...

Quem é esse gordo com aspecto sebento e presumivelmente a cheirar mal?

Pedro disse...

Eu por mim falo... Nunca na vida pensei ver um texto do E.Q com esta retórica.

É caso para desconfiar e antever um qualquer desastre natural.

Pergunto-em se a guerra, coacção, chantagem do SLB em relação aos media não os vai acabar por tramar...

.:GM:. disse...

O EQ tem uma qualidade: ataca quer Porto quer benfica. E poderemos não gostar dos ataques dele ao Porto, no entanto vai sendo de certa forma equilibrado nos ataques q faz a um e a outro. Este artigo, apesar de defender o Porto, é sobretudo um ataque ao benfica, que ninguém duvide disso. E mts verdades foram ditas, e mts mais terão ficado por dizer.

Mocho Astuto disse...

já agora recomendo a ida ao site do senhor em questão ler 2 escutas...

http://comunidade.xl.pt/RECORD/blogs/bolanaarea/archive/2010/10/18/esta-n-195-o-est-193-no-youtube-1.aspx

http://comunidade.xl.pt/RECORD/blogs/bolanaarea/archive/2010/10/18/esta-n-195-o-est-193-no-youtube-2.aspx

elucidativas da "verdade desportiva"

Fernando B. disse...

A gente lê, e já não se espanta com nada...
Então não querem saber, que na noite passada, o ex-dirigente do slbenfas, luis moreira, evadiu-se da cadeia no Ceará? Foi colega de fuga, um preso pro sequestro, sabe-se lá quem ensinou quem na fuga?
Leiam no cm, antes que a agencia de comunicação do cunha vaz, consiga tirar esta matéria, e colocar outra, talvez umqa entrevista com Washington da Póvoa!