sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Um “filho” do FC Porto

Eu não estive presente na visita do Vítor Baía à escola EB 2.3 Nicolau Nasoni.
Eu não ouvi nenhuma gravação das declarações que o Baía proferiu nessa escola. Alguém ouviu?
Eu não achei estranho o eco que a generalidade da comunicação social fez a propósito das declarações de Baía. Será que quem fez os títulos dos jornais ouviu as declarações completas (perguntas e respostas)?
Num comentário a um artigo do ‘Reflexão Portista’, uma pessoa que esteve na escola EB 2.3 Nicolau Nasoni chamou à atenção que as declarações do Baía estavam a ser deturpadas. Podem ler aqui.

Por tudo isto e pela postura que o Baía sempre teve, entendi que não me devia pronunciar antes de ouvir/ler a sua reacção a este “escândalo”, que a comunicação social vem alimentando desde ontem. É o mínimo que alguém com o seu passado no clube merece.

Após ler os esclarecimentos que Baía fez num comunicado, no qual afirma que as suas palavras foram "incrivelmente descontextualizadas", e em que aproveita para explicar o que quis dizer com algumas pretensas polémicas declarações, não me arrependo de ter esperado e de não ter contribuído para “crucificar” na praça pública este “filho” do FC Porto.

16 comentários:

Jorge disse...

pode ver aqui as declarações do Vítor: http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/vitor-baia-baia-fc-porto-maisfutebol-futebol-iol/1201362-1304.html

já comentei, depois de ler o comunicado pós-pseudo-caso. não há motivo para tanta polémica mas ele devia saber que este tipo de declarações, por muito que não sejam mal intencionadas, leva sempre a que a imprensa eleve ao nível de um atentado moral à instituição FC Porto. e quanto a isso, como não podemos fazer nada para mitigar...temos de evitar, e o Vítor devia saber isso :)

enfim, water under the bridge! venha o Leiria!

um abraço,
Jorge
http://porta19.blogspot.com

José Correia disse...

@Jorge
O Vítor Baía foi a uma escola na qualidade de embaixador da Portugal Telecom para o Desporto Escolar e, durante cerca de 60 minutos, respondeu a perguntas de miúdos. Neste ambiente informal e descontraído, o Baía ter-se-á expressado mal e sido pouco claro em algumas das respostas que deu, facto aproveitado pela comunicação social para criar um caso.
Vamos “crucificá-lo” por causa disso?
Sinceramente, para mim é muito mais importante o passado do Vítor Baía no clube, do que os “escândalos” promovidos e alimentados pela comunicação social do regime.

Mesmo que o Vítor Baía tivesse intenção de criticar esta Direcção do FC Porto (algo que ele já desmentiu e esclareceu) isso era crime de lesa pátria?

Um abraço

Amphy disse...

Caros,

obviamente que o passado do Vítor Baía está recheado de grandes êxitos, que nos alegraram a todos. Acredito que sempre respeitou o FCP, mas no entanto não creio que as declarações que fez fossem absolutamente descontextualizadas. Pessoalmente sempre gostei (e gosto) da sua postura em relação ao futebol, envolvendo sempre cordialidade, respeito e profissionalismo e frontalidade, o que lhe atribuiu no panorama português uma estima de todos (incluindo adversários) algo invulgar.

Vejam o video e decidam por vós próprios:

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1691046


Quando diz que os ex-atletas de outros clubes têm outro tratamento, a que se referia? Ao director desportivo do benfas? Director(es) desportivo(s) do esporting? Comentadores em programas de qualidade duvidosa na TVI?

Segundo alguma comunicação social, o FCP estará a apoiar Filipe Soares Franco numa candidatura à presidência da FPF, cargo esse a que Vítor Baía recentemente ponderou candidatar-se. Será que se sentiu traído? Muitos portistas, comigo incluído, julgavam (e concordavam) que a sua saída da estrutura do FCP se conjugaria com uma entrada noutros meandros do futebol português, a exemplo do que aconteceu com o Fernando Gomes. Os motivos e as motivações não seriam as mesmas, mas o resultado final seria o mesmo.

Candidatura FSF:

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1691046


Resta-me desejar que após o seu comunicado as coisas se recomponham pois acho que é alguém que ainda poderá e deverá fazer muito pelo FCP e pela cidade, devido ao crédito que tem no panorama local, regional, nacional e internacional.

Bem hajam.

portodocrime disse...

Amigo José Correia.
digámos que 50 minutos é muito tempo para editar ou truncar imagens e sons.
é fáçil.
qualquer puto edita videos e sons(palavras)
que o Baía se pôs a jeito,
pôs.
Agora concordo perfeitamente com a sua opinião.

Abraço

Zé_dopipo disse...

Já uma vez escreví ( acho que neste blog, mas não estou certo disso ), que os portistas e esta direcção fizeram mais mal ao Baía que qualquer brasileiro de meia-tijela ( e sabem de quem estou a falar ). É normal que, "quem não se sente, não é filho de boa gente". O Baía não merecia sair da equipa da forma que o fizeram sair, e esta polémica só vem demonstrar duas coisas: a primeira é que os portistas não aprenderam nada e a segunda é que o homem está mesmo com ela encravada. Um grande abraço de solidariedade ao Baía, que, efectivamente, é muito maior que a maioria dos adeptos do seu clube.

paulop disse...

@ José Correia
O snr.victor diz oralmente e depois textualmente transcrito, em vários meios de comunicação, que a politica do clube mais asqueroso do mundo é uma maravilha, depois o seu alter ego leva-o a pensar que se jogasse nos clubes pimbas da capital teria sózinho ganho o que ganhou no PORTO.
O esclarecimento, para mim foram ainda piores que as declarações.
Nada nem ninguêm está acima do

FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Perfilho da opinião do autor. Há que manter serenidade e não contribuir para os objectivos que estão à vista com a manipulação e distorção de notícias deste teor.

DragoesJuntos disse...

Aos responsaveis do blog...mais números para provar que o clube do regime afinal não é tão grandioso como o publicitam...

Páginas oficiais do Facebook:

Futebol Clube do Porto: 177.221 pessoas gostam disto

clube do regime: 139.894 pessoas gostam disto

37.327 membros a mais...pode não querer dizer muito, mas.....

Orgulhoazulebranco disse...

Assino por baixo!

Quando li,por alto,as primeiras declarações do eterno 99 percebi logo onde ele queria chegar,nem qualquer outra coisa me passou pela cabeça.

Quando li a notícia com mais atenção percebi a maneira hábil e manhosa com que a CS manobrou o discurso dele e esperei que a maioria da blogosfera azul fosse denunciar isso.Qual não é o meu espanto quando vejo grande parte dos bloggers a atacar o homem forte e feio.

Sinceramente,acho que a única coisa que ele disse que menos me agradou foi aquela referência tão "babada" à homenagem do slb aos campeões europeus de 1900 e carquejo.É que uma semana depois do Baía acabar a sua carreira,houve uma homenagem aos heróis de Viena no Estádio do Dragão.

Ele disse também que podíamos ter potenciado as conquistas europeias de uma outra forma,alguém lhe perguntou que ideias tinha para isso?E não é uma opinião como outra qualquer?Ou figuras como o Baía são sempre obrigadas a dizer "sim,senhor doutor?"

Anónimo disse...

Pior do que as interpretações abusivas que possam ter sido feitas pela comunicação social são as reacções de certos portistas que não hesitaram em crucificar o Vítor Baía. Os talibans saíram das suas tocas algures na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão e vomitaram todo o seu fel. Estaríamos entregues à bicharada se esse fosse o sentir da maioria, mas quero crer que a maioria silenciosa dos portistas não alinha em tais alarvidades. Haja respeito!

paulop disse...

@orgulhoazulebranco
Como se intitula de orgulho, diga-me como uma pessoa que deve tudo a uma instituição, monenáriamente falando, vem afirmar que a instituição rival é melhor.
Aceitar isto seja de quem for, vai contra a alma PORTISTA.

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Paulo Marques disse...

Eu não encontrei nada nas suas declarações das quais pudesse discordar.

In other news... As putas são sempre quem fica f...

Pedro Malaquias disse...

@Ricardompr

Realmente, não quer dizer nada, mas o grupo oficial do SLB no facebook conta com 274.376 membros.

Quanto ao post em si, FGomes x2. Com um pouco de sorte, depois disto ainda conta com apoio do SlB para a FPF

José Correia disse...

@paulop
O Baía não disse, e é claramente abusivo interpretá-lo das suas palavras, que o slb é melhor que o FC Porto.
O que o Baía mais uma vez denunciou, é que a comunicação social anda com o slb ao colo e é especialista em criar ídolos com pés de barro.

José Correia disse...

«Vítor Baía sentiu necessidade de se esclarecer ontem, depois de ter sido "descontextualizado" na véspera. Para não haver confusões desta vez, explicou, como quem faz um desenho a um miúdo, que há quem use pesos e medidas diferentes para avaliar aquilo que se consegue no FC Porto e aquilo que se consegue nos clubes da capital. Nada de novo. E nada de velho, também. Tome-se como exemplo esta jornada europeia, até porque ainda está fresca na memória. Imaginem-se as loas que não se teriam tecido se uma equipa da capital do império tivesse ganho por 3-1 num dos estádios mais complicados do mundo, em (dupla) inferioridade numérica, e contra uma arbitragem fora-da-lei. Que génio não seria o seu treinador? Que artistas os seus jogadores? Que sonhos não estariam ao seu alcance? E depois, imagine-se o que não se teria escrito se o FC Porto tivesse perdido contra o 14º classificado do campeonato francês por 2-0 sem ter conseguido criar uma única oportunidade de golo. Estão a perceber? É disso que Vítor Baía falava.»
Jorge Maia
in O JOGO, 23/10/2010

meirelesportuense disse...

Pois é, o Jorge Maia disse tudo...Tudo o que o Baía pensava quando falou na Nasoni e tudo o que nós pensamos quando falamos da CS e do FCPorto...Embora haja uma nuance, a homenagem do próprio Clube e a estátua do Eusébio...