quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hubris

"Hubris": excessive pride or self-confidence


14 vitórias e 1 empate em 15 jogos oficiais.
Vitórias convincentes, algumas de forma brilhante (e 11 delas por mais de 1 golo de diferença).
39 golos marcados e 8 sofridos (uma média de 2,6 e 0,5 por jogo, respectivamente).

Temos todas as razões para estar orgulhosos e confiantes; sinceramente não me recordo de um início de época idêntico, e já sigo o FCP há mais de 30 anos.

A equipa joga e ganha de forma convincente; respira saúde e confiança. O (muito jovem) treinador passou os testes iniciais com elevada distinção; assinalo que o aproveitamento da "matéria prima" (jogadores) deu um claro salto qualitativo - repare-se que da equipa inicial de 2a feira, só Moutinho (no lugar de Meireles) não estava lá há um ano.

No ano passado houve uns quantos portistas que afirmavam que tínhamos que escolher entre "jogar mal, e ganhar" e "jogar bem, ou perder". Pois muito bem, está demonstrado (como se tal fosse necessário) que essa era uma falsa escolha. Chamem-me maluco, mas acredito claramente que quanto melhor se joga, maior a probabilidade de ganhar... e como bónus, mais motivados os jogadores se sentem.

O caso de Hulk é paradigmático do maior aproveitamento da "matéria prima", mas não é o único; se há um par de meses ele me deixava algumas dúvidas de que pudesse dar um salto qualitativo (apesar de já o ter então em muito boa conta), hoje demonstra ser um jogador diferente do passado, para melhor: mais objectivo, e jogando muito mais em prol da equipa (o que não impede de tomar iniciativas individuais quando tal se justifica, como deve ser).

Assim sim, pode de facto realizar o seu enorme potencial. Mérito para ele (e tiro-lhe o chapéu) e para o treinador, não só pelo "trabalho" individual mas também pelo trabalho colectivo que potencializa a valia deste jogador: longe vão os tempos em que a maior parte dos passes para Hulk eram feitos a 20 ou 30m de distância, ou em que se sentia bastante desapoiado pelos colegas.

Mas se a situação actual e recente é motivo de júbilo e confiança, não podemos (nem - acima de tudo - os jogadores) deixarmo-nos entrar em euforias e excesso de confiança. Haverá certamente pontos ainda a melhorar (há dois pontos em particular que me merecem atenção: alguma oscilação na segurança defensiva - em particular nas alas -e dúvidas sobre até que ponto Walter poderá colmatar uma eventual ausência de Falcão) ; ainda temos 75% dos jogos do campeonato pela frente ("a procissão ainda mal saiu do adro"); e haverá certamente algumas vicissitudes pelo caminho (lesões, algo em que AVB está a ter a sorte que JF não teve há um ano atrás; longas viagens à América do Sul para jogos de selecções; arbitragens, etc).

Há portanto que continuar com os pés bem assentes na terra, sempre com uma mentalidade de melhoramento contínuo (no que diz respeito ao trabalho do treinador e jogadores). Disfrutemos deste bom futebol e das vitórias, sem dúvida, mas passo a passo, jogo a jogo.

Agrada-me verificar que AVB é o primeiro a dizê-lo, e não me parece que o diga apenas porque lhe fica bem, mas sim por convicção. Este adepto agradece; não só pela "ópera", mas também por isto.

10 comentários:

Miguel Lourenço Pereira disse...

José,

Excelente texto com o qual concordo totalmente. Tinha as minhas duvidas com o AVB e fico feliz por me ter enganado em toda a linha. O mesmo com o Hulk que me parece ser aquele jogador que necessita um técnico motivador em cima dele para sacar a máxima productividade. Como passou com o Carlos Alberto, outro talento perdido que por cá andou.

Temos uma equipa eficaz e isso é o mais importante. Jogamos bem, atacamos bem, defendemos bem (menos do que atacamos é certo, como bem dizes) e temos o plantel mais completo desde a era Mourinho. Fizemos este ano tudo aquilo que nao conseguimos na época passada (e nos ultimos anos de JF também). Com isso será dificil que a dinamica mude.

Vencer a Academica e o Benfica é ganhar ao 2 e 3, é abrir um fosse de mais de 10 pontos com os directos perseguidores, um colchao de 3 jogos com 1/3 do campeonato disputado. É muito. Com o apuramento para a Europe League praticamente garantido (convém o 1 lugar para evitar as equipas da CL nos 16 avos) o importante será garantir que até Fevereiro o campeonato está praticamente arrumado.

Com este espirito estou confiante.

abraço

Jorge disse...

ia escrever um texto similar no Porta19 porque, como de costume, pensamos da mesma forma.

é preciso manter a cabeça fria, acalmar os ânimos, parar com os metafóricos olés e seguir em frente para trabalhar como de costume. no final, correndo bem, fazemos a festa.

um abraço,
Jorge
http://porta19.blogspot.com

Carlos Santos disse...

Eh pá, mais uma vez, desculpem lá o off-topic, mas esta merece mesmo um artigo neste excelente blog:

http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Sociedade/Judiciaria-fez-buscas-a-casas-de-Luis-Filipe-Vieir.aspx

O título do artigo já diz tudo, mas... leiam, pá, leiam.

Se isto não cala os binfas sobre as escutas, está tudo dito.

Ricardo Campos disse...

Benfica apelou aos adeptos para não comparecerem nos jogos fora. Árbitros acedem e não vão ao Dragão.

Pueeertô! disse...

De acordo com o texto, e maravilhado com este Porto, equipa e treinador(es)!

Registo que ontem o Hulk no meio dos agradecimentos fez questao de mencionar o Prof Jesualdo. (A quem sigo agradecido mas que, naturalmente acho que está mais que bem substituído )

David Duarte disse...

Estamos no primeiro terço do campeonato e contudo parece-me que a situação é bastante simples:

1. O Porto perde pontos em Coimbra e o Benfica ganha ao Paços e o jogo no Dragão não é decisivo;

2. O Porto ganha em Coimbra e o Benfica é obrigado a ganhar no Dragão para ainda lutar pelo titulo. Se não ganhar no Dragão não vejo como o titulo foge ao Porto.

Aurélio Estorninho, isso é a prova que os arbitros não são benfiquistas... é que os adeptos benfiquistas estão a ignorar o apelo do Vieira.

David Duarte disse...

Pequena informação : a greve dos arbitros vai afectar o Basquetebol também no mesmo fim-de-semana.

CARTUNES disse...

Então o Real vai avançar com os 100milhões pelo Hulk ou não?
Upa upa puxadote, mas se os der ficam já pagos os orçamentos de várias épocas :p

Se puderem dêem uma olhada no blog dos meus cartoons:
http://cartunesblog.blogspot.com
http://www.zazzle.com/cartune

Obrigado e um abraço.

Unknown disse...

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, é suspeito de envolvimento numa alegada burla ao Banco Português de Negócios (BPN), avança esta quinta-feira a revista Sábado.

Orgulhoazulebranco disse...

"Há portanto que continuar com os pés bem assentes na terra, sempre com uma mentalidade de melhoramento contínuo (no que diz respeito ao trabalho do treinador e jogadores). Disfrutemos deste bom futebol e das vitórias, sem dúvida, mas passo a passo, jogo a jogo.

Agrada-me verificar que AVB é o primeiro a dizê-lo, e não me parece que o diga apenas porque lhe fica bem, mas sim por convicção. Este adepto agradece; não só pela "ópera", mas também por isto. "

Nem mais! =)