quinta-feira, 10 de março de 2011

Dragão gela Moscovo

Numa noite muito fria (7 graus negativos), o FCP lá conseguiu sair de Moscovo com uma preciosa vitória que deixa excelentes perspectivas para a eliminatória.

Já começa a ser hábito quando lá vamos (é caso para dizer que aquele estádio é talismã).

No entanto, ninguém o adivinharia após uma 1a parte em que a estrelinha da sorte esteve do nosso lado. Valeu S. Hélton e alguma azelhice da parte do CSKA, nuns 45 minutos em que cada vez que o CSKA atacava era um "ai Jesus" na nossa defesa. CSKA que tem muito bons executantes, diga-se de passagem: V. Love, Honda, Doumbia, Ignashevich, Mamaev, Nababkin, Dzagoev... equipa que ataca em grande número e com passes bem executados em progressão rápida e com movimentações dos jogadores muito dinâmicas, deixando a nossa defesa e o meio-campo às aranhas sem saber bem se havia de jogar à posição, ou ao homem; ir à bola, ou ocupar os espaços. Resultado: quase sempre ficavam a meio-caminho em terra de ninguém. O meio-campo nem apoiava o ataque, nem ajudava a tapar os caminhos da baliza de Hélton.

Do meio-campo para a frente Falcão foi o homem mais esclarecido, apesar de pouco apoiado (com um Hulk que nunca se deu com o relvado sintético e abusou das iniciativas individuais, e um James dinâmico mas ainda um bocado "tenrinho" para estas andanças); mas muitos maus passes e perdas de bola na saída para o ataque compremeteram imenso as manobras ofensivas.

Na 2a parte o FCP surgiu mais esclarecido, e à medida que o "gás" foi faltando aos russos (no pun intended) conseguimos ganhar o controlo do jogo; e após o excelente golo de Guarin a vitória não mais pareceu estar em risco. Boa leitura também de Villas Boas, que soube introduzir alterações pontuais no posicionamento e nas compensações, e fazer substituições bem sucedidas.


Ironicamente o jogo acabou deixando a sensação de que se acelerássemos mais um bocadinho nos últimos 15 minutos poderíamos mesmo sair de Moscovo com 2 golos de vantagem. No cômputo geral do jogo o empate seria certamente mais justo, mas também na forma como as equipas conseguem ultrapassar as vicissitudes do jogo se vê a fibra (e estrelinha) de campeão.

Temos agora um excelente ponto de partida para a 2a mão, mas não poderemos facilitar porque este CSKA tem equipa para marcar golos no Dragão. Espero que Villas Boas e os jogadores saibam tirar todas as devidas ilações do que correu mal na 1a parte, de forma a estarmos melhor precavidos.

33 comentários:

rbn disse...

Pode-se dizer que o resultado é melhor que a exibição.

Na 1ª parte, os russos entravam como e quando queriam na cara do Helton, e aquele Doumbia pode ser a solução, caso Hulk seja vendido( e também solução caso Hulk fique).Gostei muito deste jogador, que é possante, rápido e inteligentíssimo nas desmarcações.Alô Pinto da Costa, traz o homem!!!

Na 2ª parte, melhoramos sensivelmente, apesar de ainda levarmos sustos desnecessários.

Hulk hoje não foi Hulk.Varela entrou, fez o passe para o Guarin que fez o golo, mas tá devendo a tal boa exibição(hoje foi o 6º jogo à Yannick Djaló), e espero que seja em Leiria.

Não sei se o sintético influiu no rendimento da equipa, que às vezes parecia que jogava em slow-motion, muitos erros de passe e mais uma vez, 45 minutos de avanço ao adversário nos 3 últimos jogos(o de hoje incluído).

De resto, é ganhar ao Leiria sem dar 45 minutos de avanço de preferência.

Quanto aos outros 2 clubes lusos, tenho sérias dúvidas se o Braga aguenta a pressão em Anfield(apesar do Boavista ter conseguido lá um empate em 2002 salvo erro pela Champions), mas claro que vou torcer pelos minhotos.

Quanto ao visitante em Paris, que perca 1 x 0, é o suficiente.

Quero lá saber de ranking europeu:-)

André disse...

perdoem-me o off topic, no pontapé de saída ao falarem do Giggs disseram que o Galês era o jogador mais titulado com 32 títulos, numero de títulos- assim como a destinção de futebolista mais titulado - que pensei perecerem ao vitor baia (a quem atribuiram apenas 30, ao contrário dos 32 títulos na sua biografia)-, peço desculpa pelo off topic, um adepto do porto fica sempre na dúvida no que toca à veracidade dos factos sobre o porto na comunicação social portuguesa.

Nuno Vaz disse...

André, penso que o Gigs ultrapassou o Baía o ano passado, se não me engano.

Amphy disse...

Boa vitória, num terreno sempre difícil.

Constato com satisfação o regresso de Pinto da Costa aos microfones para responder aos ataques da segunda circular, conseguindo com isso dar espaço e libertar o treinador e o resto do grupo para outras confusões dentro das 4 linhas. No entanto não entendo porque só agora surge esta voz. Será que estava a espera dos 12 pontos de avanço?

Bem hajam.

meirelesportuense disse...

Os Russos são perigosos, André Vilas Boas tem que estudar melhor o segundo jogo de forma a evitar surpresas no Dragão...Creio que Moutinho esteve uns furos abaixo do habitual, perdeu muitas bolas aparentemente fáceis, o relvado(?) parece mesmo ter complicado...Hulk irreconhecível e uma coisa caricata, porque é que o Guarin tem que dar a perceber a toda a gente que vai tentar o remate?

miguel.ca disse...

Eu estou muito orgulhoso pela minha grande equipa que sentiu dificuldades gigantescas com um sintético que travava constantemente a bola, que soube sofrer e arrancar uma vitoria monumental. Ninguém ganhava em Moscovo desde 2004. O ultimo, foi o FCPorto com um golo do Benni.

No Dragão, com aquela relva fantástica, devemos seguir em frente.

José Rodrigues disse...

"Ninguém ganhava em Moscovo desde 2004. O ultimo, foi o FCPorto com um golo do Benni."

Errado.

Não sei se mais alguém ganhou lá depois disso, mas pelo menos o... FCP ganhou lá outra vez em 2006 (2-0).

Como escrevi no artigo, já começa a tornar-se hábito ganhar lá: 3 jogos, 3 vitórias. Mais nenhum clube no mundo pode dizer a mesma coisa, LOL

José Rodrigues disse...

"Quanto ao visitante em Paris, que perca 1 x 0, é o suficiente. Quero lá saber de ranking europeu:-)"

Eu por acaso até quero saber do ranking (repare-se q podíamos ter ido à LC esta época se Portugal tivesse estado um bocadinho melhor em Maio de 2010...).

Mas depois dos resultados de ontem acho q Portugal já não precisa de mais vitórias do slb para aguentar o 6o lugar no ranking, por isso se perderem 1-0 em Paris não se perde grande coisa.... ;-)

Mefistófeles disse...

"Mas depois dos resultados de ontem acho q Portugal já não precisa de mais vitórias do slb para aguentar o 6o lugar no ranking, por isso se perderem 1-0 em Paris não se perde grande coisa.... ;-)"

Na minha opinião não se perde rigorosamente nada. E ao menos dava gozo.

Unknown disse...

Partimos para esta partida, a meu ver, com um favoritismo "falso", desfasado da realidade do jogo e das equipas envolvidas. De um lado um Porto motivado, com uma mão no título nacional e a espreitar a glória europeia de voltar a uma final da UEFA, com o plantel praticamente completo (salvo a excepção do A. Pereira) e até com as estatísticas do seu lado. Quem lesse apenas até aqui pensava que o Porto tinha obrigação de ganhar por 15-0 (á la adepto da mouraria...).

Mas do outro lado está uma equipa fresca (de ínicio de época), dotada de jogadores com talento e velocidade e acima de tudo habituada ás condições do estádio em Moscovo (frio e sintético). Para além disso, tem um sistema de futebol assente em estratégias e métodos simples (para mim são as piores). Futebol directo assente na rapidez dos avançados.

Ora ontem eu ia confiante que o Porto iria saber de tudo isto que eu referi atrás... mas ao que parece não assimilaram isso. Wagner Love aparecia constantemente nas costas de Fernando e aproveitava um espaço entre a linha de meio campo e da defesa, que o Porto teimava em abrir durante o 1º Tempo. Destes erros consecutivos era possível ao brasileiro abrir jogo para o rapidissimo Costa-Marfinense poder aparecer na cara do Helton... e valeu-nos o capitão ontem.

Até ao intervalo, Rolando e Otamendi foram incapazes (mais Rolando pela sua velocidade, uma vez que Otamendi é mais pesado por natureza) de subir as linhas e impedir estes movimentos do ataque russo.

Na segunda parte, e acredito que por acção de AVB (que deve ter visto o mesmo que eu) o Porto subiu e colou as suas linhas deixando de abrir espaço para os russos. Outra coisa que começou a funcionar foi o alternar entre Moutinho e Guarín no suporte ao ataque, funcionando num falso 4-3-3. Foi assim que se chegou ao Golo.

Nota positiva para o trabalho de Souza que entrou bem na partida, assumindo um papel no "carrossel" que era necessário para controlar a bola.

Não sei se por adaptação ao relvado, se da sede de voltar a marcar, Hulk foi novamente um menos numa equipa que vai precisar mais do brasileiro.

Agora é preciso atenção, cuidados redobrados para a segunda mão, tendo em conta que o relvado já não atrapalha tanto e que já conhecemos mais do adversário.

José Rodrigues disse...

Já agora, fiquei com a impressão de q a minha preferência para o Varela ao James neste jogo fazia mesmo sentido.

A "macieza" e falta de maturidade do James não ajudou, e viu-se a diferença qdo o Varela entrou (mesmo dando o desconto de q qdo ele entrou eles estavam cansados).

Não sei o q passou pela cabeça do AVB para ter preferido o James (e ele tem dados q nós não temos), mas parece-me q foi uma aposta mal sucedida.

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Foi uma vitória feliz, num relvado difícil, a avaliar pelas dificuldades sentidas por grande parte dos nossos jogadores.

Helton esteve gigante a assegurar o nulo, na primeira parte, para no segundo tempo vir ao de cima a maior classe do FC Porto, que finalmente tomou conta do jogo, conseguindo o triunfo com um belo golo de Guarín (para mim muito mais útil que Belluschi) e com a sensação de que o marcador poderia ter sido alargado.

A eliminatória está longe de se considerar ganha, mas que este resultado constitui um passo importante para o conseguir, ninguém o pode negar.

Um abraço

David Duarte disse...

Excelente jornada europeia com 3 vitorias em três jogos. Certo, trata-se da Liga Europa que não tem a qualidade da Liga dos Campeões mas quando vemos o quadro das equipas e comparamos com os que ja estão qualificados para os Quartos da Champions, a diferença de nivel não é assim tão grande (exceptuando claro està o Barcelona).

Todas as equipas podem chegar aos quartos. O FC Porto ja tem o seu bilhete. O Braga conseguiu um resultado que é sempre dificil virar, mesmo para o Liverpool em Anfield. O Benfica esteve mais inseguro devido a um cansaço de jogadores nucleares (Gaitan e Salvio) que espero que passe depressa e a um meio-campo que foi completamente comido pelos franceses. Contudo, conhecendo bem o Paris SG e o contexto em que se encontram (na luta pelo titulo com dois jogos muito dificéis, Montpellier e Marselha) penso que o Benfica conseguira chegar aos quartos com maior ou menor dificuldade.

Tenho é pena que certos adeptos se esqueçam que é o futebol português que està em causa quando jogamos là fora e não apenas o FC Porto e o Benfica ou Braga ou Bombarralense e que assim desejam o mal dos outros. Trata-se de uma atitude bastante pequena e que existe na maioria dos adeptos de todos os clubes. Eu ca gritei golo ontem quando o Guarin marcou, como ja o tinha feito em 2003 e na meia final com o Corunha em 2004 com os golos do Derlei. Nas competições europeias não vejo o FC Porto a jogar, vejo uma equipa portuguesa.

David Duarte disse...

Ja agora, aqui vai uma ligação para o ranking uefa actualizado apos os jogos de ontem.

http://www.leballonrond.fr/ranking_uefa.php

Portugal, nesta época, està no quarto lugar, apenas atràs da Inglaterra, Alemanha e Espanha.

David Duarte disse...

Em termos de clubes e nas ultimas 5 épocas :

14 lugar : FC Porto (86.15)
20 lugar : Benfica (72.15)
25 lugar : Sporting (67.15)
36 lugar : Braga (53.15)
125 lugar: Nacional (13.15)

Paulo Marques disse...

Tendo em conta como os vermelhos me tratam, sendo ou não subsidio-dependentes, quero é que o benfica se foda, cá dentro, lá fora, sozinho, acompanhado, com um transexual ou seja lá como for, que caia o estádio da luz com os adeptos todos lá dentro se for possível, para ver se deixam de me insultar a mim e à minha inteligência.

Mefistófeles disse...

"Tenho é pena que certos adeptos se esqueçam que é o futebol português que està em causa quando jogamos là fora e não apenas o FC Porto e o Benfica ou Braga ou Bombarralense e que assim desejam o mal dos outros."

David Duarte, acompanho o blogue e já reparei que é uma pessoa educada e civilizada ( pena é ser benfiquista, mas ningué é perfeito ). Por isso vou comentar.


Em relação ao trecho do seu comentário, e porque a carapuça me serve, devo-lhe dizer 2 coisas sentidas:

1) Só consigo entender que comente aqui porque não se sente bem "entre os seus"; se for esse o caso, compreeendo-o perfeitamente.
2) Como não sou hipócrita, desejo ao seu clube os piores males do Mundo por todo o mal que nos fez, nos tentou fazer e que continua a tentar fazer.

O seu clube nunca teve nem nunca terá qualquer respeito pelo FC Porto, por isso é meu inimigo e não meu adversário.

A conversa de ser clube português e assim, pode ser bem intencionada mas para mim não cola. Sabe porquê ? Porque a esmagadora maioria dos seus consócios ou simpatizantes vermelhos quase ejaculam quando o FC Porto perde, seja contra quem for.

Por isso, é apenas "olho por olho, dente por dente". E se o David não se enquadra nesse universo vermelho, pode-lhe ficar bem mas não muda em nada o que sinto.

José Rodrigues disse...

Mefistófeles, David Duarte

poupem os "cartuchos" na questão da solidariedade; vou publicar um artigo sobre isso logo à noite, continuamos a discussão lá. :-)

David Duarte disse...

Fico então à espera pelos artigo José Rodrigues.

Mefistofeles, comento aqui como comento regularmente num blog benfiquista e num blog portista, tudo isto porque pura e simplesmente gosto de falar de futebol e não necessariamente apenas com gente que à partida terà a mesma opinião que eu, ou parecida.

"A conversa de ser clube português e assim, pode ser bem intencionada mas para mim não cola. Sabe porquê ? Porque a esmagadora maioria dos seus consócios ou simpatizantes vermelhos quase ejaculam quando o FC Porto perde, seja contra quem for." Ora ai està, atitude idiota, na minha opinião. E sabe que mais? O maior idiota é aquele que imita outro idiota. Concorda comigo?

Jorge Mota disse...

Eu por acaso até quero saber do ranking (repare-se q podíamos ter ido à LC esta época se Portugal tivesse estado um bocadinho melhor em Maio de 2010...).

O ranking ao fim do ano conta para efeitos da epoca 2 anos a seguir

David,os pontos q o FCP fez nessa sua tabela foram maioritariamente conquistados na Liga Campeoes, n a ser goleado pelo olympi ou metalisticos na Uefa.Apesar de ser educado e civilizado (aqui pelo menos) n conte com a minha simpatia.O seu clube mete me NOJO-compensam 1 complexo de inferioridade absolutamente espectacular com 1a conduta pastosa sordida asquerosa vomitante.n encontro sequer palavras para exprimir o meu desprezo intelectual.

Qto aos soviets:

7ºC negativos e sintetico

NADA MAU!!!!!!!!!

Lol Night

Jorge Mota disse...

Tenho é pena que certos adeptos se esqueçam que é o futebol português que està em causa quando jogamos là fora e não apenas o FC Porto e o Benfica ou Braga ou Bombarralense e que assim desejam o mal dos outros. Trata-se de uma atitude bastante pequena e que existe na maioria dos adeptos de todos os clubes. Eu ca gritei golo ontem quando o Guarin marcou, como ja o tinha feito em 2003 e na meia final com o Corunha em 2004 com os golos do Derlei. Nas competições europeias não vejo o FC Porto a jogar, vejo uma equipa portuguesa.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Tem la no eterno b..(tenho visto as suas intervençoes) 1s coments q mereciam esse seu reparo.Va la dizer isso aqueles selvagens e ganhara meu respeito.Quer dizer,vem para aqui moralizar e la deixa a tropa debilitar como quer.??.not fair.

Mefistófeles disse...

"E sabe que mais? O maior idiota é aquele que imita outro idiota. Concorda comigo?".
David Duarte,

Em se tratando de idiotices, concordo. Em se tratando do que se trata, que é apenas um ódio doentio ao FC Porto e a uma inveja desmedida pelo seu sucesso, traduzida em acções pulhas e vis dos dirigentes do seu clube e suportada pelos seus adeptos, retribuo com o mesmo ódio. Não me sinto obrigado a suportar os alarves, simplesmente odeio-os também.

Guerra é guerra.Não queira aligeirar as coisas, tenho memória.

Paulo Marques disse...

David,

Isto não foi nada contra si em particular, mas ainda ontem estive a ouvir o subsidio-dependente a debitar queixinhas quando o ano passado não se queixou da pouca vergonha. A maior parte dos benfiquistas são iguais, queixam-se que não lhes marcaram 3 penalties no inicio da época mas nada dizem sobre as sucessivas agressões que protagonizam, ou que o FCP é ajudado quando com tanta dualidade de critérios que até contra o Pinhalnovense mal passávamos do meio-campo porque era logo a levar nas pernas.

Silver(io) disse...

e na meia final com o Corunha em 2004 com os golos do Derlei.
Ora mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo,e quando a isto se junta a saloice de um batoteiro galinha quese arma em santinho ,mas vem ver se goza fininho..vai te tratar pois quem marcou o unico golo dessa eliminatória que nos conduziu a mais uma CHAMPIONS foi o DECO.Salta é da ponte salazar.

David Duarte disse...

Silverio, não deve ter visto esse jogo na Corunha. Pesquise là um pouco antes de escrever para não lhe sair o tiro pela colatra.

David Duarte disse...

Jorge Mota, no blog que refere tem 3 artigos sobre a Liga Europa de ontem. Em nenhum deles existe uma referência que seja ao FC Porto, seja nos artigos seja nos comentàrios. Ao contrario de alguns aqui que fizeram logo referência ao Benfica e ao desejo de o ver fora da Europa.

O complexo de inferioridade manifesta-se de forma muito simples : na necessidade permanente de se comparar. Esta necessidade vejo-a mais nos adeptos portistas (muito sinceramente) que nos adeptos benfiquistas.

Jorge Mota disse...

Silverio Derlei Penalty

Tenho o relato do golo em espanhol

Lolada

David,
Complexo inferioridade??Necessidade de comparar??!!

Agita se a garrafa faz bolhinhas..tipico

Esta a perder o tino..

«Jorge Mota, no blog que refere tem 3 artigos sobre a Liga Europa de ontem. Em nenhum deles existe uma referência que seja ao FC Porto, seja nos artigos seja nos comentàrios. Ao contrario de alguns aqui que fizeram logo referência ao Benfica e ao desejo de o ver fora da Europa.»

N tem q ser nesses «3»

Mentira

Jorge Mota disse...

Fui obrigado a reler aquele lixo inusitado

David

Abra todos os posts abaixo daquele do video com a imagem cortada aquando da agressao Javi Agredia(quao conveniente)

-«guerra civil»
-«campeonatos fruta escutas putas»
-«em q e q os corruptos foram superiores este ano»

beca beca oin oinc

a cada 10 coments 9 sao a insultar meu clube.dentro do genero dessas 3 trampas ai acima

tem mto off topic pa fazer

EVANGELIZE

(«e 1 blog altissimamente civilizado»-ROFL)

Paulo Marques disse...

"O complexo de inferioridade manifesta-se de forma muito simples : na necessidade permanente de se comparar."

E o insulto, insinuações, calúnias, mentiras são o quê?
Veja aqui exemplos nos comentários, Duarte.
http://arrastao.org/2197629.html

É só festinhas e parabéns ao FCP!

David Duarte disse...

Jorge Mota, a discussão era sobre as equipas portuguesas na Liga Europa e sobre a "solidariedade existente ou não". Neste sentido falei dos três post sobre a Liga Europa onde, pelo menos ontem, nenhum benfiquista fez referência ao FC Porto e ao desejo de vê-los eliminados, ao contrario do que se passou aqui.

Jorge Mota, sobre a "civilidade", eles não são nem mais nem menos que os portistas. Verà igualmente aqui muitos com a mesma agressividade. Depois é uma questão de seleção. A mim, como me interessa dialogar, ignoro quem à partida não està interessado em fazê-lo e dirijo-me a quem de facto argumenta. A idiotice faz parte da natureza humana e não dos adeptos de um clube ou de outro.

Jorge Mota disse...

Jorge Mota, a discussão era sobre as equipas portuguesas na Liga Europa e sobre a "solidariedade existente ou não". Neste sentido falei dos três post sobre a Liga Europa onde, pelo menos ontem, nenhum benfiquista fez referência ao FC Porto e ao desejo de vê-los eliminados, ao contrario do que se passou aqui.

David:

Nesse blogue n vejo os users encarnados a responderem educada e reiteradamente a 1 user Portista(e o post n era sobre solidariedade Tuga).N sei se compreende a diferença.Veja o nivel da argumentaçao nesses posts q lhe falei.Duvido mto q estejamos perante pessoas na plena posse das suas faculdades.Como iluminista q e acho q era a sua obrigaçao chama los a razao.

David Duarte disse...

Teria tido o mesmo discurso que tive aqui se tivesse existido alguém a desejar a eliminação do FC Porto. Como tal não aconteceu, seria impertinente.

Jorge Mota disse...

TRETAS

O meu amigo n consegue perceber q isso so aconteceu aqui pq o jean paul sartre da amadora veio para 1 blogue do PORTISTAS armado em madre teresa??

A sua sorte e q os selvagens primitivos do norte sao pessoas incrivelmente distintas e educadas e se dao ao trabalho de respeitar suas opinioes e inclusivamente responder

Aviso o outra x para por essa sua impertinencia intelectual eugenista de parte pq assim «n vai a lado nenhum».Monta se a banca do peixe num apice.

Era so o q me faltava