sexta-feira, 11 de março de 2011

"Solidariedade" na Europa

As equipas portuguesas conseguiram ontem excelente resultados, o que - combinado com a má performance das equipas russas - leva a que seja basicamente certo que o 2o classificado da próxima época vá directamente à Liga dos Campeões e o 3o classificado à pré-eliminatória (ao assegurarmos o 6o lugar no ranking).

Ora um ponto de discussão que vem à baila com regularidade nas jornadas europeias é a "solidariedade" (ou falta dela) entre os adeptos dos diferentes clubes. Sobre isto disse um leitor (benfiquista) do RP o seguinte em comentário a um artigo anterior:

"Tenho é pena que certos adeptos se esqueçam que é o futebol português que està em causa quando jogamos là fora e não apenas o FC Porto e o Benfica ou Braga ou Bombarralense e que assim desejam o mal dos outros. Trata-se de uma atitude bastante pequena e que existe na maioria dos adeptos de todos os clubes."

O meu pensamento sobre isto é o seguinte: "atitude bastante pequena"? Balelas.

Antes de mais nada, ninguém tem qualquer obrigação de apoiar equipas portuguesas em geral, mesmo que se queira considerar patriótico: e isto porque o patriotismo mede-se se quiser com a selecção nacional, que representa o país (já os clubes representam-se 90% a si próprios).

Constato que isso não é só o meu ponto de vista, mas sim a realidade generalizada: em qualquer lado na Europa não vejo adeptos de clubes rivais a apoiarem-se uns aos outros nas competições europeias de clubes, mesmo que "cantem em uníssono" quando joga a selecção. É assim em Portugal, é assim em Itália, em Espanha, em Inglaterra, na Rússia ou na Polónia.

Sendo assim a atitude perante os outros clubes é acima de tudo em função do interesse próprio e das simpatias clubísticas, em geral. O que é perfeitamente normal.

No que me diz respeito e falando do interesse próprio, gosto que as equipas portuguesas façam pontos suficientes para aguentar Portugal no 6o lugar do ranking (já 4o, 5o ou 6o lugar vai dar exactamente ao mesmo). Assim terei assegurada (ou quase) a presença do FCP na LC mesmo que fiquemos em 2o ou 3o lugar no campeonato, o que nunca se sabe (vidé época passada).

Mas de preferência com a contribuição a vir do FCP e em menor medida dos outros clubes, que não o slb (e aqui entra a tal simpatia clubística). Bem, se o slb também contribuir com pontos não fico chateado, principalmente nas fases iniciais da prova (até porque ajuda a contribuir para algum desgaste e distração para o campeonato - e lá está o interesse próprio outra vez). Mas se não fico exactamente chateado que ganhem nestas fases iniciais da competição, também que ninguém me peça para os apoiar.... basicamente, a minha atitude nos jogos desta fase é basicamente de indiferença.

Já a partir de uns 1/4 final devo admitir sem qualquer problema (e não vejo qualquer razão para dizer isto minimamente envergonhado, pelas razões já apontadas e que seguem) que gosto que o slb perca. Se já quando ganham uma Taça da Liga ninguém os atura (media incluídos), o que dizer quando vão longe numa competição europeia...

Até porque como se costuma dizer, "quem não se sente não é filho de boa gente". Um clube cujos adeptos (media incluídos) tratam o meu clube da forma que tratam (e diga-se de passagem que não tiveram qualquer preocupação com a imagem do futebol português quando andaram a fazer queixinhas do FCP à UEFA), não me merece qualquer simpatia. O PSG a mim nunca me fez nenhum mal...

E já agora o sentimento é mais do que recíproco, já que nunca cheguei ao ponto de me embasbacar aos berros a puxar pelos adversários do slb na Europa (mesmo quando quero claramente que percam), enquanto por diversas vezes vi isso a acontecer com benfiquistas em jogos do FCP (estando eles ao meu lado), em que foram mais ferrenhos a apoiar o clube adversário do FCP do que os próprios adeptos do tal clube.

19 comentários:

rbn disse...

Favor repassar, afinal a montanha pariu um....coelho!!!!

Caros Portistas,

Seria demasiado fastidioso estarmos aqui nesta pequena nota introdutória, a explicar novamente todo o modus-operandi de como foi feita a detecção, selecção, acompanhamento e captura do «Coelho»… ou simplesmente, Marco Coelho, tão só, e até ao dia de hoje, um anónimo e amador humorista e ilusionista.

Se dúvidas existiam, que as havia naturalmente, de quem pudesse ter sido o autor moral da colocação das últimas 6 escutas do processo «Apito Dourado» no site Youtube, no já passado dia 02 de Outubro de 2010, se não o autor moral, no mínimo dos mínimos, intimamente conhecedor de quem o estava a fazer naquele momento, é nosso entendimento que elas ficaram completamente dissipadas através da perseguição que lhe movemos, bem como à sua própria sombra, mesmo que eliminando há posteriori os seus ditos e contos mais secretos, acabaria naturalmente por deixar rastos e vestígios da ilegalidade que cometeu, porque já diz o ditado popular, “Coelho de pouco pêlo e muito cú, tem medo”.

Daí que, e não pretendendo de todo estragar muito mais o efeito-surpesa que pretendemos dar à demasiada seriedade do assunto aqui em causa, deixamos-vos para leitura atenta e interpretação óbvia, o link logo abaixo para download:

DESCARREGA AQUI O FICHEIRO DO «COELHO» EM FORMATO .PDF
http://www.megaupload.com/?d=STOAS8M1
( digita a password 92Q4 para abrir o ficheiro )
Eis então que, depois destas provas claras, sobre quem cometeu a ilegalidade - ou foi o Coelho ou o Coelho sabe quem foi -, sim, porque tornar públicas escutas, sem o consentimento dos envolvidos, é crime, porque espera o Ministério Público para agir e acabar com estes desvarios...? Saudações Portistas, Pelo FCPorto, sempre!

PS - Após pesquisa no FACEBOOK do senhor MARCO COELHO dou de caras com um comentário da sua "amiga" LEONOR PINHÃO... nada mais nada menos que uma das responsáveis pelo livro de Carolina Salgado....Coincidência? Talvez não...
in FC Porto24.com

guedesnet disse...

eu quero sempre que o benfas perca, não sou vermelho, nem tão pouco hipocrita.
vivo na zona de lisboa e sei bem o que eles desejam ao FCP!!!

Roberto Tavares disse...

"No que me diz respeito e falando do interesse próprio, gosto que as equipas portuguesas façam pontos suficientes para aguentar Portugal no 6o lugar do ranking (já 4o, 5o ou 6o lugar vai dar exactamente ao mesmo). Assim terei assegurada (ou quase) a presença do FCP na LC mesmo que fiquemos em 2o ou 3o lugar no campeonato, o que nunca se sabe (vidé época passada)."

O que me irrita, é que foi graças ao porto que pela primeira vez conseguimos levar 3 equipas à LC, mas quando o FCP ficou em 3º tivemos que levar com uma eliminatória da Liga Europa, é por isso que tou-me pouco marimbando dos pontos, e do ranking, o Porto que seja sempre campeão e que fique no mínimo no 2º lugar, tá visto que andamos a pontuar na Europa para os outros(que quando vão la fora pouco ou nada fazem), ficaram com os lucros que o porto traz para o futebol português..

nexus disse...

Faz sentido sequer pensar em pedir a um adepto do Rangers para querer o bem europeu do Celtic?

Há algum pais onde esta solidariedade exista de facto? Deve haver, mas seguramente em nenhum pais verdadeiramente apaixonado pelo futebol.

Mário Silva disse...

Será que os benfiquistas festejaram o FCP ganhador da Taça UEFA e da Liga dos Campeões com o Mourinho?
Claro que não...

Gostei muito deste artigo :)

David Duarte disse...

Bom artigo José Rodrigues. Tenho perfeita consciência que a atitude que demonstra é de facto aquela que é mais generalizada, com argumentos legitimos que, alias, são os mesmos apresentados pela maioria dos benfiquistas. Não é a minha atitude e penso ter apresentado igualmente argumentos com os quais pode ou não concordar, mas que em todos os casos me parecem compreensiveis para qualquer pessoa que não apenas "sinta", mas que igualmente pense.

Apenas um ou dois pontos. O José Rodrigues diz que nas competições europeias o que està em causa é o clube, ja que para o patriotismo existe a selecção nacional. Mas depois faz a nuance, afirmando contudo a importância dos pontos para Portugal. As duas coisas existem, como alias o demonstra na sua argumentação. Depois é uma questão de prioridades. A minha prioridade é Portugal e é isto que me faz desejar o bem das equipas portuguesas (ja agora, sim Mario Silva, festejei a vitoria do FC Porto na Liga dos Campeões).

Outro ponto. O FC Porto é a equipa que tem dado mais pontos para Portugal. Mas os pontos que o Benfica tem dado nas ultimas 5 épocas também são bastante importantes.

Alias a diferença dos pontos entre as duas equipas não é assim tão grande. De meoria, o FC Porto contribuiu com 84 pontos nestas ultimas 5 épocas (sendo muitos deles não vitorias mas pela entrada directa na Liga dos Campeões). O Benfica contribuiu com 75 pontos. Agora não estou bem certo dos numeros, mas não fogem muito a isto. De qualquer das maneiras os numeros podem ser vistos no post que eu comentei e no quel levantei a questão da solidariedade.

Sobre o facto de ser assim em todos os paises, é-o naqueles onde as vitorias europeias são a regra e não a excepção. Quando à fartura podemos olhar para os nossos umbigos. Posso contdo afirmar que por exemplo em França a atitude generalizada dos adeptos e dos dirigentes não é essa, o dirigente do Marselha podendo desejar sem problemas sorte ao PSG (como alias aconteceu esta semana).

David Duarte disse...

Correção : FC Porto 86 pontos (14o lugar), Benfica 72 (20o lugar).

Fred disse...

"Se já quando ganham uma Taça da Liga ninguém os atura (media incluídos), o que dizer quando vão longe numa competição europeia..."

Das maiores verdades aqui escritas. Quando me perguntam porque não apoio o Benfica digo sempre isto e é a mais pura das verdades. O Benfica ganhou o campeonato passada na última jornada "rolo compressor" que era e este ano o Porto está a fazer um os melhores campeonatos de sempre e apenas se lia o número de vitórias seguidas do Benfica e o campeonato moral que eles reclamam.

rui disse...

True true...


ruibonga

Jorge Mota disse...

David,entao os pontos q o PORTO fez a mais q o b foram bonus entrada Champions??!!
Ok,entao..
Cada entrada da 2 pontos-Nos fomos 4 vezes-8pts,voces 1x-2pts.Ainda temos pontos a mais..resta nos a dificuldade dos jogos:Nos a jogar com Chelseas e voces com Bielorrusos e metaleiros.

Continuo a n perceber pq nos questiona se apoiamos seu clube ou n e n questiona os seus amigos sobre o inverso.Perplexidades.

Belo artigo

(rui gomes da silva levou uma lambada num restaurante do Porto-n e q n mereça,mas ta mal.esqueçam as bolas golf,o xistra,o vidro autocarro estilhaçado.durante 20 anos perdurara o real motivo da perda campeonato este ano pelo b:vice presidente b levou 1a galheta)

André Oliveira disse...

"Às 17.45h, não perca mais uma emissão em directo e em exclusivo de hóquei patins.
Limianos vs Fc Porto, só aqui no Porto Canal!"

David Duarte disse...

Jorge Mota a entrada na Liga dos campeões da 4 pontos e não 2 (confira là no site oficial da uefa). E eu não disse que a diferença pontual é devida exclusivamente à entrada na Champions (não meta palavras na minha boca que assim não vamos a lado nenhum) mas sobretudo. Faça là as contas com os numeros certos e não com os dois pontos e verà que assim é.

Depois, é um facto que os pontos obtidos pelo FC Porto o foram contra equipas de outro nivel. Eu não neguei isso, mas a ideia segundo a qual o Benfica pouco contribuiu para a posição actual de Portugal no ranking.

rui disse...

"Cada entrada da 2 pontos-Nos fomos 4 vezes-8pts,voces 1x-2pts.Ainda temos pontos a mais..resta nos a dificuldade dos jogos:Nos a jogar com Chelseas e voces com Bielorrusos e metaleiros.

Continuo a n perceber pq nos questiona se apoiamos seu clube ou n e n questiona os seus amigos sobre o inverso.Perplexidades."

Isso dos pontos bonus nao é bem assim...
Isso so começou a acontecer o ano passado...até aí nao havia bonus para ng, dando se casos em que o vencedor da taça uefa fazia muitos mais pontos que o vencedor da champions por exemplo, e muitos outros casos injustos como o sevilha ser cabeça de serie nas champios a frente do porto, fruto das duas vitorias na taça uefa nos anos anteriores...

por isso ate por ai se vê o nivel das prestaçoes do porto que mesmo sem bonus numa prova muitissimo mais dificil, conseguiu mesmo assim ter mais pontos que qq outra equipa portuguesa incluindo o benfica...tivesse o porto na taça uefa 2 ou 3 epocas consecutivas e tinha por esta altura amealhado pontos para ser cabeça de serie nas champions para os proximos anos...ao contrario de alguns...por isso kd me falam da proximidade do benfica ao porto fico é surpreendido como é que o benfica nao tem mais pontos que o ponto...so demonstra incompetencia internacional...





ruibonga

Mefistófeles disse...

"Bem, se o slb também contribuir com pontos não fico chateado, principalmente nas fases iniciais da prova ".

Pois eu fico. Gosto que eles vao com os porcos logo na primeira oportunidade.

Mefistófeles disse...

Ainda a proposito de "solidariedades"...leiam esta perola literaria, da autoria de um tal Antonio Varela no "Rascord" de hoje:

"
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, costuma gabar-se de estar alojado no Hotel Altis, na Rua Castilho, em Lisboa, e poder ir ao Gambrínus, na Rua das Portas de Santo Antão, jantar tranquilamente, fazendo ambos os trajetos a pé, sem que alguém o importune.

Depois da agressão de que foi alvo o vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, à porta do restaurante Shis, no Porto, é muito pouco provável que o líder portista possa assomar à porta do hotel, quanto mais ir pela baixa lisboeta abaixo em busca de bons petiscos.

Sabe-se como pessoas doentes têm tornado o futebol num lugar mal frequentado, uma coisa mal cheirosa, um caso cada vez mais da área das polícias. É pena."

Se isto nao um incitamento ao odio e a vendetta violenta, tendo como alvo o presidente do FCP, o que e entao ?

Por isso e que eu digo: solidari-queeee????

Antonio Silva disse...

Quando todos os benfiquistas que eu conheci em 1988 não deram o mérito devido ao Porto por ser campeão com 15 pontos de vantagem, quando a vitória valia 2 pontos, eu nunca mais tive uma leve simpatia pelo clube da punheta de bacalhau. Mais, diziam eles que esse campeonato dos 15 de vantagem foi ganho com árbitros. Nem a goleada por 3-0 na última jornada os convenceram.

Mas sobretudo depois desse clube asqueroso ter tentado tirar-nos da Champions em 2008 que eu quero que percam sempre, contra qualquer adversário.

Luís Negroni disse...

Por mim, o clube do regime ficava sempre nas fases de grupos. E se fosse possível ficar sempre nas pré eliminatórias, melhor ainda. Gostava muito que o PSG ganhasse em Paris por 1-0 com golo em fora de jogo de 2 metros e marcado com o braço.

Antonio Silva disse...

Uma mão de Vata é o que eles merecem.

José Rodrigues disse...

"Sobre o facto de ser assim em todos os paises, é-o naqueles onde as vitorias europeias são a regra e não a excepção."

Essa tirada só pode ter sido hipótese 100% teórica para aguentar o argumento... é q na prática não tem o MÍNIMO sustento.

A má vontade para com os rivais na Europa NÃO É MINIMAMENTE exclusivo dos países q têm clubes vencedores. Vê-se em Portugal, vê-se na Grécia (e como), vê-se na Turquia, na Holanda, na Polónia, na Ucrânia, na Rússia - e isto só para dar alguns exemplos de que tenho muito bom conhecimento de causa directamente (família, amigos, colegas, etc).

Nisto cada um é como é, tendo as suas motivações pessoais, e não há "certo" ou "errado": tanto me dá q amigos portistas desejem derrotas ou vitórias do slb na Europa, é lá com eles.

As únicas verdades q existem nesta discussão são as seguintes:

1) na Europa em geral a regra (i.e. atitude normal) é a falta de solidariedade clubística nos jogos europeus, e não a excepção.

2) ninguém pode falar em "falta de patriotismo" num assunto CLUBÍSTICO.