quarta-feira, 23 de março de 2011

Pedrada na hipocrisia


A violência em contexto desportivo, ou envolvendo agentes desportivos é, evidentemente, lamentável e condenável, sejam quais forem os antecedentes.

Contudo, em vez de discursos moralistas à posteriori, vindos de auto-proclamadas “virgens pudicas”, seria importante que se combatesse de forma séria as raízes desta violência, a qual começa no discurso dos “bons” e dos “maus” e termina no quase apartheid mediático a que o FC Porto e os seus adeptos são votados pela comunicação social do regime.

Sejamos claros. Enquanto…

… a comunicação social agir de forma vergonhosamente sectária, empolando as situações de violência de que são alvo indivíduos do slb e minimizando, ou mesmo ignorando, idênticas situações em que os alvos são azuis-e-brancos;

… houver ministros do governo português, que reagem prontamente e em tom grave aos incidentes em que os visados são do slb, mas mantêm um silêncio ensurdecedor quando os agredidos são do FC Porto;

… o presidente do slb continuar (in)conscientemente a atacar a Justiça e a pôr em causa as decisões dos tribunais, porque estes, vejam bem, tiveram o desplante de contrariar as “sábias” e “isentas” decisões do dr. Ricardo Costa na Liga de clubes;

… vice-presidentes do slb (como Sílvio Cervan e Rui Gomes da Silva) fizerem da sua participação em programas televisivos, ou jornais, espaços de fundamentalismo clubista e constantes provocações ao FC Porto;

… o director de comunicação do slb continuar a promover conferências de imprensa onde, entre outras “pérolas”, insinua que profissionais do FC Porto (no caso o treinador) estarão ligados a uma pretensa agressão a um dirigente do slb;

seguranças contratados pelo slb puderem, à vista de toda a gente, ameaçar ou agredir de forma impune, quer em aeroportos, quer no túnel ou relvado da Luz;

… a promiscuidade entre o slb e a comunicação social amiga for ao ponto de se fazerem reuniões para definição de estratégia, na qual participam jornalistas com responsabilidades em órgãos de comunicação social, que depois preparam primeiras páginas de jornais incendiárias;

… a Benfica TV continuar a produzir e emitir programas em que se vomita ódio contra o FC Porto e em que se chega ao ponto de conhecidos benfiquistas (António Pragal Colaço) anunciarem que “a retaliação já está programada”;

não tenhamos ilusões, a violência vai continuar e com tendência para ser cada vez mais grave.

P.S. Estou totalmente de acordo com o comunicado intitulado ‘Bem prega Frei Tomás’, publicado hoje no site oficial do FC Porto.

18 comentários:

Mefistófeles disse...

José Correia: sem tirar nem pôr !!!

Colocaste as coisas como elas efectivamente são !

Assino por baixo.

The Blue Factory of Dreams disse...

Mas isto é óbvio.
Tão óbvio que nem seria preciso referir.

Eles não querem acabar com violência nenhuma, eles promovem-a descaradamente, com total complacência de todos.

Liga de Clubes, Ministros, Comunicação Social, Polícia, todos sem excepção permitem tudo que seja feito por aqueles incendiários.

Tudo.

Já agora, já que o clube emite 2 bons comunicados via site oficial, quando alguém (que não o treinador, obviamente) vem dar a cara e a voz à indignação pela porcaria do castigo do Jesus nunca mais sair?

É que este paladino da paz e da não violência, que andou a distribuir murros, empurrões e insultos reincidentemente continua impune.

Ele e o seu clube, que façam o que fizerem, vivem num planeta à parte.

Onde não há leis, regras, justiça ou críticos.

BASTA!

http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

SevenSeven disse...

http://www.livestream.com/tvradiopico/video?clipId=pla_42865c0f-182a-4424-8d7e-6efac0dc590f&utm_source=lslibrary&utm_medium=ui-thumb isto sim interessa... grande noite para o porto... em 1,30 demos a reviravolta...

amazing !

SevenSeven disse...

Amazing..isto sim revela o poder do Porto...lutaram bravemente a a perder 3-1 a 1,30 miutos... ainda dao a volta :D

FORÇA PORTO... A MEU VER MERECE POST

Jorge Mota disse...

Esses palermas de merda

Ja n os posso ouvir

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
O seu comentário foi rejeitado por parte do seu conteúdo ser inaceitável.

Digo-lhe apenas o seguinte:

Não é verdade que Pinto da Costa tenha ganho TODOS os casos do processo Apito Dourado que foram analisados pela Justiça civil, devido às escutas não terem sido admitidas como meio de prova. Recomendo-lhe que se informe devidamente sobre este assunto.

Nenhuma das escutas que vieram a público, prova, nem de perto, nem de longe, que Pinto da Costa tenha estado envolvido em actos falseadores da competição. Aliás, em todos os jogos que foram investigados, provou-se não ter havido beneficio para o FC Porto.

Só mentes doentes, ou seriamente perturbadas, podem dizer que o FC Porto de Mourinho (épocas 2002/03 e 2003/04), que passeou classe pela Europa fora e venceu duas competições europeias, ganhou os campeonatos em Portugal por causa do "sistema".

Jorge Mota disse...

O Jose Correia ainda se da ao trabalho de responder a esses malcriadoes delirantes?

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
Mais do que às épocas de Mourinho, o meu post referia-se à década de 90. Quanto à qualidade da equipa de Mourinho, não se discute (era de longe a melhor a nível nacional e ganhou a champions, logo a nível internacional também o era); contudo, uma equipa com menos concorrência a nível nacional, poderá aproveitar para descansar nesta prova, concentrando-se nas europeias;

O Apito Dourado e as respectivas escutas incidem, precisamente, no período em que o Mourinho foi treinador do FC Porto e em que montou uma das melhores equipas de sempre do futebol português (seguramente a melhor das últimas décadas).

Seria interessante que os jornalistas que, agora, tanto elogiam o José Mourinho, lhe perguntassem se considera que ganhou dois campeonatos em Portugal à custa do "sistema".

Do que eu me lembro é do Mourinho se queixar de diversas arbitragens, incluindo uma célebre final da Taça de Portugal em Maio de 2004, precisamente contra o slb e que foi arbitrada pelo Lucilio Baptista.

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
Relativamente ao argumento dos jogos investigados, na minha opinião não procede: há uma promessa de prostitutas em troca de "x"

Isto é completamente falso. Volto a dizer-lhe para se informar melhor. Em nenhuma escuta há a negociação de uma arbitragem favorável em troca seja do que for.

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
as arbitragens dos jogos em causa foram analisados por (ex)árbitros; não havendo lances absolutamente escandalosos, tem alguma dúvida que opera o corporativismo da classe? é que o próximo lance a ser analisado podia ser um dos árbitros que servia agora como perito

Esta afirmação é um completo contra-senso. Sendo ex-árbitros, como é que poderiam vir a ser alvo de escutas?
Já agora, se não sabe, o trio de ex-árbitros seleccionados pelos Tribunais para analisar os jogos em questão, eram TODOS de Lisboa.

Pedro Malaquias disse...

@ José Correia:

1) Naturalmente que o processo incidiu relativamente sobre as épocas de Mourinho. Os restantes crimes já tinham prescrito.

Seria, de facto, interessante perguntar tal a Mourinho. Tal como seria importante esclarecer todos os contornos da saída do Mourinho (nomeadamente, as ameaças de que foi alvo).

2) Entendeu-me mal. O que eu digo é que alguém proporcionava prostituas a árbitros. Esse facto está assente? Sendo a resposta afirmativa, qual seria a contrapartida?

3) Novamente, interpretou-me mal. O que eu digo é que os (ex)árbtiros não iriam criticar a classe, por 1) serem corporativos 2) haveria a possibilidade de virem a ser analisados jogos dos mesmos (não eram ex-arbitros assim há tanto tempo).

Quanto a serem árbitros de Lx, é-me indiferente. Há bons e maus árbitros tanto em Lisboa como no Porto ou em qualquer parte do país.

Jorge Mota disse...

Ai ai..temos de levar estes arcanjos a passear pelo:

ELEFANTE BRANCO

N sei se têm visto os seguintes desportos:

-BASQUETEBOL
-HÓQUEI
-ANDEBOL
-FUTEBOL (juniores incluidos)

sla anda viciado em levar na boquinha

FRUTA POIS CLARO

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
Naturalmente que o processo incidiu relativamente sobre as épocas de Mourinho. Os restantes crimes já tinham prescrito.

Crimes? Quais crimes? De que é que está a falar? Quais são as provas que possui?

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
seria importante esclarecer todos os contornos da saída do Mourinho (nomeadamente, as ameaças de que foi alvo)

E o que é que isto tem a ver com o Apito Dourado? Nada!

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
alguém proporcionava prostituas a árbitros. Esse facto está assente? Sendo a resposta afirmativa, qual seria a contrapartida?

Volto-lhe a dizer: Pinto da Costa esteve sob escuta durante meses. Em nenhuma escuta há a negociação de uma arbitragem favorável em troca seja do que for.

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
os (ex)árbitros não iriam criticar a classe, por 1) serem corporativos 2) haveria a possibilidade de virem a ser analisados jogos dos mesmos (não eram ex-árbitros assim há tanto tempo)

Mais uma vez demonstra não saber do que está a falar. Dois dos ex-árbitros terminaram a carreira há cerca de 10 anos e o terceiro há mais de 20 anos!
Vítor Pereira (sócio do Sporting), terminou a carreira em 2002.
Jorge Coroado (sócio do Belenenses), terminou a carreira em 2001.
Adelino Antunes, terminou a carreira na década de 80 do século passado.

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
Quanto a serem árbitros de Lx, é-me indiferente. Há bons e maus árbitros tanto em Lisboa como no Porto ou em qualquer parte do país.

Eu imagino o que se diria se, em vez de serem TODOS de Lisboa, algum dos peritos em arbitragem que analisou os jogos fosse do Porto…
Quanto à competência, foram todos internacionais e dois deles – Vítor Pereira e Jorge Coroado – foram considerados os melhores da sua geração. Chega?

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
Este artigo é sobre declarações e atitudes incendiárias, propiciadoras de violência, e não sobre o Apito Dourado. Por isso, não irei prolongar a discussão sobre este assunto (nem publicar mais comentários sobre o mesmo).
Se quiser comentar artigos sobre o Apito Dourado, tem N artigos neste blogue que poderá ler (ver tag “Apito Dourado”).
Alguns que recomendo são os seguintes:

http://reflexaoportista.blogspot.com/2008/06/processos-sobre-o-benfica.html

http://reflexaoportista.blogspot.com/2010/01/mais-um-favorzinho.html

http://reflexaoportista.blogspot.com/2010/01/estou-fazer-isto-por-outro-lado.html

http://reflexaoportista.blogspot.com/2010/10/destas-escutas-nao-reza-historia.html

http://reflexaoportista.blogspot.com/2010/10/o-eugenio-queiros-deve-estar-doente.html