quinta-feira, 10 de março de 2011

Portistas esverdeados

Eu não quero deprimir mais os sportinguistas, mas assinalo que se calhar e com um bocado de azar, aquele golo do Rangers também pode ter colocado em causa o acesso do SCP à Liga dos Campeões em 2012-13 (ou pelo menos o acesso à pré-eliminatória). É o que se chama um autêntico «2 em 1» (tiros no pé).

Digo isto pq os russos estão 1 ponto atrás de nós no ranking provisório para o fim desta época. Estamos a lutar pelo 6o lugar (que como se sabe dá 2+1 em vez de 1+1 na Liga dos Campeões).


Ora se as equipas russas fizerem um total de 7 pts a mais do que FCP/slb/Braga no que resta de competição (com a vitória contar 2 e o empate 1) ... passam para a nossa frente.

Não é difícil imaginar que isso possa acontecer, até porque o Braga em princípio vai já «de vela». Se calhar basta que o CSKA (russos...) elimine o FCP... o que leva portanto a que seja de esperar que os sportinguistas racionais torçam pela vitória do FCP nos dois jogos.

14 comentários:

David Duarte disse...

José Rodrigues, os russos nunca conseguirão fazer 7 pontos a mais que os portugueses e isto porque as contas não são assim tão simples. Verdade que as vitorias são dois pontos e os empates um, o total de pontos cumulados a cada jornada europeia é dividido pelo numero de clubes inscritos do pais em causa nas provas europeias no inicio da época.

Por exemplo, se hoje Benfica, FC Porto e Braga ganharem fazem 6 pontos que depois são divididos por 5 (Benfica, Braga, FC Porto, Sporting e Maritimo). Ou seja somamos 1.20 se ganharmos os três jogos.

E depois não estou a ver o FC Porto perder contra os russos.

Zero disse...

Não apenas 7 pontos são na verdade uma distância virtualmente inultrapassável no que resta de época, como também estas pontuações são relevantes para a época de 2012/2013 (como lembra o próprio artigo. A próxima época é 2011/2012 e quem tem que se preocupar com este ranking é o terceiro classificado da próxima época... que pode muito bem não ser o Sporting (depende de quem ganhar as eleições lá).

David Duarte disse...

O Sporting encontra-se num momento muito importante na sua historia, o resultado destas eleições sendo determinante a médio prazo : ou o Sporting quer recuperar um estatuto que na verdade ja perdeu à muito tempo ou então afunda-se mais numa espiral que lhe pode ser fatal.

Não nos esqueçamos que o Sporting nos ultimos 30 anos apenas ganou 3 titulos nacionais! Não nos esqueçamos igualmente que ha muito que o Sporting vem perdendo adeptos e, mais do que isso, adeptos dispostos a ter uma influência sobre o clube (apenas 36.000 socios).

O Sporting tem algo que lhe da uma certa segurança : a sua formação. Mas hoje em dia é cada vez mais arriscado concentrar as suas forças neste ponto. Isto porque em coisa de 5 anos as coisas mudaram muito. As contratações de jovens pelos grandes europeus ja não se fazem quando estes têm 19 ou 20 anos, ou seja depois de ja terem jogado uma ou duas épocas nas equipas principais dos clubes formadores. Os grandes jogadores são hoje contratados com 16 e 17 anos (veja-se o que Arsenal, Barcelona ou ainda Manchester têm feito).

Isto tudo para dizer que penso que existe uma grande probabilidade que o terceiro lugar seja disputado nos proximos anos por 3 clubes (Braga, Sporting e Guimarães) onde o Sporting não é necessariamente favorito. Isto sabendo que Benfica E FC Porto estão a um nivel muito superior ao das restantes equipas em Portigal (todas as proporções guardadas, um pouco como Real Madrid e barcelona em Espanha).

José Rodrigues disse...

"A próxima época é 2011/2012 e quem tem que se preocupar com este ranking é o terceiro classificado da próxima época... "

Certo. Mas sem haver qq certeza parece-me q o candidato mais provável a esse 3o lugar na px época é o SCP, em condições normais. Até pode ser q fiquem pior classificados (como até quem sabe melhor), mas acho q à partida é o clube com maior probabilidade de acabar nessa posição.

José Rodrigues disse...

"Não apenas 7 pontos são na verdade uma distância virtualmente inultrapassável no que resta de época"

"o total de pontos cumulados a cada jornada europeia é dividido pelo numero de clubes inscritos do pais em causa nas provas europeias no inicio da época"

Eu sei isso muito bem (i.e. pontos a dividir por 5 no nosso caso e 6 no caso dos russos). Mas não me parece q a nossa vantagem seja de todo inultrapassável. Aqui fica um cenário hipotético em q isso acontece:

- Braga perde os 2 jogos com Liverpool
- FCP perde na Rússia e ganha no Porto, mas é eliminado por golos
- slb passa PSG com uma vitória e uma derrota
- Zenit ultrapassa Twente com um empate e uma vitória
- Spartak ultrapassa Ajax com uma vitória e uma derrota

Nos 1/4s final slb é eliminado com uma derrota e uma vitória; dos 3 russos passa o Zenit, com 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas entre eles.

Nas 1/2 finais o Zenit ganha um jogo e perde o outro, e é eliminado nos golos.

Pois muito bem, neste cenário os russos acumulam 14 pts e nós 6.

14/6= 2.3, e 6/5 = 1.2.

Ou seja, o suficiente para acabarem o ano à nossa frente. É este cenário muito pessimista? Não me parece.

Para concluir, eu estou confiante que o FCP ultrapassa o CSKA. Mas se não ultrapassar, Portugal fica em maus lençóis (não só por sermos eliminados mas TAMBÉM porque isso quer dizer q passou mais uma equipa russa).

David Duarte disse...

Estamos a especular José Rodrigues, até porque a probabilidade de termos 2 clubes nos quartos e a Russia apenas 1 (o Zénit) é também grande.

Apenas uma coisa. A qualificação para os quartos e para as meias finais dà igualmente 1 ponto de bonus por equipa qualificada.

Fernando B. disse...

José Rodrigues,
Bem podia no seu cenário não eliminar já o FCP !!! Trabalhei numa multinacional, e numa coisa eles estavam certos. Passo a citar.. " cuidado com as palavras, desgraça atrai desgraça, sucesso atrai sucesso !!! "

José Rodrigues disse...

"porque a probabilidade de termos 2 clubes nos quartos e a Russia apenas 1 (o Zénit) é também grande"

Não me parece q o slb tenha mais probabilidade de passar do q o Spartak contra o Ajax, sinceramente. Acho q o Spartak é favorito (ainda q não por muito). Isto já presumindo q o FCP elimina o CSKA.

José Rodrigues disse...

FernandoB,

LOL

Não sou supersticioso e portanto não é por falar num cenário hipotético q ache q vou diminuir 0,00000000001% q seja a probabilidade do FCP ultrapassar o CSKA. :-)

De qq forma trouxe esse cenário hipotético à baila apenas para reforçar o ponto de q os lagartos, vimaranenses e bracarenses deste mundo devem apoiar o FCP nesta eliminatória sem quaisquer reservas (isto se forem racionais, claro).

rbn disse...

Caros amigos, alguém pode me indicar um site ou blog onde se possa ler a crônica de hoje, 10 de março, (se é que se pode chamar por este nome) do(a) leonor pinhão?

É que estou curiosíssimo em saber qual a "opinião" dele(a) a respeito da 22ª jornada, das estrelas, de jagunços, enfim...:-)

Se não for incomodo nem der muito trabalho, é claro.

meirelesportuense disse...

Bom, a discussão está ultrapassada, o Porto ganhou em Moscovo mas só acertou de verdade na 2ª parte...Até aí estivemos muito hesitantes na forma como abordávamos os lances de ataque dos Russos, isso ficou demonstrado pelas inúmeras situações de antecipação do ataque russo sobre especialmente os médios portugueses...Na 2ª parte a equipa do Porto acertou e ao marcar o golo abriu completamente as portas da próxima eliminatória...Falaram muito na TV da falta de condição física do CSKA mas se ela existe mesmo até ao intervalo não se notou nada...

meirelesportuense disse...

E outra coisa, o Braga ganhou ao temível Liverpool.

José Rodrigues disse...

Bem, agora a questão é capaz de ter ficado mesmo arrumada. Já são 2 pts de avanço sobre os russos, e o Zenit surpreendentemente parece estar de saída da competição.

Assinale-se também os resultados surpreendentes do Man City e do Braga.

Jorge Mota disse...

Portugal neste momento tem 13 pontos.

Na Liga Europa quem passar 1/4s bonifica 2 pts.Champs ta sempre a bonificar desde inicio(claro q adversarios sao mais dificeis).

Cada ponto q Pt faça e a dividir por 5 e n por 6 como Russia e Ukr.

O q interessa sao os pontos ao final do ano.os q vao ser cortados entram para o inicio do ano a seguir-q contara para 2 anos depois.

O maximo q ja fizemos ate hoje foi 10,...

Sei q post n esta actual e sei q isto esta tudo muito meloso para Portugal

POOOOOOORRRRRRRRRTTTTTTTTTTOOOOOOOO

3 russas 3 vitorias 0 golos sofridos