sábado, 5 de março de 2011

Vitória fez sofrer os dragões


Este FC Porto sem Hulk não é a mesma coisa. Falta o melhor marcador do campeonato, mas falta também um dos maiores assistentes (para golo), o maior rematador da equipa e um jogador que mói e desgasta enormemente as defesas contrárias.
E se a esta ausência juntarmos as de Belluschi (irreconhecível no jogo de hoje) e de Varela (mais uma vez completamente inconsequente), percebe-se a dificuldade que os dragões tiveram em chegar ao golo.

Na 2ª parte viu-se mais Porto, pressionando melhor e com uma intensidade de jogo que desmente o pretenso desgaste físico que alguns jornalistas viram há umas semanas.

André Villas Boas foi, mais uma vez, feliz nas substituições. Quer Guarín, quer Rodriguez, entraram bem no jogo e ambos tiveram um rendimento muito superior ao dos companheiros de equipa que substituíram, Belluschi e Varela, respectivamente.

A "jogada colombiana" do 1º golo encheu-me as medidas. Excelente a visão e passe de James; fantástica a desmarcação e remate letal de El Tigre.

Apesar da ausência de Otamendi (não percebi o porquê da titularidade do Maicon), a equipa voltou a demonstrar uma grande consistência defensiva. Não me lembro de uma oportunidade de golo flagrante do Guimarães e, se não estou em erro, na 2ª parte os vimaranenses não efectuaram um único remate à baliza.

P.S. Que diferença entre este Vitória de Guimarães, principalmente na 1ª parte, e a equipa abúlica e totalmente passiva que há pouco tempo visitou o estádio da Luz.

18 comentários:

José Rodrigues disse...

Mais uma vitoria rumo ao titulo e uma boa exibicao no computo geral. O Guimaraes joga bem 'a bola, nao sao nenhuns marrecos (mas com um bocadinho mais de pontaria podiamos ter resolvido o jogo muito mais cedo).

A Pereira: o homem do jogo, muito simplesmente. O Palito esta' em excelente forma, q falta q ele fazia.

Estou relativamente optimista para Moscovo.

Mário Faria disse...

Foi um jogo fatigante. Até para mim que estava na bancada. Foi um jogo entretido, intenso e difícil. O FCP venceu bem. Obviamente que não tinha quem esticasse o jogo, salvo o Álvaro, e Beluschi não esteve bem. Acontece.
De resto, e apesar de algumas fragilidades, ganhamos à campeão. Foi muito parecido com o que ocorreu na semana passada, com Hulk.
CR, hoje entrou muito bem: precisamos dele a este nível, já que as nossa opções fiáveis para formar o trio da frente não são muitas.
Foi gostoso. Sinto-me feliz.

meirelesportuense disse...

Concordo com a surpresa que foi a ausência do Otamendi, Maicon está com muito receio de errar e isso é o primeiro passo para o poder fazer, empatava muito a bola...Falcao e CRodriguez que foi fundamental para alegrar o jogo e quebrar a espinha ao Guimarães, foram os heróis do jogo...Assim como Guarin...Guimarães que rematou uma única vez no jogo aos 2/3 minutos...

Mario disse...

Hoje foi custoso, pra começar estava uma corrente de ar do caraças, que frio. ehehe Depois demos 45 minutos de ... nada. O que valeu é que deu logo pra ver no recomeço de bola que a equipa vinha com outra motivação pra segunda parte. Grande jogo do nosso Álvaro, deem-lhe a bola que ele galga logo meio campo com ela, incrivel. Um granda Bahahaha pró Manuel Machado e pra todos os outros que vão fazer eco dos cartões amarelos. Pra começar disse que o Porto não teve nenhum... errado, o Rolando levou com um ao inicio só pra gozar, e depois, qual dos 7 foi errado ? isso ninguém pergunta ? Grande Porto, rumo a mais um título. Palavra final pra nossa grande equipa de hoquéi, eles são mesmo grandes, hoje o nosso pavilhão foi pequeno pra quem quis ir. Ontem ao almoço já não consegui bilhete.

meirelesportuense disse...

E claro que sim -José Rodrigues- o Álvaro Pereira, que entrega absoluta ao desafio do primeiro ao último minuto...Excelente.

Fernando B. disse...

CR + Guarin merecem mais atenção. Precisamos deles, e acho que têm sido um pouco injustiçados... Alvaro fantástico, Helton muito bem, mesmo com pouco trabalho, e Beluschi, que eu tanto admiro, apagado... ou será sono ? Tem um bébé de dias em casa, e não houve estágio, dormiram em casa. Será ?

rbn disse...

Comecemos pelas más notícias.

Belluschi:irreconhecível, errou praticamente todos os passes.

Varela: fez o 5º jogo medíocre consecutivo, com a mesma displicência.Como a sua média é de 1 jogo excelente para 5 ou 6 exibições medíocres, em Moscovo ou em Portimão ele deverá fazer um grande jogo.


Maicon:não é má notícia, mas o único atraso de bola que fez para o Helton no comecinho do jogo deu calafrio.Depois, esteve muito seguro.

Fucile: muito abaixo do que nos habituou.

Os 45 minutos de avanço que o FCP tem dado aos adversários estão um pouco preocupantes.

Boas notícias.

AVB: leu muito bem o jogo, e mudou a equipa na hora certa, tirando os 2 inoperantes por 2 produtivos, Guarin e Cebola.

Palito: o de sempre(e eu que no começo da época o criticava devido à aquela avenida no lado esquerdo), a atacar e a defender.

O resto da equipa na 2ª parte esteve em excelente nível, mais 3 pontos na algibeira e mais pressão em cima dos galinholas.

Nuno Nunes disse...

Incrível a forma como os bastardos vieram ao Dragão com o autocarro na defesa. Perdendo, M. Machado justifica-se com o elevado nº de cartões exibidos. Ridículo e com aquela irritante verborreia do costume.

Vitória muito importante. A contagem decrescente já começou e os lampiões mais tarde ou mais cedo vão ceder à pressão.

Pedro disse...

Grande, grande 2ª parte. Melhor atitude, mais garra, mais pressão. Até o Fucile da 2ª parte me encheu as medidas.

Há 3 aspectos que começam a ser demasiado evidentes nesta equipa.

1- Guarin tem de ser titular.
2- A.Pereira é um jogador a manter a todo o custo.
3- A solução táctica de colocar Varela e Falcão com James atrás, nuam especie de losango no meio campo parece dar ao Porto mais poder de fogo, e mais qualidade de jogo. E para isso são precisos 2 laterais mais ofensivos. Alvaro e Fucile.

Ricardo Goucha disse...

Pelo segundo jogo consecutivo podemos dizer que a vitória foi desenhada no banco. Não só as alterações trouxeram mais intensidade à pressão portista, como os jogadores que entraram estiveram em bom plano.

miguel.ca disse...

Penso que a inclusao do Maicon em vez do Nico tem a ver com a altura dos avancados do Vitoria. Os gajos tem umas torres jeitosas.

José Rodrigues disse...

Parece-me q o pessoal está a exagerar imenso ao falar no impacto das substituições.

O momento do jogo foi o 1o golo (naturalmente), q fez a estratégia do Guimarães ruir como um castelo de cartas. A partir daí foi muitíssimo mais fácil (como é costume em geral, aliás - já em Olhão foi a mesma coisa), pq o adversario é obrigado a "abrir" e isso é fatal com o FCP (esteja quem estiver em campo do nosso lado).

Ora:

1) Cebola tinha acabado de entrar qdo marcámos, e Guarin tinha entrado apenas 10min antes.

2) Nem um nem outro desempenhou qualquer papel nesse 1o golo

Fernando B. disse...

José Rodrigues,
Desculpe lá, por uma vez estamos em desacordo... As substituições dão ou não resultado independentemente de quem mete a bola na baliza !!! Tirar Belushi, ontem e Varela no ultimo mês, em todos os jogos, é (quase) elementar... AVB não quer entrar com Guarin de inicio...penso que não quer associar isso com " defender, defender" "ter medo"... veremos o jogo de Moscovo. Força FCP !

José Rodrigues disse...

FernandoB,

eu não estou a dizer que o AVB não devia ter tirado o Belluschi. Pelo contrário, acho que fez bem porque de facto o Belluschi estava a fazer um mau jogo.

Digo apenas que não me parece que tenha sido por causa dessa substituição (10mins antes do 1o golo) que tenhamos ganho o jogo (e já nem falo do Cebola, porque entrou mesmo antes do golo e sem que tenha participado nele).

José Rodrigues disse...

Ah,um pormenor: estivemos regra geral bem nas bolas paradas, tendo criando algumas ocasioes de golo desse modo.

Os livres e cantos foram bem marcados, faltou 'apenas' um bocadinho mais de engenho na finalizacao. A continuar assim e' uma questao de tempo ate' marcarmos varios golos.

Daniel Gonçalves disse...

José Rodrigues disse:"estivemos regra geral bem nas bolas paradas, tendo criando algumas ocasioes de golo desse modo....faltou 'apenas' um bocadinho mais de engenho na finalizacao."

Sim concordo, o Maicon falhou uma cabeçada na bola, ainda na 1ª parte, que teria dado o 1º golo e outra tranquilidade, só é pena é que à 22º jornada ainda andamos a "melhorar" os lances de bola parada quando tal já devia estar rotinado desde o início da época.

Gonçalo Verdasca disse...

A entrada do Guarin trouxe ao meio campo muito mais poder fisico que estava a ser necessário. O problema daquele 4-5-1 do Manuel Machado estava mesmo no meio campo, já que o vitória estava a ser capaz de neutralizar os movimentos ofensivos Portistas. Com a entrada do Guarin começamos a perder menos bolas, e foi a partir dai que construimos as melhores oportunidades.
Fui muito critico de AVB quando o Fernando regressou de lesão e voltou à equipa, atirando um Guarin em excelente forma para o banco. Agora dou-lhe razão, no entanto acho que neste momento o Belluschi precisa do banco e o Guarin de jogar. Mas deixo isso para o treinador decidir, ninguem melhor..22 jogos e 2 empates dão-lhe muito crédito.

Outra conclusão a retirar deste jogo é sobretudo que o James faz muito melhor o papel de medio ofensivo, jogando atrás de dois pontas do que nas alas.

José Correia disse...

«Num jogo em que não havia Hulk e onde o adversário preferiu sempre resguardar a baliza em vez de se atrever a discutir, o FC Porto teve uma vez mais em Falcão o homem que resolve. E se não o fez de forma fácil, fê-lo de forma incrível, fazendo esquecer a ausência do melhor jogador da Liga esta época. 16 golos nos últimos 16 jogos pelos dragões são números impressionantes que trazem cada vez mais confiança às hostes portistas, com um único objetivo na mente: recuperar o título nacional. Na ronda em que este passa pelo Minho, o dragão volta a estar na frente. Com mais uma exibição segura, com mais uma vitória clara e sem casos, com o regresso do ponta-de-lança colombiano e de Alvaro Pereira, que trazem outra classe à equipa de Villas-Boas, o dragão está mais forte. E as jornadas vão passando.»
Bernardo Ribeiro
in record.pt