
Manuel Machado
Em 26 Outubro de 2009, após um slb x Nacional em que foi provocado por Jorge Jesus, Manuel Machado proferiu uma das frases mais famosas do futebol português: "Um vintém é um vintém, um cretino é um cretino. São coisas que, por mais capas que se façam, não mudam de ano para ano, são valores absolutos".
Eu até simpatizo com o homem do pau de marmeleiro, mas no final do jogo de Sábado o treinador do Vitória minhoto parecia estar com a febre amarela, tão disparatadas foram as suas declarações. A começar pela contabilidade errada dos cartões, quer os mostrados aos jogadores da sua equipa, quer aos do FC Porto.
O Guimarães perdeu, e bem, e não tendo os golos do FC Porto sido marcados com o braço, ou em fora-de-jogo, o treinador lá arranjou como desculpa o critério disciplinar do árbitro.
7': Jorge Ribeiro e Rolando foram admoestados com um cartão amarelo, devido a um desentendimento.
45': João Ribeiro viu o cartão amarelo, por afastar a bola para longe com o jogo parado.
65': Rafael viu o cartão amarelo, por abalroar Álvaro Pereira no momento em que este tentava rematar à baliza.
73': Alex viu o cartão amarelo, devido a uma falta dura perto da área.
80': João Alves viu o cartão amarelo, por ter derrubado Cristian Rodríguez à entrada da área.
83': N'Diaye viu o 1º cartão amarelo, devido a uma falta à entrada da área.
87': N'Diaye viu o 2º cartão amarelo, por intersectar um cruzamento de Rodríguez com o braço esquerdo.
Em concreto, qual dos amarelos foi mal mostrado? Estranho que nenhum jornalista se tenha lembrado de colocar esta questão ao treinador do Vitória de Guimarães.

Quanto à inibição dos jogadores vimaranenses na segunda parte, de que fala Manuel Machado? O que toda a gente pôde ver foi uma equipa dura e muito agressiva (bem diferente da macieza que exibiu no estádio da Luz), que até ao fim não olhou a meios para parar o ataque do FC Porto. Aliás, a maior parte dos amarelos mostrados a jogadores do Guimarães foram nos últimos minutos de jogo.
Mais. Na primeira hora de jogo só dois jogadores do Guimarães viram o cartão amarelo. Ficaram inibidos? Não se notou, particularmente no caso do Jorge Ribeiro. Além disso, ambos foram substituídos na segunda parte. Devem ter ficado inibidos... no banco!
Não sei qual é a cura para a febre amarela, mas para a azia sugiro Rennie...
Fotos: Estela Silva/LUSA, www.fotosdacurva.com
5 comentários:
Com efeito, Manuel Machado, escolheu mal o jogo do Dragão para "despejar" as queixas que porventura o incomodavam por erros de arbitragem que anteriormente a sua equipa teria sido vítima. Bem vistas as coisas, Jorge Sousa terá sido até bastante condescendente para os jogadores vitorianos e a marcação de uma falta a Guarin (inexistente) junto à área do Porto, já com a partida a chegar ao fim e quando este se aprestava para iniciar um rápido contra-ataque, é uma prova de que não foi por falta de ajuda do árbitro que o Guimarães saíu derrotado do Dragão.
Claro que o Machado teve um fim de semana dificil, muito dificil... Ele detesta o "jasus", como é publico, só que o clube patrão dele, adora o 5lb, e estão à espera que os ponham na liga Europa! Como se diz em Portugal, é complicado... olá se é !!!
Boa tarde.
Só uma correcção ao artigo. O João Ribeiro levou amarelo na sequência da falta duríssima que fez ao João Moutinho (é verdade que pela falta não levou nada). O facto de ele ter crescido ao jogador do Porto foi o que levou o Rolando a meter-se e a levarem os 2 o cartão amarelo.
Mais uma vez o pasquim da Travessa da Queimada apresenta uma 1ª página lamentável considerando o árbitro como responsável pela derrota do seu clube em Braga.
Esperemos que mantenham esta forma de estar pois será sinal de que continuaremos a vencer e conquistar títulos.
Quem estiver atento, não fica admirado com estes comentários.
São recorrentes, sempre que o senhor se cruza com o Porto. Deve ser paixão não correspondida...
Um dia destes, dá-me a pachorra de pesquisar as declarações da prima dona após todos os jogos, e depois não ficam dúvidas do porquê destas.
O que me condiciona é saber se ele vale a pena o trabalho!
Enviar um comentário