segunda-feira, 14 de março de 2011

Os milagres de Domingos


Braga x slb, época 2009/10. A defesa do Braga foi constituída pelos seguintes jogadores: Eduardo, João Pereira, Moisés, André Leone, Evaldo.

Braga x slb, época 2010/11. A defesa do Braga foi constituída pelos seguintes jogadores: Artur Moraes, Miguel Garcia, Rodríguez, Kaká, Sílvio.


Na época passada, o Braga tinha no seu plantel o guarda-redes Eduardo e os defesas-laterais João Pereira e Evaldo, todos entretanto transferidos para clubes de outra dimensão e com outras posses (Génova e Sporting). Tendo também saído o defesa-central Leone, Domingos viu-se a braços com a necessidade de refazer toda a defesa bracarense, aquele que era o ponto mais forte da equipa.

Mas os azares começaram logo na pré-temporada. Quim, o guarda-redes dispensado por Jorge Jesus e contratado para colmatar a saída do Nº1 da Selecção, sofreu uma lesão gravíssima que o arrumou para a época toda.

Chegados ao período de transferências de Janeiro, uma nova sangria na equipa, com a saída de mais quatro titulares: Filipe (o guarda-redes que tinha sido emprestado voltou ao Brasil), o defesa-central Moisés, o médio Luís Aguiar e o avançado Mateus.

Como se tudo isto não bastasse, o plantel do Braga tem sido assolado por uma vaga de lesões, à qual escaparam pouquíssimos dos habituais titulares.

Por tudo isto, a que acresce o facto desta época não estar concentrado apenas numa competição, o desempenho do Braga no campeonato tem sido sofrível e, naturalmente, muito abaixo da pontuação recorde da época passada.

Mas se a nível interno tem havido algumas desilusões (embora o Braga continue na luta por um lugar europeu), o percurso nas competições europeias tem roçado o brilhantismo.
Eliminar o Celtic e o Sevilha nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões; calhar num grupo difícil, com Shakhtar e Arsenal, e alcançar três vitórias (num grupo bem mais fácil o slb só obteve duas); e estar agora a disputar com o Liverpool o acesso aos quartos-de-final da Liga Europa, é obra!

Integrando e valorizando jogadores contratados na loja dos 300, ou dispensados por outros clubes, Domingos tem feito verdadeiros milagres, ganhando a clubes cujo orçamento chega a ser 1000% superior ao do Braga.
Na última semana, com uma equipa remendada, pôs fim ao ciclo de vitórias dos encarnados de Lisboa e derrotou também os reds de Liverpool (que três dias antes tinham vencido o Manchester United).

Parabéns Domingos!

P.S.1 Quem parece não estar satisfeito é o presidente do Braga, António Salvador, que segundo consta se prepara para dispensar o Domingos no final da época. Irá contratar o Mourinho?...

P.S.2 "Pergunto antes qual é a pessoa normal que não reconheça qualidade a Domingos Paciência? Basta ver os últimos jogos do Braga.", Bruno Carvalho (candidato a presidente do Sporting)

8 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

Brilhante post, caro José Correia, mais um.

Domingos tem feito um percurso a todos os níveis notável. É preciso não esquecer que chegou a Braga sobre brasas, colocaram-lhe imediatamente pressão de todos os lados, mesmo tudo o que foi conseguindo... quiseram roubar-lhe todos os méritos e atribuí-los a um papa-chicletes lá de baixo.

Mesmo contra a equipa "mais fantástica de todo o universo", levada ao colo por todos e mais alguns, Domingos só perdeu a Liga na última jornada.

Vai para a Champions, deixa pelo caminho uma equipa que tem o triplo do orçamento do FC Porto, faz um percurso fantástico e ainda discutiu o apuramento para os oitavos. Está na Liga Europa e bate o Liverpool que havia espetado 3 ao Man Utd dias antes.

Salvador e as lesões causaram-lhe grande razia no plantel. Que ninguém levou em conta. Tal qual como lhe tentam ignorar todos os méritos.

Salvador só pode estar doido de o quer "despachar", tal qual Domingos só pode estar doido se equaciona sequer ir para o cemitério de Alvalade, pois lá ninguém gosta dele como ninguém gostava de Mourinho ou Villas-Boas.

Eles são bons demais e ganham demasiado para treinadores tão "pequenos".

O Domingos merece todos os elogios pelo que tem feito, espero vê-lo um dia no FC Porto, que não me faça é a desfeita de ir parar à segunda-circular. Já me causou o susto enquanto jogador, espero que não o faça agora, seria "traumático".

E mau para ele, também, a todos os níveis.

Grande abraço!

http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

Daniel Gonçalves disse...

The Blue Dreams disse:"O Domingos merece todos os elogios pelo que tem feito, espero vê-lo um dia no FC Porto, que não me faça é a desfeita de ir parar à segunda-circular"
Descansem que, na minha opinião, o Domingos não irá para esses lados porque eles possuem uma sobranceria e uma arrogância não desejando contratar um treinador que simboliza os valores do FC Porto.

José Correia disse...

Há uma página no facebook - O Domingos é o Meu Treinador - criada por adeptos do Braga, como forma de pressão para que António Salvador renove com o Domingos.

Luís Negroni disse...

Domingos Paciência, o melhor treinador de sempre do SCB, de muito longe. Contra factos, não há argumentos.

Fred disse...

Acho uma tremenda injustiça para com o Domingos colocarem sequer em causa a sua continuação!

Roberto Tavares disse...

Falando, da jornada(23º) da liga deste fim de semana, reparamos que, foi o 2º fim de semana sem sal de 2011.. :D

Esperemos um vitória logo à noite, de preferência por 2 golos. ou mais...

Dragões Azuis disse...

http://milfotos.org/images/b673ae6bb93786c82f5e2e8d8c44ae3e.jpg

http://www.facebook.com/movimentoreserbar | http://dazuis.blogspot.com/

meirelesportuense disse...

O Domingos tem vindo a demonstrar uma maturidade muito grande, será uma excelente alternativa para qualquer grande Clube.
Eu espero que ele vá crescendo cada vez mais e se vá desenvolvendo como condutor de homens...Depois, terá as portas escancaradas.