sexta-feira, 17 de junho de 2011

O FC Porto é grande!


"Sou a favor da identidade. Se o FC Porto está em Portugal, devia jogar com portugueses, em vez de comprar jogadores de outros países. Não gostei da influência sul-americana na final. Creio que os jogadores jovens do Brasil e da Argentina estariam melhor jogando no seu próprio campeonato."
Michel Platini


Quantos sul-americanos faziam parte do onze inicial do Inter Milão na final da Liga dos Campeões 2009/10?
Pelas minhas contas (ver foto em cima) foram "só" sete!
E italianos?
Ora deixa cá ver... zero?!!
Pois...

E quantos ingleses havia no onze inicial do Manchester United na final da Liga dos Campeões 2010/11?
Por acaso, tantos como portugueses no onze azul-e-branco de Dublin: três (Ferdinand, Carrick, Rooney)!

E, já agora, com quantos ingleses costuma alinhar o Arsenal?
Zero?
E, senhor Platini, a enorme legião de franceses dos gunners (treinador incluído) estaria melhor a jogar no seu próprio campeonato?

Mas eu compreendo que o presidente da UEFA fale do FC Porto. Ao fim e ao cabo, quem é que se ia preocupar com o número de estrangeiros de clubes pequenos como o Inter e o Man United?...

11 comentários:

S.G.S. disse...

isto só vem revelar o carácter do senhor Platini. Mais propriamente a falta dele. E como se dá o caso de ser francês, com a costumada sobranceria e estupidez, estão criadas as condições para termos um idiota topo de gama, com algo de mal resolvido...

Tiago Burmester Baptista disse...

Não menosprezar a forma como a questão foi colocada. Tal como a historia da batota, que so passou nas tv de Portugal, é importante lembrar como as respostas sao manipuladas, e posteriormente passadas na tv dando uma ideia errada de uma intervenção.

Daniel Gonçalves disse...

Mesmo considerando que Platini tem "dois pesos e duas medidas" na análise/comparação do FC Porto com outras equipas europeias, já que a recente "crítica" que ele dirigiu ao nosso clube não a faz a outras equipas na mesma situação, como referiu o José Correia. Agora a direcção de informação da RTP deturpou e exagerou a crítica de Platini ao FC Porto, as palavras dele foram "preferia que o FC Porto utilizasse jogadores da região do Porto", e os jornalistas da RTP a noticiar uma crítica de Platini pelo facto do FCP de Villas Boas ser uma "marioneta" de influências - sabe-se lá se políticas, económicas, sociais ou ideológicas - sul-americanas. De facto existe - e esta é real em oposição à sul americana no FCP - uma influência, se não mesmo uma conjura, do SLB na direcção de informação do canal pago pelo Erário Público, que supostamente deveria manter imparcialidade, isenção e rigor na apresentação das notícias, mas na verdade está pronta para apresentar as notícias de uma forma que manche a respeitabilidade e reputação do FC Porto. O palhaçito do Carlos Daniel e outros que não aparecem no ecrã estão, na sombra dos bastidores, a fabricar e deturpar notícias contra o FC Porto.

Alexandre Burmester disse...

É mais fácil ao Platini criticar um clube como o nosso que criticar algum colosso. Isto basicamente revela o estofo do típico francês corporativista, dirigista, regulador e "europeísta".

José Correia disse...

«Depois de ter posto a carroça à frente dos bois aquando das sequelas do Apito Final, o presidente da UEFA veio agora criticar o FC Porto, que não o Sp. Braga, pelo facto de a equipa portuguesa ter muitos estrangeiros.

O presidente da UEFA desconhece as leis comunitárias e também tudo o que tem sido feito, em termos legislativos, no sentido da globalização. Demonstra não apenas desconhecimento mas também xenofobia. Esquecendo-se que a sua selecção entra em campo com muitos franceses da Guiana, do Senegal e da Argélia, entre outros.

O futebol tornou-se há muito tempo um negócio global e todos conhecem as debilidades do nosso mercado. Os nossos melhores jogadores tão depressa se destacam nas nossas equipas como logo são arrebanhados por clubes estrangeiros com maior potencial económico. Deste modo, mesmo os grandes clubes vêem-se obrigados a recorrer a mercados não diria secundários mas mais acessíveis, tentando aí captar valores potenciais que depois valorizam e tornam em mais valias. É o que tem feito o FC Porto com grande sabedoria e eficácia.

Era isto que o sr. Michel devia dizer mas provavelmente continua a emprenhar pelos ouvidos, escutando os queixumes dos seus amigos portugueses ressabiados com as conquistas do tal FC Porto que acaba de ganhar a Liga Europa nas barbas do antigo n.º10 da Juventus.

Mas, enfim, com as diatribes do senhor Platini pode bem o FC Porto e Pinto da Costa. Penso mesmo que estas suas palavras apenas servem como estímulo para um clube que nasceu para ganhar e que tem sido a grande pedrada no charco do futebol europeu.

Os portugueses, independentemente das suas preferências clubísticas, deviam também reconhecer isto.

Pela parte que me toca, tiro o chapéu à política desportiva dos dragões. Quanto a Platini, as melhoras para a azia.»
Eugénio Queirós
in record.pt

rbn disse...

Se os desejos do michel fossem atendidos, e todos os estrangeiros voltassem ao clube de onde foram contratados, só com portugueses, o plantel do FCP para a próxima época seria

Beto, Ventura,

Rolando, Bosingwa, Sereno, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Pepe, Emídio Rafael;

Moutinho, Meirelles, Micael;

Varela, Quaresma, Hugo Almeida, Ukra, Castro e Sérgio Oliveira.

Não está tão mal...e é até bem equilibrado, se derivarmos Pepe para trinco.

Pior seria para os galináceos, que alinhavam com Quim, Moreira, Rubem Amorim, Cuentrão, C Martins, Roderick, Miguel Vitor, Simãozinho, manuel fernandes, tiago e...?lembram mais alguém?

O siportim teria em 2011 CR7, nani, rui franguicio, joao pereira, postiga, andre santos, maniche, djalo, danny, carriço, pedro mendes, e...???

Dentro de portas, o FCP era claríssimo favorito.

Fora de portas,nenhum dos 3 grandes fazia boa figura na europa, embora o FCP tivesse mais argumentos e soluções de plantel.

No mais, o barça mesmo sem messi, abidal e dani alves levava tudo, já que real só com espanhóis, clubes ingleses só com ingleses e franceses só com franceses não tinham chance contra alemães e italianos, e estes 2 últimos talvez ombreassem com o barça, que precisaria apenas de 2 laterais e um 10 espanhóis.

Quem seriam?Fabregas e mais 2 quaisquer:-)

eumargotdasilva disse...

Coitado, devia estar tão cheio de pó na altura que jogou na Juventus, que achou que estava em França...

santos disse...

Este incompetente papalvo tem o FCP atravessado na garganta. Espero que por muito tempo. Este moçoilo com nome de travesti, tal como outros miseráveis (a agremiação salazarista que fica ao lado do Colombo), quiz pôr o FCP fora das competições europeias. Este palhaço chauvinista (só podia ser francês) está com um grande sapo entalado! Pois é...o FCP ganhou tudo!!! Será que o GRANDE Pinto da Costa também o comprou e corrompeu? Não acredito. Este travesti já está vendido há muito tempo. É um prostituto das televisões, dos patrocínios e da mafia internacional que compra clubes distritais e fazem deles campeões europeus. Por favor, encarecidamente, alguém diga a este analfabecto, a este FILHO DA PUTA, que a globalização existe, que o miserável país dele não é mais o país fascista de Napoleão e que a vergonha por que passaram no último mundial de futebol foi provocada por jogadores africanos!!! Olé !!!... A cereja no topo do bolo! Digam a esta vaca gaulesa mal parida que a selecção de futebol da França não tem jogadores franceses. São todos das ex-colónias! O PORTO É GRANDE!!! platini é minúsculo, vendido, ressabiado e RIDÍCULO!!!

Unknown disse...

Uma Taça dos Campeões Europeus incomoda Michel Platini. Duas Taças dos Campeões Europeus incomodam, incomodam muito mais.
Uma Liga Europa incomoda Michel Platini. Duas Ligas Europa incomodam, incomodam muito mais.
Uma Taça Intercontinental incomoda Michel Platini. Duas Taças Intercontinental incomodam, incomodam muito mais.
Uma Titulo Europeu incomoda Michel Platini. Sete Títulos Europeus incomodam, incomodam muito mais.
Um Titulo incomoda Michel Platini. Sessenta e nove Títulos incomodam, incomodam muito mais.

Fernando B. disse...

Eu não gosto da figurinha (Platini). Tem um ar de desmazelo, de quem não toma banho, tipo joão malheiro, que eu desprezo. Mas... eu gostava de ver a intervenção toda para perceber bem...parece demasiado estupido aquilo ter sido dito assim sem mais "nada" !!!
Tenho assistido nos ultimos tempos a descontextualizações em politica que até arrepiam...
Claro que eu também gostava de jogar só com Portugueses, quem não gostava... Também preferia nunca pedir dinheiro aos Bancos, ter namoradinhas de trinta e tal anos até ao fim da vida...Viagra à borla,e que Trás os Montes estivesse a 10 minutos do Dragão, e da Lota de Matosinhos...

condor disse...

O Platinas é um burro vestido,e como tal não me preocupa nada aquilo que o palerma pensa de nós!
O que me chateia um pouco é saber que de certeza absoluta o animal proferiu essas bacoradas após pergunta de algum pasquineiro tuga mal intensionado!
É costume da corja pasquineira subserviente ao benfas apostado em denegrir o nome do FC Porto,e desvalorizar as retumbantes vitórias deste, colocarem questões a certas personalidades que desconhecendo o que se passa nesta bosta de país, dão respostas e emitem opiniões que depois são tratadas e manipuladas ao gosto da mediocridade nacional!
Enfim,que os pariu!