quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pressão sobre Joaquim Oliveira

No dia 3 de Maio, os dirigentes do slb enviaram um comunicado para a CMVM, para anunciar que estavam a “manter conversas preliminares” com Pais do Amaral, accionista e presidente não executivo do conselho de administração da Media Capital, acerca dos direitos televisivos dos jogos de 2013/14 e épocas seguintes.

Quando tive conhecimento deste comunicado fiquei atónito. Faz algum sentido enviar para a CMVM um comunicado com este teor quando, ainda por cima, no mesmo comunicado é dito que “o valor dos referidos direitos por cada época desportiva não foi ainda objecto de qualquer negociação”?

Entretanto, em resposta a outras especulações, no dia 25 de Maio, Francisco de la Fuente, o homem forte dos interesses da Mediapro em Portugal, garantiu que o grupo espanhol nunca esteve interessado em investir dinheiro nos pretensos projectos televisivos de Rui Pedro Soares e Emídio Rangel.

Para culminar esta pressão mediática em torno dos direitos televisivos do slb, o Correio da Manhã, na edição da passada segunda-feira, noticiava que as negociações entre Miguel Pais do Amaral e a administração do slb estão próximas da conclusão e que, segundo “fonte próxima do ‘dossier’ adiantou ao CM, já existe uma base de entendimento entre o empresário e os encarnados, que passa pela compra dos direitos televisivos dos jogos em casa do Benfica para a Liga por cinco épocas, por um valor próximo dos 30 milhões de euros por temporada”.

Então faz-se um comunicado quando apenas existem conversas preliminares, mas já não há comunicado quando, supostamente, o negócio está quase concluído?

Na mesma notícia do CM, é dito que o “objectivo de Pais do Amaral é criar um canal desportivo que possa concorrer com a Sport TV” e que, por isso, tinha comprado a Worldcom, empresa de Rui Pedro Soares (ex-administrador da PT), a qual já tinha negociado os direitos da liga espanhola para Portugal.

Eu custa-me a crer nesta notícia, porque só para pagar 30 milhões de direitos televisivos o futuro canal desportivo de Pais do Amaral precisaria de 100 mil assinantes (100000 assinantes x 25 euros/mês x 12 meses = 30 milhões euros), a que acresce o custo de outros conteúdos (como os direitos da liga espanhola) e as despesas de funcionamento do canal (instalações, estúdios, meios técnicos, jornalistas, operadores de câmaras, etc.).

E, já agora, num hipotético cenário destes, o que fariam os benfiquistas dispostos a pagar para ver os jogos da sua equipa na televisão?
Mantinham a assinatura na SportTv, onde poderiam ver os 15 jogos do campeonato disputados fora de casa, ou mudavam para o canal de Pais do Amaral, para verem os 15 jogos disputados no estádio da Luz?

A pressão encarnada sobre Joaquim Oliveira, recorrendo a diversos esquemas, intervenientes e meios de comunicação social, está a intensificar-se. Veremos se a raposa velha, que praticamente detém o monopólio da publicidade e direitos televisivos dos clubes portugueses, irá ceder.

P.S. Recordo que em Abril, a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD informou o mercado de um novo contrato de cedência de direitos televisivos com a PPTV (2014/15 a 2017/18, valor global de 82,8 milhões de euros).

4 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Quem comprar os direitos dos joguinhos em casa a qualquer clube, não precisa criar um canal para os transmitir, pode sempre revendê-los a um operador já existente, por exemplo, neste caso à MEO, o que não será grande negócio visto ter menos de metade dos assinantes da ZON.
Mas o mais importante em relação às "notícias" encomendadas dos pasquins de Lisboa, o amigo não se pode esquecer que não estamos a falar dum clube de futebol normal. Estamos a falar de uma Companhia de Circo, ainda por cima, completamente falida e que usa a CS para "atirar o barro à parede" e os pacóvios acreditarem.

Cumprimentos

José Correia disse...

Caro José Lima, convém não confundirmos canais de televisão (como a SportTv, a BenficaTV ou o Porto Canal) com as plataformas em que os mesmos são transmitidos (como, por exemplo, a ZON, a MEO ou a Cabovisão).

Por outro lado, os clientes da ZON ou da MEO, só têm acesso aos canais Premium (como é o caso da SportTv), se os pagarem à parte.

Victor Sousa disse...

..e indo mais longe relativamente ás plataformas, todos sabemos que os 70, 80 ou 100 canais são lixo.
Servem apenas de engodo aos codificados, pagos suplementarmente. De modo que, autonomizados estes, e tendo a TVT no horizonte, a muito se irá assistir.

condor disse...

Oh meu caro José Correia!O amigo desconhece completamente a força do bêfique!
Não,não insinuo que o amigo é ignorante!É que a força do bêfique é uma incógnita até para os bêfiquistas!
No fundo é só fazer as contas como dizia o alto comissionário para os refugiados!
Então é assinhe:Os bêfiquistas são seises milhõeses,certo?Certo!
Então tres milhõeses cumprabam os jogoses fora da catedrale,partanto ao Jaquim,e os outroses tres milhõeses cumprabam os jogoses dentro da catedrale,partanto ao Amarale!
Percebeu ou quere que eu fassa um desenhoe?