sábado, 8 de outubro de 2011

Avenida José Maria Pedroto

(clicar na imagem para ampliar)


Ontem, Luís Filipe Menezes inaugurou em Gaia a Avenida José Maria Pedroto. Para além de familiares do grande Zé do Boné - a esposa e o filho -, não faltaram à cerimónia ex-futebolistas que foram treinados pelo mestre - Fernando Gomes, António Oliveira, Quinito, Frasco, João Pinto e Lima Pereira - bem como ex-colaboradores - João Mota, José Neto e Domingos Gomes.
O FC Porto esteve representado pelo presidente da Assembleia Geral - Sardoeira Pinto - e por Reinaldo Teles.

Ausência muito notada foi a de Pinto da Costa, amigo e companheiro de muitas lutas de Pedroto.

O que afasta, actualmente, Pinto da Costa de Luís Filipe Menezes?
Não sei, mas há alguns dias atrás, durante uma cerimónia em Melres, Gondomar, já Pinto da Costa tinha feito declarações que foram entendidas por todos como sendo um recado dirigido ao actual presidente da câmara de Gaia:
Não quero [para presidente da câmara do Porto] alguém que venha de outras terras, de outras câmaras, e que veja o Porto como mais uma etapa na sua carreira política e importante para os seus objectivos finais. O Porto precisa de alguém que ame a cidade e o seu povo”.

Na altura, Menezes respondeu dizendo que reconhecia em Pinto da Costa o “melhor gestor desportivo da Europa e talvez do mundo”.

É muito provável que, daqui a dois anos, Luís Filipe Menezes seja eleito presidente da câmara do Porto. Ora, depois de 12 anos de Rui Rio, espero que não seja devido a amuos, ou pequenas tricas, que a câmara e a principal instituição da cidade do Porto continuem de costas voltadas.

7 comentários:

jbp disse...

O filho de Pinto da Costa foi recentemente submetido a uma cirurgia daí considerar normal a sua ausencia da cerimona.

Amphy disse...

Não sei se estou a perceber. Quando PdC se afastou de Rui Rio foi construir o centro de treinos a Gaia, com a aproximação total a Menezes.

O facto do Menezes querer "saltar" para o Porto incomoda porquê? E porque é que é provável que o Menezes ganhe a câmara do Porto? Pelo que me apercebo, apesar das pessoas não concordarem com o distanciamento entre a câmara e o FCP não me parece que estejam extremamente descontentes com o Rui Rio, a quem reconhecem seriedade e credibilidade. Limitação dos mandatos? (Actualmente não sei ao certo quantos podem ser)

Bem hajam.

Daniel Gonçalves disse...

Considero que a ausência de Jorge Nuno Pinto da Costa nesta cerimónia não tem nada a ver com qualquer amuo com Filipe Menezes. Parece-me mera especulação essa ideia.
Relativamente às declarações feitas em Melres pelo nosso Presidente também não eram dirigidas a Luís Filipe Menezes, mas sim a outros nomes, que vieram a público na comunicação social, como possíveis candidadatos à Câmara do Porto, personalidades que poderiam "usar" a presidência da Câmara como mero "trampolim" para posteriores cargos mais elevados na hierquia partidária/governativa. Tal não é o caso de Filipe Menezes que já atingiu o topo, pois já foi Presidente do Partido de que é militante e não é concebível que volte a sê-lo.

Alexandre Burmester disse...

A ineficácia de Jorge Nuno Pinto da Costa na promoção e/ou apoio a candidaturas à C.M. Porto está por demais demonstrada.

Os tripeiros - como quaisquer outros - não pensam em futebol quando votam.

Pinto da Costa fez um cavalo de batalha contra Américo Sá - e muito bem - do modo como este imiscuia o clube na política. Poderia, portanto, abster-se de pronunciamentos políticos. Tem direito às suas opiniões, como é evidente, mas o peso do seu nome deve-se ao facto de ser presidente do FCP. Como tal, deve eximir o clube da luta política, embora todos entendamos o vexâme que sentiu da parte de Rui Rio. Mas também não deixa de ser verdade que, na primeira campanha de Rio, JNPC apoiou publicamente Fernando Gomes. Mais valia ter-se abstido dessa participação.

Na massa adepta do FCP há votantes em todos os partidos, e o clube deve abster-se de pronunciamentos políticos, ponto final.

PS Quanto ao Menezes, já se viu que não serve para maiores saltos. A minha opinião política acerca dele, é de que se trata de uma espécie de A.J. Jardim do Grande Porto. Mas este blogue é acerca de futebol e, especialmente, do FCP.

Alexandre Burmester disse...

Em tempo: já existe no Porto uma Rua José Maria Pedroto, e no Marco de Canaveses até existe uma Rua Jogre Nuno Pinto da Costa!:-))

Vímara Peres disse...

Na Maia também há uma Rua José Maria Pedroto.

HULK 11M disse...

Amphy disse: "...Limitação de mandatos?"

Exactamente. O Rio vai finalmente dar a vaga.

Desde 1974 já mudei várias vezes a côr do meu voto mas nunca votei laranja. Se Menezes se candidatar à Câmara do Porto será a minha "1a. vez"... mesmo que o NGP discorde. E muitos portuenses com quem falo pensam fazer o mesmo.

Quanto à ausência do NGP ontem em Gaia também penso que não terá significado. Basta reparar no pormenor de ter estado presente Reinaldo Teles.

Talvez as palavras do Presidente em Gondomar tenham outro destinatário cujo nome não tenha ainda aparecido na CS.