sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Treinos em período de selecções


«Cumpridos dois dias de folga, o FC Porto regressou ao trabalho esta quarta-feira, no Olival, onde não marcaram presença os internacionais Rolando, Moutinho e Varela (Portugal), Djalma (Angola), Otamendi (Argentina), Defour (Bélgica), Hulk (Brasil), Guarín e James (Colômbia), Alvaro, Cristian Rodríguez e Fucile (Uruguai), e Mangala (Sub21 da França).
Para colmatar as ausências, Vítor Pereira contou com quatro jogadores dos Sub19: o guarda-redes Caio, o médio Fábio e os avançados Vion e Gonçalo Paciência.
Em termos clínicos, Kléber mantém-se em tratamento e Alex Sandro em treino integrado condicionado.»
in www.fcporto.pt, 05/10/2011


«O FC Porto cumpriu, esta quinta-feira, o segundo treino da semana, com destaque para as presenças repetidas, no Olival, de quatro atletas da Formação (...).
Quanto ao boletim clínico, não apresenta alterações (tratamento para Kléber e treino integrado condicionado para Alex Sandro).»
in www.fcporto.pt, 06/10/2011


«O FC Porto finalizou a semana de trabalho esta sexta-feira, com mais uma sessão cumprida no Olival. Os Dragões desfrutam agora de uma dupla folga, estando o regresso ao Centro de Treinos apontado para a próxima segunda-feira, às 16h00 (...).
Relativamente a esta manhã, além das ausências dos internacionais (...), de referir que Kléber e Alex Sandro mantiveram os respectivos planos de recuperação (tratamento para o avançado e treino integrado condicionado.»
in www.fcporto.pt, 07/10/2011


10 dias seguidos sem poder contar com a maior parte do plantel é algo que parece fazer pouco sentido, mas o calendário da FIFA é assim e, tal como no resto, no futebol manda quem pode.

Deste modo, com apenas 12 jogadores do plantel principal disponíveis, incluindo os guarda-redes, não deve ter sido grande a utilidade desta "semana" de treinos.
Para além da manutenção física, terá sido possível ensaiar alguma jogada?

P.S. Ao longo desta semana de três dias, Sapunaru nunca fez parte do boletim clínico. Se não se lesionar nas folgas, faço votos para que nenhuma mialgia de esforço o exclua da próxima convocatória...

3 comentários:

Pedro disse...

Caro José Correia,

Um jogador pode estar em fase pós recuperação de mialgia e não fazer parte do boletim clinico. É aliás normal e corrente nos clubes. Isso não quer dizer que esteja em condições de jogar.

O Alex Sandro há 2 semanas que não entra no boletim e não está apto a 100% para jogar. Imagine-se numa mialgia, cuja probabilidade de reaparecer é sempre elevada.

José Correia disse...

Caro Pedro,
Conforme poderá constatar no site do FC Porto, de que eu reproduzi extractos de três notícias, o Alex Sandro aparece sempre como estando em treino integrado condicionado.

Luís Negroni disse...

O Sapunaru não jogou (aliás, não foi sequer convocado), porque pura e simplesmente o treinador não quis. À terceira, como já seria quase insustentável tendo em conta as actuações desastrosas e em crescendo de Fucile, arranjou-se uma mialgia de esforço sem esforço para justificar o injustificável: A não convocatória do 1º e a titularidade do 2º.

Quanto a Sapunaru andar degredado das convocatórias, o treinador lá saberá porquê (se é que ele sabe mesmo alguma coisa do que quer que seja relacionado com futebol). Em relação ao Fucile continuar a titular, só pode ser por problemas oftalmológicos graves de Vítor Pereira.