sábado, 15 de outubro de 2011

Em busca do 11º consecutivo

Por Fernando Delindro


Nota: Na sequência do balanço da época 2010/11, publicado em Junho passado, o Fernando Delindro faz neste texto uma antevisão da época que tem hoje início, com a disputa da Supertaça (FC Porto x Oliveirense, 18h00, no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima).


Agora que se vai iniciar a época desportiva do hóquei em patins do FC Porto vamos fazer a antevisão da mesma.

Começando pelo plantel quase podemos falar em revolução face aos anos anteriores. Este ano vamos ter 10 jogadores no plantel principal e não 9 + 2 juniores. Para além desta mudança saíram dois jogadores – Emanuel Garcia e André Azevedo. O primeiro vai para Itália e o segundo mudou-se para a Oliveirense e terá o seu primeiro encontro oficial contra o FC Porto.

Em sentido contrário a André Azevedo temos o novo treinador Tó Neves, o adjunto Pedro Lopes, o defesa/médio Nélson Pereira e o avançado Tiago Santos. Foi ainda contratado um jogador do 2º classificado – Caio. À excepção do Tiago Santos todos os novos já conhecem os cantos à casa.

Analisando o plantel parece ser um plantel mais comprido e tão competitivo como o da época passada que nos levou ao Deca-Campeonato. O treinador responsável pelos 10 campeonatos consecutivos, que os entendidos do sul consideram negativos para a modalidade, ficará como responsável pela secção e estará sempre perto da equipa que tão bem orientou, o que penso ser uma vantagem, pois não haverá um corte profundo com a lógica vitoriosa do passado recente.

Os principais rivais deverão ser os mesmos da época passada, com o 2º classificado como maior rival, logo seguido da Oliveirense e dos açorianos do Candelária. No 2º classificado saíram o Caio para o FC Porto, bem como, tiago rafael e ricardo pereira. Em sentido inverso, vem o Carlos Lopez, em fase de pré-reforma choruda, e o sérgio silva, que também já passou o pico da carreira. Assim, penso que este rival encontra-se menos forte do que na temporada passada. Na Oliveirense e no Candelária as saídas parecem ter sido bem colmatadas para manterem o nível dos anos anteriores, mas não parecendo suficiente para estarem no 1º pote de candidatos ao título.

A nível de calendarização houve uma revolução em que os quatro primeiros da época anterior só se podem defrontar nas últimas 5 jornadas de cada volta. Assim, ditou o “sorteio” que o FC Porto se desloque ao sul a 9 de Junho e a fechar o campeonato frente ao Candelária. Este tipo de calendarização mantém o suspense até ao fim, o que parece indicar que a FPP tinha medo que os rivais do FC Porto quebrassem e não conseguissem manter o campeonato até ao fim da época. Parece ser um calendário novamente alterado para, pela enésima vez, tentar acabar com a hegemonia do FC Porto. Atendendo ao que foi escrito anteriormente penso que não vão conseguir.

Na Liga Europeia o sorteio não foi nada amigo e colocou no caminho do FC Porto o campeão europeu Liceo, os italianos do Valdagno, no que parece tradição recente da competição, e os suíços do Genève, reforçados este ano com vários portugueses onde podemos destacar o veteraníssimo Pedro Alves. O FC Porto inicia a competição com a recepção ao campeão europeu (19/11), desloca-se a Genebra (17/12), recebe os italianos (21/1), desloca-se a Itália (18/2), desloca-se à Corunha (17/3) e recebe o Genève a (14/4). A final 8 irá decorrer de 24 a 27 de Maio. Nesta competição as aspirações do FC Porto crescem de ano para ano e arrisco-me a dizer que o merecidíssimo título europeu está para breve.

Espero que as notícias que a meio da época passada surgiram sobre ordenados em atraso não se repitam e que o FC Porto honre os seus compromissos com todos os briosos atletas que tão bem representam as nossas cores. Só assim podemos exigir o máximo de todos os atletas. Os atletas não merecem ter que ocupar as suas cabeças com esses problemas devendo focar-se única e exclusivamente nos treinos e na competição.

A expectativa é que esta época seja, pelo menos, tão vitoriosa como a anterior, mas considero que existem condições para ser ainda de mais sucesso.


Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Fernando Delindro a elaboração deste artigo.

2 comentários:

José Correia disse...

O slb voltou a apostar forte (apesar da idade, Carlos Lopez e Sérgio Silva têm valia indiscutível). Veremos que tipo de resposta irá ser dada pelo FC Porto, particularmente de jogadores como Caio e Gonçalo Suissas.

Mário Faria disse...

O declínio do HP é um facto, falta saber se a doença tem cura.
As sucessivas alterações das regras não melhoraram o jogo. A ausência da TV tem ajudado. O HP tem perdido todas as oportunidades de evolução, sendo que a maior foi ter sido afastada irremediavelmente do panorama olímpico.
De qualquer forma o meu abraço ao Delindro que com o seu entusiasmo nos alenta a ser um pouco menos pessimistas.