quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que se passa com Moutinho?

«João Filipe Iria Santos Moutinho tem 25 anos, 1,70m de altura para 61kg de peso. Jogou os 90 minutos nos últimos seis jogos da campanha portuguesa para o Euro 2012, soma 38 internacionalizações pela selecção A e conquistou nove títulos oficiais na sua carreira: uma Liga Europa, uma Liga portuguesa, três Taças de Portugal e quatro Supertaças, quase metade deles (4) depois da sua sensacional transferência do Sporting para o FC Porto, no final da época 2009-2010.

Se quiséssemos continuar com números e estatísticas, havia muito por onde seguir, desde os quilómetros que corre em campo até à eficácia dos seus passes. Mas concentremo-nos numa coisa: João Moutinho é um dos futebolistas mais aplicados, talentosos e regulares a actuar em Portugal. OK, são três coisas. Fiquemo-nos pela última.

Na época passada, provavelmente a melhor da história do FC Porto, Moutinho fez 27 dos 30 jogos da I Liga (com 2195 minutos jogados, foi o quarto mais utilizado da equipa), juntou-lhe mais 445 minutos na Taça de Portugal (cinco encontros), outros 155 na Taça da Liga (em três partidas), 81 na Supertaça (só um jogo) e ainda 1260 (em 17 embates) na Liga Europa. Deixando de fora os encontros particulares e os compromissos de selecção, foram 53 jogos, 4136 minutos (e mais o tempo de compensação...). Conhecendo João Moutinho, também sabemos que muito deste tempo em campo foi passado em alta rotação.

E, de repente, eis um João Moutinho cansado, pessimista, a falhar passes e tempos de entrada à bola, a confessar que as coisas não lhe estão a sair bem... Como?! João Moutinho, o mouro de trabalho, está cansado em Outubro?! Contem-me outra.»
Luís Francisco, 26/10/2011
in publico.pt


De facto, é pouco credível a ideia de que o Moutinho está cansado.

Após ter sido "promovido" ao grupo dos capitães e de ter sido premiado com um Dragão de Ouro, o que realmente se passa com João Moutinho?

Não é fácil dar uma resposta mas, para quem olha de fora, parece que um jogador que sempre foi um exemplo do colectivismo (um jogador à Porto, como diria Pinto da Costa), está a sofrer de alguns dos males da equipa: desorientação dentro de campo, pouca acutilância e baixo ritmo competitivo.

3 comentários:

Luís Carvalho disse...

Com Moutinho, não se passa tudo aquilo que se pensa.
Este é, sensivelmente, o Moutinho habitual, se levarmos em conta também os seus (longos) tempos em Alvalade.

Inseridos num grande colectivo, muitos jogadores parecem melhores do que aquilo que realmente são.
Quando as coisas começam a não correr tão bem, é quando realmente se pode avaliar um atleta com mais precisão.

Sendo isto verdade para todo e qualquer futebolista, mais válido se torna para jogadores oriundos dos nossos rivais da segunda-circular.
Nos seus primeiros tempos pelo Dragão são normalmente sobrevalorizados e só com o passar dos anos é que são permitidas avaliações mais "a frio".

Cristian Rodriguez é um caso sintomático disto mesmo.

PeidoMestre disse...

não concordo com o comentário do Luis Carvalho:

"Este é, sensivelmente, o Moutinho habitual..."

não, olhe que não é!o Moutinho é 1 jogador diferenciado e só não entende isso quem nunca jogou á bola.
já no scp, no meio de tanta mediocridade, era ele quem pegava na equipa ainda em tenra em idade. é um profissional exemplar e atrevo-me mesmo a dizer um jogador para qualquer grande equipa europeia.
mas o futuro vai encarregar-se de mostrar o verdadeiro moutinho...a equipa quando não está bem até o hulk é assobiado!
mais...

"Sendo isto verdade para todo e qualquer futebolista, mais válido se torna para jogadores oriundos dos nossos rivais da segunda-circular. "

eu não quero andar muito para trás, mas jogadores como deco, maniche,yuran e futre foram jogadores...interessantes.

Luís Negroni disse...

Esse Luís Francisco, pelo engano nos números desfavorável ao Porto, é vermelho ou verde, de certeza. Qualquer portista, mesmo distraído, sabe perfeitamente que "foi mais de metade deles (5)" e não "quase metade deles (4)", "depois da sua sensacional transferência do Sporting para o FC Porto".

Mas pronto! Eles gostam de deixar bem patente o seu facciosismo até mesmo nestas pequenas coisas aparentemente involuntárias.