quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Gulag com eles!




Francamente, discordo em absoluto do artigo do José Rodrigues acerca dos processos-crime do Ministério Público contra vários jogadores do F.C. Porto. Eu acho que o Código Penal português é demasiado permissivo, e o único local onde esses tenebrosos criminosos poderiam devidamente expiar os seus infâmes actos seria o Gulag.

Por isso eu exclamo: Gulag com eles!

PS: Eu sei que, a exemplo dos negacionistas do Holocausto, também há negacionistas do Gulag, e, porventura, alguns deles lêem-nos. Para eles, desde já a minha total e absoluta incompreensão.

5 comentários:

P disse...

Pelo menos, que permita negar que essa fotografia, da autoria de Margaret Bourke-White, testemunha prisioneiros em gulags.

Pelo menos que se admita que a fotografia se trata do campo de concentração nazi de Buchenwald.

Ainda assim, tenho para si alguma compreensão pela repetição da informação errónea.

Alexandre Burmester disse...

Obrigado pelo seu "input", estimado leitor "P".

Pesquisei na net fotos do Gulag e seleccionei esta, que, devo dizer, também me pareceu ser de um campo nazi. Mas não era esse o ponto fundamental do meu pequeno apontamento. Mas se, por acaso, Sapunaru, Hulk, Helton e Rodriguez fossem judeus, ter-me-ia, mesmo assim, custado imenso fazer uma alusão a essa tenebrosa experiência.

Cumprimentos

P disse...

Bem sei que não era esse o ponto principal. Ainda assim, sendo elevada a palavra ao título e à conclusão, seria no mínimo correcto que a imagem que os acompanha tivesse com eles alguma relação.

Saudações portistas

Daniel Gonçalves disse...

Alexandre, um humilde apontamento - off-topic e como não é referente a assuntos desportivos escusa de o publicar se assim o entender - da minha parte ao facto de o Sr. ter "pesquisado na net fotos do Gulag" e o resultado da pesquisa ter sido escasso. Enquanto os campos de concentração nazis foram libertados pelos Aliados, os campos de concentração do Gulag (Sibéria) não foram libertados por qualquer força militar/política externa mas sim fechados pelo próprio regime político que os criou - e apenas com a Glanost de Gorbachev houve um tímido reconhecimento da sua existência-, que sempre procurou manter um manto de sombra sobre o Gulag, não permitindo a divulgação da sua existência para a comunidade internacional ou não permitindo qualquer registo fotográfico ou fílmico; os únicos relatos da existência foram feitos pelos sobreviventes, fossem eles russos ou estrangeiros prisioneiros após a II Guerra Mundial. Pelo contrário os campos de concentração ficavam no "coração" da Europa, e portanto acessível à vista da comunidade internacional após a II Guerra Mundial, e não nos confins de um país inacessível a estrangeiros, assim como para o Holocausto não ficar esquecido da memória ou da História, os Aliados - sobretudo Eisenhower - exigiram que se fotografasse e filmasse os campos com os sobreviviventes para posterior recordação às gerações vindouras.

Alexandre Burmester disse...

Obrigado, Daniel.

É verdade o que diz, mas Aleksandr Solzhenitsyn e Anne Applebaum documentaram fotograficamente o inferno do Gulag.

Estimado leitor "P",

Agradecendo as sua observação, alterei a foto, e esta creio não deixar dúvidas.