quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Do Vale do Garrão para o Dragão


A Selecção portuguesa vai disputar amanhã à noite, frente à Islândia, o penúltimo jogo de qualificação para o Euro 2012.
Para preparar este desafio, que terá lugar no Estádio do Dragão, a Selecção está desde segunda-feira em estágio, no Vale do Garrão.
Que engraçado, até rimou, mas…
… se o jogo vai ser disputado no Porto, por que razão é que a Selecção portuguesa rumou a Sul e foi estagiar para Faro?
No Porto e norte do país não há locais apropriados onde a Selecção pudesse treinar?
Os hotéis do norte de Portugal não são do agrado dos craques da bola?
A FPF tem algum acordo com a Região de Turismo do Algarve?
Ou, tal como dizia o inenarrável Scolari, o Porto fica longe e não convém ir lá muitas vezes?

16 comentários:

Pedro Reis disse...

Também já me tinha questionado com isto...
Simplesmente ridículo! E devem vir de aviãozinho e nós todos a pagar...

Hélder disse...

Haviam era de ir de bicicleta para fortalecer os músculos das pernas.

José Rodrigues disse...

LOL. Não sabia, de facto é ridículo. Só mesmo em Portugal. Se calhar querem ir fazer uns joguinhos de golfe nas horas livres, não digo nada...

Já agora e a propósito da selecção estava a pensar escrever aqui um pequeno artigo sobre uma coisa mas não vale a pena, fica aqui em comentário...

Uma eterna questão com q um seleccionador se defronta é o dilema entre manter a coesão do grupo, ou por outro lado mudar muitos jogadores tendo em conta a sua forma e ritmo.

O Scolari era um exemplo pegado de exagerar no sentido da coesão, sendo casmurro como um burro mesmo quando claramente se justificava alterações nas convocatórias.

Parece-me que Paulo Bento tb exagera um bocadinho na mesma direcção, ainda q menos. Acho q faz sentido manter um numero significativo de jogadores chamados de uma convocatória para a seguinte, mas algumas alterações não fazem mal nenhum. Vejamos dois casos:

1) Varela. Está numa péssima forma e ritmo. Não se justificaria se calhar chamar um H. Barbosa (por exemplo), que está em boa forma?

2) Eduardo. De ritmo, tem zero esta época (não joga); porque não chamar antes um Quim, que tem jogado regularmente e bem (além de q nem sequer é novidade na selecção)?

eumargotdasilva disse...

É. Mais uma das coisas que ninguém vai contestar. A não ser é claro, se perderem o jogo, mas aí vão dizer que não deveria era ter vindo jogar ao Dragão. Esta coisa da seleção, que eles insistem em dizer que é de todos nós, é uma sucessão de estórias tão mal contadas que não tem ponta por onde se lhe pegue! Sempre haverá quem não esteja de acordo com as convocatórias, isso é sabido, mas a pouca vergonha dos acordos com a comunicação social para se vergar à todo poderosa federação, já cheira tanto a podre que se pode antever que venha quem vier (Gomes ou não Gomes) vamos ficar na mesma...
Vão continuar a pegar no dinheiro dos prémios e fazer centros de estágio megalómanos, e nos nossos impostos para pagar o dia a dia...

HULK 11M disse...

Eles só cá vêm para apanhar uns cobres aos parolos e poderem dizer que fizeram um joguinho lá para o Norte. Ou será que é por acaso que o adversário é o mais fraco, como já tem acontecido em anteriores fases de apuramento!
A mim não me apanham nem um cêntimo!!!

Zemis disse...

caríssimos,

admito que a mim não me assiste, essa capacidade de ver fantasmas em todo o lado e consigo imaginar pelo menos duas justificações porquê a selecção foi estagiar para o algarve (e não para óbidos como habitualmente faz):

i) perspectiva de melhor tempo (parece-me indiscutível que a única grande vantagem que o algarve tem relativamente ao resto do país é ser mais solarengo... o ano passado quando a dinamarca veio cá jogar estava um temporal que nem era bom! ninguém há meses, quando se planeou este estágio, podia prever este verão fora de época...)

ii) relação preço-qualidade (juntando à razão anterior parece-me uma opção segura que garante a privacidade dos jogadores e a tranquilidade necessária para a preparação destes dois jogos importantíssimos)

se calhar as razões deviam ser públicas... se calhar, também, a decisão foi tomada atempadamente e com as melhores intenções para a n/ selecção.

Zemis disse...

e agora relativamente ao inenarrável (para não chamar sectário ou ignorante) comentário do hulk 11m:

agora responda-me, onde foi o portugal - chipre e o portugal - dinamarca (a segunda equipa mais forte do grupo)?

se calhar 'os parolos' do centro e do sul é que se podem queixar que só tiveram um jogo em quatro!

(pois! houve em agosto um amigável portugal - luxemburgo no algarve, se calhar acha que compensa, não?)

Zemis disse...

e, por fim, uma questão futebolística:

concordando com as questões levantadas pelo josé rodrigues (varela/hélder barbosa e eduardo/quim) porque não foi convocado também o éder (jovem de 23 anos da académica) e o bosingwa? certamente, que seriam úteis...
e, já agora, o rúben micael em vez do hugo viana??

José Correia disse...

Zemis disse...
perspectiva de melhor tempo (parece-me indiscutível que a única grande vantagem que o algarve tem relativamente ao resto do país é ser mais solarengo...

Se for esse o argumento, então a Selecção nunca deveria estagiar no norte e centro do país.
Onde é que fica Óbidos? Em Óbidos chove menos do que no Algarve?

José Correia disse...

Zemis disse...
relação preço-qualidade

Esta não percebi.
Os hotéis de 4 e 5 estrelas são mais baratos no Algarve do que no Norte de Portugal? (por acaso até é ao contrário)
No Norte do País não há locais, perto de hotéis, com excelentes condições para equipas de futebol treinarem?

Zemis disse...

caro josé correia, das duas uma:

i) ou está a tentar arranjar uma suspeição, uma situação menos transparante, de favorecimento ilícito, de alguém (o que eu não descartei na minha primeira intervenção),

ii) ou sabe o que envolve a organização de um estágio de uma equipa de topo como é a n/ selecção e sabe (porque parece que sabe) que eles podiam ter as mesmíssimas condições por um preço mais baixo se estagiassem n'o norte'

eu, como não percebo nada da organização de estágios, dou o benfício da dúvida a quem está lá e sabe! se, pelo outro lado, há alguma situação ilegal que se investigue e se puna os culpados... mas até isso ser provado não contem comigo para o deboche habitual de suspeições.

(já repararam que sempre que alguém toma uma decisão se levantam logo suspeições à seriedade das pessoas envolvidas?)

não foi no vale do garrão que houve aqueles problemas com a selecção do luxemburgo? se calhar é o próprio hotel que está a pagar este estágio (ou fez um grande disconto), pela publicidade positiva! se calhar, não sabemos...

Zemis disse...

quanto à questão meteorológica que me colocou:

eu não tenho dados concretos mas segundo esta imagem parece-me que, (pelo menos) neste ano hidrológico, a precipitação a norte do tejo é globalmente superior à da costa do sul do algarve...

http://4.bp.blogspot.com/_EZgTwQdkJJE/SejKp2NuN-I/AAAAAAAAAEo/YoD4eEG0NF4/s400/o%2Bbom%2Bprecipita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Banual%5B1%5D.JPG

se isso é sempre assim, não sei responder... nem me lembro de como estava o tempo em óbidos no ano passado em outubro (lembro que aqui no porto esteve um tempo miserável e tempestuoso).

mas, se calhar houve mesmo algo menos correcto na escolha...

ou se calhar não...

HULK 11M disse...

Ilustre "Zemis":
Se não se limitar a esses 2 jogos a que alude e nos disser onde se teem realizado os jogos mais imoportantes para o apuramento nos últimos anos, se calhar eu não serei assim tão ignorante e sectário.
Ahhhhh..... mas não vale incluir aquele jogo com a Finlândia, último do apuramento e que acabou por ser importante, quando, à partida, estaria para ser um jogo a feijões e só não o foi porque a Selecção fez uma campanha pobre...

José Correia disse...

Zemis disse...
eles podiam ter as mesmíssimas condições por um preço mais baixo se estagiassem n'o norte'

Que no Norte de Portugal existem vários hotéis com excelentes condições para uma equipa de futebol poder estagiar, não tenho qualquer dúvida.
Quanto ao preço, não sei que negócios é que a FPF fez, mas uma coisa é certa: o preço médio dos hotéis de 4 e 5 estrelas no Norte é mais baixo que no Algarve.

José Rodrigues disse...

essa do melhor tempo no Algarve teve piada: entao nao e' mais aconselhavel fazerem o estagio com o tipo de tempo (e consequentemente condicoes do relvado) q vao ter durante o jogo?

Sera' q para preparar o jogo em S. Petersburgo o FCP devia ter estagiado para o Algarve? Pela logica aqui avancada, parece q sim..

Luís Negroni disse...

Qualquer clube que vá jogar no estrangeiro, vai com mais antecedência do que eles vieram para jogar no Porto. Isto para eles (dirigentes da fpf) é como se fosse país estrangeiro e hostil, vêm de fugida e muito contrariados. E nada de deixar cá muito dinheiro, que portugal do sul é que é bom.

Assim sendo, como o país deles não é o meu, logo, a selecção deles não é a minha, estou perfeitamente à vontade para torcer na próxima terça-feira pela Dinamarca contra a selecção de portugal do sul. Só lamento que 2 ou 3 jogadores do Porto andem a cansar-se e a correr o risco de se lesionarem ao serviço da selecção de portugal do sul.