domingo, 23 de outubro de 2011

Estamos em primeiro

Apesar das fracas exibições, o FC Porto está em primeiro lugar no campeonato e, por isso, não faz sequer sentido colocar a hipótese de substituição do treinador principal, certo?

Por aquilo que percebi, dando uma vista de olhos pela blogosfera azul-e-branca, é esta a opinião de muitos portistas. Ora, a mim, parece-me redutor tomar uma decisão baseada (quase) unicamente na posição que a equipa ocupa na tabela classificativa. Além disso, é muito diferente ser 1º com 10 pontos de avanço (e após várias exibições empolgantes), ou estar em 1º mas com os mesmos pontos do slb.

Já lá vão 10 anos, mas vale a pena recordar o que se passou em 2001/02, época em que o FC Porto chegou à liderança à 4ª jornada, posição que voltou a ocupar à 8ª jornada e, novamente, nas jornadas 12 e 13 (ver gráfico seguinte).


Será que estarmos em primeiro à 13ª jornada da época 2001/02, após quatro vitórias consecutivas (uau!), era sinónimo de que não havia problemas e que as coisas estavam bem encaminhadas? A resposta é conhecida. A partir daí foi sempre a descer e, após a derrota no Bessa à 19ª jornada, Octávio saiu mesmo e foi substituído por José Mourinho (que já só foi a tempo de garantir o 3º lugar final).

Continuando a centrar a análise nas lideranças, a época 2004/05 foi ainda mais sui generis. A equipa jogava pouquinho, mas esteve na frente do campeonato em 11 das 34 jornadas. Mais. No primeiro terço da prova, quando já eram notórios diversos problemas, o FC Porto alcançou uma série de seis vitórias e um empate (entre a 4ª e a 10ª jornada). Segundo estes indicadores, talvez não fosse preciso mudar de treinador...
Contudo, tal como em 2001/02, o treinador – Vítor Fernandez – foi substituído após uma derrota à 19ª jornada (1-3 em casa, contra o SC Braga de… Jesualdo Ferreira).


Fazendo uma análise fria e racional, que significado tinha estarmos em primeiro à 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 15ª, 18ª, 20ª, 21ª, 22ª, 23ª e 24ª jornada?

Moral da história: É bom estar em primeiro (candeia que vai à frente…), mas é preciso ver mais fundo e analisar o desempenho da equipa de forma global, bem como, a atitude dos jogadores dentro de campo (por exemplo, correm à mesma velocidade para a frente e para trás?) e a evolução da equipa ao longo das semanas de competição. Por isso, não me parece que ser líder à 7ª jornada sirva, por si só, para mascarar os problemas existentes e signifique que não há nada a mudar.

De resto, só espero que se tivermos de mudar de treinador não seja à 19ª jornada. É que, ainda por cima, os campeonatos agora têm 30 jornadas (em vez das 34 que existiam em 2001/02 e 2004/05), o que torna mais difícil qualquer recuperação.

P.S.1 Estamos em primeiro e espero que continuemos em primeiro até à última jornada. Para isso serão precisas vitórias, se possível acompanhadas de exibições convincentes. Já agora, seria óptimo se hoje devolvêssemos os 0-4 da época 2004/05...

P.S.2 Como é óbvio, nada me move contra o Vítor Pereira, que me parece ser um profissional sério, não masca chicletes e, ainda por cima, é portista. O único problema é que desejo o melhor possível para o FC Porto.

Fonte: Os quadros e gráficos anteriores foram obtidos no site zerozero (clicar nas imagens para as ampliar).

7 comentários:

Replica disse...

Não tem saber nem categoria, para o meu Porto, estamos em 1º graças a alguma sorte, e esforço de alguns jogadores, mas não se fiem no saber deste homem, e hoje vai ficar demonstrado.... se não vejamos, há que esperar!!!!!

14horas 8 minutos de 23-10.11

HULK 11M disse...

Plenamente de acordo com o José Correia!
Quanto ao facto de "... não faz sequer sentido colocar a hipótese de substituição do treinador principal... dando uma vista de olhos pela blogosfera azul-e-branca, é esta a opinião de muitos portistas...", isso é apenas o "eco da voz do dono" ou seja do NGP.
Logo que Pinto da Costa emita uma opinião em sentido contrário, eles também mudarão num relâmpago de opinião!
Mas também não nos poderemos esquecer dos erros cometidos pela SAD neste defeso e que foram em maior numero do que vinha acontecendo nas 3 últimos épocas.
Investimento record de 60 milhões de euros numa época de grave crise financeira na zona euro, falta de substituto para o Falcão apesar do que foi garantido pelo NGP, não conseguiram colocar alguns excedentários, e, para cúmulo contratou 2 jogadores sem ter dinheiro para os pagar, colocando em risco o bom nome do FCP, o que poderá ser prejudicial em futuros negócios!
Mas se tudo isto não bastasse... ainda se vêm queixar que o Atlético de Madrid não lhes paga!!! Mas que é isto? Esqueceram o negócio do Paulo Assunção? A troco de quê? E então o NGP não tinha garantido que os jogadores só sairiam se alguém colocasse em cima da mesa os milhôes das cláusulas de rescisão?
No fundo, Vitor Pereira será o menos culpado!

Jorge disse...

Acabei de ver o United-City e penso que usando os mesmos argumentos que tenho lido sobre o VP o Ferguson deveria ser posto na rua.
O United tem jogado mal, para a UCL empatou com o Benfica, tendo jogado com uma formacao fraca, e com O Basel em casa e jogou muito mal contra uns desconhecidos romenos tendo ganho com alguma sorte. No fim de semana passado jogou a defesa contra o Liverpool e nao perdeu por sorte e agora levou um banho de bola do rival tendo ficado bastante longe do primeiro.
Tudo isto com uma equipa que ganhou o campeonato o ano passado com alguma facilidade e que foi a final da UCL, tendo sido reforcada em quase todos os sectores.
Esta na hora de despedir o Ferguson e ir buscar o Roy Keane que sabera por ordem no balneario.

Alexandre Burmester disse...

Caro leitor Jorge,

O Manchester. Utd. foi 19 vezes campeão de Inglaterra, e 12 desses títulos foram consquistados sob a batuta de Sir Alex Ferguson. Quer-me parecer que os créditos de Vítor Pereira são bem mais curtos, pelo que a sua comparação é totalmente deslocada.

Abraço

Dragon fan disse...

Completamente de acordo.
O que me preocupa neste momento nem são os resultados da equipa, mas sim a falta de atitude em campo.
Não se vê ninguem a procurar linhas de passe, não há pressão sobre o adversário quando este tem a bola e quem corre para um lado já não corre para o outro.

Miguel Magalhães disse...

Sem dúvida um ponto de vista bem sustentado.
Pessoalmente não me parece que substituir o treinador seja a solução.
Por um lado, veja-se o que aconteceu em 2004/05, uma época mal preparada pela SAD, ou também se vendeu muito e esbanjou muito e abordada pela maioria dos jogadores com uma atitude totalmente errada. A época mais parecida com esta. A solução foi arrancar do zero no fim da época e despachar uma boa parte do plantel.
Por outro lado, reitero o que já comentei noutro artigo: quantas vezes foi o Porto campeão depois de despedir o treinador a meio da época? O que ganharemos em substituir o treinador? Muito dificilmente se encontrará um Robson ou um Mourinho disponível no mercado e que seja a solução para o futuro
Solução: ajudar o treinador, vincando claramente que ele não sai até ao fim da época e, se necessário, meter na prateleira aqueles que estiverem com uma atitude errada. Aposte-se naqueles que estão aqui dispostos a dar o litro em todos os jogos

Jorge disse...

ALexandre:

Achas que o comentario e desjustado eu acho que nao, e uma questao de opiniao.
Eu tambem acho que quem tiver alguma capacidade de abstraccao percebe a relevancia da comparacao, que nao e entre o vitae dos dois treinadores mas a queda drastica de producao de uma epoca para outra sendo que o Manchester reforcou substrancialmente a equipa.