sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Perguntas para a AG do clube

Infelizmente não pude estar presente na AG de ontem (a distância é um problema, ainda mais quando o clube comunica a data no próprio dia...). Mas se estivesse, há umas quantas perguntas - e que dizem respeito ao clube, já que não deixam que se fale de futebol na AG do clube - que gostaria de colocar:


1) quais foram os contornos ao certo do negócio Porto Canal? Qual o impacto esperado nas contas do clube nos próximos 2 ou 3 anos?


2) qual a estratégia para os escalões jovens das modalidades (pegando por ex no caso dos escalões femininos do básquete que foi aqui abordado num artigo do RP pelo José Correia)?


3) Que planos existem para melhorar a comunicação com os sócios (pegando por ex no anuncio desta AG no site do clube no proprio dia)?


4) Qual e' o ponto da situação no museu (timings, financeiro, imagens do projecto, etc)?


5) Estão todos os salários nas modalidades em dia, e estiveram sempre nos últimos meses? Se não, porquê, e como vai isso ser evitado no futuro?


Teria também 3 propostas a apresentar a moção:


1) aumentar de 20 para 50% de receitas de quotas que vai para o clube (vs SAD).


2) levar à AG da Futebol SAD uma proposta para aumentar de 0 para 20% o lucro do merchandising )Porto Comercial) que vai para o clube (vs SAD).


3) estabelecer que a decisão para extinção ou criação de novas modalidades (ou de escalões de formação) seja tomada em AG extraordinária após consulta e discussão com os sócios.


Para rematar: publiquei aqui há dias um artigo a criticar o público do Dragão e nomeadamente os assobios - mas a bem dizer a Direcção não se pode queixar muito de que os sócios se comportem como meros espectadores de ópera quando os trata, ela própria, como meros consumidores de produtos (bilhetes, merchandising)... e não como sócios. Food for thought...

2 comentários:

Pedro disse...

Em relação ás questões nada a dizer. Eu até teria muitas mais a fazer. O fazer questões não é necessariamente contestar ou estar contra o clube. Acho que é precisamente o contrário.

Em relação ás sugestões:
1) É irrealista e com consequências fortes para as contas da SAD do futebol. Eu no máximo mudaria para 25%.
2)Totalmente de acordo.
3)Não conheço muitos clubes que façam isso... isso seria dar um lugar cativo ás emoções em deterimento da racionalidade. São questões que devem ser contestadas ou não nas eleições.

José Rodrigues disse...

As minhas respostas:

1) estamos a falar de um impacto de que^, uns 2M a menos por ano para o futebol? Nao e' por causa desses valores q vamos ganhar ou perder campeonatos, certamente.

3) pode haver aqui um equivoco... eu nao defendi q a decisao seja tomada por votacao entre os socios presentes na AG. Peco apenas q os socios sejam consultados e tenham a oportunidade de dialogar e discutir opcoes, de forma nao vinculativa. Por exemplo, penso q haveria alternativas 'a extincao da formacao feminina no basquete se a direccao se tivesse dado ao trabalho de ouvir o q os socios tinham a dizer/propor como alternativa.

Quanto a poder ser contestado ou nao nas eleicoes, isso e' um non sequitur: as listas candidatas nunca se pronunciam sobre estas coisas.