segunda-feira, 24 de setembro de 2012

143 minutos

(clique na imagem para a ampliar)


«O Benfica bateu no domingo um recorde, porventura mundial, de tempo de jogo em superioridade numérica ao longo de uma temporada, chegando a 342 minutos (cinco horas e 42 minutos de jogo) com mais um (por vezes, dois) jogador em campo. O que corresponde a 13 por cento do tempo total da competição. E Fucile foi o 17.º jogador adversário a ver o cartão vermelho em partidas do líder.»
João Querido Manha
in Record, 04/05/2010


O porventura recorde mundial que o slb estabeleceu na época 2009/10 (o campeonato dos túneis), começa a ficar em risco de ser batido esta época e novamente pelos encarnados (como não podia deixar de ser).

Em apenas quatro jornadas, o clube do regime já jogou 143 minutos (sem contar com mais 13 minutos nos períodos de descontos) em superioridade numérica, o que significa 39,7% da duração total dos quatro jogos.

E nem sequer vou discutir se o jogador da Académica (Rodrigo Galo) cortou a bola com o braço ou com o ventre, ou se a cor da pele do bracarense Douglão é igual à do seu companheiro de equipa Custódio. Limito-me a constatar factos.


P.S. A equipa do FC Porto é, indiscutivelmente, uma das mais ofensivas e com maior posse de bola do futebol português, dispondo de vários jogadores criativos que são muitas vezes travados em falta por jogadores das equipas adversárias. Contudo, nos quatro jogos já disputados para o campeonato, os jogadores das equipas adversárias do FC Porto foram punidos com zero cartões vermelhos e apenas com oito cartões amarelos (média de dois por jogo). E convém notar que cinco destes oito cartões amarelos foram mostrados na parte final dos jogos (após o minuto 80), não fosse o diabo tecê-las e um dos árbitros ser “obrigado” a mostrar um 2º cartão amarelo a um jogador do Gil Vicente, Guimarães, Olhanense ou Beira Mar que tivesse sido previamente admoestado...

Nota: Os quadros que ilustram este texto foram extraídos do site zerozero.pt e correspondem aos jogos do slb contra o SC Braga (casa), Vitória Setúbal (fora) e Académica (fora).

6 comentários:

alex disse...

...para alem dos jogadores expulsos na semana anterior a jogarem com o clube do regime.
sem me querer enganar, penso que aconteceu nas 3 primeiras jornadas.

Antonio Silva disse...

Bem visto, quando chegar a casa vou ver isso.

RBN disse...

Dá uma média de quase 36 minutos por jogo a jogarem contra 10!!!

Significa que a cada 55 minutos, um jogador adversário vai pra rua.

É obra.

Ps:Bela resposta da lagartada ao leitor orelhudo lampião.

Anónimo disse...

Convinha era saber quantos minutos o SLB esteve em superioridade numérica de forma injusta se não a análise não faz qualquer sentido.

José Correia disse...

O texto é baseado em factos. Se isso para si não faz sentido, paciência.

José Correia disse...

Quanto às expulsões injustas, pelo menos duas é indiscutível que o foram.

A expulsão do Douglão no slb x SC Braga é uma aberração (inclusivamente o jogador bracarense foi despenalizado pelo CD FPF).

A expulsão de Rodrigo Galo foi um erro (conforme muito bem explicou o ex-árbitro Pedro Henriques ontem à noite na tvi24). Aliás, foi mesmo o principal e mais gravoso erro de Xistra no Académica x slb, visto ter obrigado os "estudantes" a jogarem 45 minutos (41 + 4) em inferioridade numérica.