domingo, 23 de setembro de 2012

O tapete encarnado



Na passada quinta-feira, Académica, Marítimo e SCP jogaram para a Liga Europa, com a particularidade da Briosa ter tido uma deslocação longa à Europa de Leste, mais concretamente a Plzen, a cerca de uma hora de distância da capital checa.

41 anos depois da última participação nas competições europeias, para a esmagadora maioria dos atuais jogadores da Académica tratou-se mesmo de uma estreia absoluta nas eurotaças.

Por tudo isto, o intervalo para o jogo seguinte da Académica deveria ter sido o maior possível, dentro daquilo que está previsto nos regulamentos da Liga. Contudo, o calendário dos jogos destas três equipas na 4ª jornada do campeonato português, é o seguinte:


Ou seja, a única destas três equipas que, na quinta-feira, jogou fora de casa é precisamente aquela que vai jogar hoje, enquanto que as outras duas terão mais um dia para recuperar do esforço despendido. Fantástico, não é?

Há quem continue a trabalhar muito bem nos bastidores e a fazer as coisas por outro lado...

23 comentários:

Carlos Santos disse...

Caro José Correia,

não estou de acordo consigo neste caso.

Se o slb jogasse na segunda-feira, não duvido que houvesse igualmente portistas a perguntar porque é que eles tiveram mais 1 dia de descanço que o Porto...
Neste caso slb e Académica têm os mesmos dias de descanço, por isso não me parece que se esteja a cometer alguma injustiça, sinceramente.

José Correia disse...

Quer o Académica x slb fosse hoje, quer fosse amanhã, os encarnados teriam sempre mais um dia de recuperação que os "estudantes", pela simples razão que o slb jogou na quarta-feira e a Académica jogou na quinta-feira.

José Correia disse...

Alguém me sabe explicar por que razão é que a Académica joga hoje, enquanto que o Marítimo e o SCP jogam amanhã?

Fernando disse...

Muito bem observado!

Rui Faria disse...

Receita de bilheteira, meu caro.

Anónimo disse...

Xistra, cansaço, e mesmo assim, trazem aquele "brilhante" empate!
Não há nada como fazer as coisas por outro lado...

Rui disse...

Do que li na imprensa foi a Académica que quis o jogo hoje para ter mais receita, parece-me legitimo.

David Duarte disse...

José Correia, a resposta é muito simples : monopolio da SportTV.

jdm.dragão.lisboeta disse...

O CS estás-te a fazer distraído?! O teu clube jogou numa feira, a Académica jogou a leste numa 5º feira e dizes que tiveram o mesmo tempo de descanso?! Acho que continuam a fazer as coisas por outro lado, mas nem assim...

José Correia disse...

O estádio municipal de Coimbra encheu ontem à noite?

José Correia disse...

Foi a SportTv que decidiu que a Académica tinha de jogar no domingo, enquanto que o Marítimo e o SCP podiam jogar na 2ª feira?

José Correia disse...

«Muitas cadeiras vazias no Municipal de Coimbra para assistir a uma partida de um dos grandes. Um cenário desolador.»
in publico.pt

José Correia disse...

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra
Espectadores: 8270


David Duarte disse...

Se foi ela que decidiu, isso não sei. Mas que lhe da muito jeito que os grandes joguem à noite em três dias diferentes, isso é indesmentivel.

E jà agora, se a Académica jogou no Domingo foi porque aceitou jà que se tal não lhe fosse conveniente poderia muito bem ter alterado a data do jogo, enquanto equipa da casa, para segunda feira (todos se lembram do Benfica-Porto do ano passado).

David Duarte disse...

José Correia, tenho a sensação que faz perguntas tendo como pressuposto jà a resposta e por muito que outras razões sejam apresentadas (receita de bilheteria, interesses televisivos) o José Correia não sai da sua. Tenho seguido este blog jà hà alguns anos e vejo nos seus artigos cada vez mais paranoia.

David Duarte disse...

São cada vez menos os artigos que faz sobre o seu clube e cada vez mais aqueles em que apenas fala do Benfica.

Penta disse...

@ david duarte

não sou o advogado de defesa do caríssimo José Correia, nem pretendo sê-lo, mas escrever na caixa de comentários de um blogue portista que um dos seus administradores pode sofrer de «paranóia» parece-me excessivo. e um pouco mal-criado, também...

e principalmente quando os temas que o caríssimo José Correia aborda e que "tocam" em feridas lampiónicas, se relacionam directamente com a verdade desportiva do campeonato.
por exemplo, a questão colocada neste post é pertinente pois a «vergonha» (termo muito caro esta semana, nas hostes coisinhas) reside tão-somente no facto de haver dois pesos e duas medidas na hora de julgar: tivesse este cenário como adversário o FC Porto e a opinião do sr. david duarte certamente que já seria diferente.

mas, se calhar, sou eu que estou errado e serei mais um paranóico...

José Correia disse...

@David Duarte
Eu escrevo sobre aquilo que me apetece.
E no caso do slb, sigo o lema do blogue 'Bibó Porto, carago!': Quanto mais mentirem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles.

José Correia disse...

E por que razão não jogou o SCP no domingo e a Académica na 2ª feira?

José Correia disse...

A Académica aceitou jogar no domingo ou foi convencida a aceitar?

Paulo Marques disse...

O problema é que estes "casos", que nem considero muito relevantes, são sempre para favorecer o mesmo clube.
É como as mãos na bola e jogar contra 10.

Rui disse...

Não deixa de ser normal esperarem ter mais adeptos num domingo que numa segunda feira, o estádio até podia ter ficado vazio que não mudava a minha opinião.

Não vejo fantasmas neste tipo de coisas, mas respeito a sua opnião.

David Duarte disse...

José Correia, longe de mim querer "impôr" temàticas neste blog. Quis dizer que a qualidade dos textos que tem escrito tem baixado com a cresente mania em escrever sobre o Benfica. Não digo isto por ser benfiquista, acredite.

Se fôr a ver os seus artigos dos ultimos meses, o José Correia grita ao escandalo (é simples expressão) por tudo e por nada. Dou um exemplo : compreendo perfeitamente que faça um artigo (como o que acaba de publicar) sobre o historial de expulsões para adversàrios do Benfica. Não compreendo que faça um artigo sobre o facto da Académica ter tido um dia a menos de descanso que o Benfica e lance para o ar a ideia que tal foi prepositado para beneficiar o Benfica. Até porque todos os anos temos casos destes que afectam todos os clubes que participam na Europa. Muito provavelmente vai acontecer o mesmo com o Porto este ano. Compreende a diferença?

Depois, penso que mesmo nesses artigos sobre o Benfica falta objectividade. Sei bem que se calhar um blog não é espaço para objectividade. Sim, claro, utilizam-se muitos numeros para tentar provar o que se pretende. Mas uma coisa é comum a todos os blogs de adeptos de um clube : a petição de principio. Ou seja, tem-se uma ideia jà bem assente e depois vai-se buscar a informação para demonstrar essa mesma ideia, sem nunca a colocar em causa.

Penso sinceramente que o José Correia tem caido neste erro muitas vezes ultimamente : sim, trata-se de uma critica que faço. Espero que não a tome a peito (os portugueses são por natureza um povo muito susceptivel). Agora tem a liberdade de fazer o que quiser com ela e mesmo ignorar. Como ninguém me obriga a vir para aqui escrever, também ninguém o obriga a aceitar o que eu digo.

PENTA, não se preocupe. Penso que ficou claro o sentido do que disse no que acabo de escrever. Nunca foi minha intenção insultar quem quer que seja.