segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O "Incrível" 60 milhões... Menos o IVA



“O brasileiro Hulk vai transferir-se do FC Porto para o Zenit, que pagará cerca de 60 milhões de euros pelo jogador, 40 dos quais serão lucro absoluto para os portistas, revelou à Lusa o empresário do futebolista.

Segundo Teodoro Fonseca, os portistas recebem 40 milhões de euros (ME), por 85 por cento do passe do avançado, enquanto o montante restante é distribuído pelo fundo que detinha 15 por cento (nove ME) dos direitos desportivos, pela comissão de 10 por cento por intermediação (seis ME) e pelo fundo de solidariedade, equivalente a cinco por cento do valor global (três ME).

Segundo a mesma fonte, dos 60 milhões são, também, retirados valores de prémios desportivos a receber pelo jogador e pelo agente, uma verba a rondar os dois milhões de euros.”
in, Agência Lusa, 03/09/2012


Chegou no limite da hora para as inscrições da UEFA a notícia que todos os portistas temiam. Hulk vai mesmo deixar de envergar as nossas cores, sendo que o FC Porto realiza a maior transferência deste defeso e uma das maiores de sempre no futebol mundial.

Olhando o contexto económico atual e percebendo o obstáculo que é o campeonato português (sendo visto como uma Liga menor e sem preponderância), mesmo para um clube de referência como o nosso, é um montante quase difícil de imaginar e impossível de rejeitar.

Perde-se um dos jogadores mais empolgantes dos últimos anos, um símbolo da equipa e dos adeptos, um elemento que era responsável por grande parte da construção e organização ofensiva da equipa – e que fica sem possibilidade de ter um substituto -, mas onde os rublos russos vêm como de pão para a boca de uma SAD em aperto financeiro.

As virtudes financeiras e méritos negociais da estrutura portista estão de parabéns. 60 milhões de euros é uma maquia que, porventura, não pertence à nossa orbita periférica. Porém continuam a resistir nestas transferências milionárias as generosas despesas de intermediação que nada dignificam as entidades negociais envolvidas. Ninguém no seu perfeito juízo, no mundo empresarial, considera razoável pagar 6 milhões de euros pela intermediação de um negócio. Ninguém… a não ser no futebol! Uma comunidade à parte, naturalmente!

P.S.: À hora em que este artigo foi publicado ainda não tinha sido comunicado pelo FC Porto à CMVM todos os contornos deste negócio.

78 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

A quente e ainda emocionalmente chocado com a notícia da saída de Hulk só me veio à cabeça a seguinte ideia: adeus tri-campeonato.

Agora mais friamente e com racionalidade: venha daí o €€€€€€€ (mesmo que fruto de fontes ilícitas, afinal estamos a falar da Rússia "Putiniana"), e acreditar que teremos, no futuro, mais Hulks ou Falcões no nosso plantel.
Agora também não existem desculpas para não se apostar no crescimento de Iturbe ou Kelvin.

Alexandre Burmester disse...

Uma oferta deste teor não pode, obviamente, ser recusada. Nada a dizer. E acredito que o dinheiro vá ser aplicado na redução do passivo, obviamente, como em anteriores casos de grandes transferências.

José Correia disse...

Estou triste.

Luis Cunha disse...

A serem verdadeiros os números do negócio esta torna-se na 5ª maior transferência de sempre. Mais uma vez o nosso clube está no topo.

José Correia disse...

«Os 60 milhões de euros pagos pelo Zenit ao FC Porto por Hulk constituem não só a maior transferência de sempre em Portugal como também a 6.ª maior da história do futebol.»
in record.pt

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=776541

Mario disse...

Desportivamente é um erro do FCP e do Hulk, mas era inevitável esta saída pelos valores absurdos envolvidos. O Hulk era uma referência no campeonato e um dos pilares da equipa, era o tipo de jogador que assume a responsabilidade de tentar e falhar, mas tb de fazer coisas fabulosas. Vai deixar saudades.

Anónimo disse...

Não consigo perceber porquê, segundo o Teodoro, o FCP paga 100% do todas as comisões e afins. Não deveria o FCP pagar 85% e o fundo os restantes 15%? É que 15% de intermediação e solidariade ainda é muito dinheiro para fechar os olhos (1.35M euros)

Silvestre disse...

Lá se vão os negócios há Pinto da Costa. Em resumo: 22 milhões pagou o Porto por 85% do passe, vendendo a 60 milhões, mas recebendo apenas 40 milhões. Ora 40-22=18. 18 milhões não é quanto o Hulk vale, este valor é muito muito baixo.

José Correia disse...

10% (seis milhões de euros) de comissão de intermediação?!!!

Quando for grande quero ser "empresário" de jogadores de futebol.

Silvestre disse...

O record enganou-se, não é a 6ª mas sim a 5ª, e a de Falcao passa para 11ª.

Anónimo disse...

Depois não venham culpar o Vítor Pereira.
A estratégia suicida (venda sem poder comprar ou ter antecipado a compra) só pode ter um triste fim... a perda desportiva brutal que agora se inicia. Bastou ver as dificuldades que tivemos no Algarve.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Acho que é um excelente negócio da SAD, um triplo em cima da buzina, em linguagem de basketball. A sorte de clubes como o FC Porto e Benfica é que exista a liga russa, com a incontinência gastadora que têm exibido nos últimos anos.

Mas não nos enganemos, o preço a pagar desta gestão é desportivo. O Zenith tem agora uma equipa para lutar pelos Quartos da Champions e para o FC Porto um grupo que parecia acessível complica-se até porque se esperou ao último dia e agora Vitor Pereira tem o que há, nem mais nem menos.

A questão dos empresários é um cancro que esta directiva tem de pensar seriamente em resolver. Sei que não o vai fazer, mas há clubes que pura e simplesmente não pagam estas barbaridades a empresários.

JOSE LIMA disse...

Caro Daniel
"Adeus tri-campeonato"?
Tá enganado meu amigo. Ao contrário do que já estão a propalar na SportTV pela boca dos inefáveis Luis Freitas Lobo e Pedro Henriques, acho que a "instituição" fica a perder.
Não vejo alternativas à parelha Witsel/Javi. Para o lugar do Hulk acho que há várias soluções, incluindo, mudar o sistema de jogo.
Mas "isso" é para os especialistas, entre os quais não me conto.
Abraço

P. Ungaro disse...

Boas VP,

O que dizer??? tanto e tão pouco. Para o comum adepto é uma tristeza tremenda em ver partir talvez o melhor jogador que ja vestiu a nossa camisola, para alem disso nunca demonstrou azia, nem desrespeito por nós e talvez por isso a nossa braçadeira de capitão era ostentada por ele.
Ainda me lembro quando o nosso presidente se referiu a uma contratação que iríamos fazer que era bombástica, penso que foram essas as suas palavras e a verdade é que mais uma vez acertou.
Em dois anos consecutivos perdemos dois jogadores fantásticos, foras de serie os quais será extremamente complicado substituir, no entanto temos que ter consciência o que é o nosso clube e que ao contrarios dos outros endinheirados temos que trabalhar muito para encontrarmos estas perolas.
Certamente no futuro iremos continuar a ter jogadores fantasticos, como o nosso passado o demonstra mas como o Hulk, o INCRIVEL, não ha.
Quanto ao dinheiro, 40, 50, 60 ou 100 ... é-me indiferente, caro que tenho orgulho no meu clube ao fazer estes negocios fantasticos, mas o que eu gosto mesmo são vitorias, são bons jogos e fundamentalmente ter no meu clube estes jogadores fantasticos.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

Silvestre disse...

Sai o melhor jogador de sempre do campeonato português nas últimas 4 décadas... sai por valor completamente astrómico e que o coloca diretamente do TOP 5 da história do desporto, em que a melhor transferência é de Cristiano Ronaldo por 94 milhões.

quanto ao Porto... há extremos de qualidade para substituir Hulk.... nada fica comprometido, mas existe uma ligeira perda de qualidade, felizmente temos lá muitos jovens a evoluir para o estrelato mundial.

JOSE LIMA disse...

Caro Alexandre
Eu não sou tão optimista quanto à aplicação do dinheiro.
Provavelmente virá em tranches, com uma entrega inicial e o restante "dividido" pelo número de meses do contrato (60 meses).
Se conseguirmos evitar o EO que estava previsto para o final do ano, já será muito bom.
Abraço

JOSE LIMA disse...

Meu caro José Correia
Não fique assim. Já tivemos situações piores.
Mas compreendo-o.
Abraço

Miguel Lourenço Pereira disse...

Os Fundos não são permitidos em ligas exigentes como a Premier League precisamente por situações como esta. São pontes de jogadores, investimentos dificeis de explicar, sempre com o fantasma da lavagem de dinheiro à cabeça, e naturalmente estão apenas e só para dar cashflow aos clubes que precisam e lucrar depois sem que lhes façam perguntas.

José Correia disse...

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Football Club Zenit St. Petersburg (Zenit) para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva, e dos 85% dos direitos económicos que detinha, do jogador profissional de futebol Givanildo Vieira de Souza (“Hulk”) pelo valor de 40.000.000 € (quarenta milhões de euros). Mais se informa que o Zenit assumiu, ainda, a responsabilidade dos encargos relativos ao mecanismo de solidariedade da FIFA.»

Miguel Lourenço Pereira disse...

O problema do Hulk é que nunca daria um lucro significativo mas enquanto cá estivesse ia custar muito, muito dinheiro.

Ao aplicar a teoria de comprar aos pedacinhos, a SAD deu um tiro no pé porque o passe do Hulk foi-se valorizando e dos 7 milhões iniciais passou-se aos tais 22 milhões. Já isso fazia qualquer negócio dificil de ser rentável como foram os de Cissokho, Anderson ou Pepe, por exemplo.

Mas o Hulk continuava a cobrar muito dinheiro e a ausência de cashflow no FC Porto é uma realidade. Ficar sem a sua carga salarial e fazer um pequeno lucro que pague os salários até ao final do ano e ajude a abater o passivo não é uma má opção porque, ao contrário de Falcao, nem Hulk vale 40 milhões nem nunca se iria valorizar a partir dos 50, que foi a base de negociação!

José Correia disse...

«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que alienou a título definitivo a totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Axel Witsel ao Football Club Zenit, pelo montante líquido de € 40.000.000 (quarenta milhões de euros)»


Pelos vistos, a FCP SAD recebe tanto pela venda do Hulk como a slb SAD pela venda do Witsel.

Alexandre Burmester disse...

Estar no "topo", meu caro amigo, é ganhar títulos. Vendas fabulosas também o Benfica as faz, como acabámos de ver. O importante é saber aplicar este dinheiro como, estou certo, não deixará de acontecer, a ajuizar pelo passado recente.

Runesocésio disse...

40 Milhões efectivos.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR41313.pdf

Miguel Lourenço Pereira disse...

Melhor jogador da liga portuguesa das últimas 4 décadas? Ó Nuno, não está a exagerar ou viu pouco futebol português nas últimas 4 décadas.

Porque assim de repente lembro-me de Fernando Gomes, António Oliveira, Jordão, Chalana, Rabath Madjer, Paulo Futre, Vitor Baía, JV Pinto, Mário Jardel, Deco, Radamel Falcao...

Miguel Lourenço Pereira disse...

O negócio são de 60 milhões de euros divididos da seguinte forma:

40M€ para o FC Porto
9M€ para o Fundo que detinha 15%
6M€ de comissão a intermediários
3M€ para o fundo de solidariedade
2M€ prémio de jogador e agente

José Correia disse...

"segundo o Teodoro, o FCP paga 100% do todas as comissões e afins. Não deveria o FCP pagar 85% e o fundo os restantes 15%?"

Pois devia.

Daniel Gonçalves disse...

Caro José Lima,

o meu sentimento foi com o "sangue quente" após saber da notícia. Agora temos de - como o José Lima, e bem, afirma - mudar o sistema de jogo ou encontrar um substituto (opção a breve trecho mais difícil). Claro que acredito no tri-campeonato, embora considere que perdemos um, fulcral, jogador para o alcançar.
Sim, o nosso rival também fica bastante desfalcado, e logo num sector chave da equipa, o meio-campo.

José Correia disse...

O Hulk faz muita mais falta ao FCP do que o Javi e o Witsel juntos fazem ao slb.

Miguel Lourenço Pereira disse...

De acordo, as baixas no Benfica são mais importantes para o sistema de jogo. O suicida do JJ não tem meio-campo e tem agora uma equipa literalmente partida em dois. O Hulk era importante, sem dúvida, e vai fazer muita falta, mas as coisas estão niveladas! Por baixo, mas niveladas!

José Correia disse...

A (inevitável) venda do Hulk foi, de longe, a melhor contratação que o slb fez esta época (o SCP e o SC Braga não entram para estas contas).

Duarte disse...

Mas porquê? Nestes últimos nós fomos os únicos a vender jogadores que depois não tiveram substitutos?

Anónimo disse...

Pelos vistos, a FCP SAD recebe tanto pela venda do Hulk como a slb SAD pela venda do Witsel
---

ao que parece também têm comissões e fundos pelo meio.

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

É um negócio esquisito, com estas parcelas todas, mas parece-me que feitas bem as contas e passando a sensação estranha, principalmente pela comparação com os outros 40 milhões do cabelo de espanador belga, percebe-se que foi um excelente negócio e daqui para a frente há que ultrapassar outra sensação estranha que será ver o FC Porto sem Hulk, e isso será mais difícil de ultrapassar.

Duarte disse...

Claro, Toy, porque o lucro desportivo (que tem ligação directa e indirecta com o financeiro) não conta para nada.

Anónimo disse...

Ò Toy quero-o para Presidente voce deve ter cá um talento...

Anónimo disse...

Este negócio só tem dois ganhadores: o intermediário (estará o Pintinho mais novo envolvido?) e o PdC, que no final do ano vai abarbatar o prémio de gestão, como se fosse um extraordinário ato de gestão vender o Givanildo. Se ao menos servisse para reduzir o passivo…mas diluído nos prémios de transferência, de intermediação, de gestão, de valorização, de blá blá, etc, restará para os adeptos a memória de um grande jogador (mais um…sim, mérito ao PdC…) que vestiu de azul e branco.

José Correia disse...

O comunicado do slb refere "pelo montante líquido de € 40.000.000", daí eu ter referido que recebem o mesmo, mas admito que posso estar enganado.

José Correia disse...

Eu estou triste com esta venda, mas acho que é um extraordinário acto de gestão descobrir o Hulk no Japão, valorizá-lo e ao fim de 4 anos de inesquecíveis momentos de futebol vestindo a camisola azul-e-branca, vendê-lo por um valor global de 60 milhões de euros.

Alexandre Burmester disse...

Obrigado, Figger! Manda mais!:-)

Miguel Teixeira disse...

Deixemos-nos de tretas. Este negócio é desportivamente ruinoso para o FC Porto. Financeiramente, os valores da transferência são igualmente desastrosos se fizermos todas as contas. Entre os valores despendidos na aquisição dos 85% mais o valor dos ordenados e "luvas" desde 2008 o FCP ganhou o quê?

Fica também para análise futura o número de prestações destes 40M.

Pesquisar na internet as declarações de PDC sobre as ofertas recusadas anteriormente também é um exercício engraçado.

De 60M ficamos com 40. Sobram 20M e "ninguém" pergunta para onde voa este dinheiro?

O Hulk foi empurrado para fora do clube. (ponto)

Quem manda nisto está a beber champanhe nas Caraíbas, local para onde alguns dos nossos "sadistas" vão em breve passar férias.

O FCP CLUBE saberá ultrapassar mais uma vez estas cacetadas mas estou triste com a continuidade desta gestão. Daqui a 10 anos saberemos avaliar isto que acabei de referir.

José Correia disse...

"Não esperava esta novidade, tanto é que entrei em campo no sábado com o FC Porto, para a Liga portuguesa. Nas entrevistas depois do jogo, disse que queria ser tricampeão. E de repente, hoje, o meu empresário ligou-me e diz que o Zenit tinha um acordo com o FC Porto. Agora é pensar no outro clube. Estou feliz por ter conquistado vários títulos com o FC Porto. É um clube que vou carregar no meu coração para sempre.
Não tinha nenhum motivo para sair. Tinha mais quatro anos de contrato. Na sexta-feira havia fechado o mercado. De repente, chega uma proposta do Zenit que já estava em negociações com o FC Porto. Foi bom para o clube, vai ser bom para mim. Acho que foi uma negociação bem conversada e bem feita. Tanto para mim, quanto para o FC Porto e para o Zenit"
Hulk, em comunicado divulgado pela sua assessoria de imprensa

DJ Louro disse...

Um grande negócio na altura errada visto que não vamos colmatar a sua ausência, agora que o mercado encerrou.
Certamente que não vamos começar a jogar com 10 e só se espera que o $$$ sirva para equilibrar as contas do clube e não para encher os bolsos aos admnistradores da SAD...
Fico preocupado com o que se segue:Como é que nos vamos reorganizar sem Hulk (4*4*2?)
Aguentam estes miudos (Iturbe, Kelvin, Atsu) a pressão de entrar no onze assim de repente?
Posso não gostar muito do Vitor Pereira mas agora tenho pena dele , porque tem uma batata quente nas maos.Eu só espero que os socios não se voltem contra o treinador em caso de insucesso.Daqui em diante se existem culpados na planificação da época é da SAD e de mais ninguem.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Sem dúvida, a nível de gestão a operação é excelente!

Anónimo disse...

Não necessariamente já que no caso do 5LB tem que pagar ao Standard os direitos de formação enquanto no caso do Porto o Zenit encarrega-se disso.

Daniel Gonçalves disse...

Corrijam-me se estou enganado e penso que foi aqui no RP que li a informação, mas o FC Porto, devido a ter vendido um jogador no fim da data limite estipulada pela UEFA, não possui agora um tempo para, se assim o desejar, encontrar
- entenda-se comprar - um jogador para substituir o Hulk?

Anónimo disse...

A ausência já estava colmatada desde que Kelvin e Iturbe não saíram.
Vai ser com Atsu, Varela, James, Atsu e Kelvin nas alas que vamos partir para o campeonato. Talvez com Sebá também.
Não são alas "incríveis" mas são bons.

Quanto ao negócio, é um negócio de 60 milhões, já todos sabíamos (pelo menos os que não andavam a dormir) que não íamos receber tudo porque não tínhamos o passe todo (com Moutinho, James, etc vai acontecer o mesmo exactamente), mas neste caso entram certinhos 40 milhões nos cofres. Logo é de longe a maior transacção da história do Porto. E trata-se de um jogador de 26 anos, mais 1 ou 2 anos e o preço começava a descer em vez de subir.

Agora esperemos que a SAD pague o que deve a jogadores e funcionários, se deixe de megalomanias e aposte em jogadores bons e baratos (o Braga é um exemplo fabuloso), porque se é sempre preciso Hulks e James que custam bastante dinheiro, o plantel também se faz de Custódios e Mossorós. Não é preciso estoirar 6 ou 7 milhões em suplentes.

Anónimo disse...

Já fui um adepto com uma fé cega no PdC. E os resultados desportivos alcançados só justificavam essa fé. No entanto, considero que hoje em dia, e apesar da continuidade dos bons resultados desportivos, há uma postura de distanciamento dos sócios, o emergir de interesses distanciados dos objetivos do clube, uma postura de sobranceria (nem sequer pontuada pelo habitual bom humor), e aquilo que costumava ser um grupo de amigos portistas que zelavam pelo sucesso do FCP transformou-se num conselho de administração anódio e mercantilista. Parece-me que esta saída apressada do Hulk, e tendo em consideração que este até contemplava a possibilidade de continuar, só veio confirmar o pior…

Ricardo, RSW disse...

Não quero comentar a transferencia.. acho que o FCP não ficou a ganhar tanto assim como pensam..

Espero sim, que agora apostem forte no Juan Iturbe e no Christian Atsu e no Kelvin..
noutras circunstancias olharia para a equipa com outra esperança, se por exemplo la estivesse Jesualdo Ferreira, que embora o estilo de jogo não fosse do meu agrado, é um excelente formador de jovens jogadores, ajudou imenso a construir Hulk e Falcao... tenho a certeza que seria o mentor ideal para construir Atsu, Kelvin e Iturbe..

O que me deixa de pé atras é o factor VP (Vitor Pereira) e a sua fantastica equipa tecnica onde pontifica o magnifico Quintas dos Aliados do Lordelo...

espero que me surpreendam agora pela positiva..

Anónimo disse...

O nosso modelo de gestão exige a venda de 1 ou 2 estrelas todos os anos. Tem sido sempre assim e não deverá mudar nesta presidência. A saida de uns será a oportunidade de outros, que porventura serão as joias da coroa do futuro. Há que ter paciencia!

Do mal o menos. Com tamanha venda, já deveremos conseguir aguentar o Moutinho, salvo pelo Big Ben depois do FCP ter aceite a sua venda por 22M de libras.

Ricardo, RSW disse...

Não quero comentar a transferencia.. acho que o FCP não ficou a ganhar tanto assim como pensam..

Espero sim, que agora apostem forte no Juan Iturbe e no Christian Atsu e no Kelvin..
noutras circunstancias olharia para a equipa com outra esperança, se por exemplo la estivesse Jesualdo Ferreira, que embora o estilo de jogo não fosse do meu agrado, é um excelente formador de jovens jogadores, ajudou imenso a construir Hulk e Falcao... tenho a certeza que seria o mentor ideal para construir Atsu, Kelvin e Iturbe..

O que me deixa de pé atras é o factor VP (Vitor Pereira) e a sua fantastica equipa tecnica onde pontifica o magnifico Quintas dos Aliados do Lordelo...

espero que me surpreendam agora pela positiva..

condor disse...

Posto isto espero que o FCP ganhe o próximo jogo!
Quanto ao INCRIVEL acho que merecia um campeonato e um país melhor!
Enfim,saiu de um país de merda para ir para uma merda de um país!

Luis Cunha disse...

Meu caro amigo, entendo perfeitamente o seu ponto de vista mas vamos concordar em discordar.
Na lista das maiores transferências de sempre naturalmente aparecem jogadores de classe inegável (C.Ronaldo, Zidane, Ibrahimovic, etc). O facto de agora lá constar o nome do Hulk, um grande jogador mas sem ser de top mundial (na minha modesta opinião) é mais um grande triunfo do nosso presidente.
E ao contrário do Benfica, que também vendeu, não ficamos com o plantel desequilibrado. Mais uma opinião pessoal, eu acredito muito no Atsu.

Mefistófeles disse...

C´est la vie...já perdemos tão bons ou ainda melhores jogadores. Quem não se lembra de Madjer, Futre, Kostadinov, Jardel, Falcão...enfim. C'est la vie. O FC Porto continuará a ser o FC Porto. Há dúvidas ?

miguel87 disse...

Isto a ser verdade deixa uma imagem muito fraquinha de "minimo" bem comportado que faz o que lhe mandam..
Também tira as duvidas, a quem as tivesse, sobre o principal interessado na venda.

E é uma facada nas costas do Vitor Pereira. Agora se as coisas correm mal é que vai ser bater no ceguinho...
Força Vitor, mais uma vez contra tudo e todos (incluindo muitos portistas) vais ser campeão!

Miguel Teixeira disse...

«O Falcao optou pelo dinheiro em detrimento do sucesso desportivo. Se lhe pagam o que prometeram, não tem de ficar arrependido. Mas tenho a certeza que o Hulk ou o João Moutinho nunca aceitariam, por dinheiro algum, ir para o Atlético. São uns campeões.» PDC


Foi para esse grande colosso do Futebol Mundial - o Zenit

Miguel Magalhães disse...

Mais uma venda em cima do tempo limite. Quero acreditar que a época foi planeada a contar com isso, caso contrário seria um péssimo acto de gestão desportiva. Nada a dizer neste ponto.
Mais uma venda com alguns a mamarem à grande. Não tenho outro termo para classificar 10% de comissão de intermediação. Intermediação de quê e de quem? foi preciso apresentar o Zenit ao Porto? ou foi preciso levar uns videos do Hulk para o Zenit ver? Estas comissões, a par dos parceiros que aparecem sempre nestes negócios é que eu gostava de ver esclarecidas mas possivelmente são a "alma do negócio".
Por um lado fico satisfeito por já não se poder comprar alguém pois pode ser que assim se reduza o passivo e se tenha liquidez para aguentar a época sem sobressaltos. Por outro lado, penso que ficamos claramente menos fortes mesmo tendo em conta a saída da dupla Javi/Witsel do Benfica. Temos James, Varela, Atsu, Iturbe, Kelvin. Não creio que tenhamos jogadores para um 4-4-2 pois não temos avançados todo-terreno. E continuamos com um déficit no meio campo de um jogador do nível do trio titular.
Ainda assim, sem duvida que temos equipa para lutar pelo título mas a Champions fica mais dificil. Vitor Pereira é o treinador, tem um bom leque de jogadores, arrumou com os amuados e tem tudo para voltar a ter sucesso. A saída do Hulk não poder servir nunca de desculpa.

Mário Faria disse...

Foi um bom negócio. Sol na eira e chuva no nabal era bom, mas é improvável. Falcão saiu, ficámos apenas com Kléber para o seu lugar e fomos campeões. Quanto ao futuro, prognósticos só no fim. Porém, se defendemos a utilização dos jovens, esperemos que os sócios que se juntam no apelo ao recurso de Atsu, Kekvin e Iturbe tenham alguma paciência, pois ainda têm uma larga margem de progressão. Ora raramente assim acontece. Kléber não tem convencido, mas nem sequer lhe foi concedido o benefício da dúvida, logo que ocupou a posição 9. Por isso, percebo que relativamente a alguns jovens não se tenda a queimar as etapas para o seu crescimento, porque as coisas às vezes demoram. O caso de Hulk é apenas um exemplo. Lembro, ainda, que Varela teve o seu melhor período no FCP quando Hulk esteve castigado.

Chocam-me as comissões milionárias no futebol pela grandeza e porque sugere um sistema de vasos comunicantes para encher muitos bolsos. Não penso que gente do FCP esteja metida na engrenagem, mas existe e ficamos constrangidos quando lemos coisas a respeito da coisa. Sobre o tema, refiro um artigo escrito no RP e que basicamente transcreve um outro publicado no Jogo.

Mário Faria disse...

Nos relatórios anuais de 2005/06 e 2006/07 e no relatório do 1º Semestre de 2007/08 são citados nomes de firmas muito conhecidas no mundo do futebol, como a Gestifute (do português Jorge Mendes), a ExtraTime (do sul-africano Rob Moore, antigo patrão e accionista do Ajax Cape Town e actualmente representante de Benni McCarthy, entre outros), a First Artist (fundada pelo inglês Jon Smith) ou a HAZ Sports Agency (do argentino Fernando Hidalgo). HAZ são as iniciais dos três sócios desta firma (Hidalgo, Arribas e Zahavi). Hidalgo, antigo colaborador do agente Gustavo Mascardi - de quem "desviou" estrelas como Verón, Crespo e Claudio López -, tornou-se nos últimos anos num dos empresários de topo no mercado sul-americano. Gustavo Arribas é conhecido como um dos amigos mais próximos de Mauricio Macri, presidente do Boca Juniors entre 1996 e 2008. O israelita Pini Zahavi é um dos agentes mais influentes no futebol europeu.

Os relatórios da SAD do FC Porto também mencionam sociedades praticamente desconhecidas no mundo do futebol, como a dinamarquesa DK InterTrade ApS - uma firma de "especialistas em comércio internacional", com sede em Copenhaga, cujos representantes se recusaram a responder às perguntas de O JOGO -, a Continental Services ou as irlandesas Matrix Media e Kelly Palmer Consulting Services. De acordo com o registo comercial da Irlanda, estas duas sociedades são controladas por Paul e Lisa Newman, dois nomes que surgem ligados, aliás, a cerca de uma centena de empresas da Irlanda e da Inglaterra (O JOGO também não conseguiu contactar o casal Newman; a Irlanda, aliás, não tem qualquer agente FIFA e as moradas e números de telefone indicadas no registo comercial estão desactualizadas ou são inexistentes).

O nome da Onsoccer International - Gestão e Marketing, Lda. é citado em dois dos três relatórios da SAD portista. Esta empresa, com sede no Porto, pertence a António Araújo, um empresário com ligações próximas a membros do conselho de administração da SAD do FC Porto (Araújo está nomeadamente associado a Reinaldo Teles na firma de construção Teles, Araújo & Tiago, Lda.). António Araújo não é agente FIFA, mas a Onsoccer recorre aos serviços da sócia Jussara Correia, mulher de Araújo e agente FIFA aprovada no exame realizado pela CBF em Setembro passado. A sociedade For Soccer - Gestão de Carreiras Profissionais de Desporto, SA é mencionada, pela primeira vez, no relatório do 1º Semestre 2007/08. Esta firma, também com sede no Porto, pertence aos agentes FIFA José Caldeira (irmão de Adelino Caldeira, membro do conselho de administração da SAD portista) e Isidoro Gímenez. Nos últimos tempos, a For Soccer substituiu a Gestifute na posição de parceira privilegiada do FC Porto, com uma presença cada vez mais significativa no plantel dos campeões nacionais (em Abril de 2007, Gímenez, citado pela imprensa do Médio Oriente - por ocasião da inauguração do escritório de representação da firma no Dubai - comentou que a For Soccer representava "oito jogadores do FC Porto"). A Gestifute, ao contrário, conta apenas com dois jogadores no plantel - e um deles, Quaresma, com fortes probabilidades de sair neste Verão."

Miguel disse...

Uma profunda vergonha. Desde o Verão de 2011 que os negócios do Porto têm sido maus. Muito maus mesmo.

Como é possível venderem o Hulk ao mesmo preço que o Benfica vendeu um tipo que chegou a Portugal há meia duzia de dias e pouco fez?

Como é possível pagar 18 milhões de euros por um jogador que nem se sabe bem em que posição rende mais(Danilo)?

Como é possível não aceitarem 22 milhões pelo Alvaro Pereira? Para depois aceitar um negócio onde recebe 7.5?

Como é possível o Sapunaru sair a custo zero?

Poderia continuar. Mas não vale a pena.

Daniel Gonçalves disse...

José Correia,
"O Hulk faz muita mais falta ao FCP do que o Javi e o Witsel juntos fazem ao slb."

Concordo plenamente, mas também por isso mesmo é que, em teoria, será mais fácil ao nosso inimigo contratar substitutos para os jogadores que vendeu do que para nós encontrar, de imediato ou a breve prazo, ou "formar" - dentro das alternativas Atsu, Kelvin ou Iturbe - um substituto ao nível, e com a preponderância, de Hulk.

meirelesportuense disse...

Só quero dizer uma pequena coisa:-As maiores felicidades para o jogador no seu novo Clube e para o Futebol Clube do Porto!
Sébá para o PortoA!...

NR disse...

€100.405.000
Muito juízo com este dinheiro que é dos sócios e dos accionistas. Espero que não desapareça e que o passivo comece a reduzir porque é possível ter bons resultados desportivos e também financeiros.
O negócio Hulk cada um que tire as ilações.. .sobretudo tendo em conta que o F.c.Porto recebeu uma proposta amplamente divulgada de €80.000.000, é certo que em Dezembro mas agora também não podemos ir ao mercado e que o Benfica conseguiu € 32.000.000 de mais valia [€40.000.000-8.000.000(=6.500.000+bónus-faltando saber se houve)] com a venda de Witsel e o F.C.Porto apenas 21.000.000 [€40.000.000-19.000.000=21.000.000].
Transferências esta época 2012-2013 Valor a receber 63.305.000
#Hulk Valor do negócio €60.000.000 F.C.Porto recebe €40.000.000 sem custos adicionais tendo em conta 85% que tinha do passe
[O que é quase a mesma coisa que ter em conta tudo não enganem as pessoas!= 39.400.000
Se não vejamos:
Compra do F.C. Porto---€13.500.000 (40%) +€ 5.500.000 (50%)=€19.000.000
F.C.Porto não tem 90% do passe só tem 85% deu 5% à Martex (AGENTE?) e os RENTISTAS têm 10%.
Vaor do negócio €60.000.000 F.C.Porto recebe €4=.000.000
1-15%=€9.000.000= RENTISTAS 6.000.000 (10%)+Martex (AGENTE?) €3.000.000 (5%)
2-5% da Formação=€3.000.000
3- Comissão de 10 por cento por intermediação (sobre a mais valia/lucro do F.C.Porto) AGENTE
€60.000.000-€9.000.000=€51.000.000
€51.000.000-€19.000.000=€32.000.000
€32.000.000 :0,10=€6.400.000
Negócio descontado todos estes valores:
€ 60.000.000-€9.000.000-€3.000.000-€6.400.000=€41.600.000
É muito ? Não me parece...
Há que descontar ainda cerca de €2.000.000 para jogador e AGENTE (segundo as suas declarações)
€41.600.000-€2.000.000=€39.600.000
Empresário recebe €3.000.000 (5%)+€6.400.000+€2.000.000=€11.400.000
É muito ? Parece-me que sim...]
#Vários jogadores €23.305.000
-Guarin-€11.000.000
-Alvaro Pereira-F.C.Porto 75% do passe
€10.000.000:0.25=€7.500.000
(Ainda podem ser €15.000.000)
-Janko €2.340.000 (valor adiantado pela imprensa)
-Belluschi-€2.500.000 F.C.Porto 50% do passe
€2.500.000:0.50=€1.250.000
-Djalma €500.000 Empréstimo (valor adiantado pela imprensa)
-André Pinto €300.000 Vendido para o Panatinaikos tendo o F.C. Porto ainda uma % do passe
Tiago Silva PSG €280.000 de direitos de formação (valor adiantado pela imprensa)
Paulo Machado Olimpiakos €135.000 de direitos de formação (valor adiantado por mim com base em 5% do valor do negócio)
Transferências de outras épocas (segundo o que foi divulgado creio no RC) Valor a receber €37.100.000
#Atlético de Madrid €28.000.000
#Zenit €6.000.000
#Lyon €1.600.000
#PAOK €1.000.000
#Marseille €500.000

Snob disse...

Para mim este empresario domina muito mais o futebol q jorge mendes, este é da velha guarda,domina na europa e america do sul...

NR disse...

€100.405.000
Muito juízo com este dinheiro que é dos sócios e dos accionistas. Espero que não desapareça e que o passivo comece a reduzir porque é possível ter bons resultados desportivos e também financeiros.
O negócio Hulk cada um que tire as ilações.. .sobretudo tendo em conta que o F.c.Porto recebeu uma proposta amplamente divulgada de €80.000.000, é certo que em Dezembro mas agora também não podemos ir ao mercado e que o Benfica conseguiu € 32.000.000 de mais valia [€40.000.000-8.000.000(=6.500.000+bónus-faltando saber se houve)] com a venda de Witsel e o F.C.Porto apenas 21.000.000 [€40.000.000-19.000.000=21.000.000].
Transferências esta época 2012-2013 Valor a receber 63.305.000
#Hulk Valor do negócio €60.000.000 F.C.Porto recebe €40.000.000 sem custos adicionais tendo em conta 85% que tinha do passe
[O que é quase a mesma coisa que ter em conta tudo não enganem as pessoas!= 39.400.000
Se não vejamos:
Compra do F.C. Porto---€13.500.000 (40%) +€ 5.500.000 (50%)=€19.000.000
F.C.Porto não tem 90% do passe só tem 85% deu 5% à Martex (AGENTE?) e os RENTISTAS têm 10%.
Vaor do negócio €60.000.000 F.C.Porto recebe €40.000.000
1-15%=€9.000.000= RENTISTAS 6.000.000 (10%)+Martex (AGENTE?) €3.000.000 (5%)
2-5% da Formação=€3.000.000
3- Comissão de 10 por cento por intermediação (sobre a mais valia/lucro do F.C.Porto) AGENTE
€60.000.000-€9.000.000=€51.000.000
€51.000.000-€19.000.000=€32.000.000
€32.000.000 :0,10=€6.400.000
Negócio descontado todos estes valores:
€ 60.000.000-€9.000.000-€3.000.000-€6.400.000=€41.600.000
É muito ? Não me parece...
Há que descontar ainda cerca de €2.000.000 para jogador e AGENTE (segundo as suas declarações)
€41.600.000-€2.000.000=€39.600.000
Empresário recebe €3.000.000 (5%)+€6.400.000+€2.000.000=€11.400.000
É muito ? Parece-me que sim...]
#Vários jogadores €23.305.000
-Guarin-€11.000.000
-Alvaro Pereira-F.C.Porto 75% do passe
€10.000.000:0.25=€7.500.000
(Ainda podem ser €15.000.000)
-Janko €2.340.000 (valor adiantado pela imprensa)
-Belluschi-€2.500.000 F.C.Porto 50% do passe
€2.500.000:0.50=€1.250.000
-Djalma €500.000 Empréstimo (valor adiantado pela imprensa)
-André Pinto €300.000 Vendido para o Panatinaikos tendo o F.C. Porto ainda uma % do passe
Tiago Silva PSG €280.000 de direitos de formação (valor adiantado pela imprensa)
Paulo Machado Olimpiakos €135.000 de direitos de formação (valor adiantado por mim com base em 5% do valor do negócio)
Transferências de outras épocas (segundo o que foi divulgado creio no RC) Valor a receber €37.100.000
#Atlético de Madrid €28.000.000
#Zenit €6.000.000
#Lyon €1.600.000
#PAOK €1.000.000
#Marseille €500.000

Anónimo disse...

""Daniel Gonçalves4 de Setembro de 2012 00:51

José Correia,
"O Hulk faz muita mais falta ao FCP do que o Javi e o Witsel juntos fazem ao slb."

Soltei uma grande gargalhada quando li isto.""

Neste momento o Benfica fica sem dois pilares mestres e com a equipa completamente partida.

ou muito me engano ou este ano são favas contadas para o fcp.

Anónimo disse...

José Correia,
"O Hulk faz muita mais falta ao FCP do que o Javi e o Witsel juntos fazem ao slb."

Acho que não existe nada mais errado. Tal como esse clube, nós temos muitos extremos e pouca gente no miolo. Já imaginaram se saissem Fernando e Moutinho? Não era bem pior do que sair apenas Hulk? É que para o Hulk andam a trabalhar o Iturbe, Kelvin, Atsu, Sebá, etc etc E para o meio-campo o que aconteceria??

Resumidamente o campeonato será nosso, não acredito em mudanças de estratégia, não acredito em nada disso. A equipa vai engrenar, obviamente que o Hulk vai fazer falta mas também já perdemos Deco, Lisandro, Lucho, Carvalho, etc etc e ninguém morreu.
Vejo é que o benfica perdeu os seus 2 melhores jogadores, não tem laterais, nem meio campo, coitados coitadinhos.
Nós continuamos com o plantel completo, e com opções que andam a ser trabalhadas para o lugar de Hulk, não é por acaso que o FCP é considerado uma grande escola.

Tomé Silva disse...

A saída de Hulk não só permiti um encaixe financeiro como irá fazer aparecer Atsu,Kelvin ou Iturbe,jovens com grande potencial.

Eu até estou com um feeling que James passará a ser o maior desequilibrador da equipa e com a saída do Incrível terá maior preponderância na equipa.

Abraço.

http://vamosjogarnototobola.blogspot.com/2012/09/mercado-de-tranferencias2-porto-e.html

Joaquim Lima disse...

Pelo que li algures isso acontece se for batida a cláusula de rescisão, coisa que não aconteceu com o Hulk!

Anónimo disse...

Era um excelente formador de jovens mas dispensou Vieirinha, Paulo Machado, Bruno Gama, Hélder Barbosa e Nuno André Coelho.
Isto depois da célebre queima do NAC em Londres no único jogo onde lhe deu uma oportunidade a titular mas não na sua posição de raíz.

Duarte disse...

60 milhões de euros, 60 milhões de euros... mas nem por esta quantia há gente que se conforma de que temos de vender jogadores?

Azulantas disse...

Caro Miguel Teixeira,

Discordo em absoluto das suas razões: (1) Se o clube quisesse empurrar o Hulk para fora porquê esperar até ao dia 3 de Setembro? Seria muito mais facil tê-lo feito muito antes por ofertas piores; (2) O Miguel, tal como todos nós Portistas, tem que entender que o mercado de jogadores de topo hoje em dia funciona acima de tudo com base no trabalho dos agentes dos jogadores e esses agentes são parte integral do negócio e fazem-se pagar. Os clubes têm que gerir as suas contratações partindo do pressuposto que uma larga parcela do dinheiro irá para os agentes envolvidos nas transferências; (3) Finalmente, temos que ser realistas: O FC Porto precisava do dinheiro mas não ia vender ao desbarato. O dinheiro desta transferência vai permitir assegurar a continuidade do projecto que tem jovens jogadores do calibre de James, Danilo, Atsu, Iturbe, Kelvin bem como manter o jogador que é o motor da equipa (J.Moutinho).

40 Milhões de Lucro (de acordo com os números avançados pela maioria dos orgãos de informação) é quase duplicar o investimento (22M) e ainda receber em troca uma mais-valia desportiva que nos valeu campeonatos e taças (incluindo a Europa League).

Abraço.

Azulantas disse...

O Louro esquece-se que também temos o Danilo que pode jogar numa posição mais avançada. O Porto tem soluções para o problema. Obviamente neste momento não estão (e se calhar nunca estarão) ao nível do Hulk, mas se nunca lhes dermos o seu espaço e oportunidade nunca vamos saber o que eles valem.

Eu penso que neste momento o Iturbe tem todas as condições para começar aos poucos a entrar na equipa, tal como o James tem que se assumir como grande jogador que é, a titular. E depois temos o Atsu, o Kelvin, e aquele rapaz na B (Sebá) que ainda vai dar muito que falar...

Tenhamos paciência.

Azulantas disse...

Miguel, O Zénit é o maior clube da Rússia, recorrentemente campeão, e provavelmente vai ser mais um assíduo dos quartos de final da Champions. Tem dinheiro a sair pelas orelhas. O Hulk não sai para pior.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Quero ver agora quem diz que Hulk NÃO FOI empurrado para fora do FC Porto, seja pela SAD, seja pelo agente. Claramente vai a contra-gosto para uma liga e um clube que sabem ser menores, apesar de saber que ganhará muito mais.

Para os que acham que é um bom negócio, como eu, é preciso não esquecer que é feito contra a vontade do jogador. A SAD volta a colocar as questões económicas por diante das desportivas.

PS: Mais um que não sai pela cláusula. Isto das cláusulas começa a parecer cada vez mais ridiculo!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Exactamente, isso só é válido quando se paga a pronto o 100% da cláusula, como fez o Bayern Munchen com o Javi Martinez, por exemplo!

Miguel Lourenço Pereira disse...

"Agora esperemos que a SAD pague o que deve a jogadores e funcionários, se deixe de megalomanias e aposte em jogadores bons e baratos (o Braga é um exemplo fabuloso), porque se é sempre preciso Hulks e James que custam bastante dinheiro, o plantel também se faz de Custódios e Mossorós. Não é preciso estoirar 6 ou 7 milhões em suplentes."

Sem dúvida este é o aspecto mais importante.

Hulk já foi e nunca iria por mais do que o que foi, apesar de desportivamente ainda nos poder dar muito. Se não ficamos com mais dinheiro é porque andamos sempre a jogar aos fundos e comissões, mas isso já não me surpreende.

Mas e agora?
Que fazer com esse dinheiro todo? O fundamental será pagar os salários a tempo e horas e garantir um desafogo nas arcas. Isso, mais os 10 milhões garantidos da Champions deve permitir uma solvência salarial até ao ano que vem.

Mas em Janeiro desconfio que a SAD terá a tentação de ir à Argentina e Brasil gastar dinheiro e é preciso mudar esse tendência e voltar à base daquilo que nos fez fortes: negócios baratos, mercado interno, afastar-nos dos fundos para sacar a máxima rentabilidade e apostar num plantel coeso e equilibrado.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Discordo.
O Zenit tem um grande potencial económico mas nem é o maior clube da Rússia - o CSKA e o Spartak ainda são muito, mas muito maiores - nem é um clube de top europeu. Não quer dizer que não esteja ao nível do Atletico de Madrid mas a frase em questão é mais um exemplo de bazófia de PdC!

Anónimo disse...

Eu bazófia vejo muita realmente, mas não é só no PdC