sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A culpa é do Pinto da Costa e do Xistra...



Ontem à noite, no pavilhão nº 2 da Luz, realizou-se uma Assembleia Geral do slb, em que foram apresentadas as contas do clube (não confundir com a SAD encarnada):
- Resultado do exercício 2011/12: 12,9 milhões de euros negativos 
- Activo do slb (clube): 15,8 milhões de euros 
- Passivo do slb (clube): 113,4 milhões de euros 

A AG de ontem foi uma das mais concorridas dos últimos tempos e a votação dos cerca de 700 sócios presentes foi a seguinte: 6988 contra, 4000 a favor e 387 abstenções.
Consequência: Relatório e Contas do slb do exercício de 2011/12 chumbado!

De acordo com os relatos da comunicação social, o ambiente foi escaldante, com a AG a ser marcada por trocas de insultos e pelo rebentamento de um petardo logo após Luís Filipe Vieira ter acabado de discursar. Mas de uma AG em que um candidato às últimas eleições (Bruno Carvalho) marcou presença na companhia de seguranças e em que o atual presidente saiu do pavilhão protegido por seguranças e debaixo de vaias pouco haverá a dizer. Os factos falam por si.

Sobram algumas dúvidas.

Contestação a Luís Filipe Vieira?!! Então a culpa não é do Pinto da Costa e do Xistra?

Desta vez, ninguém avisou o Rui Gomes da Silva? O "SIS encarnado" anda a trabalhar mal...

O ativo do slb é de apenas 15 milhões? Depois do estádio ter passado para a SAD, não é possível valorizar a marca "Benfica" em 100 ou 200 milhões de euros? Ou será que a marca também já passou para a SAD?

Em que divisão está o Alverca?

Por onde anda o arcanjo Gabriel? É urgente uma entrevista de Luís Filipe Vieira ao jornal A Bola...

23 comentários:

Sousa Tavares disse...

Comunicado Oficial:

A Associação Nacional de Coveiros vem por este meio repudiar veementemente o comportamento dos associados do SL Benfica perante o nosso mais ilustre associado, o senhor Orelhas. É inaceitável esta situação. Não compactuamos com estas atitudes altamente reprováveis. O senhor Orelhas tem cumprido de forma brilhante essa difícil missão de enterrar o SL Benfica, de acordo com os estatutos e os princípios desta associação, tal como o fez com o Alverca. Tem feito um trabalho exemplar, digno de todos os encómios.

Estamos totalmente solidários com o nosso associado e, como prova do nosso reconhecimento e admiração, será entregue ao senhor Orelhas, na próxima assembleia geral, o nosso mais importante galardão: a medalha de mérito Coveiro 2012. Uma honra que muito nos orgulha.

É por estes motivos e mais alguns, que os nossos associados têm cada vez maior satisfação em entregar os sócios desse clube do sul à sua morada eterna.

Respeitosamente.

O Presidente da Associação Nacional dos Coveiros,

Anacleto Sobretudo de Madeira

Antonio Silva disse...

Essa merda nunca mais afunda.

Sousa Tavares disse...

«O relatório e contas do Benfica relativo ao exercício 2011/12 foi reprovado por mais de dois mil votos durante a assembleia geral do clube, que decorre no pavilhão n.º 2 da Luz.

Contas feitas, foram 6.988 votos contra (56 por cento), 4.000 a favor (42%) e 387 abstenções (2%). Trata-se de um enorme revés para Luís Filipe Vieira, quando estamos a poucas semanas de novo ato eleitoral na Luz.»

Bem, vamos lá esclarecer isto. Eu sou o Zé Benfas, também conhecido na minha rua por Zé Bêbado. Sou sócio do Benfica como qualquer bom chefe de família que se preze. Eu e a Quina, a minha mulher, que é peixeira e também sócia, fomos ontem à assembleia. Eu tenho 'praí' uns cinco mil votos e a Quina uns 1.998. Fomos nós que reprovamos o relatório e contas. Os outros votaram todos a favor. Mas estamos a brincar ou quê? Dizem que os sócios não aprovaram o relatório. Tanga!! Eu e a minha Quina é que não aprovamos. Não foram os sócios do Benfica. Fico fodid* com isto. Digam a verdade, porra!

A comunicação social está a fazer uma tempestade num copo de água em relação ao que se passou.

Falam em insultos dos sócios. Tanga!! Que insultos? Na verdade, a minha Quina foi a única que se manifestou e incomodou o presidente. Chamou-lhe Orelhas, disse-lhe que gostava de lhe esfregar a pachacha na cara para ver se ele ganhava vergonha e que lhe atirava com um robalo à tromba. Isto são insultos?? Não se passou mais nada. Nada.

Falam em petardos. Tanga!!! Que petardos? O único petardo que se ouviu foi da minha Quina que se descuidou e largou um peido mais ruidoso que se ouviu em todo pavilhão. E falam em petardos. Mas que petardos? Só aldrabões!

Isto tudo deixa-me muito triste. Já não basta esse tipo lá do norte ganhar tudo e tenho que aturar estas merd*s da comunicação social. Uma pessoa abre o jornal e só encontra mentiras. Estou farto disto. Bem, vou ali ao tasco beber mais um copo para esquecer isto.

Mefistófeles disse...

Vai uma apostinha como o Orelhas ganha quaisquer eleições nas calmas ? Ele sabe muito bem que tipo de adeptos tem, sabe falar-lhes porque sabe o que eles gostam de ouvir ( patranhas e lérias saudosistas parolas ) e convenhamos que assenta que nem uma luva na "Instituição" - tal como o Jesus, aliás - com aquele seu estilo de empresário de sucesso de telenovela mexicana de 2ª.
Depois, já se percebeu que se mexe bem a todos os níveis - as origens da sua fortuna nunca foram investigadas a sério, as escutas no caso dele deram em nada, passeia-se impune e das instâncias desportivas e da CS faz o que quer.

David Duarte disse...

José Correia, não entre em contradicção! O relatorio foi chumbado precisamente por aqueles que não engolem o discurso virado para o Pinto da Costa ou para os arbitros (o que não significa que não hajam situações que deveriam ser clarificadas, mas isso é outra conversa), por aqueles que infelizmente foram poucos durante os anos Vieira mas que são cada vez mais.

E o José Correia continua a cair num erro de analise muito importante : continua a pensar que a Bola é um jornal do Benfica no qual os benfiquistas se revêem : é o jornal do Vieira, isso sim, mas jà nem hà muitos benfiquistas que dêem crédito a esse jornal (exemplo : depois duma Assembleia tão importante como a de ontem, a capa de hoje o que é? Cardozo fora e Lima que volta : ridiculo!!).

Antonio Silva, a situação financeira do Benfica é muito grave, é sim. Mas no mesmo buraco està o Porto, não tão afundado como o Benfica, certo, mas o peso da gravidade também se farà sentir com vocês. As vossas contas, e apesar de serem o clube que melhor vendeu nos ultimos 10 anos, também não deixam prever nada de bom.

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Conta quem lá esteve: “o resultado só não foi mais desproporcionado porque “nas primeiras filas estavam os detentores de 50 votos (casas, sócios mais antigos, etc.)”.
“Aliás, foram tão poucos os que votaram a favor, que eu próprio (bloguista Jonas Thern) tive oportunidade de contar os votantes com 50 votos cada. 76 (entre os quais 19 eram os membros da direcção, mesa da AG e membros do conselho fiscal).
A favor votaram ainda 10 sócios com um 1 voto, 10 sócios com 5 votos, 8 sócios com 20 votos, o que dá um total de 85 sócios…entre mais de 500 presentes no pavilhão”.
Resumindo e concluindo: Se cada sócio tivesse 1 voto o chumbo atingiria os 90%.

Abraço

David Duarte disse...

Prova do vieirismo, e não benfiquismo, da Bola é a publicação hoje da reacção do antigo presidente da FPF João Rodrigues que reduz os benfiquistas que chumbaram o R&C a animais insensatos e ingratos.

João disse...

David Duarte, vai uma aposta que o LFV ganha as próximas eleições de cebolada?

Carlos disse...

E ninguém tinha feito chegar uma mensagem ao Rui Gomes da Selva acerca do que ia acontecer ?

RBN disse...

As AG do slbecas sempre são assim, com o orelhas a tentar falar e os adeptos a chamá-lo filho disso, filho daquilo e berrarem a plenos pulmões para que ele se vá embora, enfim uma "festa".

Como o orelhas está agarrado ao poder, e até usou segundo alguns benfas, um "golpe estatutário" para impedir muita gente boa de concorrer, vai ficar lá mais 3 anitos para nossa alegria, pena que não fique eternamente.

Desta vez, ninguém avisou o aziado gomes da selva, por que será?

Ps:sei que não gostam que fujam do tema, o que aqueles russos racistas de merda estão fazendo com Hulk é de uma estupidez e de uma burrice ímpares.

A endinheirada gazprom provavelmente deve ter tido a idéia de tentar promover e colocar aquela merda daquele clube, cidade e plantel no mapa da europa levando jogadores de peso, e o que fazem os imbecis dos jogadores e adeptos?

Fazem vida negra a um jogador cheio de provas dadas, acostumado a ser campeão sendo sempre decisivo e presença constante no escrete brasileiro.

Isso devia ser motivo de orgulho a qualquer clube, mas pelos vistos lá é diferente.Façam o seguinte:não querem o HUlk?Emprestem ao FCP até maio.

Mesmo sendo brasileiro, não vejo a hora do Russia-Portugal começar e espero que a seleção enfie uma goleada no tal denisov!!!

Zefansa disse...

ALguem pode colocar os dados do ultimo relatorio do FCP clube? o ultimo que me lembro penso que os capitais proprios eram superiores a 100M de euros.

Um entre muitos. disse...

Olá a todos,
Aqui fica a minha achega...

http://www.vaimanticoravem.net/2012/09/28/e-que-com-ele-temos-sido-tao-felizes/

JOSE LIMA disse...

Época 08/09
Capitais Próprios 107,1
Total Activo 129,6
Total Passivo 22,5
Proveitos Operacionais 11,1
Custos Operacionais 9,1
Resultado -1,9

Época 09/10
Capitais Próprios 105,4
Total Activo 142,2
Total Passivo 36,8
Proveitos Operacionais 12,1
Custos Operacionais 10,2
Resultado -1,7

Época 10/11
Capitais próprios 104,1
Total Activo 144,4
Total Passivo 40,3
Proveitos Operacionais 13,5
Custos Operacionais 12,3
Resultado -1,3

Abraço

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia

Alguns leitores dirigiram-me por e-mail duas questões sobre as quais têm dúvidas.

A primeira refere-se a uma declaração do vice-presidente do Benfica, Rui Cunha, segundo o qual “o resultado negativo explica-se pela aplicação do Método de Equivalência Patrimonial. Sem isto, o clube teria lucro de 452 mil euros”.
Acontece que o Clube utilizou o SNC (Sistema de Normalização Contabilística) que não valora da mesma forma o estabelecido no POC, entre outros, o património tangível ou intangível, bem como os investimentos feitos em sociedades do grupo, pretendendo espelhar com mais realismo o verdadeiro valor do património. Por demasiado complexo, não cabe aqui analisar as diferenças entre o novo Sistema Contabilístico e o antigo POC, que pode fazer baixar ou subir as avaliações.
Devo referir que aquilo que os sócios contestam não é “apenas” o prejuízo deste exercício. O que contestam é toda a política de investimentos durante os mandatos do senhor Vieira que elevou o Passivo até aos 113 milhões de euros.

A segunda questão foi suscitada pelo facto dos Estatutos do Benfica preverem a obrigatoriedade da Direcção submeter novamente, no prazo de 15 dias, novo Relatório e Contas, situação idêntica à que aconteceu há algumas semanas no Vitória de Guimarães.
Se dessa segunda apresentação resultasse um novo chumbo, então, automaticamente a Direcção caía.
Sim amigos. Mas este articulado funcionou apenas nos antigos Estatutos. Os actuais dirigentes parece que adivinhavam o descalabro… Neste momento, os novos Estatutos datados de 2010 não prevêem essa situação, pelo que, as Contas estão definitivamente chumbadas. Foi assim um truque que "eles" inventaram, igual à obrigatoriedade duma eventual candidatura para as próximas eleições precisar de 10.000 votos. Uma ridicularia…

Abraço

Anónimo disse...

As casinhas benfas dao um ajuda...

Anónimo disse...

E a Sad deve 400 e muitos milhões de euros ???!!!

David Duarte disse...

É bem provavel João e é esse o problema do Benfica. Um mau presidente, isso pode acontecer a todos. Não haver uma oposição forte e crredivel, isso é o pior de tudo.

José Correia disse...

Faz parte do ADN de A Bola andar com os presidentes do slb ao colo. É assim com o Vieira, como foi com o Vale e Azevedo e outros antes destes dois "artistas".

José Correia disse...

O slb (tal como o SCP) é um clube muito democrático...

José Correia disse...

A "golpada estatutária" que o LFVieira e a sua "guarda pretoriana" fizeram no slb, de modo a perpetuarem-se no poder independentemente dos resultados desportivos, é algo que mereceria uma análise e debate sério.

Mas se os benfiquistas não se preocupam com isto, porque razão é que nós (portistas) nos havemos de preocupar?

Rui Faria disse...

Amigo Lima,

Consegue justificar porque motivo o passivo do clube tem vindo a aumentar bastante nas últimas épocas?

David Duarte disse...

"Mas se os benfiquistas não se preocupam com isto, porque razão é que nós (portistas) nos havemos de preocupar?"

José Correia, aconselho-o fortemente a dar uma volta por alguns blogs benfiquistas para conhecer melhor a realidade dos adeptos do Benfica. Isto que escreveu é uma barbaridade!

José Correia disse...

O "golpe estatutário" proposto por Vieira não foi aprovado numa AG?
Quem o aprovou não foi a esmagadora maioria dos sócios benfiquistas que estiveram presentes nessa AG?