sábado, 22 de setembro de 2012

Verdinhos, tenrinhos e muito macios


«A equipa B do FC Porto não acerta o passo e esta quarta-feira perdeu com o Belenenses, com um golo sofrido a segundos do final, num lance que nem sequer há a certeza que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha de golo.
À sexta jornada da Segunda Liga a equipa soma três empates e três derrotas. (...)
Sempre com muita posse de bola, o FC Porto B voltou a ser completamente ineficaz e incapaz de finalizar as jogadas, tendo efectuado apenas dois remates à baliza em 90 minutos de jogo.
Depois de uma primeira parte em que o FC Porto B não conseguiu criar situações de finalização, apesar do domínio territorial, a segunda parte começou com duas boas chances: primeiro, foi Sebá a ficar perto do golo, negado por uma boa defesa de Matt Jones, e a seguir foi Dellatorre a falhar a finalização. A equipa, porém, não foi capaz de dar continuidade aos minutos iniciais da segunda parte e só voltou a criar perigo nos último minutos, quando Tiago Ferreira cabeceou por cima um canto de Sérgio Oliveira.
E foi o Belenenses a equipa mais perigosa, com Stefanovic a brilhar com um punhado de boas defesas, até que a dez segundos do terceiro minuto de desconto surgiu o tal lance, que o árbitro considerou golo.»


Este texto não foi escrito por um adepto do Belenenses. Foi, isso sim, extraído do site oficial do FC Porto e, mesmo quem não tem visto os jogos, basta ler o seu conteúdo para perceber o estado a que chegou a equipa B do FC Porto.

Há quase um mês atrás, tinha proposto um Plano B para a equipa B. Contudo, as coisas estão de tal maneira mal que, provavelmente, a coisa já também exige um Plano T (T de treinadores).

Sim, eu sei que a II Liga é uma maratona de 42 jornadas e ainda vamos na sexta jornada mas, perante os 15 pontos desperdiçados em 18 possíveis e, principalmente, atendendo ao fraquíssimo desempenho da equipa, parece-me que a Administração da SAD não pode esperar muito mais tempo.

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu não acredito em Bruxas, mas...

Vem isto a propósito do nosso Semedo... É um pé frio, em tudo que se mete corre mal...

É boa pessoa, portista, trabalhador, sério, mas... corre sempre mal...

É uma especie de Peseiro ! é o nosso Peseiro!

Carlos Andrade - VNGAIA

Anónimo disse...

Mudar de treinador em Setembro????!!!!

É por isso que tanto receio o pos/PC.....

RBN disse...

Já escrevi em outros blogs sobre a equipa B, e penso que o treinador é bom rapaz, bom amigo, trabalhador, honesto e etc...

Mas, não conseguiu até agora colocar a equipa a jogar bola.

Enquanto isso, os sub-19 jogam certinho, numa mistura quase perfeita de colectividade e bom futebol, parecendo um mini-barça.

Se calhar, Nuno Capucho é a pessoa mais indicada para assumir os Bes, pois pior do que estão penso que é impossível.

Até agora do que vi das equipas do Capucho, gostei de tudo, pois há fio de jogo, há hora certa para as individualidades, há entreajuda, há raça, há garra, há Porto e à Porto.

Sobre logo mais, espero que Varela aproveite mais uma das incontáveis chances que teve nos últimos 2 anos para "desencantar" e fazer uma boa exibição, porque a sua média de 15 jogos medíocres para 1 razoável/bom é muito pouco para um clube como o FCP.
A dificuldade do FCP em resolver jogos logo de caras tem a ver com jogar com 10 ou com 9, quando estão juntos no 11 inicial Kleber e Varela.

D.Pedro disse...

O plantel parece-me formou-se um pouco tarde e isso pesa, é muito, muito jovem (muita gente de 19/20 anos...) e depois uns vieram dos Juniores, outros de emprestimos a clubes portugueses da divisão de honra e outros da America do Sul e formar uma equipa e dar-lhe conjunto, rotinas etc´demora algum tempo e isto deve ser considerado para analise objectiva.

E os objectivos principais que penso serão formar e conseguir ficar a meio da tabela classificativa estão perfeitamente ao nosso alcance.

Fomos ainda prejudicados nos ultimos dois jogos em casa pelas equipas de arbitragem o que tambem conta.

Jorge disse...

Vi o jogo e nao vi grande coisa de positivo. E verdade que a equipa e nova mas nao me apercebi de uma tentativa de construir um modelo de jogo. Os jogadores nao se mostram e o recurso ao passe longo por parte dos centrais e demasiado frequente.
Pode ter havido maior tempo de "posse" mas nao houve qualquer dominio do jogo e muito menos ocasioes de golo. Volto a tentar ver um jogo daqui por umas semanas para ver se houve evolucao.

Mário Faria disse...

A equipa B do FCP continua a desiludir: mais uma derrota e uma exibição que pôs a nu as fragilidades da equipa. É uma equipa jovem e em construção que se bate com equipas mais velhas, mais agressivas, mais fortes atleticamente, mais fechadas, quase sempre em contra-ataque e que, contra o FCP, têm aproveitado dos benefícios da arbitragem. A validação do golo do BFC foi apenas um sinal. O FCP tem que mexer na equipa e não vejo que o possa fazer – até Janeiro pelo menos – a não ser pela via do recurso dos jogadores menos utilizados na equipa A. Só que a equipa principal não tem um plantel vasto e até é deficitário na zona do meio campo que é, provavelmente, o mais fraco da nossa equipa B . Rolando, porque não joga ? E porque não poderão fazer parte dos planos : Kléber, Iturbe ou Kelvin se não jogarem este sábado ?

Da equipa B fazem parte uma série de miúdos que vieram das camadas jovens. Arrisco-me a dizer que a maioria é fraca e não constitui, sequer, uma alternativa para tapar um buraco na nossa equipa principal. Servir para os treinos é pouco. Dá que pensar porque motivo o FCP tem um tão fraco aproveitamento da formação. O Dragon Force foi apresentado como um projecto para assegurar o futuro com activos formados cá dentro. As estruturas são das melhores e alguns miúdos, que vejo com alguma regularidade nos primeiros escalões competitivos, parecem ter tudo para se tornarem bons jogadores. O que falha no processo de formação ? Os miúdos perdem-se no sonho do vedetismo sem trabalho ? Os técnicos não são bons ? O scouting é medíocre ? Ou falta um “plano” consistente como Queiroz projectou há alguns anos ?

Anónimo disse...

Anónimo22 de Setembro de 2012 10:50

Mudar de treinador em Setembro????!!!!

É por isso que tanto receio o pos/PC.....

---------------

Pensei exactamente nisso quando li o texto. Surreal.

José Correia disse...

Surreal é o FCP B ser um dos últimos classificados da II Liga.
Surreal é o FCP B ter apenas 3 pontos em 18 possíveis.
Surreal é o FCP B ter perdido justamente em casa com a mesma equipa, que há duas ou três semanas atrás foi à Luz levar 5 secos.
Surreal é o investimento que a FCP SAD fez na equipa B para os resultados serem tão maus.
Surreal é o próprio clube publicar no site oficial uma crónica de um jogo nestes termos e, mesmo eu tendo destacado partes dessa crónica em negrito, haver portistas (?) que não perceberam a mensagem.

Anónimo disse...

Nope, surreal é sugerir o despedimento de um treinador em Setembro, após 6 jogos, de uma equipa nova, com um plantel totalmente novo e cuja prioridade nem são os resultados... por causa dos resultados.

Eu estou pouco preocupado com a classificação da equipa B desde que não desçam de divisão. E o investimento foi relativamente curto - não se comprou ninguém e não se investiu grande coisa em salarios de jogadores feitos. Temos um plantel curto e muito jovem, mesmo em comparação com as outras equipas B (e ainda bem).

E por acaso conheço a rapariga que escreveu aquela crónica (e escreve boa parte do site). Se você julga que há ali alguma "mensagem", desiluda-se. Mais juízo e menos teorias da conspiração, sff.