sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bons olhos o vejam!


Hoje, a propósito das comemorações do aniversário do F.C. Porto, tivemos o grato prazer de ver Jorge Nuno Pinto da Costa em público, pela primeira vez, desde a intervenção cirúrgica a que foi submetido no início do mês. Muita saúde e bons olhos o vejam!

Foto Jornal de Notícias

13 comentários:

J.P. Gonçalves disse...

Aniversário hoje?
Não era a 3 de Agosto?
Afinal o José Monteiro da Costa fundou o quê em 1906?
http://comunidade.sol.pt/photos/raiox/images/480980/original.aspx

José Correia disse...

«António Nicolau de Almeida tratava com o pai de uma empresa exportadora de vinho do Porto – e praticava o portuguesíssimo jogo do pau, o remo e a natação. Em 1893 tinha 20 anos. Pouco depois de se lançar na aventura da fundação do Real Velo Club partiu em viagem de negócios para Inglaterra. Por lá descobriu o futebol. Consigo trouxe algumas bolas e o desejo de o lançar no Porto fora dos circuitos fechados dos ingleses. E assim, esfriando o ardor que pusera no Velo Clube, decidiu, com os amigos das corridas de bicicletas, fundar outro clube, um clube de futebol. O Foot Ball Club do Porto. Data escolhida: 28 de Setembro de 1893, nesse o Rei D. Carlos festejava o 30º aniversário e a Rainha D. Amélia o 28º
in www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

A notícia foi publicada, em cima da hora, pelo Diário Illustrado, periódico de Lisboa: «Fundou-se, no Porto, um clube denominado Foot Ball Clube do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do país de uma associação para os jogadores daquela especialidade. No segundo domingo de Outubro inaugura-se o clube oficialmente, com um grande match entre os seus sócios, no hipódromo de Matosinhos. Ouvimos dizer que serão convidados alguns clubmen de Lisboa. Que o Foot Ball Club do Porto apure um grupo rijo de jogadores e que venha medir-se ao campo com os jogadores do Club Lisbonense, do Real Ginásio Club, do grupo de Carcavellos ou de Braço de Prata, para animar os desafios de football como já o são as corridas de cicles. Eis o que desejamos.»
www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

E, de facto, no segundo domingo de Outubro realizou-se o «match». O Jornal de Notícias do Porto, de 8 de Outubro, anunciava em notícia de primeira página: «Realiza-se hoje, às duas horas da tarde, no antigo hipódromo um 'match' de football, promovido pelo Foot Ball Club do Porto, tomando parte nesta diversão vinte e dois sócios do referido clube. Os dois partidos são 'capitaneados' pelos srs. Nugent e Mackenie, distintos jogadores e sócios do referido clube. Tomam parte os senhores Fernando e António Nicolau de Almeida, Arthur, Lacy e Roberto Rumsey, Alfredo e Eduardo Kendall, Guilherme Anderson, Wlater Mac Connan, Barbosa, António Maria Machado, José Vale, Artur Ramos de Magalhães, Eduardo Sprakey, A. Johnston, Hans Peters, Jorge Hardy, Joaquim Duarte, Henrique Cunha e A. Vieira da Cruz, etc. Vêm assistir a este torneio as senhoras da colónia balnear da Foz. Este interessantíssimo jogo é uma novidade no Porto e há grande entusiasmo, tendo-se feito já algumas apostas.»
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

Oito dias depois, o JN inseriu, na sua segunda página, notícia dos treinos do F. C. Porto, acrescentando que, entre a assistência, para além das senhoras da colónia balnear da Foz, estavam, também, as de Leça e Matosinhos. Outras notícias se lançaram de dois jogos, um a 8 e outro a 15 de Outubro, contra o Clube de Aveiro, capitaneado por Mário Duarte.
www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

O entusiasmo cresceu - e a 25 de Outubro de 1893, António Nicolau de Almeida, na assumida qualidade de presidente do Foot Ball Club do Porto, enviou ao presidente do Football Club Lisbonense, Guilherme Pinto Basto, carta que ele logo avisou não era bem um repto, talvez uma solicitação: «Desejando solenizar a definitiva instalação do Foot Ball Club do Porto resolvemos organizar um match quarta-feira próxima, 2 de Novembro, no qual tomasse parte um eleven do team do clube a que V. Exa. tão dignamente preside. Não temos, é certo, em virtude da pouca prática e nenhum training dos nossos jogadores um eleven de primeira ordem, capaz de fazer frente ao do Club Lisbonense. Como, no entanto, o n/convite não representa um repto lançado pelos n/jogadores aos jogadores de Lisboa, mas tão-somente o vivo desejo de estreitar relações de franca camaradagem, esperamos que V. Exas. nos revelarão a n/justificada imperícia. Cumpro, pois, na qualidade de presidente do Foot Ball Club do Porto, o honroso dever de convidar por intermédio de V. Exas. os valentes e adestrados jogadores do Club Lisbonense a tomarem parte no referido match. Na esperança de sermos honrados com a anuência ao n/pedido, aguardamos o favor de uma resposta rápida p.ª n/governo. Deus guarde V. Exas. Illmo. Exmo. Sr. Presidente do Football Clube Lisbonense.»
www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

Anúncio dessa mesma carta seria estampado na página 3 do Diário Illustrado de 29 de Outubro de 1893. Foram linhas escritas por um primo de Guilherme Pinto Basto que, de tão bem informado, acrescentaria que, para a data proposta, não seria possível «reunir, escolher o grupo e dispor a partida em tão curto espaço de tempo», mas garantido ficava que o convite fora aceite.
www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

Convencido por Pinto Basto, D. Carlos ofereceu para a disputa uma taça em prata maciça executada pelo joalheiro da casa real, «o célebre Leitão do Largo das Duas Igrejas, ao Chiado» – e solicitou que o match fosse incluído no programa oficial das festas comemorativas do Centenário Henriquino, organizadas, no Porto, à memória do infante, a 2 de Março de 1894.
www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

A equipa de Lisboa seguiu de comboio para o Porto, 14 horas durou a viagem. Três horas após o desembarque, na Campanhã, fez-se o jogo, no campo pertencente ao Oporto Cricktet and Law-Tennis Club, em Campo Alegre. Estava marcado para as três da tarde, começou um quarto de hora depois. D. Carlos, D. Amélia e os príncipes só chegaram quase no fim da partida – e segundo o Diário Illustrado, «a pedido de Sua Majestade a Rainha, jogou-se mais 10 minutos, sendo previamente estabelecido que não teriam influência no resultado do match que se tinha acabado de jogar».
www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

Oito dias depois do jogo entre o FC Porto e o FC Lisbonense, O Sport publicava a seguinte nota: «Depois do match entre Lisboa e Porto nada tem havido de notável no futebol. Apenas no domingo, 11 de Março, alguns sócios do Foot Ball Club do Porto estiveram no campo do antigo hipódromo de Matosinhos, treinando-se durante duas horas» - e essa foi a última referência feita ao Foot Ball Club do Porto de António Nicolau de Almeida...
www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

Em 1896, António Nicolau de Almeida casou-se com Hilda Rumsey, irmã de Arthur e Lacy Rumsey. E ela não descansou enquanto não o desviou dos campos de futebol: porque o achava «jogo muito perigoso» e não tão chique como o ténis, cada vez mais o desporto... high-society.
www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

José Correia disse...

No Ténis continuou António Nicolau de Almeida e em 1906 uma viagem de José Monteiro da Costa traçou novo caminho: a refundação do FC Porto que ele deixara a hibernar.
www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

HULK 11M disse...

Bravo meu caro José Correia!
O que eu aprendo por aqui acerca da "meu" FCP!
Confesso que nunca dei muita importância a esta "estória" de mudança da data de nascimento do nosso FCP. E nunca acreditei muito nela até hoje!
Sei que houve um trabalho de investigação por parte de um historiador, que não me ocorre o nome, que o apresentou a PdC e que este tratou logo de adoptar para o FCP novo fundador e nova data de fundação. Mas achei sempre que isso seria um exagero e que o NGP apenas aproveitava esse trabalho para dar ao nosso Clube mais um título: o de mais antigo que a concorrência!
Parabéns ao FCP/PdC e claro.... ao José Correia!