terça-feira, 11 de setembro de 2012

SCP sob a alçada do Fair Play financeiro


«Os prémios monetários conquistados pelo Sporting nas competições europeias estão retidos pela UEFA, porque o clube português não comprovou o pagamento de dívidas a outros emblemas e/ou funcionários e entidades tributárias.

O Sporting é um dos 23 clubes com prémios retidos, uma lista que foi nesta terça-feira publicada pelo organismo que gere o futebol europeu. Na época passada, o clube de Alvalade arrecadou 4.319.383 euros pela presença nas meias-finais da Liga Europa.

No âmbito do processo de implementação das novas regras sobre controlo financeiro dos clubes – o Fair-Play Financeiro – os clubes participantes nas provas europeias desta temporada tinham de comprovar o estado dos pagamentos até 30 de Junho deste ano.

O Sporting já reagiu. Uma fonte do clube de Alvalade disse à Lusa que esta retenção de prémios “não tem qualquer efeito prático”, porque esses prémios não seriam pagos agora. (...) Os clubes têm agora até ao final de Setembro para actualizarem as suas situações.

O Fair Play financeiro entrará em vigor a 100% a partir da próxima temporada, altura em que a UEFA avaliará as contas de 2011-12 e 2012-13. Quem no conjunto dos dois exercícios tiver prejuízos superiores a cinco milhões de euros, ficará sob monitorização e quem tiver prejuízos superiores a 45 milhões poderá ficar sujeito a sanções, embora estas ainda não tenham sido divulgadas pela UEFA. Nos anos seguintes, a UEFA avaliará sempre os três exercícios anteriores, mantendo o limite de cinco milhões de prejuízos para não ficar sob monitorização e o limite de 45 milhões para não ficar sujeito a sanções.

Lista dos clubes com prémios retidos:
FK Borac Banja Luka (Bósnia)
FK Sarajevo (Bósnia)
FK Željezničar (Bósnia)
PFC CSKA Sofia (Bulgária)
HNK Hajduk Split (Croácia)
NK Osijek (Croácia)
Club Atlético de Madrid (Espanha)
Málaga CF (Espanha)
Maccabi Netanya FC (Israel)
FK Shkendija 79 (Macedónia)
Floriana FC (Malta)
FK Budućnost Podgorica (Montenegro)
FK Rudar Pjevlja (Montenegro)
Ruch Chorzów (Polónia)
Sporting Clube de Portugal (Portugal)
FC Dinamo Bucureşti (Roménia)
FC Rapid Bucureşti (Roménia)
FC Vaslui (Roménia)
FC Rubin Kazan (Rússia)
FK Partizan (Sérvia)
FK Vojvodina (Sérvia)
Eskişehirspor (Turquia)
Fenerbahçe SK (Turquia)»

in publico.pt, 11/09/2012


A SAD sportinguista não pode abdicar de 4,3 MEuros e, por isso, estou certo que até ao final deste mês irá comprovar que não tem dívidas pendentes a outros clubes, funcionários ou entidades tributárias. Se isso será verdade ou não é outra conversa (no tempo do Vale e Azevedo, o slb também arranjou maneira de "comprovar" que não tinha dívidas às Finanças e à Segurança Social).

Seja como for, o facto do SCP aparecer nesta lista negra da UEFA, reflecte as grandes dificuldades que a SAD leonina atravessa e é uma mancha que fica registada.


Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

5 comentários:

Alexandre Burmester disse...

O Godinho Lopes já veio dizer que o SCP não deve nada a ninguém!;-)

José Correia disse...

«O Sporting assumiu que existia uma dívida de quase um milhão de euros a três ou quatro clubes, mas espera regularizar ainda esta quarta-feira a situação com o único que falta para o comunicar à UEFA na quinta-feira.
"As situações em causa têm sido regularizadas uma a uma e hoje o Sporting vai concluir hoje a última negociação, pelo que iremos participar esta quinta-feira à UEFA que todos os problemas estão resolvidos", referiu Nobre Guedes, vice-presidente leonino para a área financeira, a propósito da inclusão do Sporting numa lista de clubes devedores divulgada pela UEFA, que reteve os prémios monetários da Liga Europa.»
in record.pt

Miguel Santos disse...

É uma noticia triste para os Sportinguistas e comprova de facto as dificuldades que o clube tem para fazer face aos compromissos do futebol profissional.
Mas entendo, por parte da UEFA, que o sentido desta lista "negra" seja um sério aviso aos clubes que são devedores. Visto que o prazo limite para o pagamento seja o último dia de Setembro, acredito que o Sporting cumprirá as suas responsabilidades.
Não deixo de referir, sem conhecimento objectivo, o rumor e suspeição que aborda o facto que nenhum clube Italiano ou Francês faça parte desta lista embora haja fortes indícios que a tal prova de pagamento até 30 Junho seja uma manobra virtual. É que em Agosto também se fazem compras e vendas de jogadores...

Nuno Leal disse...

a mim preocupa-me é o atlético de madrid nessa lista. Já pagou tudo o que deve ao fcporto? não, pois não?

Nuno Leal disse...

a mim preocupa-me e muito é o facto do atlético de madrid constar nessa lista. já pagaram tudo o que devem ao fcporto? não, pois não?