quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

88 anos de história não se apagam

Autor: Fernando Delindro

A 20 de Julho confirmou-se o pior cenário, o murro no estômago pela suspensão do basquetebol sénior no Futebol Clube do Porto era um facto consumado, era real e um bocado do meu Portismo, sentimento de acompanhamento do Futebol Clube do Porto em todas as modalidades e escalões que me foi transmitido pela família, perdia-se. Sentia que tinha lutado para que esta decisão não fosse a tomada pela Direcção do FC Porto, que desde 1982 tão bem gere o nosso clube, mas não há seres perfeitos e, neste caso, a minha opinião era contrária à decisão tomada, mas era esta a realidade e o fim do basquetebol sénior no FC Porto era um facto.

Não pensava começar a seguir assiduamente a equipa de juniores no campeonato nacional de Sub-20, mas a inscrição no CNB2 e na Taça de Portugal, juntando ao aceitar da coordenação de todo o basquetebol formativo no nosso clube pelo Senhor Ramón López Suarez, levaram-me a seguir esta geração.

O primeiro jogo foi para a Taça de Portugal, na Póvoa, em que a equipa venceria, mas a exibição foi muito diferente do que o basquetebol sénior do FC Porto nos habituara. Mas a felicidade na cara daquela miudagem por terem adeptos do FC Porto a apoiá-los e serem a principal equipa do basquetebol do FC Porto era visível.

A evolução ao longo destes quatro meses e meio (de 6 de Outubro até hoje) é bem real e os primeiros resultados começam já a aparecer. Assim, após a 1ª Fase do Nacional de Sub-20, o FC Porto/Dragon Force foi uma das seis equipas apuradas para a Final 6 Distrital e, no fim de semana de 18, 19 e 20 de Janeiro, estes jovens dragões conquistaram o seu primeiro título, sagrando-se campeões distritais de sub-20 da Associação de Basquetebol do Porto.

No plantel há jogadores com valia para, seguindo os desígnios do comunicado de 19 de Julho de 2012, termos uma equipa sénior de basquetebol capaz de dignificar o nome do clube. Não sou um grande especialista de basquetebol, mas os jogadores que me parecem mais capazes para se assumirem como principais figuras do próximo plantel sénior do FC Porto são: Pedro Bastos, Eduardo Guimarães, Hugo Sotta, João Gallina, Pedro Figueiredo, Francisco Rothes, José Miranda ou Miguel Soares. No entanto, Moncho Lopez e João Tiago saberão muito melhor do que eu, que jogadores reúnem condições para integrar os plantéis do FC Porto.

Daqui até ao final da época, espero poder festejar o título nacional de sub-20 e o título de campeão do CNB2. Se assim for, asseguraremos a subida ao CNB1 que, dentro da hierarquia competitiva do basquetebol português, fica imediatamente abaixo da ProLiga e da LPB.

Espero, também, que no próximo ano o sr. Saldanha não faça birra e, quando faltarem equipas para comporem a ProLiga, ou a Liga Portuguesa, convide todas as equipas e não seja selectivo como foi este ano, quando não convidou o FC Porto/Dragon Force a integrar o CNB1. É bom que ele se lembre que é presidente de todo basquetebol nacional e não apenas de alguns que se situam na 2ª Circular e que, a 23 de Maio de 2012, tiveram comportamentos inaceitáveis e nada dignos. Para se ser digno, temos que o ser na vitória e na derrota e não é porque do nº 179 da Rua da Madalena nos acenam com epítetos como maior figura do basquetebol nacional, que as pessoas se podem dar ao luxo de provocar, insultar e instigar à revolta todos quantos assistiram aquele jogo. Esperamos, desde esse dia e sentados para não nos cansarmos, que da Rua da Madalena venha algum castigo minimamente exemplar para carlos lisboa, por aqueles gestos provocadores e que apenas serviram para incendiar o ambiente num pavilhão em Portugal. Para aquele indivíduo que o seguiu nas provocações e que arremessou objectos para a bancada, dou-lhe o meu desprezo porque não é 100% responsável pelos seus actos, visto aparentar um enorme problema mental.

Em jeito de comentário final, espero que este texto contribua para divulgar a nova realidade do basquetebol sénior portista e, paralelamente, desperte o interesse e leve mais portistas ao Dragão Caixa, porque estes atletas e treinadores lutam e dignificam o nome do FC Porto em todos os jogos.


Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Fernando Delindro a elaboração deste artigo.

9 comentários:

HULK 11M disse...

Parabéns pelo excelente artigo!
E já agora, onde se pode consultar a agenda de jogos, especialmente os que são disputados no "Dragão-Caixa" ?
Porque não colocar aqui no "RP" um lembrete? O basquetebol merece!
Quanto aos "não castigos" é absolutamente inacreditável! Mais uma vitória daqueles que "fazem as coisas por outro lado", com a cumplicidade da justiça, e não só da desportiva!

Anónimo disse...

Existe uma agenda semanal publicada à 6ª feira num outro espaço da bluegosfera, bibo-porto-carago.blogspot.com.

Amphy disse...

Aqui tb costuma ter essa informação:

http://fcporto24.pt/

Tripeiro disse...

Excelente texto amigo, um abraço!

MM disse...

É sempre importante que se fale do basquetebol e que se recorde a todos os Portistas que as portas não foram completamente fechadas. Por isso parabéns ao blog e ao Fernando Delindro pelo artigo, um Portista com P muito grande que tem sido incansável no esforço de manter viva a chama do Basquetebol.

De resto é de louvar a atitude e o esforço destes jovens, que tem aproveitado a oportunidade e tem evoluído a olhos vistos desde o início da temporada.

A única mágoa que tenho é que não possam utilizar o nome Futebol Clube do Porto e tenham de arrastar consigo o franchising "Dragon Force" pois já mostraram que o merecem, são Dragões de pleno direito.

Mas pronto, são outras histórias. Mas não resisto a dizer que ainda bem que no meu tempo me deixaram representar o FC Porto e não me obrigaram a utilizar um produto qualquer, sem significado nenhum.

Resta-me desejar a todos os jogadores, técnicos e dirigentes um resto de época cheio de sucessos, na certeza de que continuarão a honrar a nossa história.

Anónimo disse...

Infelizmente não há dinheiro para o FCP continuar a estar representado ao mais alto nível competitivo do basquetebol nacional como a história e os títulos alcançados assim o exigem. Mas hoje é noticia que a FCP Sad voltou a recomprar os restantes 15% do passe de J. Moutinho que ainda há uns meses tínhamos revendido, ou seja, um jogador que custou inicialmente 11M com estas vendas, recompras e as habituais comissões neste tipo de operações, já elevou o valor da compra para perto dos 18M. Só nesta ultima operação foram mais de 3M, que dava bem para manter o Basquete profissional em competição pelo menos mais duas a três épocas. Mas enquanto este tipo de gestão continuar a fazer escola mais rapidamente se acaba por exemplo com o Hóquei ou o Andebol do que relançar o Basquete para o lugar de que nunca deveria ter saído.

Já agora, alguém me explica melhor essa história dos miúdos de não poderem representar o clube com o próprio nome e sim com um nome em íngua inglesa que não dignifica o Porto nem Portugal.

José Correia disse...

18 milhões?

«Em novembro de 2010, o F.C. Porto tinha vendido 37,5 por cento dos direitos do médio por 4,125 milhões de euros. (...) Já em agosto de 2011, os dragões recuperaram 22,5 por cento a troco de 4 milhões de euros (...) ao pagar agora 3,3 milhões por 15 por cento do passe, o F.C. Porto gasta um total de 7,3 milhões para recuperar os 37,5 por cento dos direitos alienados por 4,125 milhões de euros.»
in Maisfutebol

Ou seja, se esta informação estiver correta, as contas fazem-se assim:
11 + 7,3 - 4,1 = 14,2 MEuros

Mas isto é off-topic.

Anónimo disse...

Quando escrevi perto de 18M estava a incluir os valores de renegociação de contrato com J.Moutinho aquando da venda de parte do passe á Mamers BV e as já habituais taxas e comissões de intermediação pagas pelo FCP e que estão e que foram publicamente reconhecidas através dos R&C da FCP SAD. Repito perto de 18M.

Na minha opinião é e não é off the topic. O FCP é um todo e como é natural os actos de gestão sejam eles bons ou maus atingem directamente ou indirectamente o todo.

José Correia disse...

Quando escrevi perto de 18M estava a incluir os valores de renegociação de contrato com J.Moutinho aquando da venda de parte do passe á Mamers BV e as já habituais taxas e comissões de intermediação pagas pelo FCP e que estão e que foram publicamente reconhecidas através dos R&C da FCP SAD.

Quer indicar, citando fontes oficiais, que valores foram esses?