sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Atenção às inscrições...

Pergunta: o que é que M. Lopes, E. Rafael, Rolando e Moutinho têm em comum?

São todos portugueses, claro. Ora os dois primeiros já saíram, o Rolando está de saída e o Moutinho tem forte probabilidade de ser vendido no Verão.

Como não se vislumbra neste momento a chegada de portugueses no sentido contrário, começamos a ficar muito apertados para preencher as 4 vagas cativas na Liga dos Campeões para jogadores com mais de 21 anos e que tenham sido formados em Portugal. Saindo os quatro que acima mencionei, ficaríamos (tomando o plantel actual como ponto de partida, mais as contratações já anunciadas) com apenas 4: Varela, Castro, Atsu e Ba (os dois últimos cumprem o critério de ter feito 3 épocas completas em Portugal até aos 21 anos). Ora nem sequer é certo que os 3 últimos continuem na próxima época.

Há 10 anos nunca pensei que chegássemos a este ponto (no plantel campeão europeu tínhamos mais de 20!), mas as coisas são como são (já falamos disto em outros tópicos e não me vou expandir nisso, querendo concentrar aqui a discussão apenas no que se vai passar próximo Verão). 

Ora tendo em conta que já temos andado a «desperdiçar» as 4 vagas cativas adicionais para jogadores formados na casa, corremos o risco de chegar a Agosto e ser obrigados a deixar perto de meia dúzia de jogadores do plantel fora das inscrições devido às 8 vagas cativas - e não estou a falar em deixar de fora jogadores da equipa B (como um Tozé) mas sim dos «adultos» que chegaram tendo sido contratados para a equipa A.

Por outras palavras: preenchendo apenas na lista A as 17 vagas livres acrescentadas de um par de jogadores formados no FCP ou em Portugal na lista A - e na lista B mais uns quantos miúdos da equipa B (se tiverem sido formados em Portugal e tenham menos de 21 anos; não há limite na lista B desde que cumpram esse critério). 

Ora isso já começa a ser um problema, primeiro porque é complicado decidir já em Agosto quem ao certo é que vai fazer menos falta nos meses que se seguem (até porque nunca se sabe como é com as lesões ou «surpresas» de performance, positivas ou negativas) e segundo porque menos de 20 jogadores «a sério» inscritos é curto para a campanha europeia (não dá sequer 2 por posição). Há também o problema menor de desmotivação dos que ficam de fora, e de serem discriminados pelo treinador nos jogos do campeonato (já que ele vai querer dar ritmo aos jogadores que pode utilizar na LC).

Estou certo que como a SAD não anda a dormir já reparou certamente neste factor e vai portanto pensar 2 ou 3 vezes quando se discutir possíveis saídas dos quatro que acima mencionei, tal como quando a escolha numa contratação é entre jogadores formados no país ou fora (e estava igualmente bem consciente disto quando libertou Rafa para Braga e M Lopes para o SCP). Quero apenas chamar a atenção dos adeptos para este ponto, porque é raríssimo que pensem nisto quando se fala na venda ou empréstimo do jogador x ou y (ou nas compras).

PS - curiosamente se James ficar na próxima época penso que poderá preencher os requisitos para ser considerado como «formado no FCP», tendo feito 3 épocas completas no clube antes dos 22 anos; mas penso que o mais provável é que seja vendido no Verão. Temos ainda Kadu mas como 3o GR sinceramente acho que tanto dá que seja inscrito como não (isto se ficar no FCP).

16 comentários:

DC disse...

Acho que 2 dos jogadores que deviam ser sempre portugueses e se possível formados no clube seriam o 2º e 3º guarda-redes. Porque praticamente não jogam, mesmo que fossem de qualidade inferior ao Fabiano ninguém ia notar, porque o titular é o Hélton e os outros jogam na taça e já não é mau. Portanto aí, tal como fez o 5LB, podia perfeitamente estar um Bruno Vale por exemplo.

Depois, tendo em conta que o Reyes já está contratado, parece-me que o Tiago Ferreira não virá para o plantel principal. Eu sugeria vender um central e promovê-lo, mas face à contratação de Reyes tudo mudou.
Já o Tozé, parece-me que pode perfeitamente ser integrado na equipa A e será um bom suplente para o ano.

Mesmo assim, há que olhar bem para o mercado interno. Pelo menos os laterais direito e esquerdo suplentes podem perfeitamente ser portugueses e um médio defensivo como alternativa ao Fernando também podia perfeitamente ser o Custódio ou o André Leão...

Anónimo disse...

Um bom artigo de reflexão sem dúvida nenhuma. Eu que me fartei de gozar lampiões por jogarem só com estrangeiros. Hoje quando olhamos para a equipa principal do Porto vemos o Moutinho que é indiscutível e depois temos o Varela que não se pode considerar um titular absoluto. Na verdade os bons jogadores não se distinguem pela nacionalidade, ou pelo seu clube de coração, mas sim pela sua qualidade. Mas para que serve essa qualidade se não puderem jogar só porque estão impedidos pelos regulamentos. Também estou de acordo com o José, a direcção não está a dormir de certeza, tem é que encontrar as soluções certas e estas até poderiam passar pela equipa B. Voltemos aos lampiões; hoje começam a despontar na sua equipa principal boas alternativas aos titulares e de nacionalidade portuguesa oriundos da equipa B; casos do André Gomes, M. Almeida e tem outros na calha como o M. Rosa, Cancelo ou Ivan Cavaleiro que pelo que tenho observado será só uma questão de tempo e oportunidades. Infelizmente não vejo a mesma dinâmica a acontecer com a equipa B do Porto.

DC disse...

O Miguel Rosa tem 24 anos e duvido que com este presidente algum dia jogue no 5LB. Aquilo é uma questão de empresários ou coisa do género, já foi 2 vezes o melhor jogador da 2ª liga e nunca lhe deram oportunidade porque o querem mesmo queimar.

Quanto ao Cavaleiro, espero sinceramente que seja promovido à 1ª equipa, porque é péssimo! Para esse qualquer Frederic Maciel chega perfeitamente.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Então em que ficamos?

Já não há indignação por o FCP ser um clube cotado em bolsa que podia jogar até com 20 kuwaitianos desde que ganhasse a Champions todos os anos? ;-)!

Anónimo disse...

Isso não é a coisa mais importante do mundo. até porque, mesmo não tendo o mínimo de portugueses e formados no clube, pode inscrever na mesma uma equipa na liga dos campeões mas com um plantel mais curto. salvo erro 21 em vez dos habituais 25.
Por outro lado, concordo que deva haver essa preocupação por essa e outras razões. As minhas sugestões são as seguintes:
-pizzi
-andré leão
-neto(embora seja defesa central e de dificil contratação)
-promoção do tozé

José Rodrigues disse...

Sim, claro q nao e' a coisa + importante do mundo, mas nao deixa de ser uma consideracao com alguma relevancia pelas razoes q expliquei.

E nao, se chegarmos ao ponto de nao ter quaisquer jogadores formados em Portugal nao sobram 21 inscricoes mas sim apenas 17 (como expliquei). Nao me venham dizer q apenas 17 do plantel A inscritos e' suficiente na Europa!

José Rodrigues disse...

Bem, de um ponto de vista de inscricoes na LC nao ha' problema em ter 20 kuwaitianos no plantel, se varios deles tiverem chegado a Portugal antes dos 18 anos ;-)

Depois ha' outras consideracoes como dedicacao 'a camisola e tal (para nao falar em viagens longas a casa, ja' agora, seja nas ferias seja para a seleccao - nao vejo ninguem a pensar nesse ponto) mas isso sao outras consideracoes q nao intencionava abordar neste artigo, apenas a questao das inscricoes.

José Rodrigues disse...

"Acho que 2 dos jogadores que deviam ser sempre portugueses e se possível formados no clube seriam o 2º e 3º guarda-redes."

Acho q o 2o e' discutivel (e depende bastante de se se perspectiva uma saida do titular a curto prazo, ou nao); mas o 3o, concordo em absoluto - e por isso mesmo manifestei-me aqui no RP contra a contratacao do Kiescek ha' um par de anos, mesmo q o seu passe nao tenha custado muito. E o facto e' q pouco depois ate' foi dispensado de borla...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Eu sei Zé, estava apenas a ser irónico!

Apontas bem, se eu visse um fluxo de estrangeiros para os juniores ou para a equipa B com potencial real de futuro poderia deixar passar, mas como nem isso parece que é a política dominante, o cenário actual é ainda mais preocupante.

Já o foi o ano passado, ou esquecem-se que não foi possível inscrever os 25 jogadores a que tinhamos direito?

Snob S.D Couto disse...

Realmente tirando o j.moutinho nenhum desses 3 trapalhoes têm lugar no FCP, sao portugueses, 1 deles ja devia ter saido, os outros 2 ñ têm qualidade para serem titulares num clube cm FCP.

Proxima epoca:

4 jogadores formados no clube:
castro,kadú,james,toze

4 jogadores formados em portugal:
j.moutinho,abdoulaye,c.atsú,varela

Caso saiam j.moutinho e james, o FCP tem obrigatoriamente que contratar mais 1 ou 2 jogadores(que ñ precisam de ser portugueses) que tenham tido um periodo de 3 anos entre os 15 e os 22 anos formados em portugal.

P.S: Os jogadores do J.mendes ñ contam, alias o FCP quer tudo menos jogadores do mendes no plantel, dai quaresma ñ ter regressado(ñ so mas tb)..

Snob S.D Couto disse...

O FCP tem sempre maneira de inscrever 8 atletas com formaçao no clube ou portugal entre os 15 e os 22.

Ate podiam sair james,moutinho e afins.

O facto de jogadores como kadú c.atsú abdoulaye ja representarem a equipa principal é mais uma prova que o fcp quer estrangeiros jovens a entrarem aos 18 anos para equipa b(james..caballero..)
Passado 3 anos ja podem ser inscritos.

Joaquim Lima disse...

Porque afirma que o Porto quer tudo menos jogadores do Jorge Mendes no plantel?

A meu ver, o principal problema dos jogadores do J Mendes é que costumam ser caros! Agora se tiverem qualidade não vejo nenhuma razão para não serem contratados...

A dificuldade do Porto em arranjar jogadores portugueses de qualidade para o plantel deve-se muito ao facto de esses jogadores de qualidade simplesmente não existirem! Veja-se as nossas selecções jovens... Tirando este último mundial de sub-20, há quanto tempo não ouvimos falar de bons resultados das selecções jovens?!

Joaquim Lima disse...

O Emídio Rafael foi cedido ao Braga a troco de quanto?! Não servia para ser suplente do Alex Sandro?

Snob S.D Couto disse...

Caro joaquim

Eu ñ tenho informaçoes da sad, mas a leitura q faço, e ñ é de agora é esta:
Pinto da costa ja esteve sem falar com o filho e jose veiga por estes quererem transferir um jogador do FCP.
Jose Veiga foi lentamente afastado e os seus jogadores tb.
O mesmo se passa com jorge mendes(foi falcao) e despacharam logo r.micael para fazer uma limpeza.
Quando algum empresario tenta mandar mais que o proprio presidente, por norma é afastado assim cm os seus jogadores.
J.Mendes ja "manda" em alguns clubes, ñ queremos isso no nosso clube.

Para suplente do a.sandro esta la o quino e o mbola.

Joaquim Lima disse...

A questão do E. Rafael é que é português... e para suplentes acho que faz o mesmo que o quino e mbola!

Snob S.D Couto disse...

quino e mbola sendo jovens alem de poderem evoluir na equipa b, no futuro podem ser mais valias quer desportivas quer financeiras, coisa que e.rafael com 27anos e 2 anos parado por lesao nunca ira ser..