sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tem dinheiro para um Janko? Sim? E que tal comprar antes a SAD do FCP?

O equivalente a um Janko (i.e. o que pagámos pelo passe dele) ou um «braço de Moutinho» é o valor teórico actual do total do universo FCP SAD a preços correntes i.e. de cotação na Bolsa de Valores: mais especificamente, pouco mais que 3 milhões de euros (15M de acções a 0.22 Euros cada). Uma verdadeira pechincha para um milionário qualquer.

Relembro que o valor nominal das acções (e aquele a que foram lançadas em Bolsa) é de 5 euros, tendo portanto havido uma queda de 96% (!!!) desde o seu lançamento - curiosamente, no mesmo período vimos o FCP ser campeão europeu e ganhar a Taça UEFA/Liga da Europa duas vezes, logo não foi certamente por falta de sucesso desportivo que se verificou esta queda.

Diz o R&C que "A evolução das acções da FCP SAD não apresenta um comportamento economicamente racional".

Permito-me discordar: penso que o comportamento é bastante racional, tendo em conta que 1) a SAD não distribui dividendos nem planeia fazê-lo, 2) cada vez menos é provável que isso possa acontecer no futuro (fruto da erosão gradual da situação económica da SAD), 3) a total irrelevância prática - em termos de influência de gestão - de deter uma posição minoritária na SAD, 4) o pequeno free float (20% do capital) e  5) a fraquíssima liquidez das acções da SAD (num dia típico muda de mãos em Bolsa o equivalente a uns  200 euros no total!!!). Sendo assim porque diabo haveria alguém de querer adquirir acções da SAD? O mais natural neste contexto é de facto que tendam a evoluir gradualmente para zero.

Aliás, quem assim parece pensar - e desde a primeira hora! - são 3 dos 5 administradores da SAD que não detêm uma única acção: Angelino Ferreira, Adelino Caldeira e Rui Sá. Confesso que me faz alguma impressão que os próprios administradores da SAD não demonstrem o minímo apego ou confiança na empresa que gerem de forma a investir uma quantia simbólica que fosse! Em qualquer outra empresa cotada em Bolsa isso seria um pequeno escândalo. Os outros dois membros do CA que detêm acções são Reinaldo Teles (tem o equivalente a 2mil euros) e Pinto da Costa (40mil euros a preços correntes, ou 1,3% da SAD).

Mas adiante... coloca-se acima de tudo a seguinte pergunta:

Estando tão barata, devemos preocupar-nos com um takeover da SAD por um milionário qualquer? 

A curto prazo, penso que não. Isto porque 40% da SAD está nas mãos do clube, que presumo não venderia acções a ninguém nem que fosse a 10 euros cada (embora em caso de falência do clube poderia a isso ser obrigado, pelo menos em parte); e outros 11% nas mãos de A. Oliveira e 10% nas mãos de J. Oliveira, e penso que muito dificilmente eles venderiam a sua parte nem que fosse para encaixar um grande lucro, já que têm interesses estratégicos.

Mesmo que o restante grande accionista (Sacyl Vallehermoso, que detém 19% através da Somague) estivesse disposto a vender a sua parte, o que considero bastante plausível se alguém oferecesse digamos uns 5 euros  por acção (equivalente a uns 15M de euros, um valor acessivel para muitos milionarios), ou quem sabe até menos - e o tal milionário adquirisse a maior parte do free float (20%) - esse total não chegaria para ultrapassar os 50% e assumir o controlo de gestão da SAD. No entanto...

E se a conjuntura de astros levasse a que um dos irmãos Oliveira vendesse a sua parte ao irmão e adquirisse a parte da Somague e uma parte razoável do free float? Teríamos nesse caso o tal mano Oliveira a tomar conta da gestão corrente da SAD, dispondo como quisesse (por ex vendendo os jogadores que bem lhe apetecesse, e podendo decidir distribuir dividendos que iriam em grande parte para si próprio). Acho que é uma possibilidade remota, mas já esteve mais longe.

A outra hipótese de risco corresponde a um cenário de aumento de capital (de forma a injectar dinheiro fresco e forçado por um eventual descambar grave da situação financeira- um cenário com alguma plausiblidade nos próximos anos) em que o clube o não consiga acompanhar, diluindo a sua quota parte; e com um milionário não só a adquirir as novas acções mas também as acções da Somague (e possivelmente de um dos Oliveiras).

Concluo por constatar que seria muito fácil fazer disparar o valor das acções, mesmo não aparecendo qualquer milionário disposto a investir. Como? Começando a distribuir dividendos (e de forma sistemática): por exemplo se se distribuisse uns 5 centimos por acção por ano, teríamos um dividend yield de 23% à cotação actual (i.e. um óptimo investimento, o que faria disparar a procura) tendo-se distribuindo «apenas» 3,7M de Euros (dos quais 1.5M iriam para o clube), um valor certamente comportável para a SAD (repare-se que gastamos mais do dobro disso só no serviço de juros da dívida em empréstimos), ainda que beliscando a competitividade desportiva.

Não vejo no entanto qualquer razão lógica para que a SAD decidisse fazê-lo. A única hipótese plausível a meu ver seria se o implementassem aquando de um eventual aumento de capital, de forma a chamar subscritores (e ao mesmo tempo aumentar a parada contra uma eventual aquisição hostil de uma grande parte das acções, ao inflacionar o valor das ditas-cujas).


PS - ´disclosure´: sou detentor de 300 acções da SAD, subscritas aquando do seu lançamento (tendo portanto o meu investimento inicial de 1500 euros desvalorizado para 70 euros). Não o investi numa perspectiva especulativa de ganhar dinheiro (mas de apego ao clube querendo ajudá-lo; pelos vistos mais do que um A. Caldeira ou A. Ferreira...), mas também nunca pensei que pudesse vir a perder tanto.

22 comentários:

Joaquim Lima disse...

Qual é o principal problema de um milionário decidir adquirir a maioria da SAD?

Clubes como o Chelsea, City e PSG foram comprados por milionários e todos eles se tornaram clubes mais fortes!

José Rodrigues disse...

De facto nisto nao e' certo ou errado, e' uma questao de preferencias.

Pessoalmente nao quero q a SAD saia das maos dos socios, ate' pq isso acontecesse nunca mais seria possivel voltar atras - e se possivelmente ate' tivessemos "sorte" com o 1o dono, quem sabe com futuros donos q so' quisessem usa-la para espremer lucro.

De forma a fazer o melhor para os adeptos e' um enorme incentivo, para quem manda, q tenha q ir a eleicoes de 3 em 3 anos. Para mim e' um principio basico e importantissimo.

Ate' pq nisso de milionarios e' uma autentica lotaria. Aos exemplos dados contraponho com os exemplos do Man Utd - onde os donos fizeram o proprio clube pagar a aquisicao, "sugando" assim centenas de milhoes q poderiam ter usados em contratacoes - ou o Malaga, onde estao mesmo em risco de fechar portas.

Ja' agora, eu nao estou a ver um Oliveira a meter centenas de milhoes de euros do proprio bolso no FCP...ate' pq nao os tem. Para tornar o FCP mais forte, so' mesmo um BILIONARIO - o q nao ha' em Portugal, e muito dificilmente um arabe ou russo estariam interessados num clube portugues.

Finalmente: com os novos regulamentos de fairplay financeiro da UEFA dificilmente voltaremos a ter grandes injeccoes de dinheiro como no Chelsea ou PSG (q e' a maior vantagem teorica em ter um dono bilionario).

José Rodrigues disse...

Ja' agora, os exemplos do Chelsea, City ou PSG nao sao exactamente comparaveis: e' q esses clubes ja' eram privados quando foram comprados por bilionarios. Ou seja, apesar de anteriormente ja' estarem nas maos de milionarios, isso nao os tinha ajudado la' muito...

Claro q se me perguntarem se prefiro ter um clube nas maos de um milionario ou nas maos de um bilionario, prefiro a segunda escolha! :-D

Mas a questao q se nos coloca nao e' essa, mas sim se queremos ter o futebol do FCP (SAD) nas maos dos socios ou em maos privadas.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Concordo realmente é escandaloso que administradores não possuam ações da empresa que administram.
Porque será que em vez de atribuírem prémios em dinheiro não são atribuídas antes ações?
Até não percebo porque a SAD está em bolsa com os custos que paga à CMVM dava para adquirir o capital que não é controlado.

Isto é uma das coisas que dá para perceber que esses administradores não acreditaram muito no FCP SAD.

Mário Faria disse...

Dos Estatutos:

"As acções de categoria “A” conferem sempre direito de veto das deliberações de AG que tenham por objecto a fusão, cisão, transformação ou dissolução da sociedade e a alteração dos seus estatutos, o aumento e a redução do capital social e a mudança de localização da sede ….

As acções de categoria “A” conferem o poder de designar, pelo menos um dos membros do CA, o qual disporá do direito de veto das deliberações constantes do artº 4 “


O que pode provocar uma transferência de poder do FCP para uma outra sociedade qualquer seria a alienação por parte do clube das acções da categoria “A” o que não pode fazer, salvo se tal alienação for aprovada em AG.
O FCP SAD está a salvo de um assalto, a não ser que esse assalto seja da iniciativa do FCP.
A SAD do FCP está de tal modo blindada (por vontade expressa dos sócios) que não atrai investidores. Não é (basicamente) uma questão de dividendos, creio. É uma questão de poder.

José Rodrigues disse...

Em teoria acho q deviam ser pagos (pelo menos os bonus) em parte em accoes.

O q me deixa um bocado de pe' atras e' q a liquidez das accoes e' tao baixa q nao e' dificil manipular a cotacao no mercado, e pessoas com menos escrupulos podiam usar isso para fazer um lucro jeitoso.

O q me leva alias a estar completamente contra a possibilidade de bonus em "stock options".

JNorton disse...

Boa Tarde,
Esses 19 % "detidos" pela Somague antes de irem para a mesma estiveram em cima da mesa para irem para um outro "investidor".
"Investidor" esse que mudou de atitude em relação á gestao critica da SAD passando novamente a um lugar no Camarote Presidencial silenciando-se a sua critica da gestao da SAD.
Certamente nao terá sido so esse o motivo. Mas infelizmente cada vez me convenço mais que quem gosta verdadeiramente do FCPORTO sao aqueles anonimos que domingo a domingo lutam com o ordenado ou a reforma para que possam ir assistir a um jogo do seu FCPORTO sem agendas...
JNorton

José Rodrigues disse...

Nao, Mario, acho q estas enganado. A FCP SAD nao esta' nada a salvo de um "assalto", pelo menos pelos estatutos.

Esses estatutos nao impedem de q alguem se apodere de por ex 60% da SAD e correspondentemente da maioria do Conselho de Administracao (com o clube a deter uma posicao minoritaria, e salvo erro e' obrigatorio q os clubes detenham pelo menos 15% das SADs mas nao mais do q 40%) e passe a gerir a SAD e o futebol do FCP como muito bem entender - e para tal nao precisa de colocar em causa nenhum dos pontos blindados nos estatutos (i.e. nao precisa de fundir, cindir, transformar ou dissoluir a SAD, nem mudar o capital social, nem mudar a localizacao da sede).

O q e' q eventualmente impede um tal accionista maioritario (estranho ao clube) de contratar e despedir treinadores e jogadores como bem entender, por exemplo? Com o efeito, por ex, de cortar imenso nos custos (com uma machadada na competividade da equipa) de forma a fazer lucro consideravel q depois distribuia como dividendos (ficando claro com 60% dos mesmos)?

Nao vejo nada nos estatutos q proteja essa posssibilidade: em lado nenhum se protege o poder do clube no q diz respeito a decisoes, digamos, "operacionais". Decisoes operacionais q sao o q mais conta, e de longe, para os adeptos (ja' q tem um impacto enorme nos resultados desportivos).

José Rodrigues disse...

"Esses 19 % "detidos" pela Somague antes de irem para a mesma estiveram em cima da mesa para irem para um outro "investidor"."

Estamos a falar de quem, ao certo, so' por curiosidade?

Como estamos a falar de aguas passadas (e nao vejo porque seja minimamente comprometedor agora para o tal possivel investidor revelar q esteve no passado potencialmente interessado nesses 19%) nao ha' certamente qualquer razao para secretismos.

Ou foi isto um mero tiro de polvora seca para o ar q os leitores do RP devem ignorar?

Anónimo disse...

Poderá ser um grandissimo problema se por exemplo esse milionário for um benfiquista de coração e avançar para a compra tendo como objectivo principal beneficiar de forma legal o benfica.

Anónimo disse...

"Mas a questao q se nos coloca nao e' essa, mas sim se queremos ter o futebol do FCP (SAD) nas maos dos socios ou em maos privadas."

Na minha opinião a questão não está se o clube fica na mão de sócios ou de privados; mas sim, se a sua gestão e os objectivos a que se propõe alcançar estão ou não de acordo com as expectativas dos sócios e adeptos do clube.

Anónimo disse...

"Porque será que em vez de atribuírem prémios em dinheiro não são atribuídas antes ações?"

Em primeiro lugar porque estas valem perto do ZERO.

Esta seria uma boa questão... mas na verdade é que estes administradores ganham prémios á conta da lapidação económica e financeira do FC Porto.

Infelizmente são pagos prémios por conta de resultados desportivos e não de gestão. Esta filosofia é totalmente contrária a uma boa gestão económica e finaceira do FC porto; pois pode-se gastar o que se tem e não tem, mesmo que no futuro o FCP abra falencia... mas se entretanto se ganhar uns titulos... o presidente e os administradores tem o seu sempre garantido.

Anónimo disse...

"A SAD do FCP está de tal modo blindada (por vontade expressa dos sócios) que não atrai investidores. Não é (basicamente) uma questão de dividendos, creio. É uma questão de poder."

E o verdadeiro poder está no dinheiro... no caso do FC Porto... esse poder há muito que está nas mãos dos credores do FC Porto clube e FC porto SAD.

Anónimo disse...

Os meus parabéns ao José Rodrigues por este excelente artigo que mais uma vez dá muito em que pensar e trás outra visão á forma como o Porto tem sido gerido nestes últimos anos.

Se é verdade que ao nivel desportivo o sucesso é evidente; já quanto á vertente economica é o FALHANÇO TOTAL.

Eu pessoalmente a cada dia que passa fico cada vez menos crente num futuro risonho para o nosso Porto; até porque sem ovos não se fazem omeletas e sem dinheiro não há palhaços.

Para mim as próximas direcções após Pinto da Costa vão ter um só objectivo concreto... evitar a falencia REAL... pois a técnica há muito que chegou e pelos vistos é para ficar... e o forma mais rápida de atalhar o caminho da falencia é sem dúvida o alienar o controlo da SAD para a mão de investidores externos e/ou credores da SAD.

Um abraço.

Anónimo disse...

Muito dinheiro desde 2003,muitas comissões,muita gente a comer a custa do clube,muitos empresarios pelas Antas,deixou um clube de tanga.Sem modalidades amadoras,sem jogadores da "cantera" ou porugueses.So acredito no povo anónimo portista.Este presedente autocrático prometeu para este mandato O Museu Do Clube,que é a maior vergonha do clube.Esp totalero que quando este presidente se retirar,o clube deixe de ser uns poucos,mas da familia portista.As modalidades amadoras quase desapareceram.Muitos títulos é verdade,mas um clube sem alma portista.É necessario uma volta eotal.Ja chega.

Anónimo disse...

"A Benfica TV de Moniz vai entrar em breve no terreno. Pode ficar com os jogos do Benfica em casa e, voilá, até com alguns disputados fora. Na Meo, por ora. Quem sabe se um dia não aparece por aí livre uma frequência TDT..."
in blogue bolanaarea

Filipa disse...

OFF TOPIC:

O blog Visao de Mercado diz.se isento, com o chamado lapis "azul", mas le.se os comentarios quer dos admnistradores quer das pessoas que por la passam e normalmente tendem a difamar o FCP a sua instituiçao e o seu presidente.

A última noticia é que kadú acaba contrato no final do ano(fazendo querer ver aos adeptos sportinguistas(a sua maioria) que o scp esta ser enganado pelo FCP.
ñ acrescentam é o comentario do seu empresario em que diz claramente que o kadú prefere o FCP ao SCP..inclusive que quer renovar.

No facebook,na sua pagina confrontei.os com isso e passado 5 segundos fui banido, inclusive de postar qualquer comentario.

Vivemos numa DITADURA, nem mesma a internet pos fim a isso.

Peço ajuda a todos os que se dizem do FCP para denunciar quer no facebook quer por outros meios, inclusive no VisaodeMercado.blogspot.pt a falta de imparcialidade e a sua ditadura.

Vamos todos enfrentar este blog,mostrando quem é o melhor clube portugues.

Desculpem o texto.

Em prol de algo maior, o nosso clube...FCP

JNorton disse...

Caro Jose Rodrigues,
O passado , o presente e o futuro misturam-se e embrulham-se muito rapidamente para muita gente.Alias mais rapidamente do que muita gente pensa.
Acredite se quiser. Vale o que vale.
Como o Presidente Pinto da Costa disse um dia .."Largos Dias tem 100 anos!"...
JNorton

Manuel disse...

Os meus sinceros parabéns pelo excelente post sobre uma realidade que já se sabia mas de que pouca gente falava. E isso aplica-se a todos os clubes, Com pequenas variantes.


JNorton disse...

Aconselho a ler um "artigo" na Revista Sabado desta semana...
Incrivelmente o "circo" continua.
JNorton

José Rodrigues disse...

Para quem esta' fora de Portugal (como eu e muitos outros leitores) e nao tem acesso 'a Sabado seria possivel explicar de forma sucinta de q se trata o artigo?

José Rodrigues disse...

"que mais uma vez dá muito em que pensar e trás outra visão á forma como o Porto tem sido gerido nestes últimos anos [...] já quanto á vertente economica é o FALHANÇO TOTAL."

Bem, que fique claro que este artigo NAO e' uma critica 'a gestao economica da SAD.

Alias, a unica critica (secundaria em relacao ao tema central do artigo) q faco no artigo aos nossos dirigentes (bem, alguns deles) e' q nunca tenham investido eles proprios nas accoes da SAD.

E nao e' uma critica 'a gestao economica porque, pelas razoes apontadas, considero q a evolucao do valor das accoes e' praticamente independente da qualidade da gestao economica da SAD.

A unica decisao economica q poderiam ter tomado com um impacto significativo no valor das accoes teria sido a implementacao de uma politica de distribuicao de dividendos, mas nao me parece q fosse uma boa medida economica (muito menos desportiva).