sábado, 23 de maio de 2015

A falta de respeito do FC Porto pelos adeptos da Diáspora

Acordei ontem de manhã com a bela notícia de que o Porto decidiu retirar-se do maior e mais prestigioso Torneio de Verão neste defeso de 2015. Num ano sem Campeonato do Mundo ou Campeonato da Europa, de certeza que as atenções dos adeptos Portistas sedentos por bom futebol de Verão seriam saciados com a participação do nosso clube neste torneio.

Mas não, aparentemente o clube achou que uma deslocação à Cidade do México iria interromper o plano para a época. (Quem vai a Toronto e o Nordeste dos EUA sinceramente pode muito bem ir ao México). Não percebo esta decisão, de forma alguma. De certeza que muitos dos meus colegas neste blog, principalmente os mais prolíferos, irão falar mais sobre este assunto. Eu pessoalmente vou dar conta da desilusão que é para um adepto fora do país.

Comprei o bilhete para o FC Porto - Paris Saint Germain, jogo agendado para o dia 18 de Julho de 2015 aqui na cidade de Toronto. Ainda na Quinta tive que trocá-lo para um lugar com acesso para cadeira de rodas (parti a perna, mas isso não iria me impedir de ver o meu clube!) Estava cheio de pica para ver o jogo, já não via o Porto ao vivo há mais de …. nem quero confessar. Certamente que o meu caso não é único, mas além do azar de ter partido a perna parece que agora tenho o azar de ter comprado um bilhete para um jogo do meu maior rival.

Bilhete para o FC Porto x PSG


Isto, para mim, é vergonhoso. Como é que o clube faz uma asneira destas? Além da falta de respeito pelos adeptos que vivem nos EUA e Canadá correm o risco de não serem convidados para futuros torneios de prestígio. Como um dos nossos co-autores disse num email: “O Circo chegou ao Porto!”

Agora nem sei como reaver o meu dinheiro (e não foi pouco!). O site do Porto diz que não vamos participar mas tanto o ticketmaster (onde comprei o bilhete) ainda não mudou o calendário nem o site oficial dos organizadores do torneio fala sobre a nossa desistência.

Que bela porcaria. Obrigado Porto!

17 comentários:

Tique Électrique disse...

de facto a decisão do Porto não lembta a ninguém.
infelizmente penso que o Porto foi posto fora da competição por pressão do sponsor de muitas das equipas que vão participar no torneio: Emirates, que no dia anterior à "desistência" do FC Porto, assinou com o Benfica...

Talvez o nosso clube não tenha tido a coragem de assumir que foi descartado e dá aquela versão ridicula da viagem ao Mexico como desculpa (então se já sabiam o calendário há quase um mês!)

Anónimo disse...

Também acho vergonhoso, tenho 16 bilhetes comprados entre amigos para ver o FCP vs PSG, vou ver agora o Benfica tenho vergonha sinto-me enganado, estou muito triste pois seria um dia de festa para quem está a viver fora do país, vergonha de derigentes que temos, o que vou fazer agora...??? A organização do torneio ainda não se pronunciou sobre o assunto o que faço?....?..????AJUDEM-ME!!!!

Antonio Silva disse...

Eu prefiro rasgar o bilhete ou queimá-lo. Ver o Benfica é que não vou ver. Se ainda fosse um bilhete normal não seria dificil vendê-lo, agora um lugar para cadeira de rodas torna-se dificil de vender.

Filipe Sousa disse...

A questão deve ser mais complicada, dado que a própria organização do torneio, ainda não comunicou nada.

Paulo Malheiro disse...

Enfim....e o Record diverte-se! Com fontes da organização do torneio a afirmarem que escolheram antes o Benfica! Mas que pediram anonimato!
A organização do Torneio está a ser ridícula! Nem uma merda de comunicado?
O FCP e o seu silêncio é ensurdecedor!

PortoMaravilha disse...

Viva,

O contrato entre o benfica e fly emirates não anuncia nada de bom.

Parece-me lo'gico entre aspas convidar clubes que têm o mesmo patrocionador quando, este u'ltimo, contribui para a organização do torneio. A notar que o Porto foi desconvidado so' uma vez que o benfica assinou. Na medida em que o torneio é uma manifestação desportiva privada, não sei quais podem ser os recursos do Porto? Normalmente, os bilhetes deveriam poderem ser reembolsados... Não entendo muito bem como é que jornalistas portugueses não conseguem entender a associacão entre o patrocionador e o convite.

Mais do que nunca o Porto tera' que ser afirmar a ni'vel Europeu, para ter visibilidade. No seio da juventude, o Porto goza dum capital simpatia enorme que atrai os jovens Franceses de origem portuguesa. E' uma espécie de David contra Golias :-) . E este ano foi enorme para consolidar os alicerces da imagem dum clube histo'rico.

Não é certo que sejam so' os ti'tulos, embora também contem, que jogam em favor da mi'stica dum clube. Por exemplo, o Liverpool é o clube com mais fãs no mundo e ja' não ganha desde...

O objectivo do benfica é destruir o Porto e recuperar a hegemonia total, mesmo se para isso seja necessa'rio destruir a competitividade da liga portuguesa.

Embora, como ja' escrevi, não seja do tempo de Ramsés II, sou da era em que o Porto se ilustrava por ser um desconhecido aquém e além Douro. Penso que o Porto tem gerido, em geral, muito bem a sua imagem de clube, comparando-se o que é compara'vel: Andrelecht, Ajax,... Neste contexto, ha' que realçar que o Lille tendo, mais ou menos, o mesmo projecto que o Porto, mas com resultados piores, opta pela estabilidade.

Note-se, todavia, que este tipo de parceria pode também criar um capital anttipatia. Veja-se, a ti'tulo de comparação, as desigualdes que provocam as parcerias com a fly emirates:

http://www.lemonde.fr/sport/article/2013/08/28/96-millions-d-euros-sur-trois-ans-le-barca-rentabilise-son-tres-cher-maillot_3467687_3242.html?xtmc=fly_emirates&xtcr=1

E Viva o Porto!

Anónimo disse...

A questão é que a explicação que deram só pode levar qualquer pessoa a chegar à conclusão que a SAD é profundamente incompetente, seja ao nível da organização ou ao nível da comunicação.

Organização: SAD dá o "sim" para o torneio e "volta atrás". E isso demora um mês inteiro ou mais e só "acordam" com uma capa inteira no jornal? Isso é a mais pura incompetência? Mas foi essa a explicação dada!

Comunicação: se calhar a SAD não é profundamente incompetente e foi apanhada de surpresa. Ok, nesse caso como é que é possível que, com um veículo de comunicação criado de raiz há dias, tenha o Record conseguido chegar primeiro à história? As pessoas dessa organização telefonaram primeiro ao Record!?!? Mais uma vez pura incompetência.

Portanto a incompetência da SAD, neste caso, é gritante, seja qual for o cenário. Isto ignorando completamente a questão dos bilhetes, planeamente de época, etc. (se já tivessem outro local para anunciar dava credibilidade à sua versão!).

Resta agora à SAD dar sinais claros que tem a situação sob controlo nos próximos meses começando por, até ao final do mês, um dos dois principais responsáveis por esta época dar uma longa entrevista, seja a que jornal/tv for. Não o fazer irá significar que a SAD é profundamente autista em relação ao que justifica a sua existência: a massa adepta.

Costa disse...

Entao foi decisao do FCP ou foi pressão da Emirates ?

Estás baralhado, ou queres baralhar ?!

Costa disse...

Nao vejo onde esteja a dificuldade...

Vendem-te um bilhete para um jogo que nao vai existir e nao te reembolsam ?

Nos states é assim?!

Paulo Marques disse...

Nos estates e no resto do mundo em qualquer competição desportiva ou num festival ou...

M E disse...

“For all FC Porto fans that have purchased tickets to the club’s matches, full refunds will be available at the point of sale. All tickets that have been purchased previously prior to the change in teams will be honored.”

https://worldsoccertalk.com/2015/05/23/sl-benfica-replaces-porto-in-2015-international-champions-cup/

“FC Porto has communicated its inability to complete their full schedule in the 2015 International Champions Cup and has therefore been replaced,” according to a press release from Relevent Sports, organizers of the ICC tournament.

meirelesportuense disse...

Vamos lá a ver:
-Se já foram vendidos bilhetes para os jogos do Torneio com o nome do FCdoPorto tal como é dado à estampa neste Post, isso signiifica que esta alteração aconteceu por vontade do FCdoPorto e não por vontade da Organização do Torneio. Se fosse por vontade da Organização, o Porto teria direito a uma indemnização choruda.
Posto isso, a Organização teve que procurar rápidamente um substituto, este foi fácilmente convencido e aquela tenta dourar a pílula com a mudança...Simplesmente o Benfica aproveita o que pode estas coisas a todo o custo, como já é aliás habitual. Complexos frente ao FCdoPorto!
Ainda hoje o Tempo Extra do RuiBrilhantinaSIC coloca a pergunta se com este título o Benfica conseguiu retirar o predomínio sobre o Futebol Nacional que o Porto tinha, e as respostas possíveis são: -Sim, Ainda não e Não!...Evidentes complexos de inferioridade!
Depois se verá se foi bom ou foi negativo não estar neste Torneio...Mesmo assim podemos dizer desde já, que "surpreende" sendo o Benfica um emblema tão apetecido e apelativo que não tivesse antes do Porto contrato firmado e no Torneio vá ganhar precisamente o mesmo que ganharia o FCdoPorto!...É tão redutor e menorizável para um Clube tão Grande, Maior que Tudo.
Caguemos nisso, o importante é o Porto preparar-se em condições para a próxima época...
Recordo até que o Benfica vai estagiar no Centro de Treinos da Selecção Inglesa coisa muito publicitada e elogiada, depois do Porto lá ter estado quase incógnitamente!
Não se deixem embrulhar nestas discussões mariconças...Vamos sim ao que interessa e lutar por isso. O resto são passagens de Modelos.

Unknown disse...

Não vale a pena dourar a pílula.
Tudo visto e revisto fico mesmo com a ideia de que fomos empurrados e a "desistência" foi uma saída airosa com o beneplácito da organização.
Uma vergonha para nós.
Mesmo que fosse mesmo desistência nossa continuaria a ser uma vergonha, não se assinam contratos para passado um mês dizer que afinal não dá jeito ir 2 ou 3 dias ao México (os meninos só lá podem ir se for para férias em Acapulco, se for em trabalho cansam-se demasiado?).
E não, não cago nisso, exigem-se explicações (esperar sentado, pf) por mais esta desorganização.
Porra que já não bastava o colinho interno agora até lá fora nos comem de cebolada? A única satisfação que tive foi com a reacção dos adeptos mexicanos, para os parolos aqui da aldeia perceberem o quanto são apreciados e (des)conhecidos lá fora :)

meirelesportuense disse...

É dar importância demasiada a coisas que não têm assim tanta importância, recordo que o Porto de Paulo Fonseca ganhou na pré-época um Torneio de nomeada na América do Sul inclusivé com goleadas e depois deu no que deu.
-O António Silva tem toda a razão do Universo, porque esperava ver o seu Clube do coração directamente e não o vai conseguir...Acho que tem duas possibilidades ou devolve o bilhete e é ressarcido financeiramente ou guarda o bilhete como recordação. Ou então o Porto reembolsa-o com um gesto que o faça sentir-se afectivamente reconfortado.
-Quem fala da situação do adepto António Silva, fala do António Gomes, a Organização deve ter-se comprometido a devolver o dinheiro dos bilhetes já adquiridos.
Não vejo muito mais que a eventual tristeza dos adeptos defraudados. Eu próprio já estive em situações semelhantes. Nestes casos a Organização tem que assumir as suas responsabilidades, os bilhetes foram vendidos pela Organização e não pelo Clube.

Madureira disse...

No comunicado oficial de ontem a organização informou que devolve o dinheiro dos bilhetes!

meirelesportuense disse...

O Dragões Diário de hoje confirma tudo o que eu atrás disse e também o facto de serem ressarcidos todos os que já compraram bilhetes com o intuito de verem o FCdoPorto e não quiserem presenciar os mesmos jogos com o Benfica.

M E disse...

Portanto, está tudo normal,siga,depois veremos.