quinta-feira, 14 de maio de 2015

De Manaca a Pelé



«O Benfica pagou 600 mil euros ao Belenenses para garantir opção sobre o guarda-redes Matt Jones, o lateral Filipe Ferreira, o médio Tiago Silva, o extremo Fredy e o avançado, agora médio ofensivo, Fábio Sturgeon. Um acordo, que já foi confirmado publicamente por António Soares, presidente dos azuis do Restelo, garantiu ainda aos encarnados 30% dos direitos económicos dos futebolistas.»
Visão de Mercado (10-10-2014)


«Apesar de integrarem a lista de convocados para o jogo com o Benfica, este sábado, Deyverson e Miguel Rosa não vão a jogo, no Estádio da Luz, por indicações expressas da SAD. Segundo noticia A BOLA, o treinador dos azuis, Lito Vidigal, foi informado por um elemento da SAD, antes do final do treino desta sexta-feira, que ambos os jogadores, que já passaram pelas águias, não iriam estar disponíveis para serem utilizados, mas que ainda assim deveriam ser convocados. No meio da surpresa por, a poucas horas do jogo, ter sido informado da indisponibilidade de duas pedras nucleares, o técnico rejeitou incluir Miguel Rosa e Deyverson no seu lote de eleitos, sendo que, por indicação do treinador, nem seguiram para estágio.»


E como reagem (reagiram) os adeptos do CF Belenenses a este “namoro escaldante” com o poderoso vizinho da 2ª circular?


E mais dois exemplos:

Tenho a certeza que o verdadeiro adepto Belenenses não apoia a atitude de subserviência do seu presidente face ao presidente do Benfica. Certamente vai ficar na história como um apoiante do sistema do "colinho"!
Alvaro Moreira

Já o disse e volto a dizer. o belenenses recebeu do benfica no primeiro jogo, 600 mil euros, e toda a gente sabe o porquê..... agora queria saber quanto é que vai receber por este, pois isto tem de acabar, o clube é dos sócios. Este presidente da sad, é fácil de se comprar por um clube como o benfica, pois é tão corrupto quanto eles. ISTO ERA HAVER UMA JUSTIÇA MALUCA PARA ESTES CORRUPTOS, ESSE BENFICA SE GANHAR ESTE CAMPEONATO É COM ESTAS COMPRAS SUJAS DE VERGONHA PARA TODOS OS ADEPTOS DO BELENENSES, MAS A MAIOR VERGONHA ESTÁ DENTRO DO BELENENSES, NO SEU PRESIDENTE, MAS MUITO MAIS NESSE VENDIDO DO PRESIDENTE DA SAD......... VERGONHA NACIONAL.
Luis Barreiros


Neste contexto fraterno, como é que decorreu o jogo da 2ª volta, entre o CF Belenenses e o SL Andor?

Faixa dirigida a Rui Pedro Soares (Presidente da Belenenses SAD)

Segundo a comunicação social lisboeta, o jogo, arbitrado pelo senhor Rui Costa da AF Porto, correu bem, muito bem, quase sem casos. E contudo…

A BOLA - Casos do CF Belenenses x SL Benfica

Já para não falar nisto…

«O minuto seis do Belenenses-Benfica foi muito ingrato para Pelé, jogador que estará já comprometido com os encarnados para a próxima época, segundo pode ler em A BOLA.
O médio foi o autor de um mau passe que quase isolou Lima e obrigou à saída do guarda-redes Ventura de entre os postes, sobrando a bola para Jonas, que acabou por rematar para o fundo das redes. Estava inaugurado o marcador e lançado o Benfica para a vitória (2-0), que acabou por ser confirmada também pelo avançado brasileiro.
O jogo começou mal para Pelé e para o Belenenses. E logo começaram as especulações. Que foram ganhando dimensão, particularmente nas redes sociais, nos dias seguintes. Também devido à proximidade entre as Administrações de Belenenses e Benfica
in abola.pt, 22-04-2015


Os mais velhos lembrar-se-ão do caso Manaca.

Outros tempos, outras cores, a mesma forma, limpinha, de ganhar jogos e campeonatos…

A poucos dias do FC Porto ir ao Restelo, à mesma hora que, em Guimarães, será formalmente entregue o título encarnado pré-determinado e pré-anunciado, desculpem a chatice de lembrar estas coisas…


P.S. Na deslocação a Arouca, o SL Andor estava a perder (0-1) ao intervalo. Contudo, novamente ao minuto seis (desta vez da 2ª parte), aconteceu um outro caso caricato. O guarda-redes do Arouca (Goicoechea) chutou a bola para a frente mas, azar incrível, a bola acertou na cabeça de um jogador encarnado (Lima), foi parar a Jonas, o qual, sem qualquer oposição, marcou o golo que deu início à reviravolta no marcador. Que se saiba, não há interesse, nem qualquer pré-acordo entre o SLB e Goicoechea…

26 comentários:

jnporto disse...

Bom dia
Muito bem. Convém lembrar estes casos, que são só alguns dos que nos acompanharam e acompanham na vida. Recordo que há poucos anos nos finais dos jogos do Benfica era uma risota nas Antas quando eles, ao colo dos de sempre, "viravam" os resultados. Pena é que alguns portistas alinhem na onda da propaganda centralista e que nela se afoguem. É triste ver jogadores como Otávio, Sousa ou mais recentemente Eduardo Luís a darem de barato a batota deste ano, servindo dessa forma a badalhoquice que por aí vai contra JL e contra o Porto. Em relação a Rui Pedro Soares não resisto a deixar aqui o link de um video de uma CPI na Assembleia da República. Afinal o homem é portista e desde pequeno...
https://youtu.be/7zzJkOK35oc .
Abr

Pedro Mota disse...

Uma duvida,esse Rui Pedro Soares não é dragão de Ouro?? ..Gostaria de saber os critérios para esses prémios. É o futebol que temos. Temos de acordar.. Ou a atitude na sad muda e começamos a dar muros na mesa- e não só- ou vamos andar a ser comidos de cebolada durante muito tempo. Neste momento a melhor e mais competente parte do nosso clube é o plantel,tudo resto está deixar muito a desejar esta época.

jnporto disse...

Manaca, Calabote, Árbitro que foi com o Sporting para a China depois de uma final da Taça, Túneis, Estorilgate, Campomaior, Capela, Duarte Gomes, a Taça Lucílio Batista, 13 expulsões em 2015, só para lembrar alguns casos. Tiraram daí o proveito mas estão sempre a falar de fruta. Brilhante!...

DragoesJuntos disse...

Permitam-me discordar...

http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/benfica_quer_guarda_redes_do_arouca.html

Luís Vieira disse...

Faz muito bem em lembrar as situações "estranhas" deste campeonato, caro José. Aproveitando o ensejo, relembro a troca de ideias que tive, aqui, no Reflexão Portista, a propósito desse lance: "Off-topic: foi só a mim que pareceu estranho o 1º golo do Benfica em Belém?"

João: "A desmarcação do Péle para o meio da defesa, sem justificação possível? Não, não foi. Mas este ano.."

R: "Pois, eu vi logo. A somar à saída extemporânea do Ventura e à tentativa pouco convincente para cortar a bola do defesa que acaba por metê-la lá dentro. Parecia um lance modelo de apostas combinadas. Ou então sou eu que estou com delírios conspirativos..."

Tiago Stuve Figueiredo: "Luís, Para mim, mais escandaloso que o atraso/passe do Pelé, é a falta de vontade que o central mais recuado tem para cortar a bola. Se vir a repeticao, ele tem mais que tempo para cobrir a baliza e cortar facilmente o remate do jonas, mas prefere nao o fazer. Veja no video que o defesa nem sequer comeca a recuar quando ve que jonas fica com a bola."

R: "Sem dúvida Tiago. É mais um dos lances "inexplicáveis" deste campeonato..."

Fim de transcrição. Se lhe somarmos a queda da máscara do Pedro Henriques, esse artista que nunca me enganou, o cenário fica bem mais completo: http://ptjornal.com/apito-dourado-acabou-e-favores-de-arbitragem-ja-nao-existem-diz-pedro-henriques-38336

Continuamos a ser comidos de cebolada e a pactuar com isso (não são umas tiradas no Dragões Diário que farão mossa, embora já tenham alguma repercussão na comunicação social).

Carrela disse...

Impecável José!
Só não partilho da entrega do Campeonato do #colinho na cidade Berço!
É daquelas coisas... são poucas... quase nenhumas, mas nem que seja 1%, tenho de acreditar! Assim como a nossa equipa!

Nuno de Campos disse...

Rui Pedro Soares é Dragão de Ouro, boy do PS de Sócrates, ex-administrador da PT e da Taguspark, directamente envolvido no pequeno-almoço de Figo e na tentativa de compra da TVI. Não é de agora que faz favores por dinheiro e se ajoelha perante qualquer forma de poder.

True Blue disse...

Falta então só saber, descobrir quem será, quem fará a vez do Manaca, do Pelé em Guimarães...

Domingo já o saberemos.


Eduardo Silva disse...

Embora seja importante fazer uma análise séria aos jogos dos nossos adversários, é ainda mais importante analisarmos os nossos jogos.
A nossa equipa falhou em momentos decisivos, independentemente do que aconteceu de "anormal". São apenas 3 pontos de diferença que se devem também a falhas imperdoáveis, por exemplo, no campo do Estoril (abordagem pouco inteligente a uma das deslocações mais complicadas, evidenciada neste jogo devido ao abuso na rotatividade da equipa) e do Nacional (falta de concentração? nervosismo? imaturidade?).

Ou seja, independentemente das arbitragens, poderíamos ter ganho o campeonato e isso não aconteceu muito por culpa própria. E acho que é nisto que temos de reflectir.

Sob pena de ficarmos parecidos com os benfiquistas, constantemente agarrados ao passado e a justificar as suas derrotas com arbitragens, esquecendo a necessidade de mudar algo no clube (credo!!!!!), temos de pensar, acima de tudo, naquilo que podemos e devemos fazer, como Melhor Clube do país (que continuamos a ser!!!)

Gosto muito deste blog, nomeadamente daquilo que escreve o José Correia - verdadeiramente excelente, parabéns!!! E reconheço a anormalidade de muito do que sucedeu neste campeonato, mas acho que devemos pensar primeiro no que fizemos de mal. Felizmente, somos muito diferentes dos adeptos dos outros clubes e temos uma cultura de exigência máxima e de entrega, nunca de desculpabilização.
Um abraço para todos

José Correia disse...

Parafraseando o "Dono Disto Tudo" (do futebol português), o jogo de Guimarães já foi "preparado"/tratado por outro lado...

José Correia disse...

Independentemente das análises para dentro, ao que fizemos de menos bem e que precisa de ser corrigido/melhorado, eu não irei deixar de falar em tudo o que esteve na base deste campeonato fraudulento, cujo campeão estava pré-determinado.

E quanto mais mentiras eles disseram (e dizem) sobre nós, mais verdades eu direi e recordarei sobre eles.

J.P. Gonçalves disse...

De repente lembrei-me da gastroenterite do Tiago Rodrigues do Nacional antes do jogo com o FCP. E de mais uns 15 ou 20, castigados ou lesionados nos dias anteriores aos jogos com o mesmo FCP.

A do guarda redes do Arouca então, é brilhante. O homem é capaz de a 20 metros fazer pontaria e acertar na cabeça do Lima. E de tal maneira que acertou até no ângulo certo para a bola no ressalto ir parar aos pés do Jonas...

Quanto ao Rui Pedro Soares, o homem é Dragão de Ouro...

Já agora, realço o facto indesmentível (para vocês): esta época o FCP não foi beneficiado em jogo nenhum. Sempre prejudicado. As voltas que isto dá...
Espero continuar a ver neste espaço textos como este e outros tantos que por aqui têm aparecido. É bom sinal. Para os adversários, claro...

Só mais uma nota: aqui há umas horas não quis publicar um comentário meu de uma simples linha sobre a não presença de um jogador do Guimarães no jogo do próximo domingo. Aquele que fracturou o perónio.... Está no seu direito embora não tivesse ofendido ninguém. Nem nunca o farei.
Se não querem contraditório neste blogue, coloquem um aviso no mesmo, que seja visível a quem o visita.

Saudações desportivas.

jnporto disse...

Muito bem. Apoiado Sr. José Correia.
Sobre este comentário, acho piada ao branqueamento do escândalo desta época futebolística com tiradas como "independentemente das arbitragens deveríamos ser campeões" ou se reclamarmos "ficarmos com os benfiquistas" como se lê no comentário do Sr. Valverde Silva. Enfim, uma opinião. Fazendo um pouco de história, lembro que o Almirante Pinheiro de Azevedo quando foi sequestrado na Assembleia Constituinte declarou, zangado: "Não gosto de ser sequestrado, chateia-me!". Eu estou na mesma: "Não gosto de ser roubado. Chateia-me. Abraço

João Santos disse...

"Que se saiba, não há interesse, nem qualquer pré-acordo entre o SLB e Goicoechea…
"
Aqui:

http://relvado.sapo.pt/benfica/mauro-goicoechea-na-mira-benfica-505189

http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/benfica_quer_guarda_redes_do_arouca.html

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/03/25/goicoechea-apontado-as-redes-das-aguias

Hungry Seagulls disse...

Sim, exactamente. Porque como sempre digo, o FCP jogou bem, jogou mal, jogou assim, assim.. e perdeu, ganhou, empatou naturalmente.

Já outro clube, esse quando precisou, teve um Manto Protetor a cobri-lo contra - todas - as adversidades.

E sim, é verdade, este Campeonato foi decidido ainda antes de começar. Tipo a pescada, que antes de ser, já o era!!

E há até quem diga, quem vá mais longe e admita que foi com a própria conivência da SAD portista. Teorias da conspiração em que eu não acredito, mas que las hay, hay!!

Carrela disse...

O nosso Porto:
. cometeu 473 faltas e sofreu 541!!
. Cometemos 1 falta a cada 6.31 minutos, os nossos adversários a cada 5.86!
. jogamos 88 minutos em superioridade numérica e 156 em inferioridade!
. fizemos 505 remates
. conquistamos 237 cantos
. ficamos em fora de jogo 75 vezes
. Recebemos 1 amarelo a cada 46 minutos, os adversários a cada 32.
. Recebemos 1 vermelho a cada 995 minutos, os adversários a cada 747.

O clube da propaganda:
. cometeu 541 faltas e SOFREU APENAS 505 (quem ouve o chiclas? Os ignorantes)!
. Cometeram 1 falta a cada 5.53 minutos, os adversários a cada 5.72!
. JOGOU 240 minutos em superioridade numérica
. fizeram 447 remates
. conquistaram 208 cantos
. ficaram 59 vezes em fora
. Receberam 1 amarelo a cada 39 minutos, os adversários a cada 32.
. Receberam 1 vermelho a cada 1496 minutos, os adversários a cada 272!!!!!!!


Querem a comparação com a Champions league?

Porto apanhou 1 amarelo a cada 42.86 minutos, os adversários a cada 28.13.
Porto apanhou 1 vermelho nos 10 jogos, 1 a cada 900 min (na CL não contabilizei o tempo extra, na liga sim)
Os adversários também apanharam 1 a cada 900 minutos

O clube da propaganda sem o manto como fica?
Apanhou 1 cartão amarelo a cada 33.75 minutos e 1 vermelho a cada 180 minutos (1496 --> 180)
Claro que na CL a amostra para eles é curta, apenas 6 jogos, mas ainda assim...



Fontes:
. matchcenter.wtvision.com
. site da uefa

Pedro Mota disse...

Eduardo parabéns..Fez um comentário perfeito,concordo com tudo. Dou os parabéns e elogio que se diga e desmascare tudo que houve de anormal a nível de arbitragens neste campeonato,mas preocupa-me igualmente a incapacidade que muitos portistas e blogs estão a ter para olhar para dentro do nosso clube e analisar os erros. Dou por mim a ver e ler nos portistas aquilo que eu gozava no Benfica e Sporting, que era a incapacidade para analisar os erros próprios. Estar mais focado nos outros do que em nós trará bons resultados.?!

Unknown disse...

Têm que me dizer onde está escrito - porque eu juro que me tenho esforçado, mas não consigo encontrar - que criticar os factores externos significa que não queremos saber das nossas falhas. Uma coisa anula a outra porquê? Quem diz que só se olha para fora não deve vir cá quando se olha tantas e tantas para dentro.

Por culpa própria, não temos mais pontos.
E
Por culpa de factores externos, o benfica tem mais pontos do que aqueles que deveria ter.

É difícil de entender? Precisamente pela porra da diferença ser de 3pts é que devemos olhar a tudo. É que não estamos a falar de 2 ou 4 jogos ao longo da época e de uma diferença de três 7 ou 8 pontos. Foi muito grave, foi muito evidente e não deve ser esquecido só porque teve maior incidência na primeira volta.

Temos que criticar a equipa pelos dois pontos perdidos de forma ridícula com o Boavista e, sim, todos fizemos isso. Mas não cai um bracinho ao chão relembrar que uma certa equipa podia ter ido a perder 1-0 em casa e com menos um, frente ao Arouca, mas não foi...

Aquele empate na Choupana foi desolador, mas houve quem, por magia, por simples magia, não tivesse que ver o resultado em 2-2 a sensivelmente 15' do fim, naquele mesmo estádio.

Também empatamos de forma escusada no Estoril. Também me lembro - mas que coincidência que é sempre a mesma equipa - de uma agremiação que precisou de um vermelho ridículo ao adversário para voltar a marcar, depois de já ter feito um num lance nitidamente precedido de falta.

- Perdemos nos Barreiros, lembro-me de alguém, está-me a escapar o nome agora, que só ganhou ao Gil Vicente, em casa, com um golo em claro fora-de-jogo.

Querem que continue? Há sempre as simulações patéticas que viram cantos ou os jogadores QUE NÃO SÃO EMPRESTADOS e arredados das equipas. Quem não se lembra daquela noite em paços de ferreira ou nem com um penalty ridículo oferecido conseguiram ganhar? E foi preciso o quarto árbitro assinalar outro, esse sim que evidente mas para a outra equipa?

Do Porto eu lembro-me do roubo em Guimarães e do penalty que podia ter sido assinalado ao Braga, no Dragão. Mas isto é o normal de qualquer equipa num campeonato. És ajudado aqui e roubado acolá. Mas o que se passou esta época não foi normal e preocupa-me que haja quem não se importe com isso e que ache que não temos motivos de queixa. Estamos é a ficar como nos anos 60: Bons rapazes, sempre comidos!

Pedro Mota disse...

Os dados dos cartões vermelhos que eles receberam em comparação com os cartões que os seus adversários receberam são inacreditáveis..Jogaram quase 3 jogos completos contra 10 !!! .
Por outro lado ,algo que já era evidente,são muito mais eficazes nos seus remates,falhamos bastantes..Desses 237 cantos quantos originaram golos?! eu quase não me lembro de nenhum,mas posso estar errado.

Tiago stuve disse...

Gosto sempre da tanga dos "15 ou 20 castigados ou lesionados nos dias anteriores aos jogos com o FCP".

Fazemos assim. você apresenta-me essa lista e diz me que é uma vergonha e um escandalo. e eu apresento-lhe a lista que tenho e mostro-lhe que o Benfica tem quase o dobro destes casos. e você dá o braço a torcer e admite o colinho. interessa-lhe este desafio ou foi só mais uma das tangas da boca para fora?

Ribeiro DeepBlue disse...

15 ou 20?
Ou serão 30 ou 40?

Tiago Rodrigues....1
Mais?

Com calma, faltam 19....

Sérgio X disse...

Memória curta:

https://www.youtube.com/watch?v=VKcoq01OkYc

http://tinyurl.com/kqb2aw9

jnporto disse...

Até à "caganeira" de Tiago Rodrigues serve de argumento para o branqueamento da vergonha deste campeonato. Foi "de repente" que J.P. Gonçalves se recordou disso e que veio para aqui com a referência ao "contraditório", que coisa tão educada, tão democrática, como se não tivéssemos, portistas, fartos e incomodados com o sentido único da informação sem "contraditório" que vai por Portugal, como ainda agora se viu e se vê com Lopetegui. Ainda bem que o blog publicou esta peça que ilustra bem o "cinema" que suporta o andor da concorrência. Batota durante todo o campeonato e agora a esperteza saloia habitual, com a tentativa de nos fazer de lorpas.Francamente...

Tiago stuve disse...

Deve ser portista como os outros que têm muito orgulho...

Carrela disse...

O Clube da propaganda não sofreu "apenas" 505, foram 523!
O importante é que fique claro que apesar do #colinho cometeu mais faltas que as que sofreu... agora tentem imaginar sem #colinho!

São mais eficazes, porque com bem menos remates, têm mais à baliza e mais oportunidades de golo.

Mas os números dizem que nós temos maior caudal ofensivo, ou seja, mais propenso a sofrer faltas.
O que deita por terra a teoria do "jergo juses", de que os adversários têm mts expulsões porque é a única forma de os parar... um verdadeiro nojo a falta de vergonha desta gente...

Quid disse...

Oh sr Inginheiro da paraia das Maçãs,

Vamos até admitir que o FCP 'impediu' 20 jogadores de o defroarem.

sabe quantos o SLB 'impediu?

Não?

Foram 37.

Agora diga-me lá, explique porquê?!

É que o FCP 'impediu' os jogadores a quem paga o ordenado de o poderem defrontar.

Já o SLB por ex., 'impediu o Deyverson e o Miguel Rosa porquê, porque razão?! E o Salin do Marítimo?! se nem jogadores emprestados são?!

E agora, a que propósito o Cafú e o Bernard do Guimarães foram levar amarelos cirúrgicos para não jogarem contra o SLB?!

Porquê?!

Assim que não se faça de sonso, de tonto, de tanso oh sr Inginheiro da turma dos exames por fax de domingo à tarde do 44!!!

Admita que esta época foi de mais o tal Manto Protetor do Andor, do Colinho do clube dos encornados.