segunda-feira, 11 de maio de 2015

Julen indarrean, zurekin gaude! (*)

A escolha de um estrangeiro para treinador do FC Porto provocou, desde logo, “comichão” entre a classe, como se estivesse escrito em algum sítio, que o lugar tinha de ser ocupado por um treinador português.

Mas não foram apenas os treinadores portugueses (a maioria no desemprego) a ficarem incomodados com Lopetegui. A generalidade do futebol português, habituado que está à hipocrisia do politicamente correcto, estranhou que houvesse alguém, ainda por cima estrangeiro, a dizer, alto e bom som, aquilo que não estão (estavam) habituados a ouvir.
E, heresia das heresias, a apontar o dedo ao clube do regime.

Daí até Julen Lopetegui se tornar num alvo a abater pelos benfiquistas e por alguns situacionistas, os quais vivem (mamam) à sombra do manto protector encarnado e do poder sombrio que paira sobre os bastidores do futebol português, foi um pequeno passo.

Ora, se isto já era assim, após as corajosas afirmações que fez ontem à noite, a raiva anti-Lopetegui recrudesceu de intensidade e tornou-se viral entre os benfiquistas.
Eu compreendo-os. Se as afirmações de Lopetegui fossem mentira ou disparatadas ninguém ligava, mas a verdade dói… e de que maneira!

Durante o dia de hoje, não faltou “cão” e “gato” encarnado, que não fosse entrevistado e/ou não viesse a público atacar e até insultar o atual treinador do FC Porto.

A "matilha" benfiquista no ataque a Lopetegui

Ex-jogadores, ex-dirigentes, ex-candidatos, ex e atuais comentadores, jornalistas, etc., houve de tudo. Foi (está a ser) uma autêntica barragem de artilharia, nos jornais, rádios e televisões do regime.

Caro Julen, há um ditado, que não sei se conhece, mas que se aplica na perfeição a esta situação: “Os cães ladram, mas a caravana passa”.

Pois bem, deixe-os “ladrar” e fique sabendo que eu e, tenho a certeza, a maioria dos portistas, estamos consigo nesta luta.

Julen, ez dezagun itxi! (**)


(*) Força Julen, estamos contigo!
(**) Julen, não te deixes amordaçar!

18 comentários:

Joao Goncalves disse...

A única coisa que continua a doer-me é a SAD do nosso clube continuar caladinha que nem ratos a deixar o nosso treinador a ser completamente enxovalhado em praça pública!

Temos que dar uma posição de força nem que seja atacar todos os jornais e dar entrevistas no jogo a dizimar aqueles cães... para além de aproveitar as conferências de imprensa para dizimar os nosso adversários na comunicação social e proibi-los de entrar no Estádio do Dragão.

Isto não pode continuar sem uma resposta estrutural decente!

Unknown disse...

Je suis Lopetegui!

Lamento que seja o único da estrutura a dar o corpo ás balas. Não entendo este silêncio da SAD.

Convém não esquecer os ditos "notáveis portistas" que têm feito a triste figura de atacar o treinador do clube que durante anos lhes deu de comer. A vida dá muitas voltas e como sei que o manto não pode ser eterno, eles ainda vão engolir as suas palavras e voltar para os buracos de onde não deviam ter saído.

Força Porto! Força Lopetegui!

meirelesportuense disse...

Os cães já não ladram, uivam, uivam porque lhes dói saber que mesmo com todo este manto protector a cobri-los faltam apenas dois jogos para terminar a competição e eles ainda estão um tudinho tremidos...Creio que no Restelo vai estar Capela!...E em Guimarães Bruno Paixão.

PortoMaravilha disse...

Viva,

A presença directa do Porto na fase dos grupos da Liga dos Campeões esta' assegurada com o segundo lugar garantido. E' uma época muito positiva,
desde ja', acrescentando-se, é claro, o presti'gio internacional alcançado este ano.

Além do racismo incompreensi'vel de muitos portugueses (não de todos) Lopetegui incomoda porque fala de futebol, Penso que a imprensa pt não esperava esse tipo de discurso, estando mais habituada a questionar a arbitragem.

Deixo aqui esta referência:
http://www.football-observatory.com/IMG/swf/da2015_v01_fra.swf

Podemos observar que o Porto tem uma das equipas mais jovens da Liga Portuguesa (14 ou 4). E que o benfica tem a média de idade mais velha de toda as equipas da Liga portuguesa. Um dado interessante se o associarmos aos dados objectivos seguintes: em 6 jogos, o benfica ganhou um e marcou dois golos, ficando em u'ltimo lugar no seu grupo da Liga dos Campeões. Para uma equipa cuja média de idade ronda os 27 anos não se pode falar de falta de experiência.

Paralelamente, a transferência dum jogador não vale a mesma coisa se este pertence a uma das 5 ligas ou a um outro campeonato. No link pode-se ler um questiona'rio a este respeito. Não é a mesma coisa ser o melhor marcador do campeonato português ou do campeonato Alemão, por exemplo. A brilhante caminhada do Porto deu outro valor aos jogadores e também, por isso, incomodou.

Nunca uma equipa tão jovem tinha chegado tão longe na Liga dos Campeões. Ha' que repeti-lo!

Gostei de ouvir o treinador do Porto explicar que o futebol é um desporto colectivo, aquando da sua u'ltima entrevista. O que me parece ser o alicerce maior do futebol.

E Viva o Porto!

miguel.ca disse...

Espera sentado para não te cansares muito.

Quid disse...

Hijo mio.. sabes qual a diferença entre Opinião e Informação?!

Não?!

Pois então eu vou-te explicar. Por ex., no jogo Benfica - Penafiel a Opinião geral que prevalece para os mais incautos é que o SLB ganhou facilmente por 4-0 ao último classificado. E é ESSA OPINIÃO que é espelhada, reflectida nas Capas, nas Manchetes, nos Destaques, nas Parangonas. Todavia a Informação factual que foi sonegada, escamoteada.. é que Talisca, Jardel, Luizão, Maxi, Samaris deram porrada de criar bicho e nada lhes aconteceu. Sim, eles podem fazer o que querem em todos, todos os jogos: agredir, dar cotoveladas que nunca, nunca são expulsos. E por isso eu disse que há um Manto Protetor que encobre, que tapa, que esconde a verdade dos factos, dos números, das estatísticas, das imagens. E por ISSO é que eu falei que 90% do eco dos Mass Media, da Com. Social encobre, deturpa, esconde, sonega essa Verdade, essa Informação. A Informação dos números, das imagens, das provas, das estatísticas que não é dada aos consumidores e em troca recebem a Opinião, o tal Manto Protetor.

- - -

É que, caros senhores Editores e Fazedores de Opinião publicada. Escusam de se fazer ou fingir de parvos, pois vocês não são nada parvos. É que NÃO são os erros, os enganos, as falhas dos árbitros nos foras de jogo, nos penalties bem ou mal assinalados, que desvirtuaram o Campeonato. Não. PORQUE como bem sabemos, os erros, as falhas, enganos dos árbitros acontecem a favor ou contra de TODOS os clubes. E no final a Contabilidade vai dar ela por ela, embora esta época nem seja bem assim. Mas o que vocês não dizem, não Informam - é que em todas as Ligas principais da Europa, a média de expulsões é de 6/7 por cada 30 jornadas. Mas, em Portugal, houve um clube, um só clube que teve direito ao dobro das expulsões. Ao dobro!!

E, ao mesmo tempo nesse mesmo clube que até joga de forma agressiva, com os tais Maxis, Enzos, Matics, Cristantes, Samaris, Jardeis, Luizões esses nunca são expulsos pela mesma Bitola dos árbitros. E, nesta Época, o Campeonato foi dessa forma decidido pela APAF e seus Benfiliados nomeados, escolhidos a dedo com a indicação expressa de ASSIM PROCEDER (havia uma norma com os tais 2 pesos e 2 medidas). Sendo que até está provado pelos números que o SLB é uma equipa muito faltosa. E ISSO ficou provado por contraste na fase de Grupos da LC onde o SLB foi a equipa mais indisciplinada da Europa. Mas, em Portugal teve, tem permissão - Manto Protetor - para poder para dar pau à vontade que nada lhes acontece. Enquanto os seus adversários são amarelados e avermelhados, intimidados por dá aquela palha.

Repito: não foi os erros nos foras de jogo, os enganos nos penalties bem ou mal assinalados que desvirtuaram este Campeonato. Não. Foi o tal Manto Protetor que fechava os olhos aos jogadores do SLB e que expulsava por dá aquela palha os seus adversários.

Jogar 1 em cada 3 jogos 14 contra 10.... é mais fácil !!!

Esse o segredo da APAF e que os Mass Media (90%) de Lisboa ajudaram a encobrir.

José Correia disse...

«O dia de ontem ficou marcado pela quantidade de virgens ofendidas com as declarações de Julen Lopetegui, com lamentáveis traços comuns. Toda a gente sabe que é basco, mas a nacionalidade de Julen Lopetegui é acessória e é triste verificar o toquezinho xenófobo de tanto analista da treta.»
Francisco J. Marques
Dragões Diário, 12-05-2015

José Correia disse...

«Pior ainda, porque será que na análise às palavras do treinador do FC Porto não se cuidou de saber se Lopetegui falou verdade ou falou mentira? É ou não verdade que há "um manto protector"? É ou não verdade que o número de erros de arbitragem ultrapassaram o que é razoável e humanamente compreensível, quase sempre com o mesmo beneficiário? Como por encanto, os arautos da verdade desportiva desertaram e mostraram a verdadeira face, porque, como disse Lopetegui para quem quis entender, eles também são o manto protector.»
Francisco J. Marques
Dragões Diário, 12-05-2015

jnporto disse...

O circo continua na badalhoquice do costume com todo o gato sapato a destratar o treinador do FC Porto e o próprio clube. "Jesus para já não dá troco" lê-se hoje na capa de um jornal. Aquele homem é um senhor, passem a palavra, vem no jornal...Espero que a estrutura faça qualquer coisa para apoiar Lopetegui quando acabar o campeonato. Mas o que mais incomoda e preocupa é a mansidão da maioria dos adeptos do meu clube, o FC Porto, assim como o silêncio das suas figuras mais representativas. Não se vê praticamente contraditório ao que se lê sobre o Benfica. A maioria dos portistas come e cala as sucessivas maldades praticadas contra o seu clube, esmagada com a treta dos mentirosos seis milhões. Isso não é Porto!... Como é possível que a abjecta e repetida troca do nome do Porto na TVI tenha passado praticamente impune?... Se a estrutura peca pelo silêncio, os adeptos, anónimos ou conhecidos, estão a pecar pela mansidão e assim não vamos lá...

jnporto disse...

Só agora [10:06] li a reacção in "Dragão Diário". Bem escrito. Finalmente!...

Luís Vieira disse...

Os "notáveis" estão numa de "no meu tempo é que era" ou "comigo é que era". Há um certo recalcamento relativo à Direcção que propicia "divergências" como as que temos ouvido. É o problema de não separar as pessoas da instituição que representam.

Unknown disse...

já é alguma coisa, mas chamem-se Labaredas, Dragões Diário ou seja lá o que for, não passam de fogachos que por bem escritos que estejam não tranquilizam o adepto que vê o andor passar sem reacção adequada da direcção. fosse eu o Lopetegui e era bem capaz de me por a andar desta estrumeira. ah e tal a direcção está atenta e a reagir pelos canais adequados... estará? tenho sérias dúvidas e se estivesse também não custava nada uma comunicaçãozinha aos adeptos a dizer isso mesmo.

Carrela disse...

Obviamente ao lado de Julen e não é de agora!
Para mim foi a Grande contratação da época!
Infelizmente, tudo indica que não vamos ganhar nada, mas a época analisada friamente em termos de números é claramente positiva, em condições normais teria dado título da campeão!

VAI PORTO!
VAI JULEN!

Hungry Seagulls disse...

Isto é uma vergonha. Todos querem prejudicar o Glorigozo nacional. A Liga e o Luís Duque deviam era marcar o jogo de Guimarães para o Estádio da Luz, pois leva o dobro dos espectadores e devia também marcar o jogo para as 18.00 horas de sexta-feira para assim podermos fazer 3 dias de festa de arromba.

Os jogadores do Guimarães, podiam bem vir da Madeira, aterrar em Lisboa e ficar a estagiar no Seixal em franca e salutar confraternização com os do SLB. Isso sim é que era bonito. Aliás podiam aprender com os do Marítimo que na 1ª volta nos estenderam a passadeira vermelha e que agora vão treinar, dormir e comer todos juntos no Seixal para mostrar que o futebol é uma festa e não uma guerra.

Aliás, parece até que os jogadores do Benfica num lindo e louvável gesto de solidariedade e gratidão vão até repartir metade do Prémio da vitória no Campeonato com os amigos jogadores do Marítimo.

Isto sim, é bonito. Jogadores do SLB e do Maritimo em sadia confraternização e a dividirem o prémio do jogo.

meirelesportuense disse...

Muito bem dito, porque razão o futebol há-de ser um eterno espaço de conflito? -Então não vão jogar em plena Catedral?
Pode não ser a Notre-Dame de Paris mas sempre é uma Catedral...Será uma Catedral em tons predominantemente encarnados, mas não são vermelhas as vestes do próprio Papa? E do Vigário de Lisboa? E do Concilio do Vaticano? Todos vestem Prada!...
Tem que existir um verdadeiro e real espírito solidário e cristão nestes contactos religiosos...O Caixa-Seixal vai passar a chamar-se Centro Religioso Seixal Caixa de Previdência, Apoio Moral e Social dos Amigos e Aparentados Benfiquistas!...

Paulo Marques disse...

Eu achei piada quando vi recentemente uma foto de uma nova contratação do SL Andor em que o jogador usava os cotovelos para afastar um jogador da equipa contrária. Vai assentar que nem uma luva nos processos do clube.

Paula carneiro disse...

podemos não ganhar nada mas na champions chegamos longe

Fonseca disse...

A maior prova que temos treinador, para além de muitas outras evidências, é que ele incomoda e incomoda muito. incomoda sem ganhar nenhum título. e não ganha por um acaso. estou convicto que se o conseguirmos manter que vamos colher muitas alegrias no futuro.
Em 10 campeonatos deste género ganharíamos 7 ou 8. a época foi bem planeada e trabalhada e conseguimos resultados bons na minha opinião. Em 50 jogos fizemos dois jogos maus, os dois na Madeira. o resto é futebol. O facto de a liga ser muito fraca este ano com equipas do pior que tenho visto como gil vicente, setubal, penafiel, boavista ajudam a que os adversários possam fazer muitos pontos e não ajudam a que haja uma discriminação entre quem joga melhor e quem não joga tão bem. é a mesma coisa que dar um exame muito fácil a um aluno médio e outro muito bom. ambos vão tirar boa nota e não vai ser valorizada a distância entre os dois. Este campeonato é um empate técnico, quando o que assistimos em mais de metade do campeonato foi o Porto a jogar muito mais à bola que o Benfica.