domingo, 3 de maio de 2015

Até ao fim

Ao contrário da docilidade que vimos ontem aos jogadores do Gil Vicente (contra o SL Andor), hoje os jogadores do Vitória de Setúbal entraram em campo com tamanha vontade de “morder” os jogadores do FC Porto (agarrões, empurrões, entradas por trás, etc.), que alguns pareciam cães raivosos.

Suk em acção…

Por exemplo, o coreano Suk teve duas entradas impetuosas, uma sobre o Herrera, logo ao minuto 3, e outra numa bola disputada com Marcano, que arrumou com o defesa-central do FC Porto (provocou-lhe uma luxação no ombro direito), obrigando Lopetegui a queimar a 1ª substituição ao minuto 23.

Marcano sofreu uma luxação no ombro e teve de ser substituído

Depois disso, Suk Hyun-Jun ainda fez mais duas ou três faltas (assinaladas! não assinaladas foram muitas mais...), mas conseguiu chegar ao final do jogo sem ver qualquer cartão amarelo, que o condicionasse no jogo de "pressão" sobre os defesas do FC Porto. Parabéns! (deve andar a observar os jogos do Maxi Pereira…)

Suk fez cinco faltas (muitas mais não assinaladas)

Mas não foi só o Suk. Herrera sofreu várias faltas de diferentes jogadores sadinos (nem todas assinaladas), duas das quais por trás; Óliver também sofreu uma falta por trás; Brahimi foi atingido na cara; Casemiro “provou” os pitons de um jogador do Setúbal; etc.

Brahimi a ser agarrado por um jogador do Setúbal

Felizmente, para os jogadores sadinos, o FC Porto não beneficia de uma protecção especial, semelhante ao SL Andor, senão, seguramente que o Vitória Setúbal não teria terminado o jogo com 11 jogadores.

Sobre o FC Porto…

Com os três primeiros lugares do campeonato decididos (falta o matematicamente…), não é fácil encontrar motivação. Apesar disso, gostei dos primeiros 45 minutos e o resultado ao intervalo (0-1) era claramente lisonjeiro para o Setúbal.

Na 2ª parte, o FC Porto baixou o ritmo e foi controlando o jogo, mas ainda deu para o Jackson marcar um golo (grande assistência do Herrera!) e voltar a isolar-se na liderança dos melhores marcadores.

Helton e Casemiro foram os melhores e mais regulares durante os 90 minutos.

Brahimi, Quaresma e Óliver foram piorando ao longo do jogo e estiveram longe do seu melhor.

Faltam 3 jogos para o fim do campeonato.

Faltam 3 pontos para o FC Porto garantir, matematicamente, o 2º lugar e o acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões 2015/2016.

Faltam 270 minutos para, por exemplo, Jackson tentar marcar mais golos e voltar a superar a barreira dos 20 golos no campeonato português.

Faltam 3 jogos, em que os adversários deverão ser encarados com seriedade e os adeptos respeitados.

Se assim for, penso que os adeptos portistas estarão com esta equipa até ao fim.

Eu estarei.


P.S. No lance em que o Brahimi é ostensivamente empurrado pelas costas à entrada da área do Setúbal, a falta (mais uma não assinalada pelo senhor Marco Ferreira) acabou fora ou já dentro da área?
O jogador sadino que, nesse lance, deveria ter visto um cartão amarelo, já tinha sido admoestado anteriormente?

17 comentários:

Pedro Mota disse...

Depois do jogo de hoje,só desejo que esta época acabe rápido,ninguém se lesione e o Jackson seja o melhor marcador,não há muito mais a dizer..Duas épocas seguidas em que o Maio é triste,ainda para mais este ano entrou com chuva que até mete nojo,que desanimo..PS-Quaresma,Helton e Jackson titulares ,afinal houve quem quisesse ser mais Lopeteguista que o Lopetegui,parabéns ao treinador pela atitude.

PortoMaravilha disse...

Viva,

Sim, faltam três pontos para aceder directamente à Liga dos Campeões.

E Viva o Porto!

Jorge Vassalo disse...

Seremos dois.

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

meirelesportuense disse...

O Porto viu serem-lhe marcadas 20 faltas e o Setúbal que jogou defensivamente, só 11. É algo estranho, não acham?...É que o Porto só na primeira parte esteve perto dos 75% de posse de bola!
Como é que uma equipa que domina quase todo o desafio, faz mais faltas que aquela que é dominada e dominada numa proporção de 1 para 3?...O Casemiro viu a canela rasgada e o árbitro dizia para quem o quis ver, que não acontecera nada...Mais tarde aconteceu exactamente o mesmo, com o árbitro a mandar novamente seguir e o Setubalense que fez a falta a atirar-se para o chão depois de ter "zancado" no Casemiro. Vale tudo. Nem sei como é que não marcou o penaltie na área do Porto. Foi para compensar tudo o que já tinha feito.Ou então não viu mesmo nada!
Este "erro" vai estragar-lhe a carreira!

jnporto disse...

E a surpreendente estatística: O Porto fez o dobro das faltas do Setúbal. Vimos o jogo e não foi nada disso. Inacreditável levar com isso, jornada após jornada. Um bom jogo que trouxe a promessa de grandes feitos no futuro próximo. Grande à vontade e prestação de Helton. Este ano não há títulos mas estamos no bom caminho e daí a metralha sobre Lopetegui. Boa semana

Pedro Reis disse...

Leiam o que diz um treinador que já nos deu muito e que tem "alguma" experiência...
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=546628

J.P. Gonçalves disse...

"Com os três primeiros lugares do campeonato decididos"

Não concordo. Ainda nada está decidido, nos dois primeiros lugares, e a história recente prova-o.

Benfiquista Atento

DC disse...

E mais uma bela figura do portista desde pequenino...

Hungry Seagulls disse...

Parafraseando o Manuel Queiroz ontem na TVI.. tirando o facto de perder o Caneco, para o FCP até é melhor ficar em 2º, pois assim poupa o dinheiro dos prémios.

E parafraseando o Mourinho, o FCP foi o Campeão de Portugal na LC. Se a isso juntarmos os mais de 30 Milhões de Euros em receitas, fica a época quase paga!!

Mas, claro, para nós simples adeptos, ficamos pior que estragados por ver o rival que não joga nada, com uma equipa de jogadores banais, pré-reformados e desempregados vencer sem mérito nenhum.

P.S. - Hoje à noite no Porto canal, Cm Tv, SIC e TVI vai-se provar que houve mesmo penalty sobre Bhraimi.

P.S.1 - E vai-se poder ver que aos 29 minutos em Barcelos o Capela não quis marcar o penalty cometido pelo Luisão. Seria o 1-2 e o jogo seria outro!!
Ele viu e não quis marcar. Porque depois em Lisboa já não poderia levar os filhos à escola.

jnporto disse...

No respeito quem manda neste blog nada contra os comentários que quem o controla deixa passar pois manda quem pode. Mas desde já refiro que não me agrada ter como companhia numa reflexão portista um Senhor J.P. Gonçalves [11:22] que assumidamente se confessa "benfiquista atento". O Sr. Gonçalves que está no seu direito de assumir o que quiser desta vez não deve ter estado atento à cor deste blog. Não sei, caros portistas e autores deste espaço se este post vai a público mas, se isso não acontecer ficará, pelo menos, este meu desabafo. Se, como se sabe, controlam tudo quanto é jornal e televisão porque razão aparecem a comentar nos nossos blogs?... Apre!... Disse!...

J.P. Gonçalves disse...

jnporto,
Se o Reflexão Portista entender que os comentários neste blogue são exclusivos a adeptos do FCP, que o diga que eu deixo de fazer aqui qualquer comentário. Em todos os comentários que aqui tenho feito (que são muito poucos), penso nunca ter faltado ao respeito a ninguém e muito menos ao FCP.
Gosto de ler opiniões em blogues de outras cores. Mesmo não concordando com elas. E se puder dar uma achega, dou-a...
Registo a sua falta de tolerância para adeptos de outros clubes.
E olhe que eu não controlo nada de televisão nem de jornais...

Unknown disse...

"Enquanto existir o Gomes da Silva vai-se falar sempre de arbitragem, ele não sabe falar de outra coisa. Os árbitros já nem ligam a isso. Estar sempre a falar de árbitros é ridículo e estúpido e como há muitos estúpidos vai continuar-se a falar". by JNPdC

miguel.ca disse...

Infelizmente às vezes o mesmo acontece connosco, adeptos Portistas. O RP não gosta de sarcasmo nem de gozo aberto e se porventura o teu post não incluír nenhuma destas falhas pode ter ficado esquecido no monte que aguarda aprovação.

Ribeiro DeepBlue disse...

O que é um Gomes da Silva?....

miguel.ca disse...

O Gomes da Silva e não só! Este ano dei connosco a falar de arbitragems duma forma quase épica o que não nos fica nada bem.
Sim, este ano assistiu-se a coisas inacreditáveis que favoreceram os do costume mas... Esperem lá.... Isso não acontece constantemente? Ano após ano? Lembram-se de alguma época que não tenha começado com o habitual empurrão ao ex-glorioso? Eu também não.
Então o que é que está a acontecer de tão diferente que nos deixa perante este novo rumo de calimerisse, lagartice aguda?
É que agora não temos conseguido ser melhores que o habitual andor vermelho como éramos constantemente. A falha não é do Capela, do Paixão ou da Apaf. É nossa! Exclusivamente nossa.
O terrivel, vergonhoso e quase pornográfico andor benfiquista deu-lhes uns míseros 3 pontos de avanço. Bastava ter ganho ao tri-divisionário Boavista no Dragão e ao Nacional no dia em que o benfica perdeu em Vila do Conde e estávamos no sitio do costume.

João disse...

miguel.ca porque jornada sim, jornada sim, minuto sim, minuto também, é apesar de tudo, um claro upgrade em termos de descaramento.

jnporto disse...

J.P. Gonçalves,
Se viesse para aqui faltar ao respeito ao FC Porto, ou aos seus adeptos, decerto que teria ficado à porta mas não sendo esse o seu caso, tudo bem. Se a minha falta de tolerância é um sentimento que o incomoda, poderá facilmente evitá-la nos blogs do seu clube onde não vou, nem irei. Finalmente, registo a sua ironia em relação ao controlo da TV e dos jornais pelo seu clube que o Senhor me poderia ter poupado mas não me vou alongar neste comentário. Sugeriria apenas que lesse este blog com mais atenção e fico-me por aqui. Tenha um Bom Dia.