quarta-feira, 27 de maio de 2015

Eu vi, sofri, gritei e chorei… de alegria

O Futebol Clube do Porto é uma das paixões da minha vida e, naturalmente, interesso-me por factos, atletas, treinadores, dirigentes, modalidades, instalações, eventos, etc., etc., da sua história já bi-centenária.

De ler, ouvir e pesquisar, conheço factos que ocorreram aquando da fundação, em 1893, sei que o FC Porto foi o 1º campeão nacional (em 1921/22) e o 1º vencedor do campeonato da I Liga (em 1934/35), ouvi o meu pai contar-me estórias do “homão” (Yustrich), do Jaburú e do Hernâni, da “invasão” (pacífica) a Lisboa, por terra, mar e ar, feita por milhares de adeptos portistas, da marcha do FC Porto (“Porto, Porto, Porto, és a nossa glória,…”), que o meu pai punha a tocar antes de ir para os jogos no Estádio das Antas, mas tudo isto faz parte de um passado glorioso que eu não vivi, porque nem sequer era nascido.

Mas, há 28 anos atrás, a 27 de Maio de 1987, já era nascido e, sensivelmente a esta hora, estava em frente a uma televisão, a sonhar acordado, para ver, a cores e em directo, a equipa azul-e-branca, a equipa do meu querido FC Porto, no estádio do Prater, em Viena, na final da Taça dos Campeões Europeus 1986/87.

E, durante aqueles 90 minutos, sofri, gritei, sofri, disse palavrões, sofri, saltei e, quando o belga Alexis Ponnet deu o jogo por terminado, explodi num misto de emoções e chorei, chorei de alegria.

Estádio do Prater, 27 de Maio de 1987 (clicar na imagem para ampliar)

Naquele dia, de imensa felicidade para todos os portistas, lembrei-me de Pedroto (o “pai” do FC Porto europeu, que três anos antes tinha saído injustamente derrotado de Basileia) e pensei em todos aqueles que não tiveram a mesma sorte, a sorte de terem vivido aqueles 90 minutos e de verem o seu clube “voar nos céus de Viena” e consagrar-se como a melhor equipa da Europa.

P.S. Há adeptos de outras cores, cuja bazófia não tem limites, mas que nunca viram e provavelmente nunca irão ver, os seus clubes no topo da Europa e do Mundo (parafraseando o, agora, “simpático” Octávio Machado, vocês sabem de quem eu estou a falar...)

13 comentários:

Penta disse...


@ José Correia

não foi o único.
lá em casa fomos três Limas, de baba e ranho. e cada uma dessas lágrimas vertida compensou a amargura de Basileia, três anos antes...

abr@ço desportivo
Miguel | Tomo III

Anónimo disse...

ao querendo que me interpretem mal, mas nao andamos a celebrar demasiado feitos do passado, qual lampioes... ?

nao tou a dizer que nao se o deva fazer, mas.... nao e' bom sinal...

Hungry Seagulls disse...

Também eu filho e genro de portistas agora com mais de 80 anos cresci a ouvir falar dos Hernanis e Pingas...

Em 1987 foi um festim.. e até muitos adeptos de outros clubes ficaram contentes. Hoje isso é impensável. Hoje a inveja mata-os!!!

Quanto ao Otelo (hasteado) Palerma de Palmela.. esse renegado, ressabiado, esse destila ódio por todos os poros contra o FCP e em especial contra PdC. É um pobre coitado iletrado e empalado que nem percebe que só participa na CMTV por causa disso mesmo, por destilar ódio ao melhor clube português.

E nós, portistas de gema, queremos é que esses Otelos renegados e ressabiados tenham uma vida longa para continuarem a deitar lume pelas fuças, pelas bentas!!

DragoesJuntos disse...

Também já reparei nisso, inclusivé no Porto Canal...

José Correia disse...

Pois, talvez, mas ao menos eu (nós) falo daquilo que vi e vivi.

Há pior.
Há quem comemore coisas de que apenas ouviu falar, "viu" pela rádio, ou viu, a preto e branco, na RTP Memória...

Unknown disse...

à data ainda não se viam muitos por aí, mas assisti ao jogo em ecrã gigante num anfiteatro da faculdade. quando do golo do Juary aquilo veio tudo abaixo :)

Anónimo disse...

Jose, sem duvida, nos ao menos vimos a cores os nossos feitos.

apenas quis dizer que nos ultimos anos nao era normal recordar tanto o passado porque andavamos ocupados a festejar o presente, so isso....dai dizer que e' importante voltarmos a ganhar para que a historia seja o presente!
Manu

Penta disse...


sem me querer alongar, só (re)afirmo felizmente que festejamos feitos desportivos e de alcance internacional a cores.

e comparar-nos a uma agremiação cujo seu último remonta a mais de cinquenta anos, quando a nossa conquista mais recente dista quatro anos de distância...
e desde quando estamos «celebrar demasiado os feitos do Passado»? porventura mandámos construir alguma estátua a homenagear esses feitos como os outros fizeram?!
na minha opinião, isso sim, é que é viver do e no Passado.

abr@ço
Miguel | Tomo III

Ribeiro DeepBlue disse...

Caro Manuel, entre 1987 e 2003, tivemos um hiato bem superior ao que nos separa neste momento da nossa última conquista europeia (Dublin).
Somos definitivamente um clube que celebra o presente, e olha com um misto de saudade para o passado. Passado que é ainda recente, diga-se.
Não lançamos uma garrafa de vinho para celebrar os 50 anos da última conquista.
As nossas conquistas reportam-se a um período em que o futebol já era altamente profissionalizado e não um conjunto de rapazes que se juntavam aos fins de semana para jogar à bola.
Dentro de 10 anos, se não tivermos ganho nada, ficarei preocupado, sim.
Mas olhe que os tempos mudaram.
E é bom que nos habituemos a isso.
Talvez uma Liga Europa de vez em quando.

Filipe Sousa disse...

Estes nao sao uns feitos quaisquer... Este, em particular, foi o "primeiro" e o maior; nao é propriamente a Taca da Liga.

rbn disse...

Falar em troféus internacionais, Beto sozinho tem tantos troféus internacionais como a 2ª circular...tem mais troféus internacionais que o boifica e... tem o TRIPLO de troféus europeus que o ex-porting:-)

Lembrei logo do meu blog,

pelethebest.blogspot.com,

após a final da Copa do Mundo, apesar dos 7 x 1 que levamos da Alemanha, a esmagadora maioria dos brasileiros preferia que a Alemanha vencesse, afinal como deves saber, brasileiro ter que aturar argentino é como a gente aturar boifiquista, não dá, e pior, imagina ter que aturar argentino vencendo copa do mundo em nossa própria casa?Nem pensar numa calamidade destas:-) ...

Eles passaram o mês inteiro provocando os brasileiros durante a Copa...mas após perderem, levaram o troco:-)
O Di Manel disse na altura que ficou decepcionado com os brasileiros porque achava que os brasileiros deviam apoiar era os sulamericanos e não os europeus...Ó Di Manel, em que planeta tu vives?Tu achas mesmo que se Brasil jogasse uma final de Mundial em Buenos Aires contra qualquer seleção européia, os argentinos iam mesmo apoiar o sulamericano Brasil???

Quem tiver curiosidade de ver, vá aos links ( e aproveita e dá uma vista de olhos no blog )

http://pelethebest.blogspot.pt/2014/07/o-pele-tem-mais-copas-que-voce.html

http://pelethebest.blogspot.pt/2014/07/1000-gols-so-pele.html

É caso para dizer que "boifica decime que se siente , o Beto tem mais taças que voce", certo?:-)

OFF-TOPIC: Agora tá tudo cheio de "imaculadas Madres Teresas de Calcutá" cá no burgo dando lição de moral contra a FIFA, devido a meia dúzia de corruptos que existem lá dentro...

E que tal essas virgens ofendidas começarem pela dívida de 650 milhões de euros que o orelhudo deve ao BES?

http://2.bp.blogspot.com/-vJFwkC0uyL8/VJoPIH-CilI/AAAAAAAAOl0/42wrqbZtRjc/s1600/LFVieira_BES_CM_capa_23-12-2014.jpg

Ou quem sabe a burla de 17 milhões de euros ao BPN, que o Estado ( no caso NÓS contribuintes) assumiu???

http://4.bp.blogspot.com/-xkFZESXRNlo/VJoQOLrg84I/AAAAAAAAOl8/JkRzinLMGJc/s1600/LFVieira_BPN_DN.jpg

Ou ainda perguntarem à ex-ministra Manuela Ferreira Leite porque ela aceitou ações da SAD do boifica como pagamento da DÍVIDA FISCAL, quando sabia que era ILEGAL, FORA DA LEI???

http://www.publico.pt/economia/noticia/ferreira-leite-despachou-a-favor-do-benfica-148689

Se fosse à Norte, misturavam presidente, com empresário, com cidadão e com o clube, e ia tudo no mesmo bolo na 1ª página...mas como é na côrte, separam tudo: o cidadão e empresário não tem nada a ver com o presidente do clube, são coisas completamente diferentes dizem eles...
Assim como o comentador não é vice-presidente do clube, nem o vice-presidente quando comenta na tv e no facebook está na condição de vice-presidente, mas sim de simples comentador... e vice-versa...

Não é engraçado?

Anónimo disse...

sem duvida e concordo com tudo o que foi dito.
dai ter comecado a frase por nao me interpretarem mal. 87 foi e sera sempre o maior feito da nossa historia..so disse que era anormal o numero de alusoes ao passado, que nao era muito normal.
recordar e' viver e nisso estamos de acordo. e tal como tu Ribeiro, o que me veio a cabeca qdo escrevi o posto foi temer esse tipo hiato voltar a acontecer
e sim, face ao cenario actual sem duvida que se ganharmos uma liga europa ja nos podemos dar por muito contentes

Bacalhau_com_belgas disse...

E no entanto, como eu, ha adeptos desses clubes que participaram dos festejos com amigos portistas. Nessa altura ainda miudo, como mais tarde enquanto adulto. Ultimamente (nao neste caso), o caro Jose Correia parece esquecer-se que nao ha so um saco...