domingo, 5 de outubro de 2008

A antevisão de Manuel Queiroz

Na antevisão ao Sporting x FC Porto de logo à noite, após a humilhação de Londres, Manuel Queiroz respondeu a 10 perguntas, as quais foram publicadas no DN Sport de ontem. De seguida, transcrevo as perguntas e extractos das respostas relacionadas com o FC Porto.

[DN]: Que equipa aparece mais frágil?

[Manuel Queiroz]: (...) O FC Porto vem de uma derrota pesada e ainda tem um onze cheio de dúvidas e que nunca convenceu verdadeiramente. Mais frágil animicamente está o FC Porto, sem discussão.

[DN]: Jesualdo nunca ganhou fora a Paulo Bento, é um estigma pesado para este jogo?

[MQ]: Nos 26 meses de Jesualdo no FC Porto, uma das melhores exibições foi em Alvalade na época passada - e perdeu 2-0. Jesualdo procura sempre adaptar a equipa ao Sporting, enquanto o Sporting utiliza sempre o seu jogo habitual. (...)

[DN]: Uma derrota abalará mais qual das equipas?

[MQ]: Qualquer das equipas sairá muito abalada com uma derrota. (...) para o FC Porto seria o aprofundar das dúvidas que se vão acumulando com as decisões tomadas quanto à aquisição de alguns jogadores e à definição de um onze-base.

[DN]: Jesualdo deve dar outra oportunidade ao 4x4x2 de Londres ou retomar o 4x3x3?

[MQ]: Desde que se percebeu de que atletas dispunha Jesualdo esta época, que me parece que o sistema devia ser o 4-4-2, que não se portou mal na primeira meia-hora em Londres. Mas já é tarde para mudar e as decisões têm sido sempre para privilegiar o 4-3-3. Mas mais do que o sistema, o problema têm sido alguns jogadores.

[DN]: A lateral esquerda é o elo mais fraco do FC Porto? Benítez ou Fucile?

[MQ]: Ou Lino, que num sistema bem trabalhado podia ser melhor solução, porque é tecnicamente o melhor de todos e o que tem mais experiência. Mas creio que Jesualdo vai mesmo recorrer a Fucile, que é aquele que dá mais garantias de defender melhor. E foi ele que jogou na Luz. Mas correm tantos contos e ditos sobre os jogadores portistas...

[DN]: Pontos fortes de cada equipa neste momento?

[MQ]: (...) No FC Porto, Helton parece voltar à sua melhor forma, Lisandro é sempre uma grande ajuda e Raúl Meireles vai ganhando todos os dias ainda mais substância no seu jogo.

[DN]: E pontos fracos?

[MQ]: (...) No FC Porto a dificuldade ainda de dizer um onze ou mesmo só sete ou oito jogadores certos nesse onze. São muitas dúvidas e a equipa reflecte essas dúvidas.

[DN]: Que duelo individual será mais decisivo para o clássico?

[MQ]: Bruno Alves - Derlei. O avançado do Sporting foi decisivo na Supertaça pela forma como desestabilizou, de várias maneiras, o sector defensivo portista (...). Se Bruno Alves conseguir diminuir a influência de Derlei, o FC Porto começa aí a ganhar.

in DN, 04/10/2008

(clique nas imagens para as ampliar)

2 comentários:

Nuno Nunes disse...

Não estou nada optimista, como é óbvio. Os duelos com o Sporting têm sido péssimos desde que Jesualdo chegou ao FC Porto.

Nestes jogos é preciso algo mais do que teoria e palestras. Nestes jogos a forma como as palavras do treinador motivam os jogadores e fazem com que eles se superem são essenciais. O Paulo Bento distingue-se do Jesualdo basicamente por isto.

De qualquer forma estou na expectativa de ver a reacção de alguns jogadores e da equipa depois da humilhante derrota em Londres.

Unknown disse...

POOOOOORTOOOOOOO!!!