sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A "equipa em construção"

Algo que se tem dito com frequência nas últimas semanas é que esta é “uma equipa em construção”.

Bem, constato antes de mais que no segundo Verão à frente do FCP Mourinho fez 7 contratações; Jesualdo, no mesmo ponto temporal, fez 11. Ou seja, parece-me algo estranho que haja tantas contratações ao começar a 3ª época à frente da equipa, e não me parece que houvesse qualquer inevitabilidade nisso (dos jogadores mais utilizados na época passada saíram apenas 3, e há um ano atrás já tinha havido uma apregoada “limpeza de balneário”).

Para além disso: se é verdade que ainda é cedo para tirar conclusões sobre as contratações deste defeso, também não é menos verdade que seria de esperar que nesta altura já houvesse maior adaptação e sucesso das contratações das duas épocas anteriores. Ora isso não é minimamente o caso, e provavelmente é aí que está o maior problema da “equipa em construção”.

Repare-se que dos 17 jogadores contratados nos dois anos anteriores apenas Tarik, Fucile, Nuno e Fernando são hoje sucessos relativos (e muito relativos, diga-se de passagem; nenhum deles se impôs claramente e consistentemente como uma mais-valia desportiva).

Se formos a acrescentar a esta lista as 11 contratações deste defeso, qual é o ponto da situação dos últimos 3 anos?

Considero que:

- Zero foram um claro sucesso
- 2 foram “assim-assim” (J Paulo, Adriano)
- 8 foram / estão a ser um claro fracasso (Ezequias, Lino, Kaz, Mareque, Benitez, Renteria, Bolatti e Farias);
- 5 são dúvidas com tendência para o sucesso (Tarik, Fucile, Tommy, Fernando e Rolando)
- 4 são dúvidas com tendência para o fracasso (Stepanov, Mariano, Guarín, Hulk)
- 8 são dúvidas puras (Sapunaru, Pelé, George Lima, Edson, D Valente, C Rodriguez, Pedro Moreira, Scoppa)

É muita dúvida, e poucos indícios que sejam muito encorajadores. O problema é que as competições continuam e não esperam pela maturação dos jogadores...

Não haja dúvidas: a margem financeira da SAD é muito pequena e quase certamente no próximo Verão sairão por isso mesmo mais umas duas jóias da coroa (sem que haja grande margem para re-investimento; menos do que nos últimos anos); basta ler as entrelinhas do extracto publicado do último Relatório e Contas de 2007/08 para nos apercebermos disso.

Portanto das duas uma: ou umas quantas destas “dúvidas” se afirmam sem margem para dúvidas como “certezas” e / ou a formação começa a dar frutos a muito curto prazo, ou então vamos passar por um mau bocado.

PS – recordo que na avaliação de uma contratação tomo em conta o custo de aquisição: quanto mais alto, maior o nível de exigência. Esse factor pesou bastante na avaliação que faço a Farías, C Rodriguez, Hulk e Mariano; não fosse o custo elevado e ter-lhes-ia dado uma nota um pouco mais positiva.

7 comentários:

O'OliveTree disse...

O que diria do Bruno Alves há 2 épocas, Pepe 3, Bosingwa 4 (lembra-se da confª imprensa do Mourinho na apresentação do JB?). Qd se classifica Tarik A e Fucike D, tendo em conta tb custo do passe, difícil era elogiar contratações...

José Rodrigues disse...

"Qd se classifica Tarik A e Fucike D, tendo em conta tb custo do passe, difícil era elogiar contratações..."

Vamos lá clarificar uma coisa...

O esquema que escolhi para as notas aos jogadores é: "Sucesso", "Assim-assim" e "Fracasso".

Eu considero o Tarik e o Fucile como "dúvidas" na medida em que não sei se são apenas "Assim-assim" ou um "Sucesso". Para já são apenas assim-assim. Mas considero q já está garantido q a sua contratação foi justificada.

Ou dito de outra forma: pelo q fizeram até agora (em 3 anos) se todas as contratações fossem como Tarik ou Fucile, certamente não iríamos ganhar campeonatos nem encaixar dinheiro suficiente em vendas para financiar o défice.

Precisamos também de verdadeiros "sucessos": jogadores q pegam de estaca a titular, rendem consistentemente em campo, e q têm mercado.

Mas quem sabe, pode ser Fucile e Tarik ainda possam vir a ser um tal "sucesso". Daí a minha nota de "D".

nobigdeal disse...

"George Lima, Edson, ..., Pedro Moreira, Scoppa".
caramba, eu nestes nem conheço, nunca tinha ouvido falar deles :)
juniores?

José Rodrigues disse...

"George Lima, Edson, ..., Pedro Moreira, Scoppa".Caramba, eu nestes nem conheço, nunca tinha ouvido falar deles :)
juniores?"

O George Lima de certeza que conheces: chegou a Portugal pelo nome de "Leandro Lima" :-)

O Edson, P Moreira e Scoppa são todos seniores (just...), mas estão emprestados a rodar.

nobigdeal disse...

ah... ok, o Leandro Lima, obrigado :)
de repente acho q tb me lembrei, do Edson, é defesa central :)

The Turk disse...

"constato antes de mais que no segundo Verão à frente do FCP Mourinho fez 7 contratações; Jesualdo, no mesmo ponto temporal, fez 11."

Dessas 11 contratações, Pedro Moreira e Scoppa não vieram para a equipa principal. Para seres justo tens de considerar também as contratações para a equipa B no 2º defeso de Mourinho: Bruno Moraes, que erradamente colocaste na época 2005/06, Thiago Silva e Evaldo, que chegou a jogar pela equipa principal. Ou seja, ficava 11-10 e não 11-7. Já dando de desconto o desaparecimento de Serginho nessas contas.

Para mim a diferença tem a ver com a necessidade de colmatar as saídas de jogadores:

2º defeso de Mourinho
titulares:
- Capucho
suplentes:
- H. Postiga
- Clayton (trocado por Ricardo Fernandes)

No último defeso
titulares:
- Bozingwa
- P. A$$unção
- Quaresma
suplentes
- Marek Cech
- H. Postiga
Para além da necessidade de render P. Emanuel, que já não parece ter velocidade para ser titular.

Jorge Aragão disse...

Para mim, Tarik e Adriano, tal como Fucile são sucessos só que de um momento para o outro não se colocou o Tarik a jogar ( final da Taça e depois veio a lesão), Adriano deu dois campeonatos e ... desapareceu por opção do treinador, Fucile quase sempre bem, este ano mal por causa das lesões.