domingo, 26 de outubro de 2008

Reviver 2004/05


Se o encontro da noite passada era visto pela equipa do FC Porto como um meio de dissipar as muitas duvidas que se colocaram após o desaire frente ao Dínamo de Kiev, o conjunto azul e branco conseguiu esclarece-las de forma cabal. Basta colocar uma equipa arrumadinha diante deste Porto para o desfazer em cacos. Foi assim na Terça passada, voltou a ser ontem frente ao Leixões.

É um facto que a equipa Matosinhense foi feliz na forma como entrou em jogo – marcando no 1º remate efectuado à baliza – mas também é verdade que os homens de José Mota foram demonstrando que a vantagem adquirida cedo lhes assentou bem e nem tampouco foi fruto de mero acaso.

Quando o 0-2 chegou, já o Leixões havia desperdiçado um par de ocasiões de golo, assim como no 2º tempo, já com o encontro empatado, foram capazes de dar a volta por cima a uma conjuntura de jogo desfavorável.

Do FC Porto voltaram a sobressair o mar de equívocos em que esta equipa está mergulhada. Falta de ideias, um jogo pastelão, sem qualquer ritmo e dinâmica. Para compor o ramalhete Jesualdo Ferreira aparenta caminhar a passos largos para o desespero, pois só assim é possível explicar a luminosa ideia de adaptar 2 médios (Tomas Costa e Mariano) a defesas laterais.


Esta aparente desagregação do conjunto portista é um filme já visto em 2004/05, com desfecho trágico por demais conhecido.

Jogo a jogo, a equipa vem perdendo os princípios que a norteava, onde nem os mais experientes jogadores escapam a este vendaval. A solidariedade enquanto grupo dá sinais de quebra acentuada, pelo que “filmes” como o da noite passada poderão ser vistos numa das próximas sessões, num estádio perto de si.

Positivo: Leixões lidera o campeonato à sexta jornada apresentando um futebol atractivo, tendo pelo meio já batido o pé a Benfica e FC Porto.

Negativo: FC Porto (SAD-Treinador-jogadores), a arte de “destruir” uma equipa em 6 meses.

24 comentários:

eduardo disse...

Bruno China (Leixões):
«...tirámos partido da intranquilidade do F.C. Porto, até pelo ambiente nas bancadas.» (Maisfutebol)

Excelentes adeptos! Continuem a vaiar a equipa quando ela mais precisa de apoio.

Paulino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulino disse...

IRONIA

"Acho que o FC Porto jogou muito bem. A 1º parte entrou a pressionar o adversário, jogando mais no meio campo criando lances de perigo...
O Leixões na primeira parte, em dois lances de sorte e ressaltos marcou dois golos (penso que não tenha sido o esforço conjunto de equipa que tenha provocado os golos...ou não).

Hulk lá conseguiu, num lance sofre uma violenta falta dentro de área, justifica-se prontamente o cartão amarelo ao adversário (apesar dos sorriso de Hulk e do fingimento de dor).

Na segunda parte o Leixões veio muito com nervosismo, accionando assim as excelentes estratégias de Jesualdo Ferreira, ao trocar Tomaz Costa e Mariano, e claro está não poderia de mexer também em Lisandro colocando-o a lateral.
O resultado, foi que, inteligentemente Leixões enganou o treinador do Porto e num lance "claramente" legal marcou um golo limpo, mas porém o juiz de linha acusou algum cansado para acompanhar o lance e assinalou fora de jogo.

Os jogadores do Porto com toda a tranquilidade e excelente apoio dos adeptos atacaram fortemente a baliza do Leixões e por consequente Nuno E.S sofreu um golo sem qualquer hipótese para o sector defensivo do FC Porto...devido ao rápido ataque do Leixões.

2-4...perdão... 2-3 foi um jogo justo para a equipa do mar. O público portista mostrou o apoio a Jesualdo e aposta na sua continuidade no FC Porto com lenços brancos.

Viva ao FC Porto..."

Realista

Jesualdo Ferreira deverá cumprir a promessa ao Bom Jesus de BRAGA, pois a guilhotina está prestes a descer.

Critica

Para os portistas APOIANTES de Jesualdo, pergunto quantas mais oportunidades serão dadas a esse senhor para se manter na equipa técnica do FCP?

Quantos mais pontos e derrotas serão necessárias sacrificar para realmente se constatar que o grupo de trabalho não está bem??

Quantos mais elementos da equipa serão precisos para que a química de grupo de trabalho seja extinta pela falta de capacidade de liderança de um treinador?

Caro Eduardo, como Portista, na quarta feira vi a 1º parte e no início da segunda parte fui levar um filme ao club video e de seguida fui tomar um café, de modo que quando acabasse de tomar o cujo café olhasse para a TV e visse outro FC Porto a dizimar em casa o Dínamo

Caro Eduardo, hoje jantei fora com a namorada, de momento senti que deveria jantar um pouco mais depressa porque estava um enorme LCD no restaurante à minha frente e temendo que o jantar caísse mal vi-me embora.
Para meu espanto, depois de um café na FNAC e de um bom concerto ao vivo, ligo o rádio já no carro e oiço o comentador a relatar um golo limpo anulado ao Leixões e à posterior a derrota por 2-3 do FCPorto, agora pergunto: Não acha que em milhares de pessoas algumas não estejam também a pensar como eu: "Que Raio está Jesualdo a fazer no FCP??" daí a necessidade do público vaiar de forma a demonstrar a sua indignação não só pelo resultado, mas como pelo e bilhete e qui ça pela cota anual paga.

Paulino disse...

Errata:
"na quarta feira vi a 1º parte..."

referia-me a terça...é que isto ainda me faz confusão (Jesualdo)

Mário Faria disse...

Talvez estejamos a ver a coisa negra de mais. Talvez. Os sinais, contudo, são preocupantes.
Quem deve conhecer a realidade é a SAD, mas será que podemos ter confiança no seu desempenho, ou se é parte do problema ?
Temos de ter paciência e esperar um pouco mais : que os jogadores atinem, que o treinador não desatine, que PdC seja capaz de superar as clivagens, se é que ainda vai a tempo e tem condições para isso.
As próximas AG's do FCP e da SAD podem vir a ser muito importantes.

eduardo disse...

Caro Paulino. Há dois tipos de adeptos. Um é pró-activo, considera-se um elemento da equipa e joga apoiando o grupo, principalmente quando este está desinspirado. É o 12º jogador. Foi com a sua ajuda que o FC Porto transformou jogadores medianos em excelentes atletas e construiu grandes equipas.

O outro tipo de adepto, é reactivo, compra o bilhete (talvez pague as quotas) e vai assistir aos jogos. Incentiva a equipa quando esta menos precisa, isto é, quando está a jogar bem e a vencer. Se o espectáculo for mau, manifesta o seu desagrado vaiando os jogadores e a equipa técnica. Em casos extremos, recorre ao insulto e à agressão (já sucedeu no FC Porto). Não incute confiança aos atletas, pelo contrário, destrói-a.

Poder-se-á discutir as opções do Prof. Jesualdo Ferreira, mas tem cumprido os objectivos principais do clube (a conquista da liga) e parece ser o único que dá a cara em público na defesa dos interesses da colectividade. Pelos comentários de alguns adeptos, concluo que a vitória concludente do FC Porto na época passada foi mais por demérito dos adversários do que por mérito do grupo.

É principalmente nos maus momentos que os atletas e a equipa técnica deveriam sentir o apoio (crítico) dos adeptos. Infelizmente, raramente é o caso.

Jorge Aragão disse...

Custa um bocado mas otem oi claramente o treinador que perdeu o jogo.~
Os jogadores estão sobre brasas, lentos, tristes, apáticos e sem reacção.
Assim não vamos lá.
Custou-me eles terem ficado no fim a bater palmas aos adeptos e serem muito assobiados quando a assobiadele ontem devia ter sido para outra pessoa ou pessoas se lhe juntarmos o Zé Gomes.

Pedro Vale disse...

A melhor substituicao do FC do Porto foi no início da segunda parte, quando entrou "a atitude". A partir daí o jogo foi diferente, o que leva a pensar que se calhar a sua entrada foi tardia e que o jogo podia ter sido diferente se "a atitude" estivesse em campo desde o início.

Nuno Nunes disse...

No fim do jogo contra o Arsenal escrevi uma crónica intitulada "Atitude competitiva miserável". É essa atitude (ou a falta dela, como queiram) que está a destruir a moral e a capacidade de obter vitórias desta equipa. Os nossos jogadores não chegam primeiro às bolas, correm menos do que os adversários, fazem menos faltas, são menos agressivos, em suma, são menos competitivos. Este é um problema da exclusiva responsabilidade do treindor Jesualdo Ferreira. É uma pessoa com um estilo low-profile, até aí tudo bem, o problema é que está a contagiar todos os jogadores que acabam por assumir uma postura dessas dentro do campo.

Existem outros problemas como a qualidade dos jogadores que este ano compõem o plantel mas isso já é da responsabilidade da SAD (apesar de JF sempre ter dito que todos os jogadores têm o seu aval).

Negócios como a aquisição de Mariano, Benitez, Lino, Ezequias, Guarín, etc., etc., etc. só agoram começam a ganhar espaço de discussão e espírito crítico no seio da massa associativa portista. Tarde demais?

Anónimo disse...

Humilhações Non Stop..

e

Quem deverá ser o próximo Presidente do FC Porto?

vote em:

http://legionofdragons.blogspot.com

José Correia disse...

«Sapunaru
A lentidão com que conduziu a bola, mesmo quando tem espaço à sua frente, foi tão irritante que o público até o tentou empurrar. Nem assim.»
in O JOGO

Sapunaru é um defesa-direito que começou a sua carreira como defesa-central.
Na época passada foi considerado o 2º melhor defesa-direito do campeonato romeno, atrás de um jogador português ex-lateral direito do E. Amadora (não me lembro do nome).
A FCP SAD contratou-o pagando 3 milhões de euros por 50% do seu passe.
Não sei quem foi o empresário que intermediou esta compra.

Culpado do Sapunaru ficar muito aquém do que é exigivel num clube como o FC Porto: Jesualdo Ferreira

José Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Correia disse...

«Lino
Nos dois primeiros golos ficou a ver jogar. Uma noite desastrada a nível defensivo, levando Jesualdo Ferreira e os adeptos ao desespero.»
in O JOGO

Lino é o 5º ou 6º defesa-esquerdo contratado pela SAD nos últimos anos.
Ainda hoje deve estar para perceber como é que faz parte do plantel do FC Porto e, pior ainda, como é que é titular em jogos do campeonato e da LC.

Culpado por os dois defesas-esquerdos do plantel serem jogadores do calibre do Lino e do Benitez: Jesualdo Ferreira

José Correia disse...

«Mariano
E lá andou ele no seu jeito trapalhão para acrescentar… quase nada. Foi, estranhamente, para o lado esquerdo da defesa, onde abriu uma auto-estrada para Marques e companhia.»
in O JOGO

Argentino, um dos candidatos a substituir Quaresma no onze do FC Porto (ah ah ah ah ah ah...).
Entre empréstimo e compra do passe custou à SAD cerca de 4,5 milhões de euros e tem um salário de cerca de 1 milhão de euros por ano.

Culpado: Jesualdo Ferreira

José Correia disse...

«Farías
Um quarto de hora em campo, mas ninguém o viu tocar na bola.»
in O JOGO

Sobre este artista não há nada a dizer, apenas que custou 5 milhões de euros e ganha cerca de 1 milhão de euros por ano.

Culpado: Jesualdo Ferreira

Paulino disse...

Por muito que me custe, é difícil esquecer a era Mourinho, se calhar daí o nosso rigor como adeptos a querer sempre o expoente máximo à equipa do Porto.

Porém, esta semana li no "O Jogo" e cito: "Mourinho a Adriano:"A ele basta-lhe dormir bem e andar a pão e água".

Pois quem leu a pequena reportagem, constatou também que continua a ser aquele senhor que fora do horário de trabalho liga para casa dos seus jogadores.

Na minha opinião, está demonstrado o quanto existe o empenho de um treinador na equipa e claro está o RIGOR e DISCIPLINA que deverá existir constantemente.

Eduardo, o teu ponto de vista também está com razão, mas com erros sucessivos, uns atrás dos outros é algo problemático.

Falaste sobre a atitude dos adeptos, pois ontem numa marcação de canto, Lino aplaude ao público e o este segue a sua linha, mas azar ou nervosismo fez com que batesse miseravelmente a bola e o público reagiu de seguida no sentido oposto, isto porque, minutos antes, Lino novamente num lance de ataque centro uma bola para o Dolce Vita.

É normal que isto cause grande frustração, quando a equipa está a perder e não existe o sentido de calma para anular o resultado.

Outra situação que se verificou foi a coragem de José Mota a não baixar os braços mesmo estando a ganhar ou mesmo a empatar, transmitindo força e esperança para alcançar mais ou melhor (sim, talvez por ser também o Porto como adversário) mas, acho que na opinião de muitos incluindo eu, se Jesualdo deixar de entrar com medo nos jogos ou mesmo de se transformar a equipa mais defensiva em jogos dificeis, penso que os adeptos sempre aceitarão essas estratégias, pois pelo menos ninguém se pode queixar que ele não tentou ganhar o jogo.

Pessoalmente, desde que Jesualdo entrou no FC Porto nunca gostei do treinador, assim como algumas comentei com José Correia, que ainda me lembro de nos termos encontrado há cerca de 1 ano no Dragão ao ver FCP Vs Arsenal e nessa altura já demonstrava o desagrado frente a um treinador não corajoso.

Existe muita coisa mal, e nós como meros espectadores assumimos o nosso desagrado, de modo que a SAD possa abrir os olhos e ver que algo também está mal.

Só espero que não sigam o lema: "Vamos indo vamos vendo..."

eduardo disse...

Último comentário. Todos sabemos que a equipa não está a jogar bem. Os automatismos não surgem. Alguns jogadores não estão em forma e as decisões da equipa técnica poderão ser discutidas. Contudo, mantenho que vaiar os jogadores e o treinador durante a partida é contraproducente. Não ajuda, retira confiança aos atletas, cria nervosismo e insegurança e leva à precipitação. Os erros sucedem-se e a equipa entra numa espiral negativa.

Só uma equipa muito experiente e segura de si própria consegue contrariar a pressão do seu próprio público com o jogo a decorrer. Não é o caso do actual FC Porto.

O Ricardo Costa (actualmente na Alemanha) chegou a afirmar que houve uma altura no Dragão em que as vaias eram tantas que paralisavam a equipa. Ninguém ousava tomar uma iniciativa com medo de errar e ser alvo de uma monumental assobiadela.

Será que os adeptos do FC Porto querem transformar o Dragão numa versão do Estádio da Luz, esse cemitério de jogadores e treinadores?

Mário Faria disse...

O Eduardo tem razão em princípio. Assobiar os jogadores não ajuda, obviamente.
Sou contra a vaia e o assobio, mas o silêncio não é melhor.
O assobio é sempre uma manifestação, o silêncio é nada.
É uma forma de "morte", de sono, desinteresse e anuncia o abandono.
Os sócios assobiam e serve para todos os que têm responsabilidades na sua gestão. É incómodo, é chato , excessivo muitas vezes, mas há certos senhores (dirigentes, técnicos e jogadores) que merecem ser incomodados, só é pena é que normalmente os mais incomodados são o alvo mais fácil ou o elo mais fraco.
Infelizmente é quase sempre assim.

HULK 11M disse...

eduardo disse: "Será que os adeptos do FC Porto querem transformar o Dragão numa versão do Estádio da Luz, esse cemitério de jogadores e treinadores?"

Por favor!!! Não atiremos as responsabilidades para quem tudo paga e nenhum poder de decisão tem para além dos assobios!

Vou ao estádio há mais de 50 anos e nunca assobiei nem o vou fazer agora. Mas sempre por lá ouvi assobios e sempre eles serviram de "campainha de alarme" não para os atletas mas muito especialmente para quem dirige o Clube!

E já que fala num outro estádio deixe-me lembra-lo que o que levou esse clube ao descalabro foi a mesmíssima politica que está agora a ser seguida pela SAD do FCP: Vender... vender... comprar... comprar.... comprar... comprar...contratar treinadores tipo "yes man"... etc.
Na época passada também se ouviram muitos assobios ali para os lados da Avenida da Boavista... mas tarde de mais... Tal como já se tinham ouvido há cerca de três anos lá para os lados da cidade-berço...
Tenho muita pena dos nossos atletas e treinadores... Eles não pediram a ninguém para vir trabalhar para o FCP... Merecem respeito! E então Jesualdo... sozinho a enfrentar situações graves que outros provocaram e que assobiam para o lado. É a única voz que os portistas conseguem ouvir.
Deixemos os assobios em paz porque não são tão importantes como isso.
Importante é rever a nossa politica de gestão...
Não acredito que se vá passar nada nas próximas AG´s. Neste momento a preocupação máxima dos nossos dirigentes será sem duvida o de preparar o "ambiente"... para que tudo decorra sob controlo!
Infelizmente. Perdura a máxima: quem não está de acordo connosco não é portista... é abutre!

HULK 11M disse...

Mário Faria disse: "... O assobio é sempre uma manifestação, o silêncio é nada. É uma forma de "morte", de sono, desinteresse e anuncia o abandono."
Escrevi o meu comentário antes de ler o sábio apontamento do Mário Faria, que vem de encontro aquilo que eu também penso.
Acerca da sua referência ao "assobio e abandono" vou fazer aqui uma pequena confidencia, de uma situação que se passou comigo ontem e que muito me incomodou:
Tenho um grupo de amigos com "lugares anuais" e que temos um acordo que diz que sempre que algum de nós não poder ir ao jogo, passa os cartões para que o seu lugar possa ser ocupado e não fiquem cadeiras vazias. Pois ontem fiquei com seis (6) cartões nas mãos e não consegui convencer ninguém a acompanhar-me e ir ver o jogo... mesmo sendo de "borla"!!!
Nunca tal me tinha acontecido. Normalmente são mais as cunhas que as "vagas"...
Será que isto não é bem pior do que os assobios???

Unknown disse...

Jesualdo tem de sair. É óbvio. Não é treinador para o FC Porto nem nunca foi. É obvio que esta SAD também só tem feito merda, mas não me fodam, com o Mourinho e Adriaanse a SAD era a mesma e não foi por isso que não ganhávamos.
Quem escolhe as contratações é o Jesualdo, por muito que outros queiram dizer que ele é obrigado a receber certos jogadores. Não duvido da existência de alguns comissionistas, mas...
Quem é que dediciu excluir do plantel os seguintes jogadores, que para mim, tinham lugar de caras?
- Ibson
- Luis Aguiar
- Cláudio Pitbull
- Adriano
Já para não falar nos jovens jogadores do plantel, como Paulo Machado, Vieirinha, Hélder Barbosa e Bruno Gama.
A incapacidade do FC Porto em contratar um defesa esquerdo decente nos últimos anos é algo que já não merece adjectivos.
Há aqui outra coisa que todos se estão a esquecer. ENTÃO E O PELÉ???!! Não joga porquê?

Enfim.
Jesualdo para a rua.
Jorge Costa ou Domingos no Porto.
Recuperar em Janeiro Ibson, Pitbull, Adriano e um defesa esquerdo. Dispensar Lino, Bollati e Farias.

HULK 11M disse...

"...com o Mourinho e Adriaanse a SAD era a mesma e não foi por isso que não ganhávamos..."

A diferença está na política de contratações, dispenas e empréstimos.
E não começou com Jesualdo mas sim com Del Neri, Fernandez e Couceiro...
Não creio que Jesualdo tenha grande poder de decisão. Terá algum campo de manobra mas pouco.
Dificilmente a administração da SAD voltará a contratar um treinador de personalidade forte, que se queira impor nas contratações.
Porque foram dispensados Del Neri e Adrianse em plena pré-epoca???
Seria mesmo por problemas com dois dias de férias (Del Neri) e um jantar de castigo (Adrianse)???
Que estará por trás disso?

Mário Magalhães disse...

Caros Portistas neste momento estou muito triste e revoltado, desde o final da epoca passada que defendo que a era do Mister Jesualdo devia ter terminado com a derrota na Taça. Depois de uma pré-epoca onde se gastou uma fortuna em jogadores e o desempenho ao final de 11 jornadas está aos olhos de todos, uma equipe triste sem organização, a jogar sobre brasas, mas defendo que estes 3 jogos que vamos ter nos próximos 15 dias devem ditar o futuro desta equipe tecnica, vamos a Naval, Kiev, e Alvalade e ai sim pedir responsabilidas aque de direito. Porque o senhor que lidera esta formação a muito que perdeu a noção das coisas, não ve os jogos conforme eles são ve oportunidades onde elas não existem e não sabe escolher jogadores de qualidade para a nossa equipe. A paciencia tem limites e com a deste senhor a muito que passou esses limites, mas será que vamos ter que chegar ao ponto que chegou a equipe orientada pelo Ocatvio Machado, para mandar este senho embora, recordo que quase não fomos a Taça Uefa.

Unknown disse...

Eu penso que não é só a era de Jesualdo que terminou no FC Porto - com saldo muito positivo, mesmo se esta época não ganharmos nada, o que é o mais certo. O que para mim tem que terminar também é a era dos Argentinos no FC Porto. Está acontecer hoje com os argentinos o mesmo que aconteceu com os brasileiros em 2004: só eles eram quase metade do plantel, dominavam aquela merda toda e a indisciplina instalou-se. Hoje presume-se que esteja a suceder a mesma coisa. Não é ser contra este ou aquele porque são deste ou daquele país, mas tirando os jogadores portugueses não penso que seja benéfico para a equipa ter tantos jogadores oriundos de um mesmo país, pois cria dentro do balnerário um espirito de «clã» que em nada abona para a união e espirito de grupo em torno DO CLUBE que tem que haver naquela casa O Lisandro está amuado porque não lhe sobem o ordenado ao mesmo valor que o Rodriguez e leva esse espirito para todos os outros compatriotas. É inevitável. São humanos e conversam uns com os outros, frequentam as casas uns dos outros. O Rodriguez, que era uma máquina de jogar à bola no inicio da temporada, está uma sombra dele mesmo, possivelmente também por causa destes jogos e ciumeiras dentro do balneário. Parece-me claro o que está ali acontencer. O próprio Bruno Alves vem dizer publicamente que há jogadores que ainda não perceberam o que é vestir aquela camisola.

O Jesualdo precisa de sair. Terminou o seu ciclo. O balneário tem que levar uma varridela daquelas valentes.

Às vezes, entre concertar um aparelho já velho, gasto e sem utilidade e comprar um novo, é melhor comprar o novo. Acaba por sair mais barato e toda a gente fica a ganhar com isso.

Abraço