quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Um jogo com pouca história

Entrámos relativamente bem, dispostos em 4x3x3 com a repetição, nesta época, de Lucho a jogar mais adiantado e Meireles mais retraído e próximo de Fernando. Sem jogarmos bem, dominámos e criámos ocasiões de golo, sem nunca termos conseguido um jogo fluente, intenso e atraente. Porém, ia dando para dominar um adversário muito retraído, defensivo e que posicionava no ataque apenas uma unidade, que Rolando cobriu sempre muito bem.

Num livre, numa daquelas faltas que não vale a pena provocar, um remate forte e cheio de efeito traiu Nuno, que nunca mais se recompôs. É uma bola tramada para qualquer guarda redes. Porém, a partir desse momento Nuno mostrou um nervosismo excessivo e não foi o guarda redes seguro que uma equipa de top carece.

Reagimos e tivemos uma boa iniciativa de Lisandro que fugiu bem pela esquerda e rematou de forma sesgada ao golo, saindo a bola rente ao poste. Antes do golo do Dínamo, tínhamos tido uma bola no poste de Lucho e mais uma outra oportunidade, mas com um futebol sempre trapalhão e intermitente. Um remate um golo: o futebol é cruel, principalmente para os que não estão fortes.

Na segunda parte Hulk rendeu Fernando e entramos a jogar num 4x2x4. A equipa entrou bem e mais entusiasmada, sobretudo em função das iniciativas de Hulk que confundiram momentaneamente a defesa de Kiev. Foi sol de pouca dura e mais uma vez não fomos capazes de colocar o individual no colectivo, e a pouca organização do nosso jogo foi-se desmanchando à medida que as forças iam faltando.

O Kiev, tacticamente, subiu na 2ª parte. O avançado que rendeu Bangoura, mais corpulento, deu que fazer à nossa defesa, passando a criar enormes problemas, jogando muito bem com bola e sem ela e usando o seu poder atlético de forma sempre muito conveniente. Rolando oscilou nesse período e Bruno ajudou pouco.


Depois desses momentos de algum frenesim, e de uma perdida de Sapu (que jogou bem melhor na 1ª parte e, nesse período, muito melhor a atacar que a defender) no cabeceamento de um canto, a equipa voltou a repetir a sua grande dificuldade em bater defesas muito povoadas, e a sua organização foi piorando com as alterações que Jesualdo ia introduzindo.

Praticamente não entrámos na grande área, e todos os remates saíram de fora dela e com pouco perigo. Bastou ao guarda redes estar atento e concentrado. Hulk ainda teve na marcação de um canto uma boa oportunidade, mas cabeceou de forma acrobática, mas muito longe do alvo.

A equipa apareceu mais uma vez não estar muito bem fisicamente, Lucho e o Cebola arrastaram-se em muitos momentos na 2ª. parte, e parece-me um pouco primitivo querer ganhar um jogo plantando avançados, fora das suas posições, longe da baliza, com pouca mobilidade e atropelando-se, frequentemente, um aos outros. Rodriguez continua a não repetir o nível que atingiu no SLB e parece um peixe fora da água, tal é a falta de identificação com o modelo do jogo e o entendimento com os colegas.

Do Kiev não gostei especialmente, mas na 2ª. parte foi muito superior ao FCP tacticamente. Obviamente que a tarefa era mais fácil – ganhava por 1-0 – mas o FCP da CL deveria ser suficientemente competente para ser capaz de lhes colocar problemas sérios. E não foi!

Falta qualidade, pelo menos para já, falta capacidade física, falta confiança, falta entrosamento, falta intensidade para jogar a um nível elevado. Para virar um resultado – contra uma equipa que na 2ª. parte foi sempre muito organizada – é muito difícil fazê-lo sem esses atributos.

O treinador também não ajudou, e se precisava de um segundo ponta de lança quem deveria entrar era o Farías e não o Tarik, que jogou sempre no meio dos centrais e não na sua posição habitual, para daí fazer as diagonais que tão bem executa.

JF foi infeliz neste jogo e cometeu vários equívocos, a meu ver. Tem tantas responsabilidades na derrota como os seus jogadores. Não entendo como é possível que Lucho e Rodríguez estivessem tanto tempo em campo, custa-me ver como os jogadores protestam tanto uns com os outros, sendo que Lisandro parece ter sido promovido a general, pois barafusta com toda a gente.


Tivemos o que merecemos o que não invalida que o Kiev tenha sido um vencedor feliz.

Positivo: Alguns momentos da 1ª e 2ª parte e uma jogada muito bonita, com calcanhar de Tarik, para remate de Hulk que infelizmente saiu com pouca pólvora.

Negativo: Jesualdo e o colectivo do FCP.

O árbitro não esteve mal, embora fosse lento na tomada das decisões. Parecia indeciso. Deve ter sido do Xanax que tomou.

17 comentários:

José Correia disse...

Quase 4 meses após o início desta época, o FC Porto continua a ser uma equipa em obras, ou melhor, é uma pseudo-equipa, visto que mais parece uma manta de retalhos.

Este Dínamo não é grande coisa, mas é uma Equipa e isso foi quanto bastou para derrotar, sem espinhas, este FC Porto de perfil sul-americano.

Ao contrário do que disse um dos culpados da paupérrima exibição de ontem - Jesualdo Ferreira - o jogo decisivo não é em Kiev. O jogo decisivo será em Istambul, onde deve ficar decidido quem será o 3º classificado do grupo.

José Correia disse...

«Rodriguez continua a não repetir o nível que atingiu no SLB e parece um peixe fora da água, tal é a falta de identificação com o modelo do jogo e o entendimento com os colegas.»

O Rodriguez é, para já, a desilusão desta época. E digo desilusão porque, no caso deste uruguaio, havia a ilusão de que poderia ser uma boa alternativa ao Quaresma.

Reflexos das várias viagens intercontinentais que teve de fazer nos últimos meses?

Reflexos da balcanização do balneário do FC Porto?

José Correia disse...

«custa-me ver como os jogadores protestam tanto uns com os outros, sendo que Lisandro parece ter sido promovido a general, pois barafusta com toda a gente»

Eu até compreendo o Lisandro. Ele luta, vem atrás, descai para as alas, corre desalmadamente e há uma coisa que não lhe deve sair da cabeça: porra pá, porque é que aquele gajo - Rodriguez - ganha muito mais do que eu?

José Correia disse...

De acordo com os números oficiais divulgados pelo FC Porto, ontem estiveram 32209 espectadores. Sinceramente, parece-me um número empolado. Olhando para as bancadas eu diria que não esteve mais de meia casa.

Mas mesmo admitindo o número oficial, é o terceiro pior de sempre no Estádio do Dragão. Pior só com o PSG (30210, em 2004) e o Hamburgo (31109, em 2006).
Ah, e desta vez cerca de 2000 ucranianos ajudaram a compor as bancadas...

Para um clube que vai à frente do campeonato e que, no início da época, vendeu 30 mil dragon seats, estes números da assistência deviam fazer com que os responsáveis do FC Porto reflectissem.

Luís Carvalho disse...

E eis mais um teste do algodão: a Champions League.

Jesualdo e as suas Marianices e Marianadas (não encontro melhores adjectivos), continua a ter boa dose da culpa porém, chegou a altura de muitos sócios/adeptos e também jornalistas supostamente portistas, assumirem a sua quota de responsabilidade.

A brigada pró-Nuno que, nas duas últimas semanas, se infiltrou um pouco por todos os lados, não pode agora assobiar para o lado.
Se Helton, eventualmente, falha em alguns jogos-grandes, já o português mete água em qualquer um.

Também gostaria de saber onde páram aqueles que a pés juntos juraram ser Rodriguez o futuro melhor jogador do campeonato...
Não esquecendo nunca quem tanto se entreteu a infernizar a vida a Quaresma em toda a sua passagem pelo FCP. Também estes devem ser culpabilizados pela derrota de ontem e das que se seguirão.
E foi tanta gente tatuada que viveu à custa da qualidade do cigano durante todos estes anos...

É tempo também de chamar à pedra todos aqueles jornalistas pseudo-portistas que, semana após semana, nos tentam convencer que todas aquelas Marianices e Marianadas que assistimos a cada jogo do nosso clube, são demonstrações de "querer e determinação".

Pedro Vale disse...

C disse...
(...) chegou a altura de muitos sócios/adeptos e também jornalistas supostamente portistas, assumirem a sua quota de responsabilidade.

Lamento, mas acho que falhou o alvo.
O único papel dos sócios/adeptos é pagar o salário milionários de todas as personalidades do futebol do FCP. Directamente, pagando as cotas, os bilhetes e as camisolas, ou indirectamente pagando a publicidade.

Tudo o resto que referiu no seu post, é da exclusiva responsabilidade dos profissionais (pagos a peso de ouro) que gerem a SAD.

A escolha entre Helton e Nuno é da exclusiva responsabilidade do Treinador.
A contratação do Rodriguez e a saída do Quaresma são da responsabilidade do Treinador e Dirigentes, assim como a do Mariano.

Zé Luís disse...

Ainda bem que, à falta de Helton, pode bater-se só em Jesualdo. Decerto não por, sabe-se lá bem porquê, ter posto o Nuno a jogar.

Há livres e livres e há até queda livre...

José Correia disse...

C disse:
«A brigada pró-Nuno que, nas duas últimas semanas, se infiltrou um pouco por todos os lados, não pode agora assobiar para o lado.
Se Helton, eventualmente, falha em alguns jogos-grandes, já o português mete água em qualquer um.»


Caro C, eu faço parte da "brigada pró-Nuno" e acho que estás a ser injusto.

Em primeiro lugar não é verdade que o Helton "só" falhe em jogos grandes. Lembras-te do E. Amadora - FC Porto da época passada?

Em segundo lugar, o Nuno fez dois grandes jogos em Alvalade e na Sertã.
Em Alvalade foi considerado o melhor jogador do FC Porto juntamente com o Bruno Alves.
Na Sertã, não só foi o melhor jogador do FC Porto, como evitou, por duas vezes, que o Sertanense marcasse (a 1ª vez estava ainda 0-0 e na 2ª vez estavamos a ganhar por 1-0).

Relativamente ao jogo de ontem foi, sem dúvida, mal batido.

Mas, já agora, que comentário te merecem as seguintes declarações do empresário do Helton:
"Ele não sente a confiança necessária para voltar à baliza. Ainda não está totalmente apto e disse-o ao treinador. Não há problemas com ninguém, apenas uma falta de confiança que o vai afastar deste jogo", contou ao DN Marival Gomes, empresário do internacional brasileiro

miguel87 disse...

Parabens a todos os companheiros Portistas que continuam a "dar para este peditório"...

Está mais que visto que as coisas estão mal: a Sad está podre, o clube não tem rumo, o treinador é mediocre e o plantel desiquilibrado em todos os sentidos.

Para mim chega, não vale a pena estar a chover no molhado, passei ao "blackout"!

Luís Carvalho disse...

Sacudir a água do capote nunca é um bom princípio, creio.

Ao afirmar-se que um sócio/adepto é sempre inimputável, está-se a reduzir um clube de futebol a um qualquer clube de vídeo ou um qualquer cineclube.
Está-se até a negar os próprios princípios físicos da acção-reacção.
Defenderei, até ao fim, o direito de um adepto de assobiar a sua própria equipa mas, tal acto, vem sempre com um preço agregado.
Ou seja, os adeptos que assobiaram passam a ser co-responsáveis com as eventuais consequências de tal acto, sejam estas positivas ou negativas.
Quando tal não suceder a própria ideia de "clube desportivo" deixa de fazer qualquer sentido.

Com isto, julgo que respondo a ambos, caros Pedro Vale e José Correia.

Pedro Reis disse...

Muito longe de achar que o Nuno tenha sido o culpado da derrota a verdade é que falhou claramente no golo.
Tanta campanha "pró-Nuno" para nada... afinal ele pode ter muitas qualidades como atleta, mas é um GR banal, com lacunas graves que não me dão segurança para quem defende a baliza do FCP.
Em Alvalade fez um grande jogo? Falso, defendeu razoavelmente e pode agradecer ao nabo do Derlei, que falhou depois da borla que ele deu ao Romagnoli.
Contra o Sertanense fez um grande jogo? Contra quem? Enfim...
Pelo menos assim espero que o Helton volte depressa...

O jogo? Uma m****, ao nível do que andamos a produzir esta época. Sem desculpas.

Feliz trabalho que não me deixou ver o jogo em directo!

Jorge Aragão disse...

Meus amigos, sabem por que razão ontem nem sofri???
Porque me convenci que esta equipa é amorfa, sem raça e qualidade.
Que dê ao menos para consumo interno e que as alegadas clivagens no balneario não passem de boatos.

Mário Magalhães disse...

Caros Portistas, ontem sofri demais, porque vi uma equipe sem rumo, triste, sem imaginação enfim uma equipe a imagem do treinador, sempre defendi que este mister não tem qualidades para estar enfrente a uma equipe como a nossa, fez uma trabalho mais ou menos durante estes dois anos porque tinha a estrutura montada do Co Adrieense, agora perdeu três pedras importantes e o resultado está aqui. As contratações foram uma miseria, gastou perto de 30 milhoes e só témos bestas, escapa uma ou outro mas no geral muito fracos, témos jogadores emprestados bem melhores daqueles que estão no plantel destaco 3 nomes Ibson, Leandro (Defesa esquerdo), Adriano este nem emprestado está, até nos damos ao luxo de o colocar a treinar sozinho. Haja paciencia e inteligencia para entender estas pessoas.
Só me resta pedir ao Mister que tenha VERGONHA NA CARA E SE VÁ EMBORA, porque até já perdeu a noção de ver as coisas conforme elas são, é triste ver aquelas declarações no final do jogo de ontem. Saudações a todos...

José Correia disse...

Jaime Magalhães pensa que os jogadores do FC Porto estiveram “muito apáticos” frente ao Dínamo de Kiev. O antigo extremo azul e branco afirmou, em Bola Branca, que “só temos um jogador que luta sempre do princípio ao fim que é o Lisandro Lopez”.

Jaime Magalhães reconhece que as contas ficam, naturalmente, mais complicadas. O grande problema é que “cada um corria para seu lado”.

Miguel disse...

Na minha opinião, que vale o que vale, e sem me referir a assuntos de fundo (como compras horriveis, má gestão de jogadores e de fundos, etc...) creio que o nosso problema neste momento passa por um desencontro entre as qualidades dos jogadores que temos e o que o nosso treinador pretende por em campo. O Cebola tem desiludido sem duvida. Mas mais tem desiludido quando se falou nele para substituir o Quaresma. Nem são jogadores minimamente parecidos. Quantos jogos no benfas fez ele estando encostado à linha?!?!?!? E se ele lá fica, é porque o treinador o manda lá ficar. O último jogador que me lembro com caracteristicas parecidas ao Rodriguez era o Artur que, sendo dextro, jogava descaído para a esquerda para poder flectir para o meio e rematar.

Miguel disse...

Quanto ao meio campo... Para quando dar liberdade total ao Lucho apostando no 4-4-2? temos médios mais que suficientes para isso e todos eles de contenção ou box to box. O único minimamente criativo neste momento é o Lucho que se perde em acções defensivas não podendo estar em todo o lado ao mesmo tempo. Sinceramente, não sou assim tão péssimista em relação a esta equipa e à qualidade demonstrada pelos novos reforços. Talvez não discorde assim tanto quando se fala em trocar de treinador. No entanto e mais uma vez, esta é só a minha opinião que de futebol só percebo o que vejo na televisão.
Um abraço.

Mário Magalhães disse...

Continuando revoltado, devo dizer que não são todos os jogadores de fraca qualidade, quando me refiro a jogadores de qualidade duvidosa, são eles Benitez, Guarin, Farias, Mariano, Bollati é muito TANGO e pouca qualidade. Témos jogadores emprestados de melhor qualidade de que estes que referi, e acima de tudo são PORTUGUESES, tem a nossa garra e alma PORTISTA. Durante as 2 ultimas épocas o Prof, Jesualdo ainda me deixou na duvida, mas depois de perder jogadores influentes como os que perdeu este ano, e montar a equipe ao seu gosto, chego a conclusão que não tem capacidade de observação e de escolha, porque este jogadores que formão o plantel são escolhas suas, e é nisso que mostra a competencia de um treinador. Para não falar nos sistema táctico que utiliza que é muito limitado, e não tem capacidade nem inteligencia para colocar o porto a jogar em 4-4-2. Peço mais uma vez a sua demissão.