quarta-feira, 11 de março de 2009

Aguenta coração!



Conclusão principal: estamos de regresso ao grupo dos verdadeiros "grandes" do futebol europeu.
Nos quartos-de-final só estão mesmo os melhores. Que ninguém faça confusão com os oitavos-de-final, que é um lugar onde ainda cabe muito bluff...

Primeira parte muito sofrida.
Os nossos problemas de base não encontram na Champions lugar para se esconderem: meio-campo que não segura a bola e, por isso, nunca verdadeiramente controla qualquer partida mais complicada. Junte-se a isso uma quase inexistente pressão sobre o adversário quando este tem a bola e a verdura dos nossos laterais (e também, por vezes, Rolando) e temos um caldo que se pode revelar muito perigoso.
Valeu-nos alguma falta de clarividência de um Atlético que dominava, mas pouco perigo real causava. O árbitro também não nos desajudava, diga-se de passagem...
Quando o intervalo salvador chegou, Helton, aliviado, aproveitou para aplaudir o apoio que sentiu das bancadas. Aliviados também ficamos nós. Por 15 minutos...

Tudo bem melhor na segunda parte.
Hulk continuava em dia menos conseguido mas valia-nos um Rodriguez, finalmente em bom plano. Agora sim, temos no uruguaio um verdadeiro construtor de jogo e não tanto um ilusório goleador, como há uns meses atrás.
Os (já habituais) ferros e o (grande) guarda-redes adversário fizeram com que sofrêssemos até ao último segundo. Já na nossa área, tivemos a fortuna de ter um Bruno Alves em grande. O melhor em campo.

O tempo, esse maldito, é que lá continuava a escorrer muito devagarinho...

Jesualdo mexeu tarde na equipa, mas desta vez tudo correu bem até ao final.
Nenhuma dúvida, portanto: passagem merecida do nosso clube.

Resumindo, a não ser que nos calhe agora um Villarreal, por esta época parece que estamos conversados.
Foi muito bom até aqui, mas teríamos que melhorar muito, em muito pouco tempo, para ambicionarmos mais altos voos...

Ah, é verdade: Platini, esta foi para ti!

31 comentários:

Paulino disse...

Para mim melhor em campo: R. Meireles

Mais uma vez o FCP podia ter ganho e bem.

Já somos a "nata" lol

jdm.dragão.lisboeta disse...

Esta eliminatória já foi...agora venha a próxima.
Mais duas bolas nos "ferros", 3 enormes defesas do colchonero e, pelo menos, um penalty por marcar, mesmo assim fomos mais que suficientes para estes madrilistas arrogantes.

Viva o MELHOR CLUBE PORTUGUÊS, sem "guinesses" da treta: FCPORTO!!!!!

6012 - Azul desde 1971- disse...

Pois eu não concordo muito com a vossa análise da segunda parte....acho mesmo que sofremos pois a qq momento eles poderiam fazer o injusto, que seria marcar sem saber ler nem escrever, mas estivemos a fuzilar aquela baliza como há muito eu já não via!
A sorte esteve do lado deles...mas nem isso foi suficiente para travar a nossa passagem à fase seguinte. Eu gosto de pensar que é um direito conquistado, o nosso, de sonhar, MESMO COM FALHAS ...porque motivados somos capazes de AZULAR O MUNDO!

Anónimo disse...

apenas 5 letras: "Pois é"

www.jornalpretonobranco.blogspot.com

José Correia disse...

Para mim o melhor em campo voltou a ser o guarda-redes do Atlético de Madrid. Fez três defesas espectaculares, uma delas por instinto.

José Correia disse...

Alguém sabe onde posso encontrar a estatistica do número de bolas aos postes que já enviamos esta época?

Com as duas de ontem, já devemos estar muito perto das duaz dezenas.

José Correia disse...

O Atlético de Madrid tem um plantel mais forte que o do FC Porto (ontem, o Maniche e o Forlan ficaram no banco e o Heitiga e o Seitaridis nem sequer foram convocados).
Contudo, tacticamente e como equipa o FC Porto foi superior nos dois jogos.
Mérito do treinador do FC Porto.

José Correia disse...

A única verdadeira oportunidade do Atlético no jogo de ontem foi devido a uma saída em falso do Helton.
Aliás, no jogo de ontem o Helton revelou uma intranquilidade fora do normal.

José Correia disse...

O ponto mais fraco deste FC Porto é, sem qualquer dúvida, os laterais.
Sapunaru e Cissokho alternam entre a mediania e a mediocridade, tornando a defesa do FC Porto vulnerável pelos flancos (o apoio dos médios foi fundamental para evitar males maiores).

Espero que o Fucile recupere rapidamente e a 100%.

Com o Fucile recuperado, talvez fosse de experimentar (pelo menos na LC) uma nova dupla de laterais:
Tomás Costa a defesa direito
Fucile a defesa esquerdo

Nuno Nunes disse...

Foi daqueles jogos de sofrer até ao último instante já que um golo deles a partir do minuto 75 deitaria tudo a perder. Muito bem estruturada a nossa equipa, sempre com 7 (4+3) homens atrás da linha da bola, mas todos com a sua missão muito bem estudada. Apesar disso continuamos com enormes dificuldades em marcar golos no Dragão esta época. O Jesualdo devia compreender isto melhor já que é possível assumir uma postura mais pro-activa, como a que o FC Porto assumiu a espaços na 2ª parte.

O Atlético e o Judas mereceram sair derrotados da eliminatória, com as colunas de som do Dragão a entoarem o tema "Verano Azul". O Judas nem sequer foi um vencido honrado, já que aos microfones disse no fim que se fosse marcado o penalty sobre o Simão tinham ganho o jogo. Um rato, que em três anos de FC Porto não aprendeu a ser homem. Faltou-lhe um Paulinho Santos a dar-lhe uns cachaços quando cá esteve. O penalty reclamado pelos espanhóis e pelo pequeno gnomo obviamente não existiu já que o Bruno Alves não lhe toca e é o pequeno gnomo a procurar contacto e a calcar o Bruno para depois se deixar cair. A fraude do costume.

Passagem aos quartos-de-final justíssima. Vitória que provocará mais um ataque de hemorroidas aos Rui Santos da vida.

José Correia disse...

Espectacuar o remate do Fernando à entrada da área, para uma não menos espectacular defesa do Leo Franco.

O Fernando continua a subir degraus no seu processo de crescimento e ontem, no confronto com Paulo Assunção, acho que não ficamos a perder.

dragao vila pouca disse...

O sonho continua...

Com dificuldades, com sofrimento, mas com uma justiça, que nem os nossos piores inimigos, ousarão, questionar. Fomos melhores, muito melhores, no conjunto das duas-mãos e só um super Leo Franco, evitou hoje, tal como em Madrid, que o F.C.Porto ganhasse...tranquilamente.
Depois de uma primeira-parte pouco brilhante, em que apenas controlou e deixou a bola ao adversário, que nunca criou perigo, o F.C.Porto arrancou para uma segunda metade de grande qualidade e superioridade, que por só por acaso, não lhe deu a vitória que merecia e que nos teria poupado a um sofrimento, que durou até ao último minuto.

É preciso recordar, que para aqui chegarmos foi preciso passar por muito, estivemos caídos e até fomos maltratados - após o Arsenal em Londres -, mas com a alma, raça e espírito do Dragão, levantamo-nos, demos a volta por cima e estamos a fazer a melhor campanha, depois da conquista histórica, da C.League de 2004.
Uma pergunta: alguém pode chegar aos oito melhores da Europa, com um plantel fraco? Não, não pode! Como disse há meses atrás, não temos o melhor plantel do Mundo, mas também não é tão fraco, como o pintam alguns.
Agora venha o Diabo e escolha, na certeza porém, vão ter de dar tudo, para passarem por cima de nós.
Não posso esconder a alegria por este feito. Mais uma vez respondemos dentro do campo, às faltas de respeito, às insinuações torpes e ordinárias, às campanhas dos medíocres e invejosos, dizendo alto e em bom som, que somos de longe, o MELHOR CLUBE PORTUGUÊS.

Um abraço

flama draculae disse...

Ontem, o seboso "cão de água de óculos, gravatas e fatos rídiculos" da SIC Notícias afirmou que o futebol português está de parabéns pela passagem do FCPorto aos quartos de final da Liga dos Campeões. Afirmou-o na mesma cadeira onde insinuou, no passado domingo, que o FCPorto comprou três jogadores do Leixões.
O futebol português não está de parabéns. Quem está de parabéns é o FCPorto. O futebol português não passa de um conjunto de pessoas e instituições que, invocando uma "verdade desportiva" muito sua, lançam mão de todas as manipulações, mentiras e calúnias para tentar derrotar na secretaria aqueles que no campo são os melhores e os mais competentes.
Metam os envelopes e os chocalitinhos no cú daqueles que, ano após ano, tudo fazem para descredibilizar o futebol português com humilhações sucessivas nas competições europeias.
Metam a fruta no cú daqueles que utilizam a chamada "justiça desportiva" para condenar disciplinarmente aqueles que penalmente são absolvidos. A todos aqueles que se sentem visados com este post metam no cú mais uma vitória da única equipa portuguesa que é - e que pode ser - respeitada por esse mundo fora.
O FCPorto não é o futebol português. O futebol português mais não é do que uma ilusão, uma manipulação. O FCPorto é bem real. O FCPorto é a nossa glória. A glória daqueles que não se contentam com os quartos de final. A glória daqueles que vão sofrer durante mais um mês pela passagem às meias finais da Liga dos Campeões.

A todos aqueles que não se sentem visado desculpem a linguagem.

J Reis disse...

Não acho que os laterais tenham estado mal. O Sapunaru fez provavelmente o melhor jogo com a camisola do FCP, e só por uma vez foi claramente ultrapassado em velocidade porque tropeçou. Acho que ontem mostrou que é uma alternativa viável ao Fucile.
O facto é que após tanta contestação inicial ao plantel e ao treinador, e após uma 'crise' que durou 3 ou 4 semanas, continuamos nas 3 frentes. Nem tudo é perfeito, nem tudo foi bem gerido, nem todas as opções são indiscutíveis... mas estamos à frente na Liga, nas meias da Taça e nos quartos da Champions. Se ganharmos a Taça e a Liga, o que está mais do que ao nosso alcance, só poderemos considerar esta época como de grande sucesso desportivo, independentemente do que viera a acontecer nos quartos.
Agora queria o Villareal e depois o Bayern nas meias.

Abraço

Metz disse...

E alguem viu o palhaço do Tadeia na RTP? cheguei a casa, tive á espera do resumo e aquele palhaço, instado a comentar o jogo diz "ahh eu nem vi o jogo, so posso falar pelo resumo.."pareceu-me" que foi justa a passagem.
PARECEU-ME?? NÃO vi o jogo??? Mas então é pago para que? Teve a ver o benfica no canal memória foi???
E pagamos todos nós para brincarem com o nosso PORTO.

Cumpz e vemo-nos por aí..quem sabe outra vez em espanha...

HULK 11M disse...

Acho que o comentário do "flama draculae" deveria circular por essa Comunicação Social fora.... Estou disponível para ajudar a paga-lo como "anúncio publicitário", mas, mesmo assim pagando, duvido que alguma CS aceitasse publica-lo.... embora perdendo dinheiro! Parabéns!!!
Metz: também vi essa coisa absolutamente inacreditável! Claro que já nem quis ver o resumo naquele canal! Se o homem não viu o jogo porque teria sido escolhido para comentar o jogo??? A Administração da RTP não terá vergonha??? E porque não terá visto este importante jogo um profissional que ganha a vida fazendo comentários sobre futebol???
Seria azia pura ou despeito???
Ai tanto Kompensan que por aí vai...

HULK 11M disse...

José Correia disse: Alguém sabe onde posso encontrar a estatistica do número de bolas aos postes que já enviamos esta época?
Essa informação está disponibilizada no blogue "Sou portista com muito orgulho".

Mário Magalhães disse...

Que alivio que ontem foi, devo dizer que gostei muito da nossa 2 parte, quanto a 1 fiquei muito preocupado, e comentei com vários amigos que assistiram o jogo ao meu lado. Devo dizer que tenho saudades de ver o porto a ter paciencia e a fazer circular a bola a tentar encontrar uma falha de marcação na equipa adversária para dar o golpe fatal, e chego a conclusão e não só eu que falta uma mágico na nossa formação.
E ontem ficou mais uma vez provado que nós em casa temos muitas dificuldades com equipas que se fecham, e porque???
Porque nós só sabemos jogar em contra ataque e não temos paciencia para a circulação de bola,e se alguem reparar esta epoca o porto em termos de posse de bola é sempre inferior a 50%, uma situação que nos traz estes problemas nos jogos em casa... Estou satisfeito e orgulhoso do nosso espirito de equipa e de entre ajuda entre todos os elementos que compoem o plantel, e uma palavra para nós adeptos sócios que mais uma vez mostramos a nossa raça.

Saudações

Jorge Aragão disse...

Realmente necessitariamos de um meio campo mais forte mas vamos fazendo das fraquezas, forças.
Ontem até que gostei do sapunaru, jogou bem...
Boa passagem aos quartos, faltou o golito que os ferros, o guarda redes - parece sina, bem me lembrei do Schalke - e um penalti sobre o Lixa, não permitiram.
Villhareal, ( ... ) e Barça na final.
O sonho comanda a vida.
E é certo, quem está de parabéns é o FC Porto, não o futebol português...

Mefistófeles disse...

"E é certo, quem está de parabéns é o FC Porto, não o futebol português..."

Exactamente, caro Jorge Aragão. Exactamente.

Paulo Marques disse...

Post de 20 estrelas do flama...
Eu também defendo os laterais, que embora longe de serem brilhantes, pareceram comprometer apenas for falta de experiência, havendo recuperações que não se espera do meco da esquina... Digo eu, que não percebo muito disto.

bLuE bOy disse...

Recomposto já de mais uma noite europeia, gloriosa, como tantas outras, deixo algumas notas adicionais a muito do que aqui já foi dito:

1. ambiente fabulástico... próprio das grandes noites europeias;

2. adeptos do fcporto... sempre ao lado da equipa, nunca regateando esforços no apoio constante... e jamais assobiando!

3. fcporto com uma exibição de mta classe, mto rigor e mta disciplina, sinal de (aparente) maturidade competitiva, o bem mais precioso que uma equipa pode ter nesta competição.

4. MVP pra Raul Meireles, onde na parte final, com o «estouro» do Lucho, foi um monstro a vir atrás defender, avançar com a bola pró ataque, uma exibição portentosa... Rolando, tantas vezes passado despercebido, a mostrar-se um «Aloisio» em crescimento... Fernando, Hulk, Lisando e CR10, em mto bom plano tb de destaque.

5. uma palavra meritória para os laterais da defensiva, que tantos e tantos ainda desconfiam... Sapunaru, nos 2 jogos desta eliminatória, mesmo com todos os problemas fisicos, esteve soberbo... já Cissokho, mesmo uns furos abaixo, está em crescimento e a cada jogo que passa, mais tranquilo e ao mesmo tempo, conseguindo controlar a ansiedade de quem há 6 meses atrás, jogava na 2ª de França, veio para Setúbal e hoje vê-se na alta roda do futebol europeu, em plenos 1/4 final da Liga dos Campeões; pedir-lhe mais do que tem feito, não será um crime? deixemos o rapaz crescer, que será bom para todos.

6. tenho reparado nestes últimos jogos, no pormenor, que não deixa de ser um pormenor de grande importância... Tarik tem sido, do banco, dos mais entusiastas a apoiar que corre lá dentro... para quem passou da época passada de utilização frequente, para esquecido no inicio desta época e agora, tem aparecido um ou outro jogo, mas no banco, é de registar com muito agrado e satisfação todo este apoio lateral... são nestas pequenas coisas que se vêm quem é grande e quem nunca deixará de ser um anão.

7. 3 compatriotas recebidos como mandam as regras da boa etiqueta PORTOguesa... Simão, insultado até mais não... (peseteiro) Assunção, insultado, enxovalhado e assobiado até não mais acabar... e Maniche, aplaudido de pé aquando da sua entrada. Dúvidas?

8. excelente apoio manifestado pela claque adversária aos de Madrid, o que emprestou ao ambiente, o tal rótulo de fabulástico... pena as confusões que a ala dura dos Ultras da FA provocou aquando da chegada ao Dragão.

9. por fim, propositadamente, deixei este ponto... Jesualdo merece este prémio da passagem... ninguém mais do que ele, o merece... digo e repito sempre o mesmo, que este, não é o meu treinador d'eleição, mas enquanto cá estiver, terá sempre o meu respeito e admiração, porque foi o único, a única voz do clube que desde a primeira hora no período mais complicado, e mesmo até aqui, amiúde, sempre defendeu com unhas e dentes o clube para o qual trabalha... só por isso, este prémio da passagem aos 1/4 final, é a ele dedicado, a alguém que ainda hoje, é olhado de soslaio por muitos e muitos Portistas, o que estranho e lamento.

Agora, dia 20, venha quem vier... tb serve!!!

bLuE bOy disse...

Ahhh, fosgasse, no meio de tantos pontos, esqueci-me do 10, o mais importante de todos... aqui fica ele:

10. a melhor resposta à arrogância dos espanhóis, dos jornalistas espanhóis, do Cerezo, do Peseteiro Assunção, do Simulão Anão, etc etc... mas quem é que eles pensam que o FC Porto, é? O Barcelona? o Real Madrid? Vocês é que sonham, pá!

:D

bLuE bOy disse...

Mas o the best, é mesmo o 11º:

11. "Este é um momento feliz para Portugal e para o Futebol Clube do Porto", Rui Santos, SIC.

Óh Rui, agora queres colinho?
Então agora, vai lá bajular a PQTP!!

Mefistófeles disse...

"O futebol português não está de parabéns. Quem está de parabéns é o FCPorto. O futebol português não passa de um conjunto de pessoas e instituições que, invocando uma "verdade desportiva" muito sua, lançam mão de todas as manipulações, mentiras e calúnias para tentar derrotar na secretaria aqueles que no campo são os melhores e os mais competentes. "

Flama draculae: tardiamente, as minhas desculpas por não ter reparado na originalidade da observação. Assino por baixo !

O "futebol português" é um nojo ! Felizmente somos a excepção.

Venha o Bayern ( de boa memória )!!! E, já agora, para vermos uns quantos Calimeros nervosos...

Mefistófeles disse...

"O futebol português não está de parabéns. Quem está de parabéns é o FCPorto. O futebol português não passa de um conjunto de pessoas e instituições que, invocando uma "verdade desportiva" muito sua, lançam mão de todas as manipulações, mentiras e calúnias para tentar derrotar na secretaria aqueles que no campo são os melhores e os mais competentes. "

Flama draculae: tardiamente, as minhas desculpas por não ter reparado na originalidade da observação. Assino por baixo !

O "futebol português" é um nojo ! Felizmente somos a excepção.

Venha o Bayern ( de boa memória )!!! E, já agora, para vermos uns quantos Calimeros nervosos...

Mefistófeles disse...

Desculpem lá mas não sei apagar o comentário duplicado. O meu PC passou-se...


"Resumindo, a não ser que nos calhe agora um Villarreal, por esta época parece que estamos conversados.
Foi muito bom até aqui, mas teríamos que melhorar muito, em muito pouco tempo, para ambicionarmos mais altos voos...

Ah, é verdade: Platini, esta foi para ti!"

1) Talvez, mas em 2004 também ninguém dava nada por nós; não há que ter medo, agora é por a carne toda no assador. não somos assim tão maus, tudo é possível agora;

2) Platini: metes nojo ! Que te esvaias numa caganeira monumental e que não haja papel higiénico num raio de 5.000 Kms.

PABAR 76 disse...

Não sendo a primeira que visito este blogue, que em comum comigo tem o F.C. Porto, será a primeira vez que faço um comentário. Li o artigo com atenção e não posso, de todo, concordar com a parte final. Tenho consciêcia plena de que será extremamente difícil passar os quartos de final, mas daí a partir derrotado para a eliminatória parece-me mais mentalidade leonina. Não consigo ver as coisas desse prisma, até porque, quem o faz normalmente parte em desvantagem. Não temos concerteza a melhor equipa da Europa, longe disso, mas os prognósticos de véspera deixo-os para as casas de apostas... e enquanto estivermos em prova teremos as mesmas possibilidades... porque o resultado começa a zero e os favoritos por vezes também se abatem (que o diga o Manchester United em 2004). Parabéns a todos que fazem este blogue.

André disse...

flama draculae - "o futebol português não está de parabéns. Quem está de parabéns é o FCPorto. O futebol português não passa de um conjunto de pessoas e instituições que, invocando uma "verdade desportiva" muito sua, lançam mão de todas as manipulações, mentiras e calúnias para tentar derrotar na secretaria aqueles que no campo são os melhores e os mais competentes"
nem mais!

André disse...

alguém reparou que na tentativa de travar o hulk era o simão que "tentava" correr atrás dele e não o lateral esquerdo?
algo semelhante ao que o porto fazia (e funcionava) com o rodriguez quando era o pedro emanuel a jogar a defesa esquerdo...

Azulantas disse...

Disse anteriormente que o Bayern devia ser o Sr que se segue: retiro o que disse.

Neste momento à excepção do Porto e do Vilarreal, todos são complicados.

Por isso, venha o Barcelona, já que nós jogamos no contra pode ser que tenhamos uma hipotese.

Melhor cenário: Vilarreal
Pior cenário: Liverpool ou Man Utd