segunda-feira, 23 de março de 2009

Serviços mínimos


Cedo se percebeu que o FC Porto ia procurar vencer o Estrela da Amadora recorrendo aos serviços mínimos. Mesmo com um onze de máxima força, a equipa jogou quase sempre devagar procurando, sem grandes correrias, ultrapassar um Estrela fechado, mas permeável e inofensivo para a baliza de Nuno.

Como tem sido habitual no Dragão esta época, o FC Porto dispôs de diversas ocasiões não aproveitadas logo no início da partida. No entanto, a equipa manteve-se calma e sem grandes precipitações. Os jogadores rapidamente se aperceberam que com tranquilidade (porque não!) seria possível garantir um bom resultado para a 2ª mão.

Foi deste modo que, numa jogada de perigo eminente, o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade - para não fugir à regra do fim de semana - e passou a liderar o marcador. Quatro minutos mais tarde, Raul Meireles faz um belo remate para o 2-0. Ficou a sensação que os serviços mínimos estariam cumpridos e que o FC Porto ia manter o ritmo calmo depois do intervalo.

E devagarinho, e algumas vezes relaxada demais, a equipa controlou o jogo na segunda parte. Varela deu algum trabalho a Sapunaru , mas as suas jogadas individuais não tiveram consequência, à excepção de um remate muito perigoso perto do final da partida. O FC Porto manteve o seu jogo a trote e apenas as entradas Farias e Hulk aos 65 minutos, por vez de Lisandro e Rodriguez, deram mais poder atacante ao FC Porto. Ainda se desperdiçaram mais algumas jogadas, sendo a mais vistosa um bom centro de Mariano para Farias, de cabeça, permitir uma grande defesa a Nélson.

Individualmente, destaque para a dupla de centrais: Bruno Alves pela positiva, pois continua a desafiar as leis da física e esteve perto do golo em duas ocasiões e Stepanov, pela negativa, pois esteve trapalhão e desconcentrado. Fernando continua a exibir-se a alto nível no meio campo e Mariano alternou, como é habitual, entre o bom e o mau.

Foi uma noite - que deveria ter sido uma tarde - relaxada de futebol q.b. Se por um lado o FC Porto foi competente, por outro não teria desagradado aos 19 mil sócios presentes assistir a uma goleada, como a da última época frente a esta mesma equipa. Não terá sido a estocada final na eliminatória, mas o resultado permite crer que novo FCP q.b. na 2ª mão garante a presença em Oeiras.

Foto: Record

16 comentários:

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, mas escassa, jogada a ritmo lento, a meio gás, em que mais uma vez, a arbitragem deixou muito a desejar - se é assim nas nossas barbas, como vai ser fora de casa?
Temos tudo para voltar novamente ao Jamor e seria um grande golpe de Teatro, se isso não acontecesse.

Gostei muito do Silvestre Varela, que me parece uma boa aquisiçao.

Não gostei do Lisandro, que me parece triste, desanimado, com a cabeça noutro sítio...Espero que na Liga dos Campeões e no que resta da época, ainda apareça o Licha da temporada anterior.

Um abraço

José Correia disse...

«O FC Porto está com um pé no Jamor, apesar de ainda faltar disputar o segundo jogo na Amadora, e a verdade é que até poderia já ter o bilhete assegurado não fosse uma actuação, no mínimo, desastrosa do árbitro Paulo Baptista. O juiz de Portalegre não assinalou duas grandes penalidades a favor dos portistas, para além de ter invalidado um golo a Lisandro por fora-de-jogo inexistente, se bem que neste lance as responsabilidades tenham sido do assistente José Braga. Pois é, a crónica começa pelo árbitro, normalmente o último a ser analisado, e isso não é bom sinal para o futebol jogado. Depois da polémica final da Taça da Liga entre o Sporting e o Benfica devido ao trabalho de outro Baptista (Lucílio), ontem também o FC Porto ficou com muitas razões de queixa da arbitragem.»
in O JOGO, 23/03/2009

José Correia disse...

O Tribunal de O JOGO
«Obra inacabada de Paulo Baptista e companhia: José Miguel Braga e Luís Miguel Tavares. O árbitro de Portalegre ajuizou bem ao punir com penálti uma dupla falta de Vidigal na área, mas deixou passar em claro outros dois castigos máximos relacionados com uma rasteira de Fernando Alexandre a Lisandro e uma outra mão intencional de Vidigal. Logo no começo, o alentejano terá anulado mal um golo limpo ao FC Porto, por fora-de-jogo inexistente de Lisandro. Só António Rola deu o benefício da dúvida ao trio de arbitragem neste lance.»

Um golo mal anulado e dois penalties por assinalar.
Uma semana depois de Cosme Machado ter feito vista grossa a três penalties a favor do FC Porto, o trio de arbitragem do último SLB x Braga (lembram-se?) seguiu-lhe as pisadas.

Alguém ouviu uma palavra, por tímida que fosse, da FC Porto SAD sobre estes sucessivos lapsos de arbitragem (há quem lhe chame roubalheiras)?

Dentro do relvado, treinador e jogadores do FC Porto continuam, semana após semana, a jogar contra 14. É um bom treino para a Liga dos Campeões...

Daniel disse...

Não me pareceram nada serviços mínimos. Gostei bastante do que vi. Esquecemo-nos por vezes que esta é uma equipa ainda em construção, que tem estado em várias frentes, com a pressão de ganhar sempre. Estou a divertir-me imenso com este Nosso Porto! Até o Mariano começa a entusiasmar. E o Jesualdo não renova... Que mais será preciso?!

Pedro Reis disse...

Também não concordo com o post, acho que foi uma das melhores e mais consistentes exibições do FCP. Sempre com um ritmo bem elevado e até ao fim à procura de mais golos.
O Stepanov mal??? Pelo contrário, mesmo com a natural falta de ritmo, esteve bastante bem tendo sido inclusivé ele a dar o corpo a 2 remates perigosos do Varela na 2ªparte.

P.S. O Varela exibiu-se a um nível muito interessante.

P.S.2 O Lucílio Baptista do Dragão também se exibiu ao nível habitual...

bLuE bOy disse...

O Estádio Municipal de Oeiras, está ali mesmo ao lado... já só falta mais um bocadinho pa regressarmos again, à capital da Vergonha... e ao Pulgedo Stadium de arquitectura Hitlariana.

Bem, vi ontem no estádio do Dragão:

1. 30 minutos de excelente nível e qualidade futebolistica, altura, em que poderiamos e deveriamos ter matado o jogo.

2. no melhor, Fernando, Raul Meireles, Mariano e CR10.

3. no pior, direi até que a desperdiçar mais uma oportunidade concedida, Stepanov, aqui e acolá, Sapunaru que foi comido vezes sem conta na 2ª metade e por fim, Lisandro que parece amorfo, alheado e até complicativo que (qué passa hombre?).

4. quase meia-casa nas bancadas, em horário domingueiro altamente vergonhoso, o que é de registar e saúdar.

5. o Calabote de serviço, míope como uma besta quadrada... e vão mais 2 grandes penalidades pró batalha... quantas se seguirão agora em Guimarães, é o que me apraz interrogar.

6. adversário a vender cara a derrota, com uns segundos 45 minutos, de boa qualidade e desenvolvura, o que para quem não recebe ao final do mês, é mais que meritório.

Bem, falta só mais um cadinho... tá quase!

Nuno Nunes disse...

Concordo com a análise ao jogo feita neste artigo. Foi um jogo de serviços mínimos. Podia o FC Porto ter feito muito melhor não fossem os nossos médios e avançados serem tão perdulários. A displicência evidenciada pelo Lucho ao longo dos últimos jogos chega a ser irritante. É um problema que temos de trabalhar, o aspecto da finalização. O Stepanov também me pareceu nervoso (a aliviar a bola) e trapalhão (a querer fintar em zona proibída). Se se confirmar a saída de Bruno Alves temos de ir ao mercado buscar mais um central de qualidade para se juntar ao Rolando e ao Nuno Coelho.

nelson barbosa disse...

Sim, foram serviços minimos, mas uns minimos de muita qualidade. É verdade que se falharam alguns golos, o guarda-redes fez excelentes defesas, mas marcaram-se três golos e ficaram por marcar 2 penaltis, o seja, esses serviços minimos, em condições normais dariam para uma goleada.

SPM disse...

Não concordo com os que dizem que Lisandro andou alheado do jogo. Foi dele o primeiro remate perigoso do jogo (boa defesa do Nelson), marcou um golo que foi mal anulado, esteve na jogada do penalti, sofreu uma falta para penalti não assinalado. Pode-se dier que não está marcar golos como na época passada, mas acusa-lo de se alhear do jogo parece-me algo injusto.

Quanto ao resto, subscrevo o que já li noutros comentários: foram serviços mínimos, mas com muita qualidade. Tomara muitos, no seu máximo, jogarem tanto como nós em serviços mínimos.

Anónimo disse...

Foram serviços mínimos, como escrevi, mas competentes. Nunca esteve em causa a nossa vitória e eu estive calmíssimo a assistir ao jogo no Dragão. Mesmo com alguns lances falhados no início julgo que poucos adeptos ficaram impacientes. Era óbvio que o FCP iria chegar ao golo, mas que rapidamente iria reduzir a mudança de 2ª para 1ª mal alcançasse o 2º golo.
Não desgostei, mas podiamos ter dado 3, 4 ou 5 ao Estrela. Era um rebuçado que não saboreamos à muito e podia ter sido alcançado com mais um pouco de pressão - e não era preciso muito mais esforço. Compreendo que a equipa se tenha resguardado, mas ficou a sensação que a jogar a 40% em vez de 30% daria para golear. Se for para guardarem os golos para momentos mais importantes, assim seja! Achei a equipa muito segura e eficaz. Isso é importante para os jogos do campeonato que faltam, mas como disse um rebuçadinho sabia mesmo bem.

"Daniel disse...
Não me pareceram nada serviços mínimos. Gostei bastante do que vi. Esquecemo-nos por vezes que esta é uma equipa ainda em construção, que tem estado em várias frentes, com a pressão de ganhar sempre."

Já sei que está em construção mas até quando? Até Agosto? Quando é que podemos começar a exigir uma equipa arrasadora à la Bobby Five?
Se em todos as partidas existem outras frentes em jogo, quando é que podemos jogar a matar - como nos faltou contra o SLB e foi notório na festa que os jogadores benfiquistas fizeram por não sairem humilhados do Dragão.

Eu percebo que se faça gestão do plantel, mas não percebo porque é que em todos os jogos temos de gerir jogadores, táctica, resultado com grave prejuízo para espectáculo. Dizia-me um amigo que se quero espectáculo que devo ir à ópera... Então para quê ver futebol? Não bastaria saber apenas o resultado final? O FC Porto desta época atingiu já aos quartos-final Champions e pode muito bem conseguir a dobradinha em Portugal, mas mesmo assim fizemos muitas exibições fracas, aborrecidas e sem grande brilho. Ou seja, valeram os objectivos com certeza, mas foi pena a caminhada não ter sido mais bem jogada.

Daniel disse...

Meu caro Portista Daniel Silva... realmente quando não tems com que nos queixar, quaixamo-nos do... nada. Reivindicar de barrica cheia só porque sim... não percebo. Esta equipa do Porto joga muito, e muito bem. E GANHA! Coitado do Jesualdo... o que é que ele terá que fazer mais

Anónimo disse...

Meu caro Daniel, julgo que os argumentos que enumerei não revelam que me queixo simplesmente porque sim. Lá que estou de barriga cheia com os resultados alcançados, sem dúvida, mas não poderei dizer o mesmo relativamente à qualidade edas exibições da equipa.

Não acho que esteja a ser demasiado exigente tendo em conta que na época passada o FCP jogou bem melhor do que este ano, quer em quantidade, quer qualidade.

Jorge Aragão disse...

"Tive no FC Porto a melhor equipa que treinei até hoje"
Mourinho
23.03.2009, in Publico

É off Topic mas importante devido a algumas trocas de impressões faz algum tempo aqui no Blog.
Afinal o Mourinho não esquece...

HULK ONZE MILHAS disse...

Finalmente.... :-)
Fico feliz por isso.

José Correia disse...

Daniel Silva...
«Dizia-me um amigo que se quero espectáculo que devo ir à ópera...»

Acho que conheço o gajo que te disse isso... ;-)

Anónimo disse...

Era um malandro qualquer, julgo :-)